É Deus, através de nós, que edifica a casa.

6) É Deus, através de nós, que edifica a casa.

Boa noite a todos, que a paz do  nosso Senhor Jesus Cristo esteja  com vocês!

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.

3 Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade.

5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.  (Salmo 127).

Este Salmo diz: “Em vão trabalham aqueles que a edificam…”  O que eu quero trazer para vocês discutirem nesta noite, falarem uns com os outros, é que todos nós temos uma casa, ninguém nasceu do ‘oco do pau’; a casa simboliza a família. A casa que se refere aí  não é um prédio, uma mansão,  não é outro lugar, mas se refere a família… Então, se o Senhor não edificar a família, a casa, em vão trabalham aqueles que a edificam.

Qual o ensinamento que tiramos daí? É que não adianta a Lázara se esforçar, o Ramiro levantar cedo, comer o pão penoso, como está falando neste no salmo, se Deus não edificar a casa. Podemos nos esforçar muito, fazer todo esforço, mas, precisamos de Deus. Como Deus faz para nos ensinar, para participar, para edificar nossa casa? Neste Salmo  está dizendo que não adianta levantar cedo, dormir tarde, fazer todo esforço se Deus não edificar a nossa casa. Fazemos muito esforço e não conseguimos resultados, então, em vão estamos nos esforçando e não conseguimos edificar a casa.

Será  que a nossa casa vai ficar como está, sem edificação? Seria através da palavra? Fazemos muito esforço para educar nossos filhos, orientar nossos filhos; será que Deus está edificando a sua casa? Ele precisa edificar a nossa casa, porque, senão, será em vão  o nosso esforço. Nós não O vemos e não temos contato físico com Ele, não sabemos se Ele está edificando a nossa casa.

Deus edifica a casa através da Igreja. Ele pegou Pedro e o enviou a uma pessoa, pegou Paulo e o enviou a uma outra pessoa, então, é através da igreja. É como eu disse: ninguém nasce do ‘oco do pau’, se eu quiser falar com o Claudiner, eu tenho que ir à casa dele. Por  exemplo: Se o Claudiner  tem uma esposa difícil, um filho que bebe e uma filha que prostitui, como está à casa do Claudiner? A casa dele precisa ser edificada, adianta você concentrar o seu esforço só no Claudiner? Não. Quem  pode fazer  a obra ali é Deus; e Ele vai fazer através da igreja.

Alguém vai tratar da mulher, alguém vai ser enviado ao homem, alguém vai ser usado para falar com o jovem. Às vezes não é só uma pessoa, como já falamos, é através da palavra que se edifica a casa. Mas se alguém não for lá levar a palavra, falar com aquelas pessoas, vai fazer efeito na vida deles? Porque o propósito de Deus é edificar a casa, é salvar toda a casa. Ele disse: “Crê e serás salvo  tu e tua casa.”  Que a igreja, de um modo geral, se envolva; às vezes isso é difícil. Ela (igreja) tem o costume da denominação, em que o pastor tem que fazer tudo, o padre tem que fazer tudo e a igreja fica destruída; porque o pastor não faz, o padre não faz, ninguém faz… E fica por isso mesmo.

Deus não pode edificar porque ele não tem instrumento. “A quem enviarei,  eis-me aqui, envia-me a mim.” (Isaías 6:1). Se Jesus não tivesse sido enviado, não teria sido feito nada, não teria surgido tantos ensinamentos, tantas coisas boas; Jesus edificou quantas mulheres, quantas casas? Ele dizia: “Hoje a salvação chegou a essa casa;” não era só a pessoa individualmente, Ele pensava na casa.

Marta e Maria, Ele disse a uma delas: “Você  escolheu a melhor parte.” (Lucas 10:42). Ele não falou para a outra e sim para aquela que escolheu. Mas Ele queria mesmo era corrigir a outra. E a outra, certamente,  ficou mais sentida. Através da igreja se edifica a igreja! Mas, o Fernando acomoda… Antes, existia a cobertura espiritual. Por exemplo, o  Paulo Júnior e a Elaine cobriria o Paulo e a Karol; mas, não é uma coisa que eu concordo, porque eu teria que mandar e eu não gosto disso, porque pode até atrapalhar os dois. Não sou eu que envio e sim Deus. Eu posso mandar o Fernando e a Natielle, mas eles não vão fazer direito, a cobertura precisa ser espiritual e não carnal como tem por aí. É preciso que eles sintam o peso, o amor, “eu preciso ajudar aquele casal.” O rapaz precisa ser evangelizado, a moça precisa ser evangelizada; o que faz para um e o que faz para outro? Isso é difícil, é uma das grandes dificuldades que a igreja tem. Mesmo que a pessoa seja sozinha, ela precisa ser edificada, ela é uma casa espiritual. Por exemplo, o Hermógenes não tem mulher, ele é sozinho, mas ele precisa ser edificado.

