Free songs

A luz está se apagando

A luz está se apagando (Consultar gráfico p. 11)

A luz se apagou porque as igrejas se recusaram a obedecer o Evangelho. A Palavra de Deus foi sendo deixada de lado. (Que pena!) Eu sempre digo que a doutrina de Cristo é para a igreja e não para o mundo. Quando o Evangelho menciona a palavra igreja, está se referindo às pessoas e não ao templo, já dissemos isso em diversas oportunidades.
Cada religião, então, começou a estabelecer a sua própria justiça. “Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à que vem de Deus”.42 O que Jesus Cristo falou e que foi a causa de uma acentuada transformação na vida humana, inclusive determinando a separação do tempo, que passou a ser considerado antes e depois de Cristo, foi esquecido. Desconsiderá-Lo e pregar um Evangelho que Ele não disse, é muita falta de juízo!
Quanto mais se aproximar o fim, mais as trevas se tornarão evidentes. Jesus Cristo, profetizando, fez a seguinte advertência: “Como nos dias de Noé serão os dias da Minha volta”.43 Naquela época, havia pouquíssimas pessoas na arca, o que significa que os verdadeiros cristãos serão poucos nos últimos dias, se considerarmos que a arca simboliza Cristo.
Serão, então, dias de muitas trevas, mas o que vai complicar bastante é que o homem, naturalmente, ama as trevas. Se ele as ama, não pode amar a luz; não se pode servir a dois senhores. “A luz veio ao mundo e os homens amaram antes as trevas do que a luz, porque suas obras eram más”.44 Para o homem de hoje, quanto mais trevas, melhor. Percebam o quanto o mal tem facilidade em prosperar.
Já que estamos falando sobre isto, o que seria amar mais as trevas do que a luz? É a própria negação de Jesus Cristo! Glutonaria, anarquia, prostituição, violência, roubalheira, gente à toa, sem vergonha, sem escrúpulos, mentirosos, traidores, safados, injustos e assim por diante. Pessoas assim, infelizmente, estarão ocupando as posições mais elevadas da sociedade, a qual irá receber o Anticristo.
Quanto mais mentiroso, quanto mais enganador, melhor, mais ele consegue a realização de suas vontades. E os homens os amam, os elegem, os ouvem. Por isso a advertência: “Eles são do mundo, por isso falam como quem é do mundo, e o mundo os ouve”.45
Experimente fazer algo sério para ver se tem boa aceitação. Até as “igrejas” conseguem a sua prosperidade depois de se corromperem. No mundo, não há mais espaço para pessoas honestas, humildes, justas, fiéis a seus cônjuges. Então, nessa hora, começamos a entender que a luz que um dia levou o mundo a pensar, que deixou o exemplo de como deveria ser o procedimento do homem, está sendo rejeitada, está se apagando.
Ou seja, chegou um ponto em que o homem, novamente, está mergulhando nas trevas. A luz foi se declinando e o dia, perdendo a sua força; a luz se tornando tímida, até se recuar por completo, de tal forma desacreditada que o próprio meio evangélico a desconhece. Hoje, se quisermos fazer alguma coisa, será com extrema dificuldade e a força do mal estará tão perto de nós como nunca esteve. A iniqüidade irá crescer, fazendo com que o amor chegue quase à extinção.46
Jesus Cristo passou a ser apenas uma lembrança, como uma história, uma fábula que se conta para crianças em todo o mundo. Para outros, tornou-se um amuleto que se pendura no pescoço. Alguns vão ainda mais longe e, de um pedaço de madeira, fazem um objeto qualquer, figuras as mais estranhas, e as reverenciam enquanto o verdadeiro Deus é ignorado. (Como é triste a ignorância!) Observem esta passagem!

“14 Um homem corta para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta uma faia, e a chuva a faz crescer.
15 Então ela serve ao homem para queimar: da madeira toma uma parte e com isso se aquenta; acende um fogo e assa o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura, e se ajoelha diante dela.
16 Ele queima a metade no fogo, e com isso prepara a carne para comer; faz um assado, e dele se farta; também se aquenta, e diz: Ah! já me aquentei, já vi o fogo.
17 Então do resto faz para si um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se, e lhe dirige a sua súplica dizendo: Livra-me porquanto tu és o meu deus.
18 Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam.
19 E nenhum deles reflete; e não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e assei pão sobre as suas brasas; fiz um assado e dele comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu duma árvore?
20 Apascenta-se de cinza. O seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita?
21 Lembra-te destas coisas, ó Jacó, sim, tu ó Israel; porque tu és meu servo! Eu te formei, meu servo és tu; ó Israel não me esquecerei de ti.
22 Apagai as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi…” (Isaías 44)

