Free songs

5 – UMA SÓ É A PORTA PARA O REINO DE DEUS

UMA SÓ É A PORTA PARA O REINO DE DEUS

“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo;

entrará e sairá, e achará pastagens”.

1          Boa noite! A parábola que vamos ler foi utilizada por Jesus para nos ensinar algo muito importante. Quando os judeus iam para Jerusalém, para a festa da páscoa, levavam consigo as suas ovelhas. Lá havia apriscos para que eles pudessem colocá-las em local seguro. Por exemplo, o Welmo chegava e guardava as suas. Passava pela porta uma, duas, três, quatro, cinco… Trinta e duas. Depois dizia: “Anote aí, são trinta e duas”. Logo após, vinha o Rafael e colocava as dele lá. Vinte e nove no total. Em seguida, o Ramiro, com suas quarenta ovelhas. Naquele aprisco, as ovelhas se misturavam, entretanto, elas conheciam a voz de seus pastores. Não importava a hora, o momento, o clima, bastava o Welmo chegar na porta e dizer: “Malhada”, “Branquinha”, “Pretinha”, e elas vinham uma a uma. Saíam as trinta e duas. E as demais ovelhas do Rafael e do Ramiro? Continuavam lá, até que fossem chamadas por eles. É isso que Deus quer de nós, que saibamos diferenciar quando a voz é Dele e quando não é. Abra a sua bíblia em João 10:

1 Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão esalteador.

2 Mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

3 A este o porteiro abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas ovelhas, e as conduz para fora.

4 Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz;

5 mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

6 Jesus propôs-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.

7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.

8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.

9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá, e achará pastagens.

10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

11 Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

12 Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.

13 Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas.

14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,

15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.

2          Muito bem! O mundo está representado, nesta parábola, pelos apriscos. O apóstolo Paulo disse que “há várias vozes no mundo, mas nenhuma delas é sem significado”.83 Assim, precisamos aprender a separar quando é o pastor, Jesus Cristo, e quando é o salteador quem está falando. Existem muitos caminhos, doutrinas, religiões, idéias, mas a porta para o Reino de Deus é uma só. Existem tantos caminhos que sequer imaginamos a quantidade. Uma, e apenas uma, é a voz de Deus. Precisamos o mais rápido possível ser capazes de notar as diferenças existentes entre elas. E o evangelho tem esse objetivo, o de abrir os nossos olhos e apurar os nossos ouvidos para distinguirmos com segurança as vozes que ouvimos.

3          Então, trata-se de mais uma parábola. Prestem atenção, pois dela tiraremos importantes ensinamentos. Vocês concordam que as ovelhas precisam aprender a ouvir e a reconhecer a voz do pastor? Porque, caso contrário, poderá seguir o ladrão, o mercenário. Este não está interessado na vida das ovelhas, mas, apenas, no seu comércio. O próprio nome, mercenário, indica que não estão preocupados com a salvação das ovelhas. Sendo assim, é necessário fazer a separação entre uma e outra pessoa, entre uma e outra voz. Em outras palavras, é saber diferenciar quando a palavra é de Deus e quando não é. Jesus Cristo afirmou ser o bom pastor. É a palavra Dele que continua sendo ensinada à igreja através dos tempos. Suas ovelhas ouvirão a Sua voz. No versículo 26, Jesus diz: “Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas”. Um sinal para diferenciar a ovelha do cabrito é a fé. A ovelha crê, ao passo que o cabrito resiste à palavra.

4          Por que eu considero esse assunto assim tão importante? Fisicamente, Cristo não está presente, mas Ele continua reinando, dirigindo, governando. Jesus Cristo ressuscitou e, se Ele ressuscitou, não pode estar morto. De que forma, então, Ele fala atualmente? Qualquer um pode falar a palavra Dele? Não, apenas os que foram enviados. Esta é a diferença entre o pastor e o salteador. Existem muitas pessoas se passando por pastores de Cristo, quando, na verdade, são ladrões e salteadores. Vieram com o objetivo de “roubar, matar e destruir”. A razão pela qual assim procedem é uma só: não são obedientes à palavra.

