Free songs

7ª Reunião – O que importa é que eu tenha o Espírito Santo – Reuniões Digitadas – Encontro de Jovens 2019 – Vol. VIII

7ª Reunião – O que importa é que eu tenha o Espírito Santo – Reuniões Digitadas – Encontro de Jovens 2019 – Vol. VIII

7ª Reunião – O que importa é que eu tenha o Espírito Santo

Download – PDF

Link da página de áudio https://www.povodedeus.org/v5/?p=6886

Será que nós cremos na reunião que passou? O que que Deus mandou a gente fazer? O que que é melhor, cantar ou orar? O que é melhor, mais fácil?

Igreja: Cantar.

Por que que vocês cantaram? Porque estavam com preguiça de orar. Por que a gente cantou? Porque ninguém quis orar. Amém!? Então, o azar é seus.

Se eu fosse vocês, eu iria aproveitar o tempo e oraria, por que nós não oramos da outra vez? Deus mandou orar. Batei, batei e abrir-se-vos-á. Aí o que que nós preferimos? Cantar. Amém!?

É como se a reunião que passou já tivesse ficado para trás. Agora, quem, durante a reunião anterior, teve alguma experiência, alguma coisa boa, alguma coisa interessante que poderia nos falar?

 O Arthur sentiu. Fome, muita gente sentiu, saiu daqui rapidinho e foi comer; vontade de ir ao banheiro, muita gente também sentiu. Vamos ver o que o Arthur sentiu.

Então, gente, nós continuamos querendo orar, querendo o Espírito Santo, temos que aproveitar, orar, porque a gente vai para casa e não ora, pelo menos aqui a gente tem que insistir na oração. Carne e sangue não entrarão no reino do céu, carne e sangue realmente não entram. Poderíamos, então, entender isso, que é do Espírito Santo que nós estamos precisando.

 Arthur: Quando eu estava orando, mais no final, eu senti um sopro, um vento muito forte vindo em minha direção e isso foi dos meus pés até minha cabeça. E eu comecei a tremer muito, o coração acelerou, e eu vi também aquele homem que eu havia desenhado abrindo os braços, e dentro dele saia uma luz muito forte. Então, eu acredito que já não era mais eu ali naquele momento, eu não sei nem explicar.

 Amém, você sentiu.

Irmão: Quando o senhor começou, falou e começou a orar, eu fui confirmando, concordando com a sua oração. Aí, foi vindo uma sensação, foi vindo, foi vindo e começou o louvor, só que eu não dei conta de louvar e comecei a chorar, chorar, chorar. E, neste derramamento de lágrimas, eu queria que todo mundo sentisse. Foi diferente, eu chorando e alegre. Eu estava alegre, mas chorando ali pra caramba. E meu corpo todo tremendo, é diferente.

Amém! São sinais, manifestações que você sentiu. Pode, nas próximas orações, você pedir para Deus, “eu quero sentir”. Então, por que que aconteceu lá no dia de Pentecostes? Porque, os dons do Espírito Santo. Porque, a pessoa, às vezes, ao receber um dom, ela está sendo batizada.

Por exemplo, pode acontecer de você ter recebido o dom de cura. A partir daí, você é uma pessoa que cura. Você põe a mão no enfermo e ele vai ser curado. É um dom do Espírito Santo que está em você. Você vai curar, entendeu? Você vai expulsar um demônio, é um outro Dom; tem o dom de línguas.

O quê que aconteceu lá no dia de Pentecostes? Muitas pessoas receberam o dom de línguas. Porque tinha pessoas lá que falavam vários idiomas, dialetos. Fulano, cicrano, beltrano, um falava uma língua, outro falava outra língua, porque aquela região era uma região de muitos dialetos e as pessoas de vários lugares estavam reunidas ali, apesar de ser pouca gente, e receberam o dom.

Então, quando a pessoa estava orando na língua dela, ela estava orando numa língua e o que era de outra língua escutava na língua dele, no dialeto dele. Então aquilo ali causou uma emoção, a pessoa falando uma língua estranha e eu escutando na minha língua. É como se a pessoa estivesse orando em francês e eu ouvindo em português, só que ele falava uma língua estranha e eu ouvia na minha. É como se eu estivesse interpretando. Aí eu dizia: ‘sabe o que que ele está falando? É isso, isso, isso;’ ele fala e eu interpreto.