A verdade é que o homem não mais pratica, não mais quer, não mais aceita o Evangelho. Os templos, muitas vezes repletos de fiéis, estão mais para abominação do que para apressar a volta de Cristo. A luz veio com um único objetivo: salvar a humanidade de um governo que a leva à ruína e à perdição. A vontade de Deus é que nenhum se perca, mas que todos sejam salvos.
Percebemos, então, que a própria igreja, que deveria ser o “sal da terra”, que deveria ser “a luz do mundo”, sofre os efeitos da corrupção. Parece incrível, mas o seu adultério a fez perder a direção, a orientação, o governo de Deus. E o que é pior, passou a ser um péssimo exemplo para o mundo.
Em vez de influenciar com seus ensinamentos, foi por ele influenciada. Tudo bem que antes de Jesus vir, embora o povo tivesse a lei como referência, havia muita dificuldade em interpretá-la, mas agora, alegar o quê? Injustiça da parte de Deus? Na realidade, não tem mais desculpa para nós.
O próprio Senhor Jesus disse: “Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas agora porque dizeis: ‘Nós vemos’, subsiste o vosso pecado”.47 Em outras palavras, se nós chegássemos diante de Deus e assumíssemos a nossa ignorância, a nossa cegueira, a nossa falta de entendimento, não teríamos pecado; mas é justamente porque nos julgamos sábios e cheios de conhecimento, é que estamos pecando.
Muitos cegos passaram a enxergar; mas, os que se julgavam conhecedores, sabedores, foram considerados cegos. É a mesma figura da Mãe das Meretrizes, da igreja apóstata, da igreja que se aliou ao mundo, mas que não abandona o nome do ex-marido. Não querem, de maneira alguma, perder o rótulo de “cristãos”, “evangélicos”, (chame como quiser), mas também não querem ser luz; pelo contrário, amam as trevas. Isto é adultério espiritual! Usam o nome do marido – Jesus Cristo – mas não querem ser fiéis a Ele. É a Grande Meretriz que, com sua forte influência, acabou corrompendo o mundo inteiro.
Que Deus tenha muita, mas muita misericórdia de nós porque, de repente, também podemos apenas falar e não fazer, não praticar nada daquilo que pregamos. O apóstolo Paulo chegou ao extremo de esmurrar o seu próprio corpo, de reduzi-lo à escravidão para que, tendo ele pregado aos outros, não viesse ele mesmo a ser reprovado.48 Que coisa tremenda e ao mesmo tempo grave! Podemos pregar, evangelizar, falar de Deus para as pessoas e imaginem só elas sendo salvas e nós, que pregamos, sendo reprovados, rejeitados por Deus? É muito sério!
Lembramos o que o Senhor disse a respeito dos fariseus, que eram considerados os cristãos da época: “Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem; porém, não os imiteis nas suas obras, porque dizem e não fazem”.49 Vejam a seriedade disso! Se não tivermos bastante cuidado, também podemos nos tornar pessoas assim, que apenas falam; podemos ficar apenas com a letra.
Jesus fez exatamente o contrário: as obras que realizava falavam por Ele. Embora tudo isto esteja de acordo com as Escrituras, que prevêem um povo cada vez mais distante de Deus, não podemos deixar de falar, de cumprir aquilo que nos foi determinado: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.50 Não é bom o nosso conformismo! E os discípulos foram e batizaram em nome de Jesus Cristo; começa por aí! É necessário saber pelo menos em nome de quem iremos batizar!
– Alguma coisa, pastor Walfredo?
– Uma coisa que, às vezes, nem nos lembramos, é que estamos aqui, presentes nessas reuniões, procurando receber a Palavra. Para não cair nesse mesmo exemplo que o irmão Rossini está falando, de igrejas que se corromperam, precisamos ficar muito alertas, espertos mesmo, porque o diabo quer reinar é a partir da igreja. Quando Deus se levanta, o diabo também se levanta atrás. Porque ele quer tomar aquilo que Deus vai nos dar. Eu vejo, por exemplo, o que Deus está fazendo, essa revelação que Deus está trazendo através do irmão. Deus não divide a glória Dele com ninguém, mas nos escolhe, nos chama para uma tarefa, uma missão. E nós temos sido abençoados porque Deus o escolheu para ter essa mini-revelação. Esse privilégio é de Deus e não seu, Rossini. Você só tem que trabalhar e dar glória a Deus por isso, porque quem será recompensado é você. É difícil e doloroso dizer isso, mas a igreja evangélica está falida. Eu trabalho com cinqüenta igrejas, congregações. Eu sou um “rodador de chimbolê”, levo a Palavra que recebo aqui para um pastor que está brigando com o diabo; outro que está assim, outro que está assado… Eu corro para um e outro lado fazendo reuniões, mas não vejo nenhuma perspectiva de mudança. Eles me acham excepcional porque eu falo coisas bonitas. Muitos até ficam arrepiados, mas ninguém muda nada, ninguém crê em nada, ninguém recebe nada. E não é só onde eu trabalho. Agora há pouco, um amigo teve um problema, em que a esposa dele desconfiou que ele estava adulterando. Ele é pastor de uma