Free songs

1 – RESISTIR O DIABO É NÃO CONCORDAR COM ELE

1 – RESISTIR O DIABO É NÃO CONCORDAR COM ELE

 

 

 

Porque ficamos tristes? Ficamos triste devido às dificuldades. Tem dia que não dá para você não ficar um pouquinho abatido, e não tem como viver neste mundo escapando, pois as dificuldades são muitas.  Por isto, Deus precisa estar falando conosco todos os dias. Temos que estar alimentando o espírito todos os dias para sermos capazes de superar os dias maus, caso contrário, você vai ficar abatido mesmo.

Por isto, na oração que Jesus ensinou, Ele cita pontos fundamentais, que não podemos esquecer. Quais são? Estar sempre buscando o Reino de Deus. Se estivermos sempre buscando o Reino de Deus, colocando-o  acima de todas as coisas, você vai encontrar força para lutar, pois o Reino de Deus é mais precioso do que qualquer coisa aqui na terra. Quando você tem um alvo maior, você encontra força para lutar.  Ele disse: “Pai que está no céu” (Mateus 5:45). Se eu confio nisto, que Deus não me desampara, que tenho por mim um Deus no céu, num lugar espiritual, num lugar que eu não vejo, vou criar forças, vou criar coragem, mesmo chorando.

Este é o primeiro detalhe.  O segundo, qual seria? “Não nos deixe cair em tentação”.  Porque, depois que você cai nesta situação, de ser tentado pelo diabo, depois que o diabo consegue chegar perto, consegue colocar seu pé no laço,  ele tem você na mão; aí ele pode tentar. Imagine uma coisa que você não vê e que pega no seu pé o tempo todo, e você peleja para se livrar daquilo e não consegue; como alguém envolvido com drogas e não consegue se libertar.

O ideal seria que vivêssemos sendo sempre bem alimentados espiritualmente, sempre em condições de fazer oração, sempre em condições de louvar a Deus, mesmo que estivéssemos chorando.  Jesus em pleno sofrimento orava.  As lágrimas, a dor, o sofrimento, não impedem você de  orar, de louvar a Deus. A tentação é aquele estado que você nem chora, nem quebranta, você fica revoltado,  é porque existe uma tentação rodeando a sua vida.

Como resistimos à tentação? Jesus foi levado pelo espírito ao deserto para ser tentado. Como foi que Jesus resistiu à tentação?  Jesus não concordou com o diabo.  Você vai ficar sendo tentado o tempo todo, sabe por quê? Porque você está concordando com ele, está de acordo com ele. Ele não sai porque você não resiste a ele: “resiste o diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7) . Ele vai ficar na sua cabeça assim: “ta vendo, sua vida espiritual esta cada vez pior”, e nós concordamos com ele. Você não ouviu ele falar, mas você está de acordo com ele. “O que adianta ser Filho de Deus; só para sofrer”, ele vai falar isto. Como vai ficar sua oração; você vai conseguir orar? Como você vai chegar na reunião? Porque você não está concordando com Deus, você está de acordo com aquele que o trouxe.

Às vezes, não concordamos com Deus, mas queremos ir a reunião. Está sendo tentado e concorda com o inimigo.  E o estado da pessoa vai ficando cada vez pior.  E às vezes, começa pela manhã, o diabo colocando coisas na sua cabeça; quando chega a tarde, você está concordando 100% com o inimigo; e aí vem para a reunião.

E como faremos para resistir isto? Como foi que Jesus fez? Como sair desta situação?  Você entra em tentação porque você começou dar razão para o diabo: “realmente não tem jeito”;  alguém fala: “hoje o dia tá danado, o capeta hoje tá solto”; e ele vai enchendo de razão, vai tomando conta do ambiente; daqui a pouco, o ambiente está insuportável; aí, de repente, não tem só um ou dois não, tem um caminhão de demônios, espíritos malignos; porque não teve ninguém que resistisse; todos concordaram com ele; e aí, uns começam a chorar, entram em depressão, quando não dá um tiro na cabeça.

Tem como resistir o diabo? Nós cristãos temos que saber como sair desta situação. Você percebeu que alguma coisa está sendo  planejada pelo diabo, exatamente para atrapalhar,  sua casa, seu comércio, seu relacionamento com o esposo, com a esposa, entre namorados. A MANEIRA DE RESISTIR O DIABO É NÃO CONCORDANDO COM ELE. Você tem que ser  o primeiro a dizer que não concorda.  Se a situação está difícil, sai dali, procure um lugar, passe a mão numa Bíblia: “eu não posso aceitar, Senhor, a presença do inimigo aqui”. Você vai buscar uma palavra, numa caixinha de versículo – o ideal é termos a palavra dentro do coração, mas como, às vezes, nós não temos -, vai atrás de um versículo, um livrinho, lança sorte; não tem problema não,  pega um salmo: “Senhor fala comigo neste salmo”. Deus vai lhe dar uma palavra e você vai ficar com a palavra de Deus.  A palavra que Deus lhe der, fique com ela. Quando você não concorda com o inimigo, e ele sai de perto de você. Porque não tem acordo entre Cristo e Belial.

