Free songs

6 – Somos selados com o Espírito Santo quando cremos no Evangelho – Encontro Geral 2020

6ª Reunião – Encontro 2020

6ª Reunião – Encontro 2020

Somos selados com o Espírito Santo quando cremos no Evangelho

Deus os abençoe!

Vamos dar sequência ao que estamos meditando nesses dias do encontro. Então, Toninho, onde nós paramos?

[Toninho] – Deus tem esclarecido para nós qual é a vontade dEle, conforme foi falado, que nós sejamos o povo de Deus, que estejamos nEle e que Ele habite em nós. Pois, quando nós cremos, somos selados com o Espírito Santo da promessa.

Ainda está dependendo de quê? O que ficou no ar?

[Toninho] O batismo do Espírito Santo.

[Lorrane] O batismo do Espírito Santo.

Vamos com calma, por enquanto, ainda estamos na questão de ter ou não ter o Espírito Santo. Concordam? Não podemos querer pular lá para frente e colocar a telha na casa, sem antes ter feito a estrutura. É visível que todo mundo está ansioso, porque ficam dizendo: “Batismo com o Espirito Santo! Batismo com o Espirito Santo…!” Mas, às vezes, você não tem ainda a estrutura.

O vinho não pode ser colocado em qualquer lugar. Pois, o vinho novo deve ser colocado em odres novos, senão, o odre não suporta o vinho. Porque o vinho novo rompe o odre velho, e assim, derrama o vinho, o qual se perde. Então, quem batiza com o Espírito Santo é Ele. Ele sabe a hora e o momento.

Por enquanto, você ainda tem que observar algumas coisas, se é que você tem a esperança em ser batizado com o Espírito Santo. Caso contrário, o odre não vai suportar o vinho. O vinho simboliza o Espírito. Portanto, vinho novo em odres novos. E esse problema já aconteceu, nos movimentos pentecostais, que agindo, precipitadamente, fizeram uma confusão. A igreja não tinha a palavra, não tinha a estrutura, e mesmo assim, as pessoas buscaram, insistentemente, o Espírito Santo, com o grande movimento pentecostal, mas a igreja se perdeu. Houve uma grande confusão depois disso. Até hoje tem sido uma grande confusão, porque de tudo o diabo se aproveita.

Nós queremos demais ser espirituais e pentecostais. É muito ruim viver pela lei e pela força, mas Deus quer que nós vivamos pela fé. Então, nós não podemos dar um passo sem antes “cavar profunda vala, e ao chegar lá, encontrar a rocha” (Lc 7:48), o lugar onde vamos colocar o alicerce da nossa casa.

Nós  vimos,  na reunião  anterior: “guardei   a  tua  palavra  no  meu  coração” (Sl 119:11) , “em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação” (Ef 1:13). Então, primeiro ouvir o evangelho. O apóstolo Paulo disse: “Em que você creu?” Mas “como crer, se não tem quem pregue?” (Rm 10:14). Você acredita em quê? O que nos salva é o evangelho, pois, Ele é o poder de Deus para nos salvar. “E tendo nele crido”. O caminho é esse: primeiro o evangelho. Às vezes, nós queremos dar um passo no ar. Amém!

Portanto, não se esqueçam disso: “[…] em quem também vós estais, DEPOIS que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação”.(Ef 1:13). Sendo assim, o evangelho é a nossa salvação, é a doutrina de Cristo, é a palavra. Ali está a pedra. “E tendo NELE crido […], nele quem? No evangelho! Consequentemente, fostes selados com o Espírito Santo. Então, qual é o primeiro passo? A palavra, o evangelho. E depois? A fé. Ouviu? Creu? Quem ouviu de malgrado e ouviu por ouvir, vai resolver? Não! E Quem ouviu,  creu e gostou?  “Será como quem achou a pedra preciosa por cima da terra e comprou o campo todo” (Mt 13:44). Por quê? Porque gostou e entendeu que aquilo era muito precioso; que é muito bom.

