Free songs

2 – Realizar-se solteiro, para depois se casar

Realizar-se solteiro, para depois se casar

“… e da costela que o senhor Deus lhe tomara,

formou a mulher e a trouxe ao homem.”

1.         Já que não temos o privilégio de ver, tampouco tocar a Palavra de Deus, como fizeram os apóstolos, é importante que Deus continue dando testemunho do que estamos falando através de sonhos, visões e assim por diante. João, em sua carta, afirma que as suas mãos apalparam e seus olhos contemplaram o Verbo da vida, referindo-se a Jesus Cristo.8  Ele mesmo continua até os dias de hoje falando com a Sua igreja, edificando o Seu povo.

–     Como foi o sonho, Wender?

–     Sonhei que eu chegava numa casa que estava completamente bombardeada. Quando percebi, tratava-se da minha casa. Minha mãe e meus irmãos estavam bastante feridos. De repente, um homem de branco chegou até mim e disse: “Você viu o que o inimigo fez na sua casa? Ele a destruiu. Mas, de agora em diante, deixe tudo o que ficou para trás e siga em frente”.

2.         Então, confirma o que está sendo falado. Ontem mesmo, eu disse o seguinte: “Se por causa de um estrago enorme que o diabo nos causa, ficamos olhando a poeira, os destroços do que ficou para trás, não seguiremos em frente”. Não foi isso que eu disse? Não podemos olhar para trás; se ficarmos observando isso, dificilmente vamos fazer algo para Deus. Mas isto não é algo que aconteceu apenas com a casa do Wender, não; a maioria das casas têm sido bombardeadas, a igreja está em ruínas. Mas foi para isto que Deus nos chamou, para restaurar as ruínas de Jerusalém. Vamos localizar aquela passagem no livro de Isaías que confirma o que eu estou falando… Isaías 58.

11 O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham.

12 E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas; e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações; e serás chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar.

3.         Amém? Que benção! Dessa forma, Sirlei, Silvano, Wender, quem quiser, que pense apenas de agora para frente; basta dar ouvidos ao que Deus tem nos falado. É uma promessa Dele de que edificaremos as ruínas antigas, levantaremos os fundamentos de muitas gerações, seremos chamados reparadores de brechas, restauradores de veredas para morar. Basta apenas olharmos à nossa volta e vermos que temos muita coisa a fazer. Quem ainda crê nessa possibilidade? Eu creio. Começa por mim, por você, por nós; coletivamente, formamos a casa de Deus, mas, individualmente, você tem sua casa, sua família. Aos poucos, vamos juntando o que sobrou: respeito, justiça, fidelidade, amor, companheirismo…

–     O Ernane, inclusive, estava conversando comigo e eu achei interessante a observação que ele fez. Com foi, Ernane?

–     Eu dizia que não há como não concordar com o que está sendo falado. Hoje, solteiro, eu tenho o privilégio de ouvir essas coisas, observar melhor e não cometer tantos erros. Se as pessoas atentassem para o que estamos falando, a grande maioria não se casaria tão rapidamente, por chegar à conclusão de que ainda não está preparado; é muita responsabilidade!

4.         É uma verdade! O sonho de se casar realmente existe, principalmente, por parte da mulher. Mas a realidade é que poucos se casam conscientes da responsabilidade que estão assumindo. Muitas vezes, faz-se aquela festa toda, acreditando que tudo irá muito bem e, pouco tempo depois, é aquela decepção. É sonho dela se vestir de noiva, ter a sua própria casa, filhos… Já faz parte da natureza da mulher e, por isso, ao se casar, em não poucas ocasiões, se preocupa muito mais em realizar esse desejo do que observar com mais cuidado o companheiro que está escolhendo. Amém? É alguém com quem você passará os próximos anos de sua vida, portanto, não tenha pressa em fazer a escolha.

