Free songs

Encontro 2020 – 3ª Reunião – “Sem Mim nada podereis fazer.”

3ª Reunião – Encontro 2020

3ª Reunião – Encontro 2020

“Sem Mim nada podereis fazer.”

Deus os abençoe e que a paz do Senhor seja com todos. Amém!

Nós sabemos que por um homem, através de Eva, ou seja, por uma pessoa, entrou o pecado no mundo.

Gênesis capítulo 6, versículos 1-3:

1) E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas; 2) Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. 3) Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.

            O pecado entrou por uma pessoa e na medida que foram multiplicando as pessoas, crescendo o número de pessoas… É mais ou menos o que está acontecendo na China. O vírus entrou primeiro em uma pessoa; começou, através, de uma pessoa e depois foi passando para os demais. E a luta está sendo no sentido de conter o avanço do vírus. Da mesma forma, o pecado entrou em um homem e foi passando. Chegou a um ponto em que Deus falou: “Não tem mais jeito!” Agora, ou você elimina a humanidade, ou você vai conviver com a humanidade pecadora. Por um homem entrou o pecado no mundo e, logo depois, “todos pecaram e destituídos foram do Espírito de Deus.” (Gn 6:11-12). Porque Deus soprava e todo espírito vem de Deus. Ele é o criador.

            Quando a pessoa nascia, ela recebia… Primeiro, Deus fez o homem, o barro, e depois colocou no barro o espírito, ficou: corpo e alma. Quando entrou o pecado ficou: corpo, alma e espírito. A alma também é um espírito.

            Sendo assim, o homem é constituído de corpo, no lugar da alma você chama espírito, que é o nosso espírito, e tem um outro que é o valente. Está escrito, “Depois entra um mais valente e põe o valente para fora.” (Lc 11:20). Mas sempre tem um no governo, sempre tem um espírito no governo. O corpo, o espírito do homem e o terceiro que é o valente.

            Quando Jesus veio, o mais valente tirou e colocou para fora aquele valente e assume o lugar dele que é o reino, o governo de Deus. O reino de Deus… O que é buscar o reino de Deus? É procurar de alguma forma, ser reinado, dirigido, governado por Deus.

            Nesse caso, aconteceu que Deus perdeu o governo sobre o homem e, então, Ele falou que não ia mais contender, disputar com o homem. O homem escolheu ficar com o pecado, então ficou e todos pecaram.

Gênesis capítulo 6, versículos 11-12:

11) A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. 12) E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

            Interessante, Deus fala que toda carne havia corrompido, inclusive Noé. Só que Noé buscava a Deus, se esforçava e resistia aquela situação. “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.” (Gn 6:8). É bom você ler direito para entender, “Noé, porém, achou graça aos olhos de Deus.” Certamente, Deus olhou e falou: “Coitado de Noé, se esforçou, e não é justo que eu o elimine. Eu vou dar uma oportunidade para Noé.” Deus, então, mandou que Noé construísse a arca. Deus, também, não poderia eliminar a razão da vida do homem na terra, que eram os animais, as coisas. A terra, as árvores reproduziam, mas os animais não poderiam ser eliminados, porque nós iríamos precisar.

            Noé entrou na arca com os animais. Mas o vírus foi eliminado dali? Onde é que estava o vírus? Na arca! Noé achou graça…, mas se Noé fosse sozinho. Porém, ele teve que levar a família. Se Jesus tivesse casado, se tivesse filhos naturais, Ele não teria conseguido eliminar o vírus do homem, porque quando você casa você é um com a mulher. Você tem filho, mas Jesus teve que deixar tudo, sozinho, para quê? Para eliminar… Jesus eliminou o vírus ou não? Ele não levou ninguém com Ele, foi sozinho. Dá para entender? Ele morreu e ressuscitou. O único que não tem nenhuma contaminação, chama-se?

[Igreja] Jesus Cristo.

            Isso é bom para você entender e ver a questão do engano. Maria, mulher tremenda, e o vírus? Santo Antônio, São Francisco, Paulo, Pedro, etc., e assim sucessivamente. Quem que não tem o vírus? Onde foi que o pecado não entrou?