Eu posso dar, como exemplo, para vocês a minha pessoa. Já contei muitas vezes que um dia uma pessoa da igreja católica falou para mim: “Compra uma Bíblia e lê. Você vai precisar.”. Eu segui o conselho da pessoa e comprei a Bíblia. Por que eu comprei? Porque eu acreditei. Abri a Bíblia e comecei a ler. Não sabia de nada, nem o que eram os livros de Atos, de Mateus e de Lucas. Nunca tinha aberto uma Bíblia. Abri e comecei a ler. E o que eu disse? “Isso aqui é muito precioso, pois, é algo bom demais.”. E é o que eu faço até hoje.

            Então, o evangelho, a doutrina de cristo, eu achei dentro da Bíblia. Por isso que eu acredito que eu tenho o Espírito Santo; que recebi o Espírito Santo. E daqui para frente nós ainda vamos ver o que falta, mas primeiro, vamos passo a passo.

Jesus saiu pregando o evangelho e perguntava “Tu podes crer?” E você, acredita?

Lucas capítulo 8, versículos 5-8:

5) Um semeador saiu a semear a sua semente, e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho e foi pisada, e as aves do céu a comeram. 6) E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade. 7) E outra caiu entre espinhos, e, crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; 8) E outra caiu em boa terra e, nascida, produziu fruto, cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.

Tem um outro trecho na Bíblia que diz que “se nós não entendermos a parábola do semeador, dificilmente vamos entender as outras coisas” (Mc 4:13). A parábola do semeador é fundamental. “Saiu o semeador a semear a sua semente”, a terra somos nós.

No versículo 11 diz: “Esta é, pois, a parábola”, ou seja, é o segredo, é o mistério. Tem um mistério na parábola. “A semente é a palavra de Deus” e “o semeador saiu a semear” a sua palavra, a sua doutrina, a sua ideia e o seu pensamento. Você vai achar algum trecho da Bíblia referindo que “a terra somos nós”. Pode ter certeza que tem.

Saiu o semeador a semear a sua semente. Porém, existe diferença de terra para terra; de pessoa para pessoa. Vejamos esse trecho quando Ele disse: “a semente caiu na beira do caminho”, ela caiu em um lugar onde a terra era dura e pisada, não estava arada e preparada. Nessa tipo de terra dura e resistente, a semente ficou pouco tempo, pois, logo veio o passarinho e levou a semente, e assim, ela não conseguiu germinar.

Para quem já viu plantação, tem um lugar onde as máquinas passam, onde as pessoas pisam. Nesse lugar, não nasce nada, porque a terra fica dura. Ali é o lugar que Jesus estava se referindo. A semente caiu nesse lugar.

Quando o passarinho vem procurar comida, o primeiro lugar em que ele vai é onde a semente está exposta, e achando logo a semente o seu dono. Pois, o passarinho vem e come a semente, consequentemente, ela não germinará. E essa situação são aquelas pessoas que ouvem por ouvir. Aqui mesmo, nós temos muitas pessoas que estão aqui por estar e ouvindo por ouvir.

“Saiu o semeador a semear a sua semente”. O que ele estava querendo? Ele estava procurando a boa terra, a que seria conveniente para ele.

“E outra semente caiu no meio dos espinhos”. Tem alguns lugares onde as sementes são semeadas em que nascem pragas. Pelo fato de você não ter cuidou direito, então, nasceu a praga junto com a planta. Porém, a praga cresce mais rápido e mata a planta. E assim, essa outra semente foi atrapalhada pelos espinhos.

“E outra semente caiu no meio das pedras”. Ela não conseguiu desenvolver a raiz por causa das pedras, pois, também pelos cuidados do mundo, as fascinações e etc., impedem que a semente cresça.

E finalmente, a semente que caiu em um lugar onde você tirou o espinho, tirou a pedra e arou direitinho. Portanto, ali a semente pôde crescer. E essa semente é o Espírito Santo. Vai nascer ali a árvore da vida, o filho de Deus. É uma semente que caiu da árvore da vida. Visto que, da semente que cai de um abacateiro, nasce um abacateiro; da semente de uma mangueira, nasce outra mangueira. Da mesma forma, a semente que caiu ali foi a semente do filho de Deus que é o Espírito Santo. E ela está procurando um jeito de crescer. Por isso, precisa ter: muito cuidado, água, sol, muito amor, muita fé e muita esperança. E assim, a semente vai crescer. Amém!