5.         Observe como tudo isso tem trazido uma conseqüência muito negativa para a própria mulher. Na busca de um “parceiro”, como se diz por aí, elas passaram a ser como uma espécie de “mercadoria” que está sendo exposta. Não estamos querendo com isto colocar um fardo tão pesado nos ombros das mulheres e dizer que tudo é culpa delas, mas também não podemos ignorar que a mulher foi e continua sendo amplamente explorada pelo diabo. Claro, ao mesmo tempo em que ela é mais facilmente iludida, tem um poder muito grande de persuadir o homem. Não é machismo, é a realidade, conforme relatam as próprias Escrituras Sagradas. Paulo diz que Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Vamos ler! I Timóteo 2.

9 Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, commodéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos,

10 mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.

11 A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão.

12 Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio.

13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.

14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão;

15 salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação.

6.         Por isso ele adverte: “traje decoroso”, “com modéstia”, “sobriedade”. Não é assim que as mulheres têm se vestido! Vocês concordam? Virou uma guerra para ver quem se mostra mais. Com esse comportamento, o diabo acaba também fazendo com que o homem peque, pois a fraqueza dele é a mulher. Foi assim com Adão e esta continua sendo a tática por ele usada. O homem, por sua vez, que perdeu muito em caráter, passou a incentivar a atitude errada da mulher, em vez de orientá-la, protegê-a, amá-la. Cristo, figura do noivo, continua incentivando a igreja, figura da noiva, para que continue virgem, pura, santa, inocente, sem mácula ou malícia alguma, ainda que muitas, que se dizem suas noivas, constantemente aparecem causando escândalos. Mas a discrição da noiva chega a ponto de sequer ser notada: aparecerá apenas no momento do casamento, vestida de branco, completamente pronta para o enlace matrimonial. Até então, ela não dá um passo sem consultar o noivo, ao passo que a outra vive uma vida completamente independente, indiferente aos desejos do futuro marido.

7.         Um dia desses, por exemplo, assisti a uma entrevista em que a mãe dizia não ver mal algum no fato de sua filha dormir com o seu namorado. Pelo contrário, incentivava, tendo, inclusive, colocado no quarto da sua filha uma cama de casal para que ele dormisse lá. Justificava-se dizendo o seguinte: “Sendo o sexo algo normal na vida das pessoas, é melhor que aconteça dentro da minha casa”. Que ignorância! Vocês acham que não, mas elas passam essa informação umas para as outras, sem o menor constrangimento, e por isso a sociedade vem se deteriorando cada vez mais, e os casamentos durando cada vez menos.

8.         Na realidade, não foram uniões realizadas por Deus. Podem até ter-se unido perante a lei humana, preenchido todos os requisitos necessários, mas não têm o aval de Deus. O que vocês acham mais importante: o consentimento do juiz de paz, pessoa que realiza os casamentos nos cartórios, ou a concordância de Deus?  O fato de se casar no religioso não quer dizer que Deus está unindo, não, embora seja esse o seu significado. Sabe qual vai ser o resultado? Tanto o homem quanto a mulher, na maioria das vezes, entram numa escravidão sem fim; não se casam porque Deus os uniu; querem apenas satisfazer um desejo da carne, que logo passa.

–     Você concorda, Dilza?

–     É verdade! Nos casamos cheios de vícios, defeitos e depois queremos consertar algo que já começou errado.

9.         Precisa disso?  Não precisa! O homem sequer sabia que necessitava de mulher. Vocês sabiam disso?  Deus foi quem percebeu que não era bom que o homem permanecesse naquele estado de solidão; resolveu, então, dar-lhe por companheira uma mulher. Prestem atenção: Ele deu ao homem uma companheira, uma ajudadora, mas o homem em si mesmo já existia; era pleno, realizado, não necessitava da mulher para viver. Tudo aconteceu por uma questão de conveniência e não por necessidade. Hoje, pelo contrário, as uniões são feitas mais por necessidade do que por conveniência; o homem não é capaz de viver sem mulher e vice-versa. Não é este tipo de relacionamento que agrada a Deus. Certo? Eu volto a repetir: tanto o homem quanto a mulher devem alcançar sua plena condição de pessoa independente, ainda solteira, a ponto de não necessitar de casamento para viver.