Quem é que edifica você, que evangeliza você, que cobre você? Uma mulher cuida de outra mulher, um homem cuida de outro homem. A palavra sai da igreja. Exemplo: uma mulher sentiu, se doeu pela Virgínia, outra pessoa vai fazer isso pela Suzane. Então, é Deus que vai edificar a igreja. É preciso que haja uma pessoa que seja seu guia espiritual, aquele que intercede por você. Que chega e diz: “Fernando, eu não vi você na reunião… Viviane você não estava na reunião…” Mas isso não pode ser feito por mim, porque eu vou ter que ficar o dia todo ligando, falta quem faz isso.

Outro dia a Fernanda teve um sonho interessante: Sonhou que o salão foi lavado, jogava água e escorria sangue e lá na frente tinha um escoador. O que eu entendi é que a igreja dá a vida, sofre dores de parto por quem? Pela igreja! Paulo disse assim: “Eu sofro dores de parto até que Cristo seja formado em vós…” Eu faço isso e todos nós temos que fazer. A igreja dá a vida pelo povo de Deus. Não estou criticando vocês, estou ensinando vocês. Precisa ter duas ou três pessoas que você sinta por elas um desejo, um peso maior. Temos aqui algumas irmãs que, se elas saírem e você acudir imediatamente, elas voltam.

Você vai falar pra Deus que Ele é testemunha de que você fez tudo que podia, se esforçou por elas. Jesus disse: “Quando você entrar na cidade e ela não te receber, sai e sacode a poeira…” Olha, eu posso fazer isso, mas eu lavo as minhas mãos como Pilatos fez. O Neto, tem alguém que se dói por ele ou se ele morrer ninguém fica sabendo? Isso tem alguma coisa a ver com a reunião de casais? Ou reunião de casais é só falar de casais propriamente dito? Não, é falar sobre casa, família… Por exemplo, a sua casa está sendo edificada por Deus? Não, não tem ninguém se doendo pelo Rudah, Fleury Neto e eles vão  crescendo, até o dia que não tem mais como  evangelizá-los. E não é para pagar sapo não, é para evangelizar, por isso que não adianta eu mandar.  Não posso mandar o Adriano edificar a cidade de Goiás, pois  ele vai ficar um tempo  e depois volta, porque foi eu que mandei; ele  precisa sentir, se doer.

Muitos gostariam que estivéssemos visitando-os.  Ontem nós fomos visitar  a empresa do Gleison e da Lauriana e eles acharam bom. Ontem eu fiquei sabendo de um problema  em Fortaleza e queria poder estar lá, para evitar ou amenizar, pois  é algo grave, sério. O mesmo problema que tem lá tem aqui, se ninguém fizer nada por você, você vai embora. Se Deus não edificar a sua casa, em vão vigia o sentinela, em vão vamos edificar, vamos falar. Quem é que faz isso por sua casa?   Por mais que a casa seja aparentemente segura, por exemplo, a casa do Ramiro e da Lázara; será que eles não precisam de ajuda?           Se tivesse socorrido a mais tempo, a nossa casa não teria passado por determinadas situações.

Abadia: Não resolve a gente falar, precisa ser outras pessoas a falar com minha casa, por mais que eu me esforce, não adianta.

Isso mesmo, é isso que estou falando. Hoje uma pessoa ligou e pediu pra falar com a Ana e ela já tinha ido embora, ela disse: “ah, a Ana ficou de passar a reunião de ontem para mim, porque eu não fui à reunião.” Certamente a Ana já tinha entrado em contato com ela e ficou de passar a reunião para ela. Eu ainda brinquei com ela:  “por que você não veio a reunião?” Ela disse que estava muito cansada, não justifica, mas, não interessa, ela ligou querendo saber da reunião.

Outro dia eu falei que o natural mostra o espiritual, quando a pessoa está trabalhando, envolvido naturalmente, ela também está espiritualmente. O natural explica o espiritual. Quando o povo estava edificando a casa de Deus com ouro, prata, madeira, etc. “Quem hoje é voluntário para se consagrar ao Senhor?” Porque Deus não vai mandar você se você não estiver disponível. “Senhor eu me sinto inútil, pois não estou salvando uma alma, eu não tenho um fruto que é meu filho, minha filha na fé.” Paulo disse que pode ter muitos aios, mas Pai é só um, “eu te gerei.” (Salmo 2:7).

O diabo não vai deixar você fazer isso facilmente não, mas, se você se oferece voluntariamente  dizendo: “Senhor, me ajuda, eu quero me oferecer, me colocar como sacrifício sobre o altar do Senhor, que eu seja útil na edificação da  casa de Deus.” Às vezes ficamos esperando, só esperando e não dá; Deus disse: “Dai e dar-se-vos-á”; faz e alguém vai fazer para você. Se os seus filhos não aceitam, faça para os filhos dos outros que alguém vai fazer pelos seus.