5          Certa vez, Paulo repreendeu a igreja de Coríntios por buscar provas de que Cristo falava por meio dele.84 Não tenham dúvidas: Cristo continua edificando a Sua igreja, a Sua obra ainda não terminou. O problema é que nós, muitas vezes, temos dificuldades em perceber isso. Não sabemos ainda separar quando é o mercenário e quando é Ele quem está falando. Os objetivos de um e de outro são diferentes. Enquanto um dá a vida pela ovelha, o outro lhe tira a lã, a gordura, a vida. Em outras palavras, ele usa, tira proveito das ovelhas. É uma pessoa extremamente egoísta. É muito sério isso. Às vezes, somos tardios para perceber qual a intenção de um e de outro.

6          Então, a pregação de um e de outro é diferente porque os objetivos são diferentes. O bom pastor quer nos salvar, tirar os nossos pecados, fazer de nós uma nova criatura. Estamos sempre nos rebelando contra ele. Sabem por quê? Pelo fato Dele se preocupar conosco, quase sempre, a nossa vontade é contrariada. Se Cristo nos desse sempre razão, concordasse com os nossos erros, seria salteador e não pastor. Por vezes, ficamos chocados com o que Ele nos diz. Mas, mesmo que choremos, mesmo que esperneemos, Ele jamais concordará com o que não está conforme a Sua palavra. É como uma criança que chora querendo alguma coisa que, por razões que lhes são desconhecidas, o pai não lhe pode dar. O pai diz: “Meu filho, não faça, não pegue, ainda não é o momento!”.

7          É assim que age o pai que ama o filho. Da mesma forma acontece conosco. Jesus Cristo não está aqui para fazer aquilo que queremos, para nos agradar, para fazer a nossa vontade. Ele está aqui para nos salvar. Por isso Ele é o Pastor, o Bispo das nossas almas. Sendo assim, a Sua palavra não é aquela que vai nos agradar, mas sim a que vai nos salvar. Mas, ao final, ficaremos satisfeitos, felizes, pois somente Ele tira o nosso pecado. Vamos dizer: “Jesus Cristo, obrigado porque o Senhor foi firme, duro comigo, resistiu a mim. Graças a Deus por ter aberto os meus olhos!” Ou será que preferimos o mercenário, alguém que nos iluda, minta e nos explore? A coisa mais perfeita que nós podemos imaginar é o evangelho. Muitos são aqueles que se esbarram na porta por não se sujeitar a esta lei. O ladrão quer entrar de qualquer jeito, passar pelo muro; pela porta, pode ter certeza de que não conseguirá.  É muito para ele orar pelos que lhes perseguem.

8          Normalmente, por não ter segundas intenções, por não ter nada a esconder, a palavra de Deus é difícil de ser recebida. Ele é justo, sério e verdadeiro, mesmo que fiquemos irritados, contrariados. Os fariseus sentiram-se ofendidos porque Jesus lhes disse a verdade e, por isso, quiseram matá-Lo.85 Muitas vezes, querendo tomar uma decisão qualquer, sentimo-nos contrariados com a resposta que recebemos. É ou não é assim? Por isso Ele disse: “Eu sou a porta”. Mas, os discípulos não conseguiram entender que, depois daquela porta, estava o Reino de Deus. Essa é a lei que se aplica lá.

9          A vontade de Deus é que todos entendam o que estamos falando. O mercenário, pelo contrário, não leva as ovelhas a passarem pela porta. Que interesse ele teria em nos fazer passar por ela? Para ele, melhor é que nós pulemos o muro. Muitos estão fazendo isso. Querem o Reino de Deus, mas não querem passar pela porta. Apenas a porta nos dá direito à salvação. Portanto, observe o salteador. Ele não conduz as ovelhas, nem mesmo se arrisca a passar pela porta. Longe dele a cruz, a humildade, a justiça, o amor…

10       Existe outro caminho? Não existe! Jesus disse: “Eu sou a porta! Tem que passar por mim! Passar por outro lugar não dá certo!” Aprender a identificar o pastor e a sua voz é fundamental, pois tudo o que diz respeito à vida é Ele que nos ensina. Ao contrário, tudo o que nos corrompe, com certeza, não procede Dele. “Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que de fato o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus”.86 O salteador está sempre concordando com o nosso erro, com a nossa iniqüidade. Depois, nós mesmos vamos comentar. “Por que você não abriu os meus olhos naquele momento?”.

11       Inclusive, eu pedi para o Welmo anotar o significado da palavra identificar. O que significa identificar? Outro dia dissemos que identidade é um conjunto de caracteres que identificam alguém. Por exemplo, a fotografia da minha identidade é para me identificar. Outro dado que ajuda bastante é a impressão digital. É impossível que uma pessoa tenha a mesma impressão digital que a outra. Há ainda a data de nascimento, filiação, local de nascimento, mas tudo isso é para que não reste qualquer dúvida quanto a identidade de alguém.