10.      Baseado nisto, não é bom que as pessoas se casem muito novas, por uma razão lógica: dificilmente terão alcançado esta condição de que estamos falando. Isto é, inclusive, natural, a indecisão faz parte do temperamento do jovem, mas pode ser muito prejudicial para quem está querendo assumir um relacionamento sério. Em termos práticos, a pessoa ainda não definiu sua profissão, seus ideais, seus objetivos; hoje, ela pensa de uma maneira; amanhã, de outra. As Escrituras dizem que pessoas assim são como a “onda do mar”. Você acha seguro se casar com alguém assim? É por isso que Deus prova a igreja e até permite que seja tentada; Ele precisa ter certeza de que ela sabe o que quer. Quando isto acontecer conosco é que verdadeiramente estaremos aptos para um casamento sério e abençoado por Deus. Vamos ver, então, como tudo aconteceu para que você entenda mais ainda. Gênesis 2.

20 Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.

21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar.

22 e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem.

23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

11.      Meu Deus! Eu não sei se vocês estão conseguindo compreender a importância e a profundidade do que estamos falando. Agindo assim, um não será peso para o outro, antes, poderão se ajudar mutuamente, pois sabem o motivo de seu casamento, que são co-responsáveis por suas conseqüências, estando cientes de suas responsabilidades. Amém? Ser uma pessoa solteira não significa ser solitária. Pode ser que ela alcance a estatura de varoa perfeita solteira, como aconteceu com Jesus e Paulo. Existem pessoas casadas, porém, solitárias; significa que falharam em suas uniões, pois Deus uniu a mulher ao homem para que ele não se sentisse só. Houve um engano e alguém, neste caso, ao mesmo tempo em que foi prejudicada, prejudica também a outra pessoa.

12.      Então, como eu estava dizendo, o homem nunca tinha visto mulher. Eu pergunto: ele sabia que precisava dela para viver? Não precisava; não tem como você gostar de alguma coisa que você nunca experimentou. Pegue, por exemplo, uma pessoa que vive em local completamente desértico, sem comunicação, acesso de outras pessoas, produtos e pergunte-a se ela gosta de coca-cola, ou se ela sente falta de celular?

–     Sente, Lucilda?

–     Não!

13.      Mas, a partir do momento em que ela tomar coca-cola, receber e fazer ligações no celular… Vocês concordam que, se tirar, vai fazer falta? Veja se hoje nós não sentimos falta dessas coisas? Sentimos, porque nos acostumamos com elas. Repetindo, então, não existia mulher, apenas homem. Dessa forma, se ele quisesse comida, ele mesmo fazia; se ele quisesse roupa, ele mesmo providenciava; tudo era por conta e risco dele. Mas Deus percebeu que faltava algo; o homem era solitário e Deus viu que isso não era bom. Assim, fez cair um sono profundo sobre Adão, retirou-lhe uma costela e desta, formou a mulher.

14.      Sabe por que Deus não aprova o divórcio? Porque, quando duas pessoas se casam, é com o propósito de se tornarem uma só carne; é como se a mulher novamente estivesse retornando para dentro do homem do qual ela foi tirada, a fim de se tornarem uma só pessoa. O divórcio quebra essa ordem natural das coisas e por isso causa muitas feridas. Tudo, na verdade, é um grande mistério, mas é mais ou menos por aí. Mas qual foi a reação que vocês acham que Adão teve? Ele se agradou do presente? Com certeza, tanto é que ele disse: “Esta é agora osso dos meus ossos, carne da minha carne”. Amém, Joaninha? É verdade? Deus apenas nos separou, mas, no nosso estado original, somos um. Temos que ter cuidado; se você orar e perguntar o que estamos falando, Ele vai te responder; é uma libertação. Então, quando nós, homens, desprezamos, humilhamos as mulheres, mais do que nossa companheira e irmã de fé, estamos desprezando a Deus e a nós mesmos.

–     Foi isto que você entendeu, Welmo?

–     Sim, foi. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança e Ele é único, pleno, completo, mesmo sozinho; não necessita da igreja, figura da mulher, para ser Deus. Contudo, também não era bom que Ele se sentisse solitário. O erro de muitos de nós é achar que precisamos de uma outra pessoa para nos completar. Muitos chegam a ponto de dizer: “Meu casamento não foi nada daquilo que eu esperava”. É claro, nós nos casamos iludidos, e nunca vamos nos sentir plenamente realizados se não buscarmos essa independência sozinhos. O problema, então, não está na outra pessoa, mas em nós.