“Minhas palavras são espírito e vida”. (Jo 6:63). “Saiu o semeador a semear a sua semente”. As sementes saíram da boca dEle. A semente é a palavra e ela caiu no meu coração e, rapidamente, eu tirei as pedras, cuidei dela e tirei os espinhos. Principalmente, no começo, até que ela pudesse crescer. Amém!

Uma vez, uma irmã de Pires do Rio teve um sonho e me contou que ela era uma plantinha nascendo, por exemplo, como se fosse um feijão, que quando começa a nascer sai um fiapo. Porém, vinha um animal parecido com um elefante e pisava onde ela estava nascendo. O pé do elefante afundou a planta toda na terra. Depois que o animal foi embora e caiu um chuvisco e, de repente, apareceu o sol, então, a planta foi voltando novamente a ficar em pé.

Na época, eu disse para ela que Deus estava mostrando que havia ocorrido um acontecimento na vida dela que por pouco não tinha matado a planta. E ela me contou que, realmente, tinha ocorrido um acontecimento. E se tivesse matado aquela plantinha, teria perdido a semente. Ela teria que ouvir outra palavra e começar tudo de novo. Então, cuidado! Muito cuidado para não acontecer isso. Amém!

Mas, aquela semente, que caiu na boa terra e recebeu todos os cuidados, que foi guardada dos espinhos e das pedras, ela cresceu e se tornou uma árvore, como aquela plantada à beira do riacho. Imagina essa árvore, a qual o boi pode chegar e se coçar nela, a pessoa pode subir nela, pisar e cortar um pedaço que a árvore vai continuar lá.

            Lembra do fogo que pegou no pasto e que queimou os arbustos e todo pasto? Tinha um carvalho no meio do pasto, e o fogo que era tão forte tinha queimado a copa do carvalho, mas o tronco era tão grande e forte que depois que o fogo acabou, veio a chuva e o carvalho brotou, e assim, não sendo possível exterminá-lo.

Esse carvalho foi o renovo, que simboliza Cristo, o qual foi moído, pisado e queimado, e como aquela árvore resistente, Ele também não pode ser eliminado pelo inimigo. Pois, veio a chuva e Ele brotou. Amém!

Lucas capítulo 8, versículos 12-13:

12) E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois, vem o diabo e tira-lhes do coração a palavra, para que se não salvem, crendo; 13) e os que estão sobre a pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo e, no tempo da tentação, se desviam.

“[…] No tempo da tentação […]”. No começo da minha conversão, eu estava desesperado e em uma grande aflição. Só Deus sabe o que eu passei. Naquela época, tinha, recentemente, tomado uma decisão e comecei a ler as escrituras e, como já falei para vocês, gostei e cri. Não foi como se alguém tivesse pregado para mim. Eu estava ainda na igreja católica, mas tive que sair de lá, depois de quase dois anos. E aí vieram as tentações, os problemas. Eu recebi a visita de uma irmã minha, não era irmã de fé, mas natural, com um padre e disseram que eu estava passando por tudo aquilo, porque tinha abandonado Maria.

            Fizeram aquela pressão, e eu que já estava só o pó, ao invés de, receber uma palavra de incentivo, ouvi alguém dizendo que era, porque tinha rompido com a igreja e abandonado a fé católica. Depois, foram embora e me deixaram lá arrebentado, e quase eu peguei o meu terço e voltei. Porém, eu fiz a seguinte oração, lembro até hoje dela: “Haja o que houver, custe o que custar, eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Amém!

Portanto, vindo a tentação é preciso que haja uma base, porque, dessa forma, o vento bate, mas não quebra. Leva a árvore até próximo ao chão, mas não consegue derrubá-la. “Vem a torrente, bate contra a casa, mas ela foi edificada sobre a rocha.” (Mt 7:25).

            Então, eu pergunto a vocês: Pode ir batizando qualquer um com o Espírito Santo e de qualquer jeito? Não! Visto que, o batismo com o Espírito Santo, realmente, é algo muito precioso, importante e a igreja dos dias de hoje é uma igreja pobre, miserável, cega e nua. É uma igreja que está muito mais para o meio das pedras, do que para uma terra boa. Observe se as pedras e os espinhos não estão prejudicando você!

