10 – Ser reinado por Deus
Amém. Vamos permanecer de pé, vamos aproveitar para aprendermos uma coisa importante que é louvar a Deus. Se nós conseguirmos, vamos ajudar muito a igreja. Por exemplo: o mesmo Deus que dá ao Toninho a música é o mesmo Deus que me dá a palavra, o mesmo Deus que vai estar aí no seu interior, no seu coração, cantando. Então há uma unidade, eu não posso fazer uma coisa, o Toninho outra, o Wender outra, e vocês outra coisa, é preciso que haja essa unidade, e nós vamos buscar isso.
Quer dizer que nós não temos ainda, mas de alguns dias para cá, eu tenho percebido que tem melhorado bastante isso. Agora, se vocês observarem aqui, por exemplo, o que está escrito ali (letra da música), vocês já descobrem o que Deus está querendo falar. Nós não estamos aqui só cantando, nós estamos aqui louvando a Deus, nós estamos dizendo, nós estamos confessando, abrindo ao mundo espiritual a nossa fé, o que nós acreditamos. Na verdade, não cai um fio de cabelo de ninguém sem que o mundo espiritual, sem que Deus saiba. E os inimigos estão observando o que estamos fazendo, pode ter certeza disso. Então ali, o que nós estamos querendo fazer, Wender? Exaltar ao Senhor, dizendo a ele o quê?
[Wender] que ele é o Senhor, que sua verdade vai sempre reinar.Ele é o Senhor, sua verdade vai sempre reinar, que não é só o céu que glorifica ele não, nós também o glorificamos, nós também aceitamos o seu reino. Então, quando você estiver cantando, você está falando isso pra ele, você está falando, eu estou dando uma dica.
Nós não podemos cantar uma coisa, o Wender falar outra, e vocês pensarem outra coisa. É preciso que haja unidade. “Senhor, para sempre o Senhor vai reinar. O céu e a terra glorificam o teu santo nome. A sua verdade é também aquilo que nós queremos. Reina, Senhor, governa, dirige.”
Nós estamos dizendo pra ele, faça isso mesmo, reina sobre nós, dirija-nos ó Deus. Nós aceitamos a sua verdade. Conversando lá desde o começo.
Nós estamos aqui diante do mundo espiritual dizendo Senhor… Ele é exaltado, nosso Senhor, o Rei é exaltado nos céus. Só no céu? Não, também é exaltado entre nós, nós o louvamos, nós o exaltamos, para sempre o seu nome será louvado entre nós. Nós estamos confessando isso de tal maneira que facilita a próxima música, ela tem que ser nessa direção, não pode vir outra direção. Tem que ser nessa direção, exaltando o Senhor, falando do seu reino, tem que ser nessa direção.
E o Wender, inteligente, ele vai observar na primeira letra que o Toninho… na primeira música que certamente entra ali, ele vai ler e vai entender o que Deus está querendo. O espiritual, a gente olha ali e vê o espiritual, o que Deus está querendo, qual a vontade de Deus para a igreja nesse momento.
Vamos treinar, aprender a ser espirituais. Espiritual é aquele que acredita no Espírito. De repente, Deus aumenta a porção do Espírito entre nós, amém? Nós precisamos ser muito mais espirituais do que nós queremos.
Então amém, vamos cantar mais um pouquinho essa mesma música, e você vai louvar, você vai dizer: “Jesus, eu não estou vendo o Senhor, mas eu acredito.” Eu acredito que o Rei está aqui.
[Wender] Eu acredito que o Senhor reina, o Senhor governa, o Senhor dirige a gente, a prova é que o Senhor está dando a música, dando a letra, é a prova que o Senhor reina, amém mesmo, aleluia! Todo mundo.O Senhor está aqui. O Senhor é o único que é digno de receber da tua igreja o louvor, a exaltação. Ao Deus invisível, mas é real, ele está entre nós, ele é um de nós, louvado e exaltado seja o Senhor.