igreja com mil membros, uma igreja grande. O líder maior foi aconselhar o casal e descobriu que a esposa dele também estava começando a traí-lo com o coordenador. Como eles tinham dinheiro, mandaram o casal para os Estados Unidos, tiraram o coordenador e colocaram outro no lugar e ficou tudo resolvido. Isso aconteceu lá em Fortaleza no ano de 2002. Um estava adulterando e a mulher, para se vingar, adulterou com o coordenador geral, que era um velho. Foi assim que a igreja resolveu o problema, tirando o coordenador e mandando os outros dois para os Estados Unidos para fazer um curso durante seis meses. Isso é o diabo assentado no trono que devia ser de Deus. São trevas! É essa penumbra! Agora, nós estamos aqui com essa Palavra e eu fico me perguntando até quando teremos esse fluxo de Deus, essa revelação? Nós tínhamos de nos debruçar sobre a bíblia e reconhecer, ter esse privilégio como uma graça de Deus para nós, ensinar essa Palavra para quem quiser, mas quem não quiser não precisa ensinar. Nós temos que acordar. Eu dou graças a Deus por estar acordando, em uma hora de cruz, uma hora difícil, porque eu tenho que deixar a minha liderança. Não saí ainda porque Deus não me mandou. Se dependesse de mim, eu já teria ido embora faz tempo, mas eu ainda não tenho uma Palavra de Deus. Eu vou fazer o quê? Sair para levar o quê? Então, que os irmãos aproveitem o que Deus está dando a vocês. O irmão recebeu a revelação, vocês receberam? Então, trabalhem nesta revelação! Não recebeu? Debruce, ore para você ter esta revelação. Nós somos privilegiados neste momento. Glória a Deus! Porque a glória é de Deus! Amém.
Amém. Eu acho muito importante o testemunho, a observação de quem tem experiência. Como ele mesmo disse, são mais de cinqüenta congregações sob sua supervisão. São, no mínimo, cinqüenta pastores, cinqüenta líderes, e o que ele está querendo fazer? Transmitir a esses líderes o que ele está ouvindo. Se pretende fazer isto é porque entende que o que estamos falando é verdade. Mas, conforme também foi dito, nem todos querem ouvir, preferem tapar os ouvidos. Às vezes, até assumem dizendo: “Isto é verdade, mas nós não queremos!”
Eu estive lá e constatei pessoalmente isto que ele está dizendo. Por medo de escândalos, por medo de sofrer uma radical mudança, preferem continuar no estado em que se encontram. É o cumprimento das Escrituras que dizem que, nos últimos dias, os homens se negariam a ouvir a verdade. Jesus não teve medo! É um medo que nenhum de nós pode ter. Não tenha receio, meu irmão! Aceite realmente, de coração, Jesus Cristo como o seu Senhor, como o seu Deus, Aquele que te guia, o Único que pode te salvar.
Existe um outro versículo importante falando o seguinte: “… quanto mais estes se multiplicaram, tanto mais contra mim pecaram…”.51 Então, vamos meditar um pouco mais a este respeito. Em outras palavras, Deus está dizendo que, na medida em que a população do mundo aumentou, proporcionalmente cresceu a ruindade, a violência, a injustiça, a iniqüidade, e não só em conseqüência do aumento populacional, mas o homem, na verdade, tem se tornado pior.
O homem tende para o mal. Isto é verdade! O reconhecimento disto pode favorecer a nossa libertação. A partir do momento em que colocamos isto no nosso coração, na nossa mente, acabou! Nós mesmos vamos ser capazes de nos defender; Deus mesmo é quem vai nos guiar. A unção do Espírito Santo vai nos fazer andar na luz.
Colocando os seus olhos em alguma imagem na TV, por exemplo, ao ouvir um conselho ímpio, você mesmo irá julgar o grau de iniqüidade que existe ou não nele. As Escrituras Sagradas confirmam isto que estamos falando? Alguém se lembra de algum versículo? Isto mesmo! “E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: ‘Conhece ao Senhor’; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior”.52 Quando as Escrituras falam “todos”, é porque são todos mesmo. Quer dizer, então, que, não excetuará ninguém; entre os filhos de Deus, todos terão conhecimento Dele.
Uma vez conscientes disto, as Escrituras irão nos ajudar. Mas, se não tivermos consciência, elas nada poderão fazer a nosso favor. A conversão acontece dentro de nós, na nossa mente e no nosso coração. Está dentro de nós a Palavra de Deus, porque nós a amamos e a entendemos. E esta mesma Palavra nos diz que o mundo não irá melhorar. Muito pelo contrário!
Ora, como pode o mundo regenerar-se se os homens amam mais as trevas do que a luz? Não se engane, meu irmão! O homem, com essa natureza terrena, ama muito mais as trevas. A menos que esta natureza mude, a menos que recebamos a natureza divina, a natureza celestial, que nasçamos de novo e isto, infelizmente, sabemos que não vai ocorrer com muitos; não há nenhuma esperança da existência de um mundo melhor para a humanidade, pelo menos, não neste corpo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

PovodeDeus.org
Enviar via WhatsApp