12       Então, como terão certeza de que sou aquilo que falo? Que eu sou filho de fulano de tal? Mostrando a minha identidade, não é assim? Como saberemos que somos filhos de Deus, por exemplo? Pelos dados que nos identificam. Humildade, justiça, longanimidade, amor, temperança, domínio próprio e muito mais. Quando perdemos essas características, na verdade, estamos perdendo aquilo que nos caracteriza como povo de Deus. Quando nós começarmos a estabelecer a nossa própria justiça, perdemos as virtudes que nos identificariam como filhos de Deus.

–     A palavra que eu queria que você olhasse, Welmo…  Pegue o microfone.

–     “Identificar: tornar idêntico, igual, determinar a identidade, tomar o caráter, confundir o que é seu com o que é alheio”.

–     Quando você se identifica com alguma coisa, você se torna idêntico àquilo. É isso mesmo, Joseana?

–     Quando você se identifica, você se torna igual àquilo. Foi o que eu entendi

–     Alini, dê-nos um exemplo. Quando você se identifica com alguma coisa, você se torna igual àquilo. É mais ou menos isso aí?

–     Eu posso, por exemplo, me identificar com a profissão de alguém e me tornar uma profissional semelhante a ela.

–     Você se identificou com aquilo, não é?

–     Sim, eu me identifiquei, gostei, achei bom.

–     Então…

–     Então, vou me tornar igual.

13       Exatamente! Ela vai se tornar uma profissional da mesma área. Se for uma costureira, por exemplo, daqui a pouco a Alini vai estar costurando igual àquela pessoa com a qual ela se identificou. Eu dei o exemplo da costureira, mas poderia ser uma outra coisa qualquer. Você, convivendo com uma pessoa, pode se identificar com ela. Ora, se convivemos por tanto tempo com alguém, é sinal de que nos identificamos um com o outro. Caso contrário, como viveremos juntos? Tem como? Pode ser que, durante um determinado tempo, continuem juntos, mas depois… Você só vive feliz com uma pessoa com a qual você se identifica. Por isso, quando o Danilo e a Fernanda se casaram, primeiro, eles se identificaram. É através da convivência que isso vai acontecendo, paulatinamente.

–     E quando duas pessoas não se identificam, mas resolvem se casar? Como será a convivência delas, Júnior?

–     Muito difícil, porque as identidades não combinam.

–     Nivaldo, conte-nos como foi que você se tornou um ótimo pedreiro. Querem ver como existe uma história?

–     Eu estava com oito anos quando vi um pedreiro trabalhando, queimando o cimento. Eu imaginava que queimar o cimento era jogar gasolina e pôr fogo. Aí, eu fiquei observando para ver o que aconteceria. De repente, ele começou a passar a colher de pedreiro de um lado para o outro, mas eu fiquei esperando, e disse: “O senhor não vai jogar gasolina para queimar, não?” Ele respondeu que não, que aquilo era queimar o cimento. Resultado: eu gostei da profissão e abracei a carreira.

14       É mais ou menos isso o que acontece entre Cristo e a igreja. Vocês já devem estar entendendo aonde eu pretendo chegar. Se não for ovelha, tem jeito? Não. Por que tem que ser ovelha? Para se identificar com o pastor. E por que tem que ser pastor? Para se identificar com a ovelha. Sendo assim, por que não pode ser qualquer um? Porque senão a ovelha não vai se identificar com ele. É a ovelha quem escuta, quem sofre, concordam comigo? As duas coisas precisam acontecer: é preciso ser pastor para falar com as ovelhas e é preciso ser ovelha para ouvir o pastor. Amém? Se não for pastor, a ovelha não obedece. Em compensação, quando se ajunta uma pessoa que não é ovelha com uma outra que não é pastor, é impressionante como dá certo. Que coisa tremenda! A cada dia Deus está dando uma apertada a mais, não é?

–     Deus está fechando o cerco. No fim, vai sobrar o quê, Júnior?

–     Apenas o pastor e as ovelhas.