Não se deixe levar pelo ambiente, não se deixe levar pelas acusações, não se deixe levar  pelas coisas que estão acontecendo; resista ao diabo não concordando com ele“Os que confiam no Senhor são como os Montes de Sião, que não se abalam” (Salmo 125:1). Eu confio no Senhor. Mas você peca, você faz isto, faz aquilo; mas o Senhor é poderoso para apagar o meu pecado.  ‘Senhor, me dá uma palavra, eu vou ficar com a palavra que o Senhor me der’. Mesmo que Deus diga que você está destruído, você vai dizer:  ‘Amém, Senhor, eu quero concordar com o Senhor’.

Vamos abrir no Salmo 79:

1) Ó Deus, as nações invadiram a tua herança; contaminaram o teu santo templo; reduziram Jerusalém a ruínas. 2) Deram os cadáveres dos teus servos como pastos às aves dos céus, e a carne dos teus santos aos animais da terra. 3) Derramaram o sangue deles como água ao redor de Jerusalém, e não houve quem os sepultasse. 4) Somos feitos o opróbrio dos nossos vizinhos, o escárnio e a zombaria dos que estão em redor de nós. 5) Até quando, Senhor? Indignar-te-ás para sempre? Arderá o teu zelo como fogo? 6) Derrama o teu furor sobre as nações que não te conhecem, e sobre os reinos que não invocam o teu nome; 7) porque eles devoraram a Jacó, e assolaram a sua morada. 8) Não te lembres contra nós das iniqüidades de nossos pais; venha depressa ao nosso encontro a tua compaixão, pois estamos muito abatidos. 9) Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; livra-nos, e perdoa os nossos pecados, por amor do teu nome. 10) Por que diriam as nações: Onde está o seu Deus? Torne-se manifesta entre as nações, à nossa vista, a vingança do sangue derramado dos teus servos.  11) Chegue à tua presença o gemido dos presos; segundo a grandeza do teu braço, preserva aqueles que estão condenados à morte. 12) E aos nossos vizinhos, deita-lhes no regaço, setuplicadamente, a injúria com que te injuriaram, Senhor. 13) Assim nós, teu povo ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente; de geração em geração publicaremos os teus louvores.

O salmista estava numa situação difícil, aí ele foi falar com Deus, qual era a situação dele. “Ó Deus, as nações invadiram a tua herança, profanaram o teu santo templo, reduziram Jerusalém a um montão de ruínas”. A situação era boa? Não.   Às vezes, qualquer coisinha que não dá certo no nosso trabalho, já queremos derrubar o mundo. Um botão que não entra na casa, já maldiz.  Versículo 2: “Deram os cadáveres dos teus servos às aves do céu e a carne dos teus santos, às feras da terra.” A nossa situação não chegou a este ponto.   O salmista foi buscar a Deus, foi dizer a Deus qual era a situação: “Senhor, olha a situação em que nós nos encontramos, zombaram de mim, me criticaram, dizem que eu não tenho Deus, as coisas que aparentemente poderiam dar certo para mim, não deram, por que Senhor?  O que eu tenho feito?” Duvido que Deus não deu a mão para ele, que não o tenha socorrido, que não o tenha acalmado.  Vocês concordam que ele estava aflito,  a um passo da tentação?  Versículo  9: “Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação”. Ele concordou com o diabo? Concordar com o diabo é aceitar a derrota; é estar concordando que a coisa acabou, não tem jeito.

Existe alguma coisa perdida para Deus?  Sabe a diferença dos que vencem e dos que são derrotados?  Os que vencem crêem, confiam, os que vencem não se deixam levar pelo diabo.  O nosso Senhor, é Deus sobre todas as coisas. O meu Senhor é Deus.  ‘Ainda que minha mãe e meu pai me desampararem, o meu Deus está comigo’ (Salmo 27:10).  Se tem pecado, se pisou na bola, pode ser  qual for o mal que você tenha feito, não justifica você se entregar ao diabo; você pode ter matado, pode ter feito o pior, mas, se você se arrepende, você é perdoando, você está sendo perdoado, Deus é contigo. “Senhor, eu me arrependo até o pó, tira-me desta situação”. Aí, quando você chega na reunião, você chega com vontade de louvar a Deus.

Vamos ler o versículo 10, e ver o que o diabo fala na nossa cabeça: “Onde está o seu Deus, onde está a vida vitoriosa, cadê a vida cheia de Deus, cadê aquele que acampa os seus anjos ao seu redor?”  Mas as nações só vão dizer isto, porque elas colocaram você nesta situação, armaram um laço para você.  Mas se você confia em Deus, Ele solta as cadeias, desamarra e você vai dizer: “Eu não concordo com isto, o meu Deus não tem me deixado só”.  Não esteja de acordo com o inimigo!

Agora no versículo 13, na sua oração, você vai dizer isso também: “Senhor, eu te louvarei, eu te glorificarei”.  Você vai ter vontade de cumprir seus votos, você vai sair daquela situação tão vitorioso, que vai ter vontade de  glorificar a Deus. É assim que se faz um Filho de Deus: de fé em fé.

Vocês já me viram (Rossini) triste em alguma reunião? Chorando nas reuniões?  Podem até ter visto, mas vocês nunca me viram permanecer triste e chorando.  Posso ser derrotado? Posso.  Se acabar a minha fé, se eu não confiar no Senhor. Mas enquanto eu confiar no meu Deus, confiar que Deus livra, eu nunca vou ficar abatido.  Amém?

A água estava revoltada, o mar revolto, e Jesus estava dormindo.  Eu sei que é difícil; mas o nosso socorro vem do Senhor; quantas vezes for necessário; Ele é o nosso refúgio, nossa fortaleza.   Não quero ver você hora nenhuma de cabeça baixa aqui, nem na vigília, hora nenhuma. Se você estiver triste é porque morreu alguém, ou caiu a casa na sua cabeça; aí nós vamos chorar contigo, mas só até pela manha: “O choro pode durar a noite inteira, mas pela manha…” (Salmo 30:5).

Olha como as coisas são graves, às vezes, por um cadeado não abrir, eu brigo com o mundo.  Não é com o seu filho que você não está concordando, é com o  inimigo; não é com sua esposa que você não está concordando, é com o inimigo. A esposa ou o esposo quer brigar e você concorda com ela, ou com ele, você está concordando com o diabo. Tem que estar vigiando.

Por acaso, uma família não precisa disto? Por acaso, um casal não precisa disto? Funcionário, professor, pai, filho, precisa de quê? Resistir a tentação; resistir o inimigo. Precisamos aprender a resistir o inimigo; senão, não vivemos; pois o inimigo sabe que você é Filho de Deus, e ele vai tentar você.  Não se deixe levar pelas tentações.

Às vezes, uma conversa que não está de acordo com a palavra, não concorde. Conversa com Deus depois, mas não concorde. Não fique só aqui na reunião, tenha comunhão com Deus; aprenda a ter comunhão com Deus, aprenda a falar com Deus. Comece a acreditar: “Deus fala comigo através do vento, do dia, da noite, através da palavra, através de um sonho”; tenha comunhão com Deus. Faça o seu altar. Edifique o seu altar, o lugar onde você vai falar com Deus.

ORAÇÃO: Obrigado Senhor, porque o Senhor nos ensinou muito nesta noite, o Senhor nos ajudou muito; o Senhor tem nos dado muitas vitórias. A palavra que o Senhor fala conosco, nós não podemos esquecer nunca.  Quando o Senhor disse para Abraão que do descendente dele o Senhor nos chamaria, aquela palavra nunca deixou de ser confiável.  O Teu descendente, através Dele o Senhor continua chamando os povos, as nações.  A palavra que o Senhor nos dá, nós não podemos desprezar. O Senhor diz: “Humilha debaixo da mão de Deus”; faça isto até o fim; enquanto você viver; a palavra diz:  “humilha”, não diz: “humilha hoje”.

Ele disse para nós que confiássemos Nele, esperássemos Nele, enquanto nós vivermos; é assim que se vive com Deus, é assim que se anda com Deus. Guardando suas promessas, guardando sua palavra, nunca esquecendo da aliança que você fez com Deus.  E é por isso que nós te louvamos, é por isto que nós te exaltamos, enquanto nós vivermos.   O Senhor nos trouxe aqui para levantar o nosso semblante; o Senhor nos trouxe aqui porque não sabíamos onde buscar uma palavra; o Senhor reuniu a Igreja, nos reuniu, nos trouxe aqui, e nos deu uma palavra.  Vamos vigiar mais para não dar lugar, para não cair em tentação. Não há acordo entre nós e as trevas, entre o bem e o mal; somos ovelhas do seu pasto; Povo de Deus, chamados para sermos santos, andarmos pela fé, esperarmos pela fé. Como diz o salmista: O  Senhor é o Deus da nossa salvação. Salva-nos Deus; nós louvaremos o Senhor enquanto vivermos. Deitaremos e encontraremos descanso para nossas almas. Deitaremos, Senhor Deus, e virá o sono que irá nos confortar, e de noite o Senhor nos falará ao coração, nos falará através de sonhos, porque do seu Povo é a vida; do seu Povo é a alegria.  Realmente, quem tem o Senhor não pode morrer, é eternamente vivo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>