5ª Reunião – Encontro 2020
[Ter o Espírito Santo]
Amém! Deus os abençoe! Que a paz do Espírito Santo abençoe a todos.
Gostaria muito que vocês acompanhassem o raciocínio e entendimento que Deus, com certeza, está nos dando para que nós saíamos daqui convencidos e com alguma coisa certa.
O apóstolo Paulo disse que “nós não deveríamos viver como quem lutasse dando soco no ar” (1Co 9:26). Temos que identificar o inimigo e saber realmente qual a nossa luta, pois ela não é contra carne e nem contra o sangue. Precisamos saber com quem nós estamos lutando. Então, eu gostaria que vocês acompanhassem o raciocínio que vem sendo feito desde o começo da primeira reunião, pois eu acredito que Deus é que nos dá direção.
De maneira que, isso aqui não é fruto de um estudo e nem de uma regra que eu tenho criado para o encontro. Pensando assim: “No encontro nós vamos fazer isso!” Não é assim! Existe uma preocupação e nós ficamos naquela expectativa de que Deus vá falar com a igreja durante o encontro. Por mais que nós queiramos delinear um assunto, não é assim, pois o assunto é algo que vem na hora, portanto, não é fruto de um estudo. Pode ter certeza que não. Visto que, é uma palavra viva, que vem na hora, no dia, no momento. Passo a passo.
Retomando o assunto, qual tem sido, então, a nossa preocupação desde o começo? Desde as primeiras reuniões, qual tem sido a preocupação da igreja?
[Ademar] Eu acredito que como o senhor falou que a igreja até aqui chegou com muita dificuldade, mas chegou. Porém, eu acredito que ela precisa de algo a mais para continuar, e esse algo a mais eu acredito que é o poder de Deus, é o batismo com Espírito Santo.
Depois nós vamos chegar lá, com a conclusão do batismo com Espírito Santo. Mas, por enquanto, surgiu àquela dúvida, se tem ou não tem o Espírito Santo. Um falou uma coisa, o outro falou outra coisa. E aí? Você tem ou não tem o Espírito Santo?
[Warley] Eu acredito que eu tenho o Espírito Santo, porque, ontem, o senhor falou que ninguém fala que Jesus Cristo é Deus se não tiver o Espírito de Deus. Então, da mesma forma que Jesus tinha o Espírito, e depois aconteceu o batismo, eu acredito que isso também vai acontecer comigo e eu vou buscar isso. Amém!
Eu acho que é isso aí. A direção é essa.
[Toninho] Eu concordo com o Ademar e com o Warley, pois, realmente, até onde nós chegamos aqui deu para ir. Mas agora tem que buscar o batismo, o poder para fazer as coisas. Aquele povo na igreja de atos, como foi lido, eles foram aquilo tudo por causa do Espírito que foi derramado sobre eles. Acho que a tônica do encontro, para mim é o batismo com o Espírito Santo.
Amém! Mas como o Warley falou aqui e que no começo do encontro surgiu a seguinte dúvida: Nós temos ou não temos?
[Toninho] Esse detalhe, realmente, é muito interessante, visto que, Jesus já tinha o Espírito Santo, e depois Ele foi batizado com o Espírito Santo. Se Ele é o caminho, então o mesmo acontecerá conosco. Se Ele foi batizado, nós também precisamos ser. Esse detalhe achei fundamental, pois, nós recebemos o Espírito Santo quando cremos, porém, o batismo com Espírito Santo, que é o poder, já é outra coisa.
Exatamente, essa é a direção. Porque até mesmo os pregadores, Léo, Humberto, pastor Walfredo, Wilmar, etc., nós não podemos deixar dúvidas, precisamos eliminar o máximo de dúvidas e ter certeza do que nós queremos, então, nós não podemos ficar dando soco no ar, pois precisamos acertar o alvo.
“Eu sei em quem eu tenho crido” (2Tm 1:12), o apóstolo Paulo deixou bem claro isso. Eu preciso saber o que eu quero, o que eu creio e o que eu vou fazer. Saber qual é a minha luta, o meu inimigo e o meu Senhor. Saber para onde eu vou e de onde eu venho. Então, percebemos que estava surgindo aqui, no começo do encontro, uma certa preocupação em relação ao Espírito Santo.
Jeremias por exemplo: “Veio a mim a palavra do Senhor.” (Jr 1:4), e Deus disse para Jeremias: “Antes que você nascesse eu já te conhecia, eu te chamei e já te constitui profeta” (Jr 1:5). “Antes de você nascer […]”, Deus já sabia como seria com Jeremias, pois Deus sabe o antes e o depois, Ele conhece, Ele sabe se você vai ou não vai, se crê ou se não crê. Mas Ele deu ao homem a liberdade de lutar, de escolher, de buscar, para que ninguém alegue, depois, injustiça da parte de Deus.