–     Onde Eva estava, Welmo?

–     Dentro de Adão.

–     Você concorda, então, que o homem era homem e mulher?

–     Plenamente! Assim como Deus também, uma vez que fomos feitos imagem e semelhança Dele. Mas é melhor o senhor explicar isso direito; olhe o semblante das pessoas! (Sorrisos)

15.      É preciso ter o Espírito de Deus para compreender o que estamos falando. Jesus disse a Pedro, quando este acertadamente, respondeu ser Ele o Filho de Deus: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus”.9  Há coisas que precisam ser reveladas por Deus. Amém? O problema é que nós olhamos apenas o exterior, o que está do lado de fora. Quando você vê, por exemplo, um homossexual, seja homem ou mulher, na verdade, foi um espírito que se apossou daquele corpo. É assim que nós pensamos? Não! Da mesma forma, o espírito de prostituição pode mudar o caráter da pessoa. Deus é Espírito, portanto, homem e mulher, capaz de te entender. Você poderia pensar: “Deus não pode me ajudar, porque Ele não é mulher como eu”.

–     Você queria falar, Lucilda?

–     Agora clareou bastante. O homem natural não entende porque só olha os aspectos exteriores: sexualidade, reprodução, a diferença que existe entre o corpo e os órgãos de homens e mulheres. Temos que compreender o Espírito. Senão, como o senhor falou, como Deus poderia entender a mulher?

–     Isso mesmo, Lucilda. Pensamos muito e limitamos o poder de Deus. Jesus, certa vez, disse: “Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus”.10  Enxergamos apenas o que é visível aos nossos olhos.

–     Certo, Sirlei?

–     No começo, quando o senhor falou, eu achei tudo muito estranho. Pensei comigo mesmo: “Não vou dizer amém para não ser hipócrita”. Mas agora, entendendo que ambos foram separados… Só vemos o exterior, quando o que está dentro é que é importante. Ainda somos carnais demais para compreender os mistérios de Deus!

16.      Se as mulheres não entenderem que Deus entende o problema delas… É preciso ser transparente com Ele, rasgar o seu coração: “Eu sei que o Senhor entende os meus problemas, pois eu faço parte de Ti, Jesus”. Elas também podem ser plenas, separadas, realizadas, sem necessitar de homem, assim como Deus é pleno. Necessitam de um companheiro, da mesma forma que o homem de uma companheira. Falando, agora, a homens e mulheres, quando nos sentirmos plenos, aí é que chegou o momento de termos uma companheira ou companheiro. Contudo, se eu ainda não sou capaz de cuidar de mim mesmo, não tenho domínio próprio, não me agüento, como é que eu vou arrumar uma companheira? Vou arrumar mais problemas, isso sim! Acaso um cego pode guiar outro cego? Dá certo?

–     Realmente, tudo o que foi falado é muito importante. Eu estava pensando agora no fato de a mulher ser parte do homem, e pude compreender aquele versículo que diz: “Quem ama a mulher ama a si mesmo. Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja”.11  Se o homem cuida bem da esposa, está, na verdade, cuidando de si mesmo e vice-versa. Afinal de contas, ela é osso do osso dele, carne da carne dele, e por isso não se envergonham um do outro. Se de fato acontecer essa união, não há diferenças, por se tratar de uma só pessoa.

17.      Então, se há diferenças, é porque não houve a união, a mulher não “voltou para dentro do homem”. Estão “casados”, mas solitários; “unidos”, mas separados.  Quando Deus une um ao outro é indissolúvel; separar-se é uma dor muito grande, muitos não suportam. Você sente profundamente porque foi retirado um pedaço de você.

–     Eu volto a dizer: sabe por que Deus compreende você em tudo, Suzana?

–     Ele também tem a minha natureza.