Lucas capítulo 8, versículo 13:

13) Os que estão sobre a pedra são os que ouvindo a palavra, recebem com alegria, mas como não têm raiz, apenas crêem algum tempo e no tempo da tentação se desviam.

Ah, então tem tentação? Tem! O povo de Deus sofre tentação e provações.

Lucas capítulo 8, versículo 14:

14) E a que caiu entre os espinhos, esses são os que ouviram, e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição.

“Os cuidados do mundo…” Mas, eu tenho certeza que muita terra boa ainda há por aqui. Eu creio.

Lucas capítulo 8, versículo 15:

15) E o que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.

Sendo assim, a minha oração será: “Eu quero, Senhor! Ensina-me o caminho, dirija o meu coração, acampe seus anjos ao meu redor e livra-me de todo o mal.” É preciso uma palavra todo dia para nos manter, para que a árvore cresça. Por isso, que “o caminho do cristão é como a luz da aurora” (Pv 4:18), nasce timidamente, como nasce a planta, mas vai crescendo até ser dia perfeito. É como o caminho do sol, que vai crescendo até ser dia perfeito, ou seja, chegar à estatura do varão perfeito.

O apóstolo Paulo disse: “Quando eu era criança, eu fazia as coisas de criança” (1Cor 13:11). Então, que nós possamos entender que nós temos muitas crianças, e que a pessoa pode ter quarenta, cinquenta anos, mas, para mim ela ainda é uma criança na fé, ainda é uma plantinha que precisa ser cuidada, que, às vezes, ainda não entendeu. Foi depois de muitos anos, que o apostolo Paulo se converteu ao evangelho, pois, por um tempo passou fazendo muita bobagem, fez muita coisa que não devia fazer, porque ainda era criança. Mas, depois de 14 anos ele voltou a se encontrar com Pedro e os outros apóstolos e ali eles se entenderam.

Essa semente que caiu aí é o Espírito Santo, que: na beira do caminho a pombinha voou; entre os espinhos a pombinha foi sufocada, pois, não tinha lugar para ela; no meio das pedras a pombinha não encontrou força suficiente para ficar, como naqueles morros dos Pireneus, onde nascem os arbustos, os pés de caju do campo com raízes mirradas, o qual, você não pode encostar e com qualquer vento derruba.

Conseguiu entender, Toninho? Que hora você recebe o Espírito Santo?

[Toninho] Na hora que eu recebo a semente.

[Irmão Rossini] Vamos voltar lá em Efésios: “[…] tendo ouvido o evangelho da vossa salvação e nele crido, fostes selado. Tendo ouvido a palavra […]” (Ef 1:13). Portanto, a parábola do semeador é para explicar para nós, porque muitos ouvem e não dão resultados e outros ouvem e prosperam; porque o vento quando bate em uns derruba e em outros, mesmo violentamente, não derruba.

[Toninho] Eu achei interessante demais o sonho da irmã de Pires do Rio, que aquela semente poderia ter sido perdida ali. Se isso tivesse acontecido, teria que começar tudo de novo, ouvir e crer em outra palavra. E imaginar a dificuldade que  foi para crer  na primeira palavra. Então, realmente, a terra boa é a que cuida da semente, a que zela e a tem como importante.

[Irmão Rossini] O interessante é que ela viu que a terra estava úmida, pois, a água tinha caído. Por isso, a sorte dela foi a terra está úmida, porque quando aquele animal pisou nela, ela afundou-se na terra, e quando o animal tirou o pé, ela voltou. Interessante! Eu lembro desse detalhe.

[Toninho] Eu fiquei pensando que nós, realmente, precisamos entender o valor que tem a palavra que nós temos recebido. Cuidar melhor e com mais carinho. Porque, se a perdermos, então, nós estaremos com um grande problema, pois, teríamos que começar tudo outra vez e a dificuldade de voltar lá atrás, voltar no começo de novo. Deus me livre!