15       Às vezes, ficamos tristes porque os cabritos estão saindo. Ou, então, ficamos tristes porque só as ovelhas estão vindo. Jesus não tinha essa preocupação. Muito pelo contrário, Ele queria mesmo que só ficassem as ovelhas. Para Ele não tinha sentido, não interessava quem não fosse ovelha. Quando Jesus repreendeu Pedro, o que aconteceu? Pedro se rebelou? Não! Pedro era uma tremenda ovelha e se identificou com o seu pastor. E por que sabemos que ele se identificou? Porque ele não resistiu, apenas se entristeceu muito com o que fizera. Imaginem o quanto ele não deve ter chorado ao saber que Satanás havia entrado em seu coração!

16       Só de a pessoa se humilhar, abaixando a cabeça, você sabe que ela é ovelha. Empinou o topete, cuidado, é cabrito! Pode um cabrito se tornar ovelha? Não pode! Jesus disse: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem”. Bem que poderia ser: “Não jogue pérolas aos cabritos, não dê a eles o que é santo”. O cabrito não vai entender, não se pode converter um cabrito! Por muito tempo eu fiquei preocupado com isso. Mas Deus abriu os meus olhos. Eu tinha esperança do cabrito se tornar ovelha. Mas, impressionante, não vira mesmo!

17       “Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador”. Muitos querem ser pastores, irem atrás das ovelhas. E passar pela porta? São poucos, vocês concordam? Raciocinem, irmãos! Alguma ovelha vai se identificar com quem não passou pela porta? Não vai! O que ele faz, então? Pula o muro, quer entrar de qualquer maneira. Você acha que ele vai encontrar alguém que o acompanhe? Vai! Só os cabritos. Ninguém fica sozinho. Com certeza ele vai ter a turminha dele. Pode até ser que ele arrume uma “turmona”. Só que não serão ovelhas, assim como ele não é pastor. E por que não é pastor? Porque não passou pela porta. A cada dia que passa, Deus está falando conosco numa linguagem mais apurada. Sabe o que estamos fazendo? Passando pela porta. Passar pela porta é primeiro ser provado. Para quem quer ser pastor, pular o muro não serve. Jesus disse para os discípulos: “Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á”.

18       Aí sim, depois de passar pela porta, depois de ser provado e aprovado, é que Deus vai nos enviar. Então, eu creio que toda a igreja está sendo discipulada, instruída para, depois, ser enviada. Não seja idiota a ponto de querer enviar a si mesmo. Vai dar certo? Não vai! Tem que passar pela porta. É preciso serem formadas em nós as características de pastores, assim como as ovelhas têm as suas características. Existe uma característica muito marcante para saber se a pessoa é um pastor ou não. Ele dá a vida pelas ovelhas. A melhor característica é essa! O mercenário não quer, senão, distância das ovelhas.

–     Entendeu, José Alves?

–     Entendi. A hora que o mercenário abrir a boca, se a pessoa for ovelha, vai dizer: “Você não é pastor”.

–     Então, qual é a característica do pastor? Ele é ouvido pela ovelha. E qual é a característica da ovelha? Ela ouve apenas o pastor. Por que o salteador não quer papo com a ovelha?

–     A ovelha parece tola, mas, na verdade, não é. Ela sabe quem é o pastor e quem é o salteador. Ela sabe quem passou pela porta e quem não passou. Ela sabe quem está dando a vida por ela e quem não está.

19       Jesus chegou a ponto de dizer aos judeus: “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso não me dais ouvidos, porque não sois de Deus”.87 Em outras palavras, Ele estava falando com cabritos. Ele poderia ficar falando o tempo todo que não resolveria. Então, resolve ficar insistindo, forçando o cabrito a ouvir a palavra? Podemos até tentar manter essa pessoa dentro do aprisco, mas, na primeira oportunidade que ela tiver, foge. Para onde ela vai? Procurar aquilo com que ela realmente se identifica. Não existe conversão de outra forma. Antes de qualquer coisa, é necessário que a pessoa ame a Deus, ame o evangelho. Se for ovelha, ela se identifica com a vida cristã, mesmo que esteja suja, cheia de carrapicho, doente. Nós só precisamos ser ovelhas para que o Pastor cuide de nós, certo? Vamos ler mais um pouquinho.

2 Mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

3 A este o porteiro abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas ovelhas, e as conduz para fora.

20       Apenas o pastor entra pela porta e o porteiro a abre. O porteiro simboliza Deus. O pastor ouve a Deus e Deus, por sua vez, ouve aquele que é pastor. Tudo o que o pastor pede, Deus responde. Esse detalhe é muito importante. O porteiro abre a porta apenas para quem realmente é pastor. As ovelhas, que estavam presas no aprisco – no  mundo estão os  apriscos – , o acompanham. Só o pastor as tira porque o porteiro abre a porta somente para ele.