            A salvação da humanidade está em Cristo, porque Ele ressuscitou e está vivo. O mundo vindouro, a nova terra, o novo homem serão constituídos pelos filhos de Deus, pelos cristãos, por aqueles que não tem perigo de contaminar, aqueles que Deus, realmente, regenerou, tirou o pecado do mundo, tirou o pecado da pessoa. Ele lavou e regenerou. O mundo vindouro será constituído por essas pessoas. Eu espero que nós estejamos entre elas, porque essas pessoas terão vida eterna. Amém! Por quê? Porque o que causa a morte é o pecado, nós não vamos ter pecado. Pelo menos é isso que está escrito.

            Vamos estudar a nossa situação. Vocês concordam que o pecado entrou no mundo e estragou todo mundo? E agora como que faz para voltar? Só tem uma pessoa que pode tirar o pecado do homem. “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” (Jo 1:29), que é Jesus Cristo. Amém!

            Jesus disse o seguinte: “Quem crê em mim eu darei…” Tem versículo que diz assim: “Aquele que crê… o Espírito Santo é dado ao que crer”. O Espírito Santo é o Espírito dEle, Jesus Cristo. “O Cordeiro, Cristo, que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29), então, Deus tem que tirar o pecado de mim e de você. Como Ele vai fazer para tirar o pecado de você? Mudando dentro de você.

            Nós temos o vaso de barro, frágil, o homem. O espírito que está dentro do homem; o espírito que está dentro do mundo, o espírito do homem. Como eu falei: dentro do seu corpo tem a sua alma que é o seu espírito, e ele está contaminado pelo pecado, pelo vírus. Amém!

            Esse vaso aqui, ele contém água, para nós entendermos, a água seria o espírito. O vaso está cheio d’água, isso aqui está mostrando que está cheio d’água. Só que a água quando estava limpa, ela não tinha esse vírus, ela estava limpa e sem pecado. Aqui está cheio d’água, a água está limpa. Deus criou o homem sem pecado. Agora vamos colocar a água suja e água do vaso sujou. Amém!

            Sendo assim, ficou corpo, água limpa e a sujeira que entrou, porque se a sujeira não tivesse entrado a água estaria limpa. Vamos explicar para chegar no Espírito Santo. Agora Como que Deus poderia fazer? Separou Noé e conseguiu tirar; limpar? Não! Escolheu Abraão e disse: “Abraão sai do meio da tua parentela” (Gn 12:01), e conseguiu eliminar o pecado? Se Abraão tivesse obedecido a Deus 100%, mas Abraão tinha um problema grande, qual era? A mulher, Sara, que não o deixou sarar totalmente.

            Qual é o problema do homem até hoje? A Mulher! Não foi possível, porque ele saiu e levou com ele a mulher. “Abraão sai do meio da tua parentela”, ele saiu com a mulher e constituiu família, o povo. Aquele povo por mais que Deus vigiasse e protegesse, tirou o pecado? Aquele era para ser o povo de Deus, ali era para eliminar o pecado. Deus isolou aquele povo dos outros povos. Naquele povo, o homem não podia se casar com outra mulher que não fosse daquele povo. Amém! O costume daquele povo era separado. O jeito de se viver e de se vestir era diferente. Qual era a finalidade? Por que Deus estava fazendo aquilo? Não era para eliminar o pecado?

            Então, Deus vem ao longo do tempo tentando de alguma forma fazer algo, o quê? Tirar o pecado. Chegou, então, em Jesus Cristo. Deus falou: “O único jeito que tem sou Eu! O homem não tem condição, ele não consegue.” Por quê? “Eu o ponho lá e logo vai querer se casar e constituir família. Ele não vai eliminar o pecado. O pecado vai iludi-lo, enganá-lo e vai fazer a cabeça dele.”

Jesus Cristo, Deus, “O verbo se fez carne” (Jo 1:14). O que era ali? Um homem, passivo de pecar? Sim!

            Nascido de mulher. O que nasce de mulher? O que nasce de mulher é o homem. Jesus Cristo, nascido de mulher, para deixar bem claro que ali era um homem, mas o Espírito que aquele homem tinha era… “O verbo se fez carne”. Deus se fez homem e habitou entre nós. Ele correu um risco enorme, porque se Ele tivesse sido contaminado, a humanidade estaria perdida.