[Irmão Rossini] Tem um versículo que diz assim: “Vê onde você caiu, volta e entra de novo.”(Ap 2:5). Visto que, se você estiver andando e desviar, isso significa que você tomou outro rumo. E para você voltar, não poderá encurtar o carminho, pois, é necessário que você volte onde desviou para, então, retomar o caminho. Por isso, ore e vigie para não cair em tentação. “[…] Pai nosso que está nos céus, santificado seja o seu nome, venha a nós o teu treino, seja feita a vossa vontade […], não me deixe cair em tentação, me livra de todo o mal[…]. Amém.”(Mt 6:9-13). O evangelho vai te ensinar. Às vezes, o grande mal de quem prega é não evangelizar. Muitos ficam falando coisas e gastam muito dinheiro nessas emissoras de televisão, e eles ficam evangelizando? Ou mantendo o povo enganado? Será que esse povo vai suporta uma provação, uma pressão? Amém!

A igreja de Deus, o povo de Deus será constituído pelos filhos de Deus e os filhos de Deus são aqueles que nasceram da semente de Deus. “Saiu o semeador a semear a sua semente”, a semente DELE, a própria Língua Portuguesa te ajuda. E quando nasceu aquela semente, quer dizer que Ele nasceu ali. Da mesma forma, se você plantou manga,  vai colher manga, se você plantou abacate, vai colher abacate, e assim, por diante.

Portanto, quem tem o Espírito de Deus, vai fazer a obra de Deus. Outro exemplo são os passarinhos, pois os pássaros da mesma plumagem voam juntos. Então, não adianta você pegar uma pombinha e querer que ela coma manga, você não vai conseguir, visto que, ela não gosta de manga, pois quem gosta de manga é periquito. Não adianta você querer colocar “lavagem” para um boi comer, porquanto, quem gosta de “lavagem” é porco. E da mesma forma, não adianta colocar capim para o porco, porque, quem gosta de capim é boi, se fizer isso, não vai dar certo. Amém!

Então, os pássaros da mesma plumagem andam junto, ou seja, os filhos de Deus, são filhos de Deus e, por isso, que não há comunhão entre a luz e as trevas, não há acordo entre Cristo e Belial. Quem é filho de Deus, é filho de Deus. Mas eu volto a dizer para você, que aquela pessoa que é criança na fé ainda está pequeninha, portanto, precisamos ter paciência e ajudá-la. Porque, ela vai crescer e cabe a nós cuidar dela para que isso possa acontecer. Ajudá-la muito, porque esses problemas do mundo, que nós estamos falando, os espinhos, as coisas vêm e acabam sufocando, uma vez que, você não teve cuidado e, às vezes, não zelou. Então, Deus colocou na igreja pessoas, credenciadas por Ele, tendo em vista o cuidado das ovelhas. E essas pessoas são os apóstolos, os profetas, os mestres, os evangelistas, os doutores, etc. Visto que, cada pedacinho da árvore tem a sua importância na edificação do corpo de Cristo. Você é importante, você tem a sua participação. Amém!

E agora, Toninho, você tem o Espírito Santo? Tem! Por quê? Jesus disse para a mulher “se você beber da água que eu lhe der, do seu interior…” (Jo 4:14). Portanto, se você alimenta da palavra, do seu interior sairá a palavra. Você tem a semente no seu coração. Que semente é essa? A palavra! E a palavra, não é o verbo? O verbo não é Deus em você? Se Ele está em você, então, maior é o que está em você do que o vento; maior é o que está em você do que os cuidados do mundo e; maior é o que está em você do que tudo o que quer matar aquela planta. Então, tem uma sequência. Amém!

Jesus começou a pregar para os discípulos, para os apóstolos e ensinou a palavra. E quando ele subiu disse para eles: “[…] agora fica em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc 24:49). O que que faltava àquela igreja? O poder! Era um igreja sem o poder, mas eles tinhas o Espírito e era uma terra boa, pois estavam estava ali 120 pessoas querendo, e eles eram terras boas, mas, não tinha ainda o poder. Então, primeiro, Pedro negou a Jesus. Mas, depois, Pedro disse: “[…] o que eu tenho isso eu te dou, em nome de Jesus Cristo o Nazareno, levanta-te e anda.” (At 3: 6). Antes, Pedro negou Jesus. Antes, ele ainda estava sujeito a muita coisa, mas depois ele recebeu o poder. Então, que cada um entenda à importância desse dom do Espírito Santo. Amém!