Jeremias falou: “Ah! Mas eu sou uma criança e tenho medo. Eu não vou fazer, eu não sou capaz.” (Jr 1:6). Então Deus lhe disse: “Vai! Você vai sim! Onde eu te mandar você vai! O que eu falar você vai falar! Não tema! Não tenha medo!” (Jr 1:7-8).
Mas ele fez aquilo pela força e pela carne? Não! Ele fez pela fé. E aquele que tem fé e crê, Deus dá o Espírito. Apesar, do profeta falar pela sua boca, ele fala a palavra de Deus. “Vai, porque eu vou ser com a tua boca”. Mas quem faz isso se não for pela fé? Se eu ficar procurando Deus, eu não vou falar. “Vai e eu vou ser com a tua boca”, e “se alguém te resistir não resistirá a você, estará resistindo a mim. Se alguém te receber não estará te recebendo, estará recebendo a mim.” (Jo 13:20). Amém!
“Aquele que recebe quem eu enviar recebe a mim” (João 13:20). Então é pela fé, meus irmãos, tudo acontece assim. É impossível sem fé. As coisas de Deus são pela fé, porque nós não vemos. Quando você vê já não é mais fé. Tem uma hora que o Espírito entra em você, tem uma hora que você recebe o Espírito Santo. E esse Espírito ou vai ser extinto se você não se importar, ou esse Espírito vai crescer e se tornar grande. Não vou dizer evoluir, porque fica parecendo uma coisa espírita. Mas, seria evoluir mesmo. Ele vai evoluindo e crescendo dentro de nós.
Ele vai encontrando lugar dentro de nós. “[…] Que casa me edificarei vós? […]” (Is 66:1). Deus queria um lugar, e onde Ele achou esse lugar? Em Jesus Cristo. Deus queria um lugar para ficar e morar. Às vezes, Ele ia na casa de alguém, mas ninguém se importava com Ele e, portanto, tinha que sair. Ele ia na casa de outro, ficava um tempo, e não tinha mais…
Abraão, Isaque, Jacó, Davi, Salomão, quiseram construir para Ele uma casa, um templo, porém, não era esse lugar que Ele queria ficar, pois a casa de Deus… O Espírito de Deus habita em nós.
Tem uma música que fala que “♫ a Andorinha achou ninho, o pardal achou lugar para ficar […]♫”. Onde Deus encontrou esse lugar? Em Jesus Cristo. Por quê? Porque Jesus creu, recebeu, amou, cuidou e falou: “Fica Senhor!”. Hoje de manhã o Esdras disse que quase cantamos “♫Fica Senhor […].♫” Amém!
Então, é uma pombinha sensível. Vocês lembram daquele livro com a capa da gaiola (O que vimos e ouvimos IV)? Dá Liberdade ao Espírito e tira-o da prisão. “Senhor, a partir de agora eu quero crer que tudo que eu fizer, como, as palavras da minha boca, o meditar do meu coração, os meus pensamentos, o meu trabalho e as minhas coisas sejam feitos pelo Senhor Deus.”. É isso! Ou, então, ora você usa a Deus, ora não? Se você vai tomar banho, vai sem Deus, porque vai ficar nu lá dentro. Se você vai fazer um negócio, vai sem Deus, porque você vai discutir sobre o negócio lá, etc. Então, vamos tirar Deus disso? Os irmãos casam aqui querem Deus e sai para lua de mel sem Deus, porque Deus não tem lugar na lua de mel? Vai para lua de mel sem Deus?
Uma vez falamos algo aqui que chegou a causar um pouco de estranheza, que se você quer roubar um banco, fazer um assalto, aí você vai sem Deus? Não! Você tem que ir com Deus. Pois, se no caminho Deus falar para você: “Não quer mudar de ideia? Já pensou o que você vai fazer? Você não acha que isso vai te prejudicar?” O Espírito Santo é que faz você lembrar, que vai dizer para você: “Não faça sociedade, não mexe com isso.”. Portanto, é o Espírito Santo que vai nos guiar, dirigir, livrar de certas coisas e nos encaminhar para outras. Agora, o problema está sendo em que hora Ele entra na sua vida.