            Então, ali Ele não pecou, foi tentado de todas as maneiras. O inimigo tentou entrar de todas as formas, mas não achou nEle uma brecha, uma porta aberta, uma janela aberta, não achou nada que ele pudesse entrar. Vocês concordam que o nosso caso é triste? Vocês observam e concordam que a nossa situação é muito terrível? Brechas existem na nossa vida? Vocês concordam que é muito difícil resistir, fechar tudo? Ele foi levado a uma situação, onde foi mostrado para Ele: reino, glória, poder. Mas Ele não aceitou.

            Quando Ele fala “minha mãe e meus irmãos…” (Mt 12:49) “A sua família está ali fora!” (Mt 12:47). Nós, se alguém falar que o seu filho está ali fora, você corre para lá. É um sofrimento quem tem filho. Amém! A sua mulher, às vezes, você fala: “Deixa fica para lá.” O seu marido, às vezes, você fala: “Deixa para lá”. Mas quando é o filho, nós estamos apegados. Jesus conseguiu, a família estava ali procurando por Ele, mas Ele não se deixou levar por isso.

            É muito difícil! Imagina, realmente, a dificuldade que Ele teve. Poder na mão, autoridade que Ele tinha, poderia muito bem ser um alto empresário, poderia muito bem reinar. O diabo até que ofereceu para Ele. “Foi-me dado, isso é meu, eu que tomo conta”. (Lc 4:6). Ele não pecou. Amém! Ele leu e viu que estava escrito nos Salmos, em outros lugares também: “A minha alma não ficará na mansão dos mortos, e o meu corpo não verá a corrupção.” (Sl 16:10). Então, a morte não pôde conter Jesus. Ele morreu e ressuscitou. Amém!

            Depois da Ressurreição, ainda ficou 40 dias na terra. E Ele está vivo hoje? Em algum lugar Ele está vivo. Ele não poderia ficar visto, mas deixou claro que Ele está vivo! Muitas vezes, as pessoas falam: “Isso está escrito, mas quem que escreveu?” E etc.

            Hoje nós estamos em 2020, sabe por quê? Vamos falando que você vai liberando o espírito, liberando a água suja para entrar água limpa. Sabia que a água sai é pela boca e ela entra… “Do seu interior fluirão rios de água viva.” (Jo 7:38). A água sai pela boca, a boca fala o que o coração está cheio. Amém! Você pode falar. Vai sujar as costas do seu companheiro, mas logo ele limpa. A boca fala o que está cheio o coração. O espírito sai da nossa boca. Que as palavras da minha boca, o meditar do meu coração produza a palavra. Amém! Está conseguindo entender aonde Deus quer chegar?

            Jesus Cristo Ressuscitou. Está lá o indez, o novo homem, o Adão da nova geração, Cristo. Amém! Então, o espírito que Deus tentou através de Abraão, Noé, etc., não foi possível. Ficou provado que a lei era perfeita, mas o problema estava no homem, na carne. Tinha que vir uma pessoa que fosse maior, tinha um valente aqui dentro, foi o valente que sujou isso aqui, a água do vaso, quem é o valente? Através de um homem, entrou o pecado no homem, o pecado entrou aqui, no homem, e depois que entrou disse: Pronto! Agora tira? O que a polícia, às vezes, tenta fazer para corrigir os ladrões?

[Igreja] Mata.

Como que eles estão fazendo para corrigir os criminosos? Deus não poderia fazer desse jeito. Então tinha que ser um mais valente, ou seja, um maior. O pecado entrou, depois entrou um mais valente. Pronto! O maior venceu o menor; tinha um valente entrou um mais valente. O novo homem entrou, o maior. Por que Ele entrou? Para Ele está aí. Derramou o seu espírito sobre toda a carne. Ele está aí, se você crer, se você acreditar, você começa a usar. Você crer e começa a usar. De onde vem a força, a fé e a sabedoria? DEle! Ele vai te dar sabedoria, força, para quê? Para eliminar o pecado que está em você. Amém!

Eu não estou sujo e contaminado? Nós estamos assim. Ele constitui apóstolos, profetas, mestres, etc. Tendo em vista, o aperfeiçoamento, a santificação, sem os quais, ninguém verá a Deus. Quem vai fazer a santificação e esse aperfeiçoamento em você? Você é capaz? “Sem mim… Você precisa de mim.” (Jo 15:5).