Vamos curvar nossas cabeças. Amém, Jesus!

Pai nosso, que está nos céus, obrigado, meu Deus, por sua bondade e por sua misericórdia. Obrigado, Senhor, porque, não é por força, não é por violência, e sim pelo teu Espírito que está em nós. Obrigado, Senhor, porque, em algum momento, em alguma hora essa palavra caiu em mim, em meu coração. Eu não vi o dia, eu não vi a hora, mas eu sei que o Senhor está comigo e eu estou contigo. Eu sei que eu não sei mais viver sem o Senhor. Eu sinto a sua falta e eu sinto que eu te quero, Senhor. Ajuda-me! Ajuda-me a crescer. Se alguma pedra no meu caminho me atrapalha, então, tenha liberdade para tirá-la, conforme a tua vontade. Se algum espinho, alguma praga tem impedido o crescimento dessa árvore, maior é o Senhor, meu Pai. E mais poderoso é o Senhor para limpar o caminho para que a sua igreja, para que o seu povo, para que os filhos de Deus passem por ele. Se o mar tiver que ser aberto, o Senhor o abrirá. Se sobre as águas nós tivermos que andar, o Senhor é poderoso para fazer isso. Nada pode, Senhor, impedir que eu seja também um carvalho, uma árvore forte e resistente, nascida de Deus, da semente de Deus. Obrigado, Senhor, pelo entendimento e pela compreensão. Eu sei que é o Senhor que cuida de mim, que me guarda, que me protege para que animal nenhum pise sobre mim e para que vento nenhum sopre sobre mim, além daquilo que eu possa suportar. Obrigado, Jesus! Faz de mim, Senhor, um filho de Deus. Amém!

Louvor

Te Peço pra ficar

O que Vimos e Ouvimos Cantamos

­

♫ Às vezes meu Jesus eu olho ao lado

Não te vejo preocupado

Sinto a noite me cercar

Começo a contar as minhas perdas

A notar a minhas dores

Quando não posso te ver

E meço o que me falta do caminho

E percebo que sozinho

Eu não sei como chegar♫

Amém! Não entristeça o Espírito de Deus que foi selado no seu coração. Continua, Senhor, a realizar na minha vida essa obra. Continua, Senhor, a edificar a sua igreja. Eu quero mais, eu quero mais, pois, eu tenho muito a aprender. Aleluia, Jesus!

♫ Te peço pra ficar

Tenho tanto a perguntar

Quero tanto te ouvir

Te peço pra ficar

Aprendi a te amar

Como vou viver sem ti♫

Amém! Ele está em você! Aprenda a amá-lo e a querer bem o Senhor teu Deus. Ele está em você! Ele não habita em outro lugar, Ele habita em nós. Amém! Não permita que Ele saia e que Ele seja prejudicado. Faça como aquela irmã que deixou tudo e chegou aos pés dEe e o amou, e lavou os seus pés com lágrimas.

Jesus, te peço para ficar, pois a casa é tua, a casa te pertence. Tu és o meu Senhor e o meu dono. Ajudá-nos, Deus, nós nos acostumamos e não conseguimos mais viver sem ti. “Te peço para ficar, temos muito ainda a te perguntar, e a te ouvir.” Amém, Jesus!

♫ Te peço pra ficar

Tenho tanto a perguntar

Quero tanto te ouvir

Te peço pra ficar

Aprendi a te amar

Como vou viver sem ti♫

Muitas igrejas se perderam, porque não tiveram o cuidado de manter o Espírito, e com isso, desviaram e tiveram outros caminhos. Não vamos permitir que o Espírito de Deus nos deixe. Não vamos permitir que Ele se afaste de nós. Vamos todos nós insistir e dizer: Fica Senhor! Não vai embora! Não retire de nós o seu Espírito Santo! Não retire de nós a sua graça! Amém!

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

PovodeDeus.org
Enviar via WhatsApp