Eu creio que, posteriormente, vamos falar sobre o batismo com o Espírito Santo. Eu acredito e entendo que é outra coisa. Jesus reuniu e pregou para os discípulos e conversando com Pedro, Ele dizia: “Pedro, isso aí é carne e isso aqui foi Deus. Isso aí é coisa sua e isso aqui é coisa de Deus.”.
Jesus pregou e falou que eles estavam limpos, e mais adiantes, é que veio o batismo com Espírito Santo. Durante o tempo que Jesus esteve com eles, Ele falava: “Isso é carne e isso é Deus”. Conosco também é assim, pois, às vezes, nós entristecemos o Espírito de Deus e fazemos a vontade da carne. Visto que, há a luta contra o pecado e temos que dar soco em nosso inimigo. Portanto, quanto mais eu eliminar a carne, mais do Espírito de Deus eu vou ter.
Que horas que o Espírito de Deus entra em nós?
[Alguém] Quando nós cremos.Que hora que você crê?
Uma coisa que não podemos ter é medo de falar. Acho que é um problema sério que nós temos, é o medo de falar. “Eu cri, por isso, eu falei” (2Co 4:13). Jeremias tinha medo de falar, no entanto, Deus falou para ele: “Não tenha medo, vai eu vou ser com a tua boca, fala, abre a boca.” (Jr 1:7). Quando Pedro falou errado, e ele levou uma bronca. Se o que você falou estava errado, vai e fala de novo, pois daqui a pouco você vai falar certo. É errando que você vai aprender, portanto, não tenha receio de falar. “Eu cri por isso eu falei.” Eu creio assim, eu falo assim. Se estiver errado, Deus vai me corrigir e me ensinar, por isso, eu preciso estar aberto para que Deus possa me ensinar. Amém!
Se ninguém fala, então, não vai aprender. A água vai sair limpa da primeira vez? Vai sair da nossa boca, do nosso interior fluindo como rios? Essa água vai sair limpa imediatamente? Não! A água vai sair suja, até que, em uma hora ela vai limpando, limpando… Até ela sair da fonte. Até ela sair, realmente, limpa, e que as palavras sejam puras na nossa boca, que elas sejam provadas, purificadas, limpas, mas isso é com o tempo. Por isso, que existe um caminho a andar e uma carreira a correr.
Efésios capítulo 1, versículo 9:
9) Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo.
Deus está mostrando e nos fazendo entender qual é a sua vontade: “Descobrindo-nos o mistério da sua vontade”. Ele está querendo fazer com que nós entendamos qual é a sua vontade e que vai ser realizada. Eu sei qual é, mas não sei se vocês sabem.
Atualmente, as coisas na terra ainda não estão como Deus quer, mas estarão, pois ficará tudo no corpo de Cristo que é o povo de Deus.
Efésios capítulo 1, versículo 9:
9) Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, 10) De tornar a congregar em Cristo todas as coisas.
O pecado quando entrou no mundo, o homem passou a andar em seus próprios caminhos, fazendo a vontade da carne e do pensamento. Consequentemente, ficou todo mundo sem Deus, sem governo, pois, cada um foi fazendo a sua própria vontade, e isso foi muito prejudicial para nossa vida e para nossa saúde.
O homem a cada dia está mais individual e egoísta. Cada um fazendo a sua vontade, a vontade da carne e do pensamento. Uns contra os outros, uns tomando dos outros e isso não agrada a Deus. O que Deus quer? Que nós venhamos a amar, a servir e a colaborar uns com os outros. O que é meu também é seu, e o que é seu é meu, menos as dívidas, pois, o boleto e essas coisas você arrumou, então é seu.
E é isso que Deus quer: que ninguém tenha só para si mesmo. O que eu quero para mim eu faço para o outro e o que o outro quer para ele, faz para mim. Que não haja entre nós inimizade, guerras e contendas. Aí você fala para mim: “Mas não é assim ainda com o povo.”. Mas é isso que Deus quer, é a minha fé, e eu vou pregar outra coisa? É assim que eu creio! Vou falar outra coisa? Não! Mesmo tendo todo mundo pensando ao contrário de Jesus Cristo, pois achavam que isso era impossível, foi o que Ele pregou, e essa é a nossa fé.
Então, a vontade de Deus é trazer de novo a unidade, porque um dia existiu a unidade da fé, todo mundo crer na mesma coisa. Uma só fé, um só povo, um só Deus, ou seja, a unidade da fé. Eu posso estar fora disso, mas Deus me quer aqui dentro e essa é a nossa fé, é isso que pregamos e ensinamos. Contudo, tendo muito amor e muita paciência para que todos possam ir alcançando aos poucos. Por isso, não é pela força e nem obrigando, mas com muito amor, porque foi assim que Jesus arrumou o caminho. O jeito que ele achou foi através da compreensão, da paciência e do amor.