–     Alguma coisa, José Alves?

–     É exatamente por isso que o salteador pula o muro, porque ele sabe que o porteiro não abre a porta.

4 Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz;

5 mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

21       Então, se você vê alguém seguindo um estranho, não se preocupe. Não é ovelha, certo? Por que essas pessoas são consideradas salteadoras? Porque não passaram por Cristo, pela porta, não foram aprovadas por Ele, não se identificaram com Ele. Uma outra característica do pastor está no versículo nove: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo. Entrará e sairá, e achará pastagem”. Ele deixa a pessoa completamente livre, adquirindo a liberdade. Quem passa por Ele adquire a consciência de Deus, a mente de Cristo.

22       Paulo disse: “Pois, quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo”.88 Já o salteador quer nos manter escravos, presos, debaixo do seu poder. Ele deseja a nossa cegueira. Mas nós somos livres! Podemos entrar e sair, ir e voltar. Jesus não quer obrigar  ninguém, muito pelo contrário, Ele quer  nos conscientizar. A Sua voz é diferente, a Sua palavra vem para abrir os nossos olhos, a fim de que sejamos capazes de dar os nossos passos, andarmos com as nossas próprias pernas. Temos que tomar cuidado porque os pastores e os salteadores podem estar bem próximos de nós.

10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

23       O pastor está sempre preocupado com a vida do rebanho, traz o alimento, procura pastagem boa para as ovelhas. Jesus Cristo veio para que tivéssemos vida.

16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.

24       Ao dizer isto, Cristo estava falando a respeito dos judeus. De fato havia muitas ovelhas entre aquele povo, mas havia outras pelas quais Ele também daria a Sua vida e que estavam em outro aprisco, em outra parte do mundo: os gentios. Por isso, hoje, nós nos identificamos tanto com o evangelho. Somos ovelhas do Seu aprisco. Graças a Deus por isso! Será que nós já adquirimos essa consciência, de que somos ovelhas? Muitos estão se esforçando para passarem pela porta. Quem sabe não teremos aqui vários pastores? Homens provados e aprovados pelo Porteiro. E aqueles que forem meus discípulos irão querer me seguir, certo? Os que não forem, se precipitarão pulando o muro. Eu não estou dizendo que eu sou o pastor, aliás, nunca disse que era. Quem vai dizer isso é Deus. Eu prefiro acreditar que sou ovelha como vocês.

25       Amém. Vamos curvar nossas cabeças. A ovelha tem também essa característica: humildade, simplicidade. Graças Te damos, Senhor. Que nós consigamos esperar, passar pela porta, para que o Senhor nos envie. Esperar para que tudo ocorra segundo a Tua vontade. Talvez o mais difícil para nós seja a impaciência, a intolerância, a falta de sabedoria que ainda nos aflige. Acabamos por ferir vidas pelas quais o Senhor morreu, pelas quais o Senhor realmente deu a vida. Tu és o pastor que nos tem conduzido, que nos tem feito andar juntos, que nos tem mostrado o Teu grande amor. Pai, querido pai, amado Senhor, que nós possamos retribuir toda a bondade, toda a compreensão do Senhor, procurando não Te desagradar, fazendo exatamente aquilo que o Senhor nos tem ensinado. É bom, Senhor Deus, Te ouvir, saber que nos identificamos com a Tua palavra. A Tua voz não nos é estranha. Parece que nós já a ouvimos há muito tempo, antes mesmo de nascermos. Conduza os nossos passos, como ovelhas, para um lugar onde encontraremos água fresca, relva verdejante, descanso. Nós te pedimos, Pai, em nome de Jesus. Amém.

Teus olhos revelam que eu

Nada posso esconder

Que não sou nada sem Ti, oh, fiel Se

nhor

Tudo Tu sabes de mim

Quando olhas meu coração

Tudo Tu podes ver bem dentro de mim

Leva a minha vida

A uma só verdade

Pois quando me olhas

Nada posso esconder

Sei que Tua fidelidade

Leva minha vida mais além

Do que eu possa imaginar

Sim eu sei e não posso negar

Que os Teus olhos sobre mim

Me enchem da Tua paz…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

PovodeDeus.org
Enviar via WhatsApp