AO ÚNICO QUE É DIGNO DE RECEBER
A HONRA E A GLÓRIA A FORÇA E O PODER
AO REI ETERNO IMORTAL INVISÍVEL, MAS REAL
A ELE MINISTRAMOS O LOUVOR
COROA-MOS A TI Ó REI JESUS
COROA-MOS A TI Ó REI JESUS
ADORAMOS O TEU NOME NOS RENDEMOS AOS TEUS PÉS
CONSAGRAMOS TODO NOSSO SER A TI
[Wender] Obrigado, Jesus, toda honra e toda glória, todo o louvor seja dado ao Senhor. Podemos assentar.Deus abençoe, tenham todos uma boa noite, que a paz do Senhor seja com todos.
Nós vamos falar sobre o quê?
[Dairel] O evangelho.É sobre o evangelho. O Dairel está dizendo que acertou. Nós vamos falar sobre o evangelho, alguma coisa do evangelho.
Vamos abrir nossas Bíblias em Lucas, capitulo 12, versículo 32. Lê por favor, Renata.
32. Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino.
Nós vamos falar sobre?
[Igreja] O Reino.O reino de Deus, amém? Na música, você não percebeu não? A primeira, a segunda. Na primeira: “Sê exaltado, pra sempre exaltado”. Quando Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumentinho, Isaias já havia profetizado que ele entraria em Jerusalém montado num jumentinho. Ele poderia entrar voando de avião. Naquele tempo não havia avião, mas fazia só pra ele entrar. Mas, por que entrou em um jumentinho? Pra gente acreditar, pra nos ajudar a crer. Nasceu da virgem Maria para nos ajudar a crer. Padeceu para nos ajudar a crer. Se ele não padecesse, não cumpriria as escrituras. Se ele não entrasse em Jerusalém montado em um jumentinho, não cumpriria as escrituras.
E ele entrou em Jerusalém e todos os que estavam ali o receberam, porque os que estavam ali tinham conhecimento da profecia, sabiam que ali era o rei que estava entrando. Ali ele foi recebido com o quê? Com aqueles ramos. O pessoal forrava o lugar, onde o jumentinho ia passando eles iam colocando os ramos. Cada um queria fazer alguma coisa. Para ser exaltado seu nome, o louvarei, amém, ele é o Senhor e para sempre reinará, etc. tal.
É isso que você tem que fazer, mas você não faz porque talvez você não acredita. Nós vamos demorar um pouquinho, mas nós vamos, se Deus quiser, recuperar a fé que se perdeu, o amor que esfriou. Deus disse que nos últimos dias o amor de muitos esfriaria, mas quem sabe nós vamos recuperar o amor de muitos que esfriou!
O que mais que nós vamos fazer? Porque, se a igreja não louvar, se a igreja não exaltar o seu Rei, se a igreja não fizer isso e glorificar o seu Rei, quem que vai fazer? O PT? Quem que vai fazer isso? Não vai, por quê?
[Regina] Não crê.Mateus, por que nós temos dificuldade de fazer isso? Você acha que todo mundo que estava ali em Jerusalém naquele dia, naquela hora, todo mundo fez isso? Não teve muita gente que ficou ali assistindo? Quem ficou ali assistindo, Toninho? Ele reinava todo mundo na época? Quem que jogou os ramos lá, quem que louvou e glorificou a ele? Aquele que era reinado. Por que nós temos dificuldade para louvá-lo? Ainda não somos…
[Igreja] Reinados.Ainda não somos reinados, e se nós ainda não somos reinados, onde está o reino de Deus? Onde? Na china? Em Guapó? Onde está o reino de Deus? Quem é o reino de Deus? Não somos nós? Era pra ser. Nós ainda, por enquanto, estamos querendo, nós estamos trabalhando aqui pra ver se a gente consegue o quê, Toninho? Pra ver se a gente consegue que o reino de Deus esteja entre nós. Se for dez pessoas, serão dez pessoas, se for vinte pessoas, serão vinte, se for trinta serão trinta, mas que reine.
É como eu falei, aqueles dias lá em Jerusalém, não era todo mundo que era reinado por ele não. Quem recebeu ele como rei? Os judeus o receberam como rei? “Não! Nós não queremos que este reine.” O reino de Deus pode estar aqui entre nós? Deve estar aqui entre nós. Senão, não teria sentido estarmos aqui, ele deve estar, mas, será que está? E enquanto nós não tivermos a liberdade de falar, enquanto não tivermos a liberdade de participar, nós não vamos agradar a Deus, tenho certeza. Nós temos que ter a liberdade, por pra fora, como eu falei outro dia, porque é assim que você vai descobrir a sua real situação.