Efésios capítulo 1, versículo 10:
10) De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
Essa é a vontade de Deus: “[…] tanto as que estão na terra como as que estão no céu”, vão ser uma só. Foi assim que Jesus creu. Nós não podemos pensar que estamos aqui na terra e vamos ficar toda vida aqui, trabalhando e que Deus vai nos ajudar a comprar isso, vender aquilo e ficar por aqui mesmo. Não é assim!
Deus está nos preparando para uma coisa muito maior. Deus está edificando a sua igreja. Aqui, “tendo o que comer e o que vestir, estejais contentes” (1 Tm 6:8); ter saúde e paz com todos, pois nada vai faltar. Nas escrituras diz: “O que muito colheu não teve demais, e o pouco não teve de menos.” (2Co 8:15).
Efésios capítulo 1, versículos 11-12:
11) Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; 12) Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;
“Nós os que primeiro esperamos em Cristo”, nós os que cremos e acreditamos em Cristo. E estamos aqui esperando qualquer hora a vinda dEle. Pois, para nós tudo será concretizado, será realizado na volta de Cristo. Às vezes, nós pensamos, mas se eu morrer antes? Não tem problema, pois os mortos, que estavam em Cristo, ressuscitarão. E quem estiver vivo será transformado, visto que é a nossa redenção, o fim de toda a luta e o fim de todo o trabalho. É assim que você crê? Como eu posso garantir que eu terei todas essas coisas?
Efésios capítulo 1, versículos 12-13:
12) Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; 13) Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
Você ouviu a palavra, a pregação do evangelho e creu, então, nessa hora, o que que caiu em você? O que entrou em você? No Candomblé, no espiritismo, a pessoa recebe um espírito, mas aí a pessoa tem que mudar de voz e acontecer um reboliço para mostrar que entrou o espírito, o qual vem de um jeito, depois de outro, para mostrar que está ali. O Espírito Santo quando entra não precisa disso. Pois, tudo que é proveniente de fé você não vê e não sente. É fé! Você creu? Você recebeu o Espírito. Da mesma maneira, se alguém chegar em você e falar uma coisa e você acreditar, pode ser uma coisa errada, naquele momento você recebe o espírito do erro, do engano e da mentira.
Por isso que, “Ouviu o evangelho, a palavra da vossa salvação, e tendo nEle crido, fostes selado com Espírito.” Ou seja, Deus está em você. Amém!
A pessoa me pergunta: “O que eu vou senti? Eu não sinto nada! Eu tinha que sentir pelo menos alguma coisa!”. Então, se você tiver que sentir alguma coisa não é mais pela fé. Às vezes, pode até acontecer, por exemplo, a primeira vez que você sentir aquela compulsão, arrependimento, dá aquela vontade de chorar, aí você chora e depois dorme aliviado. Aquele arrependimento e compulsão foram causados pela presença de Deus, pela presença do Espírito Santo. Mas, Ele pode entrar aqui e sair ali.
Por isso, que Deus fala assim: “O reino de Deus é semelhante àquela pessoa que achou a joia, a pedra no campo, achou o ouro na flor da terra e viu que era muito importante, por isso que ele quis comprar toda terra que estava em volta.” (Mt 13:44). Quem sentiu pela primeira vez, achou bom e foi aliviado, entendeu que aquilo é precioso, é uma riqueza e não deixa perder, então, procura guardar, pois, é a sua riqueza e seu tesouro. Por isso que eu falei que você pode ganhar aqui e perder ali. Portanto, todo o evangelho é muito bonito, e são parábolas, e todas mostram como é que você conserva Deus em sua vida. Amém!
“[…] tendo nele também crido, fostes selados […]”,crido em quem? Na palavra que você ouviu, por isso que tem que ter o pregador, o enviado de Deus. Pois, só o enviado de Deus fala a palavra de Deus. Espera e, se for o caso, peça que Deus envia a pessoa; Deus envia alguém para te falar. E de repente, você pode receber a visita de uma pessoa que você não imagina e ali estará o enviado. Abraão recebeu visita de anjos, que comeram com ele e etc. Para quem Abraão deu o dízimo? Vocês não sabem, pois vocês não leem e não busca a Deus. Você sabe que o dízimo é dado ao que está acima. Então, Abraão tinha chegado da guerra, de uma conquista e ele pegou o dízimo de tudo aquilo que ele tinha e deu. Mas aí você pensa: “Quem poderia ser acima de Abraão?” Deus veio receber o dízimo. Pois, “apareceu uma pessoa, um rei chamado Melquisedeque, e depois ninguém ficou sabendo de onde ele veio e nem para onde ele foi. Do jeito que ele apareceu, ele sumiu. Ele veio só para receber o dízimo de Abraão.” (Gn 13:20).