18.      Alguém que alcança essa condição pode, perfeitamente, se necessário for, viver sozinho; mas é impressionante como a presença da mulher alegra o ambiente. Essa empolgação do homem é por causa de vocês (Sorrisos). O homem corre, sobe, desce, passa perfume, compra carro novo, tudo isso por causa da mulher. O mundo é tocado por causa delas e, por causa desse poder que elas possuem, como eu disse no início, é que elas são tão perseguidas pelo diabo. Ele sabe que, puxando a mulher, atrás dela vêm várias outras pessoas, entre elas, o homem. Por que vocês acham que o Godoy corre de um lado para o outro, levanta cedo, com toda aquela disposição? É porque ele sabe que, quando chegar em casa, vai encontrar a Joaninha. (Sorrisos) Concorda, Godoy, que ela é importante demais para você? Da mesma forma, porque vocês acham que Deus veio em carne, morreu numa cruz, foi humilhado, escarnecido? Tudo por causa de alguém: a igreja.

19.      Vamos curvar nossas cabeças. Tem muitas coisas para nós pensarmos, conversarmos uns com os outros. Como é bom saber que somos imagem e semelhança de Deus; como poderia uma mulher chegar à estatura de varoa perfeita, caso o Senhor não a compreendesse? Talvez por isso o diabo tenha tanto prazer em explorar a mulher… Não queremos com isso, Senhor, dizer que somos os donos da verdade, apenas estamos nos esforçando para conhecer um pouco mais dos Seus mistérios. Não podemos pensar só no homem e mulher em seu aspecto exterior, mas naquilo que está lá dentro, que constitui a essência de todas as coisas; que ninguém veja o Senhor apenas como homem, desprezando a mulher, ela é como nós. Precisamos da Sua orientação; que isso seja totalmente transparente aos nossos olhos, que a nossa casa, homens e mulheres, venha se unir para Te servir; não podemos serví-Lo com a nossa casa separada, dividida. Apenas o Senhor pode falar aos nossos corações, aos corações de nossas irmãs, para que saiamos vencedores nessa luta violenta e desigual.

20.      Obrigado, Senhor, pela certeza de que Tu és o meu Deus e, por isso, me entende; faça de nós essa noiva fiel… (Ir. Suzane).

Desde quando o Senhor partiu

A solidão me consumiu

Nunca mais eu vi Tua face

E nem quem de Ti se lembrasse

Mesmo vindo a madrugada

Meu coração aqui velava

Na esperança do meu Senhor voltar

Abra a porta, amada minha

Sou teu noivo, vim te levar

Menina dos meus olhos

Tua luta, tua dor eu vi

Sempre crendo que um dia Eu iria voltar

Meu nome não negaste

Por amor tudo suportaste

Agora, esposa minha, tu serás

Valeu a pena esperar

Pra que eu pudesse hoje te encontrar

E nada mais poderá nos separar

Quero ser noiva fiel

Por Ti vou esperar

Ainda que a noite venha

Jamais vou desistir

De Te amar até o fim

E Te ter só pra mim

Poder tocar, poder sentir

O Teu amor sem fim

Ser fiel jamais negar a Ti

De branco vou me vestir

Neste dia, neste altar

Eu quero me entregar

Toda a Ti…

One comment

  1. Este conhecimento sobre casamento estando solteiro e como se deve entender, é mais fácil já que fazendo da forma como foi deixado por Deus não iriamos acabar com nossas vidas do jeito que fazemos hoje e realmente muito importante pois é certo, fato, que é uma necessidade de todo homem macho e femêa e até de Deus,por isso Ele nos fez.Hoje esse conhecimento é a nossa vida porque é o que mais fazemos; nos relacionarmos.Se nós nos dispusermos poderiamos a partir desse conhecimento ajudar o mundo a entender que pelo seus conhecimentos e paixões e caminhos só haverá confusão e que temos embasamento prático que funciona,pois, os valores e origens das coisas as quais estamos tendo a honra de aprender são preciosos como a vida e estão sendo esquecidos, desprezados,e quase extintos;por essas e outras motivos é que o povo de Deus deve lutar para que seja passado isso de geração a geração.Obrigado Senhor pela sua razão em todas as tuas obras ter fundamento na sua forma de existir e por ser tão sábio em todas elas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

PovodeDeus.org
Enviar via WhatsApp