A pergunta que foi feita no começo, como é que Deus edifica a casa? Se Deus está edificando a sua casa, Ele não está edificando a igreja?  Por acaso nós não somos a igreja? Se deixarmos por nossa conta, dificilmente o marido, o filho será edificado. É verdade o que estamos falando?  Você se  cansa e passa a levar uma vida isolada e pronto, nem a sua mulher e nem os seus filhos você edifica; por fim você  fala: “Vocês se virem, porque eu vou,” não é assim… “Eu e minha casa serviremos ao Senhor.” (Josué 24:15). Eu preciso estar preocupado com a minha casa, eu não posso me conformar com a queda e destruição dela; eu sei que se Deus não edificar, todo esforço que eu fizer, no sentido de edificar, será em vão.

Às vezes não tem ninguém se doendo pelo jovem, pela jovem, falando do evangelho para eles; mas onde vocês aprendem o que não presta? Tem alguém que fala sobre o namorado para você, ou passa e-mail para você fofocando, não é através das amigas, das companheiras? O diabo edifica, ele faz; não falta quem vem para destruir, mas, falta quem esteja ali interessado na sua salvação, no seu aperfeiçoamento, na sua edificação.

“O profeta não tem honra em sua casa.” Vamos imaginar que sou um profeta, às vezes um ou outro seja um profeta, o Fernando um apóstolo, talvez a pessoa  ainda não acordou. O lugar mais difícil, o pior lugar para evangelizar é a nossa casa, isso para cumprir as escrituras. Por isso é que alguém tem que fazer, você ora: “Senhor, envia um anjo para cuidar do meu filho;” vai aparecer uma pessoa lá e é um anjo; cuidado, porque o diabo ouviu sua oração e ele envia um anjo maligno; se for, você repreende; tudo isso é difícil.  Por exemplo, os irmãos de Jesus, Ele não era bem quisto na casa dele, por isso Ele disse: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que fazem a vontade de Deus.” (Mateus 12:49). Nem mesmo pelos irmãos ele era entendido.

Você, Vilana, precisa de ajuda na sua casa? Gostaria que alguém se aproximasse mais de você?

Vilana: Sim.

Você acha que se o irmão Rossine fosse lá, ele traria o André?

Vilana:  Sim.

Quando a pessoa não quer vir, qualquer coisa serve como desculpa:  cansaço, dor de barriga, e aí precisa de uma pessoa que tenha mais autoridade.

Vamos em Pires do Rio, Fortaleza, Palmas, é assim que tem que ser, caso contrário…  Eu disse que o natural explica o espiritual, quando eles falaram lá no Velho Testamento: “Quem é voluntário hoje para edificar a casa de Deus, para trabalhar?” Não edifica a casa de Deus se não houver esse trabalho, esse voluntariado, se você não estiver agindo dessa forma; “dai e dar-se-vos-a, medida boa, recalcada, deitar-vos-á  no vosso regaço.” (Lucas 6: 38).

Não fica esperando receber. Eu já disse a vocês um testemunho meu, quando eu comecei,  eu saí dando o que tinha e o que não tinha,  eu não sabia. Agora, se você ficar esperando esse dia que Deus vai  te dizer: “Vai,” não vai acontecer nunca. Você tem que ir: “Senhor,  eu estou indo.” Jesus Cristo eis-me aqui, me envia. Não é levar para churrascaria, para passear, para o campo de futebol, senão você vai é estragar o cidadão, acabar de vez com a fé dele. É evangelizar, é estar com ele na hora difícil, é chegar lá  e falar: “Olha aqui o que Deus falou, olha aqui o que está escrito, que trecho bonito, o que está falando nesse Salmo, estou ligando para você, está tudo em paz?” Então, a igreja não será edificada meus irmãos, a sua casa não será edificada.

Vamos curvar nossas  cabeças, espero Senhor, que todos tenham compreendido a tua palavra, não a minha, não é o que eu quero, mas o que Tu queres. Que a igreja produza frutos, que a igreja possa mostrar toda a sua beleza, o seu esforço na luta contra o pecado; onde estiver o mau acontecendo,  lá vai estar alguém em nome do Senhor para socorrer aquela vida, aquele irmão; as casas, com certeza,  precisam de ajuda. Nós te pedimos, Senhor  Jesus, ensina-nos a ser cristãos,  filhos de Deus, a interessarmos pela construção, em ver a igreja bonita, bem ornada, como o Senhor gostaria de vê-la. Perdoa Senhor, estamos aqui para aprender; perdoa se ainda não sabemos como fazer, perdoa se ainda não estamos devidamente habilitados para realizar essa obra, que é extremamente perfeita, a igreja é uma obra perfeita; por isso é que se o Senhor não a edificar,  em vão nós iremos fazer. Envia-nos, não deixe que ninguém fique ocioso, parado, que ninguém acomode e fique satisfeito com sua vida espiritual, mas que ele cresça, deseje algo mais, que ele almeje  os melhores dons, melhores  carismas, que busque uma melhor posição dentro da casa de Deus. Nós te agradecemos, Pai, em nome de Jesus, amém! Não deixe de nos enviar, não deixe, Senhor Deus, de dar trabalho a seu povo, não deixe Senhor que o seu povo fique entretido com as coisas que o mundo tem colocado na nossa vida. Nós te pedimos, Pai, em Nome do Senhor  Jesus!!!

Comente esta materia...

Login - Desenvolvido por: Rafael de Miranda