Portanto, cuidado! Pois você pode receber em sua casa a visita de um anjo. Visto que, não se sabe a fisionomia e o jeito que era esse Melquisedeque. Só sei que Abraão creu que Melquisedeque era maior do que ele e, sendo assim, Abraão deu-lhe o dízimo.
Muitas vezes Jesus entrava na casa das pessoas e não era recebido. Você imagina: “Marta e Maria com Jesus Cristo na casa delas. Marta foi arrumar a casa, as coisas e não deu atenção a Ele.” (Lc 10:40). Imagina receber a visita de Jesus e falarr para Ele: “Sente-se aí que eu vou lavar o banheiro, fazer isso…” Meu Deus, eu ia correr para o pé dEle e aproveitar todo o tempo dEle na minha casa. E depois eu ia dizer: “Fica, Senhor! Não vai embora!” Mas não é assim, às vezes, a pessoa chega e você não entende que ali é um enviado de Deus. Amém!
“[…] Quem recebe aquele que eu enviar[…]” (Jo 13:20), e quantas vezes vai dizer: “Senhor que hora que nós demos a água? Que hora que nós repartimos com o Senhor o pão? Eu não vi essa hora. Que hora que o Senhor pediu e eu falei que não tinha?”
Na próxima reunião, vamos continuar falando sobre como que eu recebo o Espírito Santo e como que eu o perco; como que Ele cresce. Pois, “o caminho do cristão é como a luz da Aurora […]” (Pr 4:18). Eu vou lá em Provérbios, Salmos, Jeremias… Aonde eu puder achar alguma coisa que me ensina eu vou atrás. “O caminho do cristão é como a luz da Aurora.” e “como a árvore plantada junto do riacho.” (Sl 1:3), pois, cresce! Porquanto, começa através de uma semente e vai crescendo até ser dia perfeito. Por isso, é que o cristão busca a Deus e anda com Deus. Todos os dias você está descobrindo e acrescentando alguma coisa a mais que Deus te ensinou. Ele é uma fonte inesgotável.
Todos os dias, se você falar: “Senhor, tem alguma coisa para me ensinar hoje? Você pode ter certeza que Ele tem. Por isso, a menor das sementes acaba se tornando uma árvore tremenda, pois “àquele que tem se dará e terá.” (Mt 13:12). Então, todos os dias você estará acrescentando alguma coisa, aprendendo um pouco mais. Tenha esse cuidado e todos os dias você verá que Deus tem algo a mais para te dar. “Como a árvore plantada à beira do riacho” e “o caminho… até ser perfeito.”.
Na verdade, Deus nos chama para que nós saíamos de uma natureza má, de uma natureza pecaminosa e caminhemos para a direção da natureza divina; a estatura do varão perfeito. Todos serão ensinados por Deus. Mas não é fácil crer em Deus. Na verdade, é difícil, mas ao mesmo tempo é fácil, pois, basta crer. E assim, Deus vai fazer de mim um filho de Deus.
Continuamos na expectativa de falarmos sobre o Espírito Santo. “Tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” (Ef 1:13). Amém!
Oração: Amém, Jesus! Vamos curvar as nossas cabeças.
Senhor Jesus, Pai nosso que está no céu, no mundo espiritual, e que está também em nós. O Senhor enche toda a Terra e não há um lugar onde o Senhor não esteja. Nada escapa aos teus olhos e nada foge ao teu controle. Onde estiver alguém olhando para ti, o Senhor também estará olhando para ele. E Deus estará ouvindo a sua oração, falando no seu coração, te dando força, esperança, alegria, paz. Onde você estiver, ali também, estará o Senhor. E foi assim que o Senhor, Jesus, creu. Pois, Deus está em Cristo, assim como, Deus está em nós. Ele não deixou Jesus só, da mesma forma, nós também não estamos só, pois, Ele está em nós. É nEle que nós cremos e esperamos receber a força, o poder e a graça para viver. Obrigado, Jesus! É bom saber que o Senhor está em mim e que eu não estou só. Porque, embora eu não seja digno, quis o Senhor morar e habitar em mim. Fica! Fica aqui! Jesus, eu te amo! Mesmo sem entender, eu te quero! Fica em mim! Amém!
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.