            Invoca-o: “Senhor, ensina-me, ajuda-me”. Ele vai ser o seu ajudador. Ele vai ser o seu Senhor. Amém! Ele vai ser a sua salvação. Ele é a nossa salvação. Ai de nós, se não fosse Ele! Ele quem? O Espírito Santo, que é dEle. O Espírito Santo é o mais valente que entrando… Abre a porta do teu coração. “Eis que estou a porta e bato.” (Ap 3:20). “Abre, então, a porta do seu coração e deixa Eu entrar.” Quem vai deixar entrar? Sou eu! Abre! Ele não vai invadir a minha casa, passar pelo muro. Ele não entra como o diabo entrou: enganando e iludindo. Ele abre os nossos olhos. Ele quer que você mesmo decida e faça a opção: “Eu quero, a vida que o Senhor ensina. Eu quero viver a vida que o Senhor vive. Faz de mim um filho teu e ensina-me o caminho que eu devo andar,” (Sl 86:11) isso que estou falando são versículos. “Senhor, apaga as minhas transgressões (Sl 51:1). Dirige, não seja o que eu quero, mas o que tu queres.” (Mt 26:39). São as orações de quem quer Deus, são as orações de quem faz a opção por Deus. Amém!

            “Ajuda-me, Senhor, eu não tenho outro Deus, eu não tenho outra pessoa em quem possa confiar. O Senhor é o meu Deus!” Agora se você não tem definição, se você não sabe quem é o seu Senhor, se você ainda não entendeu, você concorda que você vai ficar batendo cabeça? Você concorda que você não vai conseguir por sua própria força? Não tem como, o outro é muito mais valente, é muito maior. Você tenta de uma forma, tenta de outra e não consegue. Amém!

            Só Ele! Sem Ele não tem como. “Sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15:55). Então, Ele vem e começa a aperfeiçoar e santificar. Que dia que começa isso, Toninho? O dia que você creu, pegou a cruz, sem a qual você não anda, e entrou no caminho. “Vem pega sua cruz e siga-me.” (Lc 9:23) Sem a cruz não anda. Amém! Porque vai doer. A cruz simboliza dor, sacrifício, sofrimento e as provações. Nós vamos ter que fazer a opção: “Vai estar diante de você o bem e o mal, a bênção e a maldição, a vida e a morte, o céu e o inferno.” (Dt 11:26). Vai doer.

            Você creu? Pegou a cruz e seguiu? Anda nas pegadas, nas pisadas de Jesus e imita-o. Siga os seus passos. Você acha que levantou a mão e está resolvido? Não está! Quando você levanta a mão, você está dizendo: “Eu vou te seguir. Eu vou caminhar após o Senhor. Eu vou entregar os meus caminhos ao Senhor. Eu vou confiar no Senhor.” É muito difícil e muito doloroso. “Eu vou entregar os meus caminhos ao Senhor. Vou confiar nEle. Ele é poderoso para me salvar.”

            Na hora que você entrou no caminho, Ele já te considera santo, justo e filho de Deus. É como se você tivesse adotando uma pessoa, e ela não tem a sua natureza, pois você adotou um estranho. Nós somos assim para Deus, pelo fato de, não termos a natureza divina. Nós temos a natureza maligna. Imagina, você adota uma pessoa que não tem a sua natureza, que é filho de… Aí você adota. Tem filho de adoção que dá muito trabalho, por quê? Porque ele vem lá da natureza dos seus pais.

            Não adianta eu querer dizer para Deus que a minha natureza é boa, pois, Ele sabe que a minha natureza é má. Eu não nasci filho de Deus; eu me tornei filho de Deus e vou continuar sendo filho de Deus enquanto eu estiver… Por isso, eu não posso sair nem para direita nem para esquerda; eu não posso desviar do caminho; eu não posso recuar, por quê? Porque eu tenho que dar continuidade, eu tenho que permanecer. “Permaneça em mim e eu permanecerei em vós.” (Jo 15:4) O Espírito de Deus, então, está onde? “Permaneça em mim…” Que hora que eu recebi? Na hora que eu entrei no caminho.

            Por favor, não vamos fazer mais confusão. “Permaneça em mim e Eu permanecerei em vós”. Que hora que Ele entrou? Quando você entrou no caminho; quando você creu. E é Ele que vai tirar o seu pecado; é Ele que vai estar com você no caminho. “Não te deixarei só!” (Hb 13:5). É bom nós cantarmos, “nunca te deixarei sozinho”, ou você pensa que vai fazer tudo sozinho para depois chegar lá na frente e falar: “Senhor, está aqui fiz tudo! Fiz tudo certinho”. Na verdade, não é assim. Não sou eu, é Cristo. É Ele que tira o pecado; que apaga; que vai apagando. Amém!