Então, eu falei, o reino de Deus pode não estar aqui entre nós? Pode? Mais alto.
Igreja: Pode não estar.
Pode não estar. Por que eu digo isto, Toninho? Por que eu digo isso, Chequer?
[Chequer] Porque não foram todas as pessoas naquela época que receberam.Se não tiver nenhum de nós aqui sendo reinado por Deus, o reino de Deus vai estar aqui?
[Igreja] Não.Não. E quem garante que o Ramiro é reinado por Deus? Quem garante? Quem garante que o Rodrigo é reinado por Deus? Ou todos são reinados por Deus? Não. Se a gente não fizer um esforço, não pelejar, não lutar, o reino de Deus não vai existir aqui. Não vai existir. Porque a resistência é grande, a oposição do diabo é muito forte, ele não quer que o reino de Deus exista entre nós.
E no fim dos tempos vai ser raro encontrar uma pessoa que é reinada por Deus. Vai ser raro! Então, o nosso esforço aqui tem sentido. Eu perguntei, nós todos somos reinados por Deus? Somos?
[Igreja] Não.Mas nós gostaríamos que todos fossem. Então, o reino de Deus aqui será constituído por aquelas pessoas quê?
[Igreja] São reinadas por Deus.E vocês vão ver, mais pra frente… nós falamos, outro dia, dos amigos e dos inimigos. Só os amigos são reinados por Deus. Os inimigos não querem ser reinados por Deus, eles não fazem questão. Não é que eles não querem, eles não fazem questão. Agora, os amigos querem. O amigo, ele quer, ele luta, ele peleja, ele sabe que a melhor coisa é ser reinado por Deus, é ser dirigido por Deus. É a garantia de que você vai bem nesse mundo. A garantia de que você tem saúde, de que você tem paz, que você tem a vida eterna, que você tem tudo, é ser reinado por Deus.
A vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus. A vós quem?
[Igreja] Amigos.Aos amigos, aos que são reinados, àqueles que querem entender, àqueles que fazem questão de entender. Eles querem, eles sabem que a melhor coisa do mundo é ser dirigido por Deus, é ser guiado por Deus. A melhor coisa! Ninguém está forçando, Deus não está… Se ele quiser, faz de uma pedra um filho de Deus. Ele não está forçando, se você não quer, ele não vai forçar, obrigar. O esforço é feito partindo de mim, de quem quiser ser reinado por Deus. E o reino de Deus hoje é alcançado com muito esforço.
Agora, quando toca a música, aqueles que são reinados, eles ficam muito felizes, amém? “Ele é o Senhor!”
Mas como a pessoa fica feliz, é uma coisa que, como é que fala?
[Luiz] Sintoniza.Sintoniza, dá certo. Nossa, olha que música, bateu em cima! Então, presta atenção, nós vamos falando, incentivando, abrindo os olhos da igreja, quem quiser, pode?
[Igreja] Pode.
Mas vai ter que fazer…
[Igreja] Esforço.Um ‘esforçozinho’. Ele vai ter que querer, ele vai ter que prestar atenção, ele vai ter que descobrir que ser reinado por Deus é a melhor coisa da vida. Ter Deus como governo da tua vida, não tem coisa melhor não, é o tesouro escondido, é a riqueza. Ele falou, olha, é melhor perder tudo, mas não perder o governo de Deus.
Aí, você vai ver o louvor! Não vai mudar? Quando a igreja, quer dizer, o máximo de gente tiver sendo dirigido, reinado, etc., mas como facilita, Toninho. Facilita, porque o que um estiver sentindo, o outro também vai sentir.
32. Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o…
[Igreja] O reino.De quem é o reino?