Pode acontecer, ao ser batizado com o Espírito Santo, que você receba o dom de línguas e vai falar nessa língua. Então você está falando ali numa língua que ninguém sabe o que é, e a Lorraine aqui interpreta, ela recebe o dom de interpretação. O outro, dom de cura, vários dons.

E aquilo causou uma emoção e movimentou. Porque, quando você está aqui perto e sente que aquela pessoa perto de você está sendo tomada pelo Espírito Santo, recebendo o dom, falando em línguas, aquilo contagia você que está perto.

 Aí, o povo todo começou… E as portas batiam… Não eram todas as pessoas, mas algumas pessoas que estavam ali só olhando, acharam aquilo estranho.

Pode acontecer que alguém que esteja aqui no meio simplesmente olhando ache estranho. Não tem problema, não são todos que vão sentir, não são todos que vão ser batizados ao mesmo tempo. Mas o que importa é o caso do menino ali, ele sentiu alguma coisa, não sei se ele foi batizado. Quem vai saber é ele e Deus. O outro também sentiu uma presença de Deus que causou uma emoção diferente etc., e ele vai continuar. Deus confirma depois. Amém!?

 O certo é que você também quer ter, eu também quero sentir, você quer sentir, é isso que você vai dizer para Deus. Mas aí, parece que a gente não acredita. Após a reunião, eu estava ocupado com outro ‘negócio’ e, de lá, eu estava ouvindo o pessoal cantar e eu falei: eles deviam estar orando! Eles podiam estar insistindo. Porque vocês não podem ficar dependendo, vocês precisam aprender. Amém!?

Por exemplo, eu vou orar, pode até ajoelhar por aí, eu quero, eu vou insistir, eu quero ser batizado com Espírito Santo, eu quero sentir o que o irmão está falando aí que a gente sente. Amém!? Larinha, você sentiu bem naquela hora, durante a oração que nós fizemos?

Outras pessoas sentiram, mas muitos, não. Como eu falei, não é obrigado, não é todo mundo, pode não ser hoje, pode ser amanhã, pode ser quando você está dormindo, pode ser daqui a um mês. O certo é que você precisa, a não ser que você não esteja acreditando que precisa ser. João falou: Eu batizo com água, mas virá um que batiza com Espírito Santo. Jesus Cristo é quem batiza com o Espírito Santo.

 Se ele está no meio de nós, se ele está conosco, você pode até perguntar, por que eu não posso ser batizado com Espírito Santo? Vamos insistir! O quê que está escrito, como está escrito? O que nós falamos na reunião passada?

 “Se seu filho pede um pão, o pai…” Então, por que nós não vamos pedir o Espírito Santo? Porque nós não queremos. Porque, quando você quer pão, você insiste, “eu quero pão”. A criança quando quer mamar, ela insiste até mamar. Na hora que ela mama, acabou o barulho.

Por que não recebemos o Espírito Santo? Você ficar “pá, pá, pá,” vai receber? É assim? Mas não é mesmo. Nós somos uma igreja, nós cantamos, sentimos muita diferença, tem uma diferença boa, “que o teu Tabernáculo seja aqui”, pelo menos até na hora de irmos o banheiro, é assim? Não, que o seu Tabernáculo seja aqui, que a casa de Deus seja aqui!

 Aí, nós saímos para poder comer um ‘negócio’ e volta, já é outra coisa, outra história? Não, não faz isso não, não judia comigo não!

Você quer o Espírito Santo? O Espírito Santo não está fazendo falta para você, está? O Espírito Santo não está fazendo falta para nós? A gente vive, trabalha, come, dorme, mas ele está fazendo falta. Vocês é que não sabem o que é que vem por aí, as coisas que estão por vir. O mundo espiritual. Ele está fazendo falta.

Eu estava até comentando o seguinte, as igrejas foram perdendo o Espírito e elas continuaram vivendo. A igreja de Atos, igreja de Pedro, de Paulo, dos Apóstolos etc., era uma coisa, e elas foram esfriando, foi perdendo o quê? E entrou na rotina do mundo.

Será que o Espírito Santo faz falta para a igreja católica? Para a PUC, para não sei quem? Não faz, gente, já se acostumou a viver; o mundo já se acostumou a viver sem Deus.

Que o seu Tabernáculo seja aqui entre nós, que o Senhor habite aqui entre nós, que o Senhor faça morada entre nós, que o Senhor encontre entre nós um lugar para ficar. Se não sair na minha geração, pelo menos eu “bati”, pode ser que não aconteça na minha geração. Mas eu acho que uma igreja sem o Espírito Santo, ela vai cantar até morrer, mas nós não queremos só isso. Nós queremos muito mais que o louvor realmente saia com a presença de Deus. Amém!?

Quando a gente vê a pessoa cantando lá sem o Espírito… Não é desesperar não, é assumir a responsabilidade… Assumir o seguinte, falta. Vamos admitir que está faltando.

Então, vamos cantar, eu chego aqui, falo, falo, nós vamos embora, vai continuar tudo do mesmo jeito. Então vamos dizer: “Senhor, nós queremos o Espírito Santo”.

 Deivid Paraiso: Durante a oração do senhor, eu estava orando e me veio para levantar a cabeça e olhar para todo mundo, aí eu levantei a cabeça, comecei a olhar para todo mundo. E eu via que descia uma pomba aqui no meio, aqui no corredor, e eu via que essa pomba se transformava em um homem, em Jesus.

Ele saia no meio das pessoas e perguntava: gente, eu estou aqui, eu já estou aqui. Por quê que vocês não me veem? ‘Trisca’ em mim, eu estou aqui.

 E aí, depois, eu estava olhando para ele e ele olhava para mim, “eu sei que você está me vendo. Você que está vendo…” Aí ele vinha aqui para minha frente. Ele estendia a mão. Aí eu estendi a mão para ele; aí só de tocar na mão dele eu sentia o quê que ele queria; ele queria sair dançando comigo aqui no meio do salão. Só que eu não quis levantar, eu não quis fazer isso porque eu pensava, o quê que o pessoal vai ficar pensando se eu sair dançando no meio do salão?

Eu sabia que se eu fizesse isso eu ia ficar muito bem, só que eu não fiz, aí eu fiquei mal. Eu fiquei naquela, vou, não vou?

 Pois é, por quê que ele não foi batizado pelo Espírito Santo? Porque ele ficou com vergonha de fazer, porque se ele saísse pulando aí, se ele saísse dançando aí, todo mundo ia fazer igual eles fizeram lá. Muita gente olhava e falava, esse pessoal tá é bêbado, tá é doido! Amém!? Segura o menino que ele tá…

Então é isso que nos prende. Às veze, você até sente, sente que tem que gritar, mas não grita, você segura, você não grita, você retém. Você podia chorar, você poderia falar em línguas; se você der lugar, você fala em línguas.

Então ele… Fala de novo o que você viu.

Deivid Paraiso: Eu levantei a cabeça e comecei a olhar para todo mundo que estava aqui na frente. E eu vi aqui no corredor, onde o senhor está, descia uma pomba e essa pomba se transformava em Jesus.

 A pombinha é quem? O Espírito Santo. Nós queríamos o Espírito Santo, nós desejamos o Espírito Santo, nós invocamos o Espírito Santo. E ele veio, porque é o interesse… Ele quer nos batizar com Espírito Santo, mas você não quis. Você também não quis! Aí então ele…

Deivid Paraiso: Ele ia em cada um e dizia, “eu estou aqui, por que que vocês não me veem? Toque em mim, que eu estou aqui!”

Se a pessoa tocasse nele, receberia o Espírito Santo. A mulher tocou nele, saiu dele virtude e curou a mulher. Se você tocasse nele, você seria curado. A mulher tocou nele e saiu dele poder que curou a mulher que queria ser curada.

Mas a gente faz restrição, porque quem está com a namorada… Aí, você se senta junto com a sua amiga. O ideal é que a gente esteja longe de namorado, amigo. Nós estamos querendo uma coisa, mas, com a namorada, não vou fazer escândalo aqui.

Ou então o namorado vai pensar que eu estou… E aí, você resiste, a gente resiste, a gente tem receio, não dá lugar à liberdade que nós precisamos dar. E aí Deus estendeu a mão para ele e falou para ele… Porque, as pessoas pulavam, dançavam, cantavam, as coisas das mais estranhas aconteceram ali naquele momento e, dali para frente, a coisa passou a ser normal. Se tinha algum mal, algum demônio, saiu, os espíritos malignos saíram.

 Ele ficou com medo, ele ficou com receio. Ele pensou assim, eu vou sair aqui pulando? Vou sair aqui dançando? Eu senti, eu falo para você porque eu senti realmente Deus aqui, presente, naquela hora.

Quem não acreditou, quem achou que não… Nunca vai acontecer com quem não acredita. E outra coisa, se você resistir, principalmente se você resistir, também não vai acontecer.

Solta, e abre a boca: ‘Senhor…” E busca, solta, dá a liberdade para que realmente possa acontecer. Se tiver algum banco quebrado, se você destruiu, depois a gente manda arrumar. Se você vier jogar água na cara da gente, a gente também não vê. O certo é que nós temos que ir atrás, porque, se ficar segurando na carne, confiado na sua própria armadura… Temos que vestir armadura de Deus. Amém!? É assim!

A Rebeca teve uma visão interessante:

Rebeca: Eu via um homem, aí e jogava um óleo na cabeça das pessoas, aí ele pegava a pessoa e passava rápido assim na água. A pessoa saía normal, saía como se nada tivesse acontecido.

Aí eu via dois Rossini, aí um encostava no outro e passava para ele o Espírito Santo. Aí quando ele ia batizar ele na água, o Rossini que foi, recebeu o Espírito Santo, e saia aliviado. Tudo que estava nele que ainda faltava sair, saía, e ele saiu diferente e dava um abraço no outro e falava: muito obrigado. E o outro falava assim: isso é o que o meu Espírito Santo vai fazer com as pessoas. Amém!

Então ele veio, o azeite é o Espírito. Ele derramou azeite sobre…, Mas, se você não receber o azeite, não vai fazer efeito. Nós não queríamos? Então ele derramou o azeite sobre algumas pessoas ou em todos?

Rebeca: Ele derramou sobre todos que estavam ali.

Ele derramou o azeite. O azeite é o Espírito. Ele derramou o Espírito sobre todo mundo, todo mundo sentiu na oração que alguma coisa estava diferente. Só que você, o coração endureceu, não deu lugar, foi o que o menino falou lá, foi o que a menina falou. Se você pegar outras visões, tudo vai estar na mesma direção.

 Eu não falei para você que eu senti, e ela não disse aqui que ele…

“Batei, batei e abrir-se vós á. Buscai e achareis (Mateus 7:7).” É assim! O outro ali sentiu um vento, o outro sentiu, a reação que ele teve foi chorar com a presença de Deus. As reações são as mais estranhas. Às vezes, é um vento que sopra, às vezes, é um calor. As reações são as mais diferentes, mas como você está querendo, como você está desejando, qualquer que seja a reação…

 Você vai, de repente, começar a se sentir tão bem, que em toda reunião você quer sentir. Mas a tendência é de quem, por exemplo, recebeu o dom de línguas, ficar com vergonha; quem recebeu o dom de interpretação, fica com medo de interpretar e interpretar errado. Quem recebeu o dom de cura, fica com medo de orar e não ser curado. É isso. Aí, então, você elimina, extingue.

Igreja: O Espírito

E volta a ser natural, carnal.

São duas coisas que a igreja gosta, escutar e cantar. Deus fala: “Não seja apenas ouvinte” (Tiago1:22). No falar, ou às vezes até no cantar, no meio do louvor, busca a presença de Deus. Aproveita a música para buscar a presença de Deus, o Espírito.

Senhor, está faltando! Ali no meio do louvor, ao invés de você ficar cantando igual vitrola, no meio do louvor você fala, Senhor, está faltando… Está faltando o quê? O Espírito. Está faltando a presença de Deus. No meio do louvor, você ajuda.

Vem sobre nós, transforme esse lugar. Senhor, toca no nosso coração, cura os enfermos e expulsa os demônios, Senhor! Mas, por que, às vezes, a gente não faz isso?

Igreja: Medo.

O que mais?

Igreja: Vergonha.

 Mais é vergonha. Mas, às vezes, você não precisa gritar, não precisa fazer escândalo, mas pode não conformar. Que o Espírito de Deus tenha a liberdade de fazer o que realmente quiser. Se fosse dançar com o menino, nem que fosse uma valsa.

Eu sei que seria uma coisa diferente, seria uma dança diferente. Eu lembro da irmã Carla, no começo, às vezes a reunião, eram poucas pessoas na casa, e a Carla, quando a gente começava, logo a Carla estava dançando, como ela gostava, quando ela era ainda mais jovem. Ela já começava a dançar, quase todas as reuniões, nossa, todo mundo dançava.

E era uma coisa assim que você não queria parar. Agora, vocês, dificilmente… Porque eu com 73 anos, vocês querem que eu faça as mesmas coisas que … Às vezes, um irmão fala, vai lá, expulsa o demônio. Expulsa você!

Ah! Mas o demônio vai dar muito trabalho. Problema seu! Mas se ele não quiser sair? Problema seu!

É para você, é você que tem que aprender, não é, Lucilda? Ah! Mas depois ele vai correr atrás de mim. Então corre!

Vamos orar um pouco? Se eu falar agora, curva a sua cabeça, vai embora, abraça seu irmão e vai embora, vai ficar tudo do mesmo jeito. Então nós vamos orar mais um pouco e amanhã vamos fazer o quê? Orar. E hoje à noite? Deitado, dormindo, você vai dizer: “Senhor, eu quero o Espírito Santo.” Para ajudar os irmãos Toninho, Wender, eles estão precisando de ajuda, eles também estão querendo. As coisas vão ficando tão pesadas, tão difíceis.

 Eu sei que todo mundo aqui está querendo ajudar, vamos ajudar para você ajudar a sua igreja onde você está, em Paraíso, em Palmas. Para você levar a mesma ideia, a mesma visão que nós estamos tendo. Nós também estamos querendo.

 Nós chegamos à conclusão que não dá para ficar assistindo, amém!? Deus tem poder, se nós somos filhos de Deus, nós também temos poder; ou então nós não somos filhos de Deus.

 Nós somos discípulos e queremos ser discípulos perfeitos. Alguém mais teve uma experiência e gostaria de falar para nós? Sonho?

Téo: Ontem à noite, na primeira reunião, antes de começar o louvor, durante a oração, eu tive uma visão que o Anjo vinha e pegava aquele óleo de azeite ali e vinha na minha frente com o óleo e virava. Na hora que ele virava, caia uma gota, e eu tentava pôr a língua para fora para a gota cair na minha boca, só que eu não consegui abrir a boca. Aí, no natural, eu tentava abrir a boca, só que meus dentes não abriam, eu tentava pôr a língua para fora, mas não saía. Só que a gota não caía no chão, a gota saía e ficava parada no ar, na minha frente, esperando eu pôr a língua para fora.

 Quem que resistiu? Ele. Bastava ele por a língua para fora. Então é uma resistência dele. O quê que ele vai fazer? Orar e pedir: “Senhor, me perdoa, Senhor, por que que eu não abri a boca? Faz mais uma vez, eu vou abrir. Repete, Senhor”. “Humilhai debaixo da poderosa mão de Deus” (I Pedro 5:6).

 E esse azeite é o Espírito. Então, vocês observam que desde o começo, a vontade de Deus está relacionada com?

Igreja: O Espírito Santo.

O Espírito Santo. A igreja está vendo, Deus está vendo que a igreja está carente do Espírito Santo. Mas é como eu falei, não é desesperar, tem que insistir, tem que ter humildade, e reconhecer a ‘coisa’, e pronto. Não sei como… Um foi uma gota, o outro chamou para dançar, o outro foi chorar. Então, não é um jeito só. Amém!?

Vamos orar e depois nós temos amanhã, depois etc. O mundo, por enquanto, eu acho que não vai acabar. Você vai para casa. Guarda no seu coração.

 O Espírito Santo que veio sobre Maria… Maria guardou no coração quando o Anjo falou para ela… Como vai ser, eu não tive relação com homem nenhum, eu não tive contato com homem nenhum, como é que eu vou ficar grávida? O quê que o Anjo falou para ela? “Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do altíssimo te envolverá” (Lucas 1:35). O Anjo falou para ela e ela acreditou. E ela foi lá na casa de Isabel e quando ela encontrou com Isabel, que estava grávida de 3 meses, o que foi que aconteceu? O filho de Isabel, com 3 meses, se manifestou dentro de Isabel, e Maria, naquele momento, ficou grávida.

“Descerá Sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá” (Lucas 1:35). Não teve nada de diferente. Qual a diferença que teve, qual ‘negócio’ estranho que aconteceu? Isabel, sentindo o menino balançar dentro dela, falou… (Nossa, menino com 3 meses). E Maria? Do jeito que o Anjo falou, aconteceu. Isabel falou: “A quem devo a honra de receber a mãe do meu Senhor?” (Lucas 1:43)

 Maria pensou, não precisa falar mais nada, eu estou grávida, e saiu dali e foi para a casa dela, e já foi arrumar os panos, já foi ajeitar os cueiros, naquele tempo não tinha fralda. Ela já foi arrumar as coisas. Ela sabia que ela estava grávida, ali, naquela hora.

O poder do altíssimo… Não aconteceu nada, não pegou fogo, não teve nada de diferente. O menino no ventre da outra deu notícia que a coisa estava acontecendo do jeito que Deus falou.

Então, gente, muita coisa pode acontecer. Andar pela fé. A coisa era muito diferente. E aí, a gente vai acostumando-se com a religião, em cantar, escutar, e a presença de Deus já sumiu, o Espírito Santo já foi eliminado.

 Vamos buscar de volta, vamos trazer de volta, vamos ser uma igreja, mas vamos sentir a presença de Deus. Amém! A gente não para de falar e a igreja gosta mesmo é de escutar. Mas é mesmo, se não tivesse nem essa palavra, aí que nós estávamos perdidos, concordam? Vamos ajudar os meninos do louvor, a igreja toda, ela é responsável.

Vamos ficar de pé.

Oração: Amém, Jesus, Pai nosso que estás no céu, meu Deus…

Amanhã nós vamos terminar o encontro na parte da manhã, mas, com certeza nós vamos embora daqui com uma vontade de que o Espírito de Deus encontre lugar em nós. Que ele, realmente, a hora que tiver que abrir a boca para receber o azeite, eu esteja em condições. Que a hora que ele quiser dançar, eu esteja ali pronto para poder dançar; a hora que ele quiser um abraço, a hora que ele quiser que eu chore, que eu clame.

Senhor, perdoa-nos. Perdoa, Senhor Deus, se nós fomos insuficientes. Perdoa, Senhor Deus, se nós esquecemos da importância de ter o Espírito de Deus, que sem o Senhor nós não podemos fazer nada. Sem o Espírito Santo nós não somos o povo de Deus.

Ajuda-nos, Pai, a desejar, acreditar na importância do Espírito de Deus sobre nós. Que a vontade do Senhor seja feita, Jesus, que a vontade do Senhor seja feita. E ao impormos as nossas mãos, que os enfermos sejam curados, Senhor. Que os inimigos saiam do seu meio. Aleluia! Espírito Santo, ao colocarmos, Senhor Deus, nossos pés, fique marcado a unção, fique ali sobre o lugar, a tua presença. Aleluia, Jesus! Aleluia, Senhor Deus! Glória a Deus! Obrigado, Senhor! Aleluia! Amém, Jesus, aleluia! Amém!

Louva a Deus, glorifica, dá graças a Deus, exalta o Senhor teu Deus. Meu pai, eu te amo. Meu pai, eu te quero. Aleluia! Aleluia! Amém!

 Senhor, amém, Jesus. Aleluia! Se você quer, receba o Espírito Santo, abre bem o seu coração e receba o Espírito Santo, em nome de Jesus, receba o Espírito Santo. Abre bem o teu coração. Aleluia!

Venha sobre nós ó Pai, enche-nos, ó Senhor Deus, do teu Espírito, batiza-nos com o Espírito Santo, meu Pai. Nós Desejamos a tua presença, em nome de Jesus, amém!

Louvor

Amém! Então eu creio que é uma mostra do nosso encerramento amanhã. Amém!

Pode acontecer à noite, o anjo do Senhor visitar você. Eu tenho certeza, se nós fôssemos pegar testemunho, teríamos muitos de que realmente Deus nos visitou. Amém, Aleluia! Abrace seu irmão. Estamos encerrando em nome de Jesus.

Link da página de áudio https://www.povodedeus.org/v5/?p=6886

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

PovodeDeus.org
Enviar via WhatsApp