            Tem coisas que não vai apagando fácil. Tem coisa que é fácil; mas tem coisa que é igual a um odor desagradável. Lava, lava, lava, limpa, limpa, limpa e está lá aquele mal cheiro.

Vou cantar igual ao Wender: “♫ Não te deixarei sozinho♫”. Então, quando você estiver cantando e louvando lembra do Senhor. Lembra onde Ele está. Não entristeça o Espírito de Deus. Amém! Na hora que você for para tomar uma decisão, para fazer alguma coisa errada, não entristeça… Pensa, às vezes, é preferível que nós venhamos a perder, a chorar e a renunciar. De vez em quando, o Wender canta isso: Renunciar. Canta para nós, Wender:

[Wender] ♫Renunciar meus próprios planos preferi te ouvir

Para que a tua luz brilhe em meu viver

[…]

E quando o Senhor vier

Os frutos que Ele espera estarão aqui♫

[Igreja]  ♫ Como prova de um amor fiel a ti

E da palavra que ficou guardado em mim ♫

Minhas palavras são Espírito e são vida. Entrou a palavra de Deus e tirou a palavra suja que estava lá dentro. O pecado é a palavra suja que entrou na sua vida. Você creu, acreditou e ela entrou. Amém!

[Wender] ♫E ao me corrigir, não quero eu fazer assim como Caim

Mesmo que o meu semblante venha cair

A tua força me fará prosseguir. ♫

“A tua força me fará prosseguir. E quando o Senhor me corrigir, não quero ser assim como Caim. Mesmo que o meu semblante venha cair, a tua força, Senhor, me fará prosseguir.” Amém!

            Você vai pensando, entendendo como é que Deus está fazendo a obra dEle. Essa é a obra de Deus. É Ele que nos corrige e nos ensina. Todas, às vezes, que Deus nos corrige, realmente, a princípio parece doloroso e difícil a correção. Mas, se Deus não fizer isso, se Deus não nos corrigir, se Ele não tirar nosso pecado, nós não vamos chegar lá limpos. Nós não podemos contaminar o que já está lá. Tem um Caminho Santo. Nós estamos caminhando para lá e nós não podemos contaminar o que já está lá. Amém!

Vamos curvar nossas cabeças. Amém!

Obrigado, Deus, pela tua palavra, pelo teu Espírito Santo. Obrigado, Senhor, porque esse é o grande amor, é a grande misericórdia de Deus. É o jeito que o Senhor encontrou para nos salvar, foi se humilhando e habitando em nós, foi se humilhando e entrando na nossa casa. Onde o Senhor limpa, varre e, que muitas vezes, o inimigo achando limpa quer voltar. Encontrando-a limpa, ainda assim, insiste em nos enganar e iludir. Que nós, Senhor, não esqueçamos, jamais, que o que existe de bom em nós é o Senhor quem nos dá, que nos limpa e purifica. Tenha liberdade de realizar, Senhor Deus, em nossas vidas a obra que o Senhor um dia começou.

            Santifica a sua casa, o seu povo e apaga, Senhor Deus, as nossas transgressões. Reina sobre nós, assenta-se, Senhor Deus, no lugar que é teu em nossa vida. Assenta-se e não retire de nós o teu Espírito Santo. Nós te pedimos em nome de Jesus. Amém!

Louvor

Que luz há em ti

(O que vimos e ouvimos III)

Que luz há em ti? Que não consegues perdoar e o inimigo amar

Que luz há em ti?  Que te faz medir assim

De tal forma que nem cabes a ti

Que luz há em ti? Que te faz só chorar por ti

E ao teu irmão nem consegues estender a mão

Eu aceito ser o teu servo e fazer o que te agrada

Renunciar meus próprios planos, preferir te ouvir

Para que a tua luz brilhe em meu viver

E ao me corrigir, não quero eu fazer assim como Caim

Mesmo que o meu semblante venha cair

A tua força me fará prosseguir

E quando o Senhor vier

Os frutos que Ele espera estarão aqui

Como prova de um amor fiel a ti

E da palavra que ficou guardada em mim

O que importa é que o Senhor cresça em mim

Brilhe em mim

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

PovodeDeus.org
Enviar via WhatsApp