[Alguns] Dele.Nosso Deus nos deu, amém? Ele desceu do céu e deu à igreja, o Rei. Consequentemente, o Reino. O Rei não ia ficar sozinho, Deus lá no céu, todo poderoso, criador do céu e da terra. Foi da vontade dele dar ao homem, ao ser humano, o reino. Mas para dar o reino ao ser humano, aos homens, ele primeiro teria que dar um rei, porque, como daria um reino sem rei? Ele deu o rei primeiro. Aí, o rei é esse aqui (apontando para o desenho do quadro), agora só está faltando o reino, o povo. De onde vai sair o povo de Deus? É da terra meus irmãos; é de nós. É difícil entender isso? Não é difícil. Agora, é resistido demais. A cabeça da gente entende demais as coisas daqui, mas as coisas de Deus, nós temos dificuldade demais pra entender, porque é muito resistido.
Fala um pouquinho, Rodrigo, sobre o que eu falei, pega o microfone e fala um pouquinho.
[Rodrigo] Amém, eu concordo com tudo que o senhor falou, e interessante que a música, a oração que o senhor fez antes de começar a reunião é que a música que o Toninho estava cantando é a que Deus deu, que a palavra que foi dada ao senhor é a que Deus ia dar, e que quem estivesse aqui com o mesmo espírito, ia estar sendo reinado por Deus. Eu concordo que existe o reino de Deus, nem todos são reinados por Deus, como era lá atrás, nem todos aceitaram o governo de Jesus Cristo, e a gente corre um risco muito grande de vir aqui, de Deus falar que quer um povo pra ele reinar, e a gente não aceitar, porque existe uma resistência muito grande. Eu tenho muita dificuldade. Realmente, às vezes a gente precisa ter os olhos abertos pra entender que é Deus que está falando aqui, que é ele que está chamando um povo, que é ele que está convidando um povo pra se esforçar, porque existe um reino, é real. O senhor falou e eu estava pensando nisso na hora, eu não posso te ver mais eu sei que o Senhor está aqui, eu posso te sentir. E é verdade, porque quando a gente chega aqui, a situação da gente muda, você chega em uma situação e vai acontecendo o louvor, vai acontecendo a oração, vem a palavra e o espírito muda. Por quê? Porque o reino mudou, é outro governo.Amém, então oh, Atos 28:22 lê por favor!
22. No entanto, bem quiséramos ouvir de ti o que sentes; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda parte se fala contra ela. 23. E, havendo-lhe eles assinalado um Dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o Reino de Deus e procurava persuadi-los à fé de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde pela manhã até a tarde.
Então, os judeus tinham o cristianismo como uma seita. Paulo explica pra nós, fala pra nós como é isso, o que significa isso, porque todo lugar aí está falando mal, tanto é que Paulo foi perseguido com prisões, etc., o cristianismo foi muito perseguido, todo mundo falava mal.
O rei Jesus foi morto e crucificado. Ninguém falava bem deles não, porque a fé deles era outra, o costume deles era outro. Aí chegou o reino de Deus, versículo 23. E, havendo-lhe eles assinalado um dia…
Marcaram um dia, nós vamos lá, Paulo, pra te ouvir. Muitos foram ter com ele à pousada onde ele morava, não foi no culto, não foi na igreja, foi lá na casa de Paulo, onde ele morava. Aí, lá… aos quais Paulo então falou do reino de Deus. E procurava então convencer os judeus da existência do reino de Deus. Paulo ia lá na lei e mostrava: está aqui oh, os profetas falaram, Moisés falou, todo mundo falou sobre esse reino, que esse rei viria, que esse rei reinaria, e que ia ser assim tal, tal, (está aqui) que nasceria de uma virgem, que chegaria em Jerusalém montado em um jumento, está aqui oh!
Versículo 24: “e alguns”, ou todos?
[Igreja] Alguns.
Nem todos criam no que ele dizia. Uns criam, mas outros não criam. Então, o reino de Deus estava ali pra uns, e pra outros não. E hoje não é diferente, meus irmãos, hoje não é diferente.
Eu acho até que o reino de Deus… será que ele existe?
[Igreja] Existe.Será que tem alguém? Pois é. E o apóstolo Paulo falava sobre o reino de Deus. Agora, você pega um e manda ele falar sobre Reino de Deus aqui, será que hoje tem alguém reinado? Será que o Reino de Deus existe nos nossos dias?
Agora, nós não estamos aqui, vamos dizer assim, criticando, nós estamos falando a verdade. O que é ser reinado por Deus, como que é uma pessoa reinada? O que significa uma pessoa reinada por Deus? Aí eu pergunto: será que o Reino de Deus existe?
O próprio Jesus falou que nos últimos dias, se Deus não abreviasse o tempo, não ia ter nenhuma pessoa reinada por Deus, Ramiro.
[Ramiro] Diz que haveria luz no entardecer, não preciosa luz.Exatamente. Deve ter, mas só que a gente tem que procurar com lupa, eu não sei nem onde é que nós vamos encontrar.
Eu até acredito que o Reino de Deus está no meio de nós. A bateia com o cascalho vai lá dentro da água, lá no fundinho, lá no miolinho dela, deve ter alguma coisinha lá.
Mas a chama está apagando.
[Igreja] Amém.O amor de muitos está esfriando, a chama está apagando, a fé está morrendo. Isso é um bom sinal? A tendência do Reino de Deus na terra, é acabar. Aí eu pergunto e você vai responder, você faz um exame de consciência se já é Reinado por Deus, se está querendo ser Reinado por Deus, ou o que significa ser reinado por Deus. Cada um de nós vai fazer um exame de consciência.
Juntar as forças, ajudar uns aos outros. Uma brasa acesa no meio do carvão e a gente assoprando um pouquinho… É isso que eu quero, eu quero que você me ajude, eu não estou podendo soprar. Mas eu gostaria que você me ajudasse, que você entendesse. O que nós estamos entendendo é que nós estamos correndo um risco, vocês concordam? Nós estamos correndo risco. Então, pega o microfone, dá pra um falar sobre o do Reino de Deus, aí a gente não sabe falar, dá pro outro falar do Reino de Deus, não sabe nem o que é o Reino de Deus! Então, fica um povo, assim, religiosamente assistindo as reuniões, participando das reuniões, às vezes até com muita dificuldade, mas longe, longe…
Aí a gente vai imaginar e pensa assim, nossa, eu nem sei onde anda a minha Bíblia, eu não estou orando convenientemente. Eu oro, mas, pra quem quer o Reino de Deus… Aí a gente vê uma série de coisas que tem contribuído, tem uma série de coisas que tem levado vantagem sobre nós.
E essa luta nossa contra o pecado, é porque o pecado (o pecado é o próprio diabo, o próprio demônio) não quer que você alcance o Reino de Deus. Ele não quer, ele vai fazer resistência à nós. Então, vocês podem ter liberdade pra falar, pra explicar pra mim alguma coisa que, às vezes, eu não estou entendendo. Vamos dizer assim, trocar ideia, dar sugestão. Eu acredito que o Reino de Deus está entre nós, isso significa que?
[Igreja] Tem alguém sendo Reinado por Deus.Deus não está achando isso em qualquer lugar não, se ele está insistindo com a gente, Ramiro, temos que levantar as mãos pro céu! Se Deus está insistindo conosco, é porque ele vê a possibilidade, como o Rodrigo acabou de falar aqui, o Rodrigo começou a falar e eu parei, eu tomei o microfone dele, porque ele ficou emocionado e não ia falar o resto.
Deus está insistindo conosco porque ele vê, eu tenho certeza que ele conhece, ele sabe a terra que ele está semeando, ninguém vem ao Pai se Deus não… Então, graças a Deus por isso, é um bom sinal, se Deus está insistindo conosco, é porque há possibilidade, tem ouro, tem coisa preciosa aqui, e eu sei que Deus não erra não.
Nós temos muita esperança, muita esperança mesmo. Por isso que a gente insiste, talvez até exagera. Às vezes até ultrapassa o limite. Às vezes, em vez de ajudar, até prejudica.
Mas vocês estão entendendo a coisa? Então vamos, se tiver que, no louvor, virar assim, a gente vira, né, Toninho? Aliás, Wender, se tiver que fazer o louvor assim, nós vamos fazer, nós vamos fazer de tudo para agradar a Deus, se tiver que virar, nós vamos virar. O certo é que nós não podemos perder a oportunidade que Deus está nos dando de alcançar o Reino de Deus.
Sê exaltado, seja exaltado o Senhor pra sempre, pra sempre reina entre nós, glorifica o teu santo nome. Amém?
[Igreja] Amém.A introdução ficou tão comprida… Então, Paulo foi lá e falou, versículo 24. Renata.
24. E alguns criam no que se dizia; mas outros não criam. 25. E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías.
Então, aí Paulo deu uma apelada.
(Risos)
Então olha aí pra você ver. Paulo explicou, explicou, e eles ficaram?
[Igreja] Divididos.Divididos. E como ficaram entre si, discordes, se despediram. “Ó, nós estamos indo, tal”. Um entendeu, o outro não entendeu, um achou, o outro não achou. Não é o nosso caso, que, no nosso caso, a unanimidade é boa. Dizendo Paulo esta palavra, bem falou o Espírito Santo… Então aí Paulo, será que ele apelou ou falou a verdade?
[Igreja] Falou a verdade.Bem falou o Espírito Santo aos nossos pais pelo profeta Isaías dizendo: vai a este povo e dize: de ouvidos ouvireis e de maneira nenhuma entendereis, e vendo de maneira nenhuma… Então, não vamos ver onde está o defeito. O quanto o coração deste povo está endurecido. Então vamos dar um jeito no seu coração, porque enquanto o seu coração… Presta atenção! Podemos até terminar a reunião com isso. Enquanto o seu coração estiver com problema, porque o problema está na dureza, na resistência, está dentro do coração, é uma coisa espiritual.
Porquanto o coração deste povo está endurecido. Então vamos orar e pedir: Senhor, amolece… Na sua oração você fala: Eu acho que não estou entendendo é porque o meu coração está resistindo, está duro. Amém?
Versículo 28:
28. Seja-vos, pois, notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles a ouvirão.
Às vezes eu fico perguntando: Hoje, quem são os escribas e quem são os fariseus? Quem são os gentios de hoje? Pra mim, o gentio é aquele que nunca ouviu, que nunca teve a oportunidade de ler uma Bíblia, nunca teve o carinho que nós temos, a convivência que nós temos com as pessoas.
O gentio é aquele coitado que chega, assim, e o ‘negócio’ bate no coração dele e agrada em cheio. É aquele que chega assim, sabe? O que seria hoje os escribas e os fariseus? É interessante, se você pensar, quem seriam os judeus… Você vai pregar o evangelho pra quem já está… Ele rejeita, ele resiste. Agora, você pega um coitado que nunca teve a oportunidade, que não sabe nem por onde começar, e ouve, aquilo entra em cheio no coração dele. Ele ouve, ele escuta.
Você acha que o ladrão que estava ao lado de Jesus lá na cruz teve a oportunidade de conhecer os profetas, a lei? Teve a oportunidade de saber alguma coisa ou era um zero à esquerda? Era uma pessoa totalmente desqualificada. E a palavra de Deus entrou em cheio no coração dele, e Deus falou, “hoje mesmo…” Pronto, gente! Então, a gente entende perfeitamente que, parece que o coração da gente vai endurecendo. Por fim, você não liga mais, você vai perdendo o temor, vai perdendo a fé, o amor vai esfriando. É a pior situação que existe, é onde Deus já semeou, é onde Deus já plantou, é onde Deus já fez e não prestou, é a terra que foi reprovada, é o lugar onde você já não joga mais semente, porque ali já não tem mais jeito. Não é uma situação perigosa? Ele insiste, insiste e não há mudança.
Então, lá na apostila, a gente fala, em um trecho, o cuidado que temos que ter com a doutrina dos fariseus, que ela continua existindo, ela não acabou. Então, se hoje você procurar, você vai encontrar aquelas mesmas pessoas daquela época, você vai encontrar hoje. Você vai encontrar os falsos profetas, você vai encontrar os fariseus, você vai encontrar os samaritanos. Nós vamos encontrar esse tipo de gente que Paulo falou, aqui.
“Bem falou o profeta Isaías…” Ou o profeta Isaías estava falando só daquele tempo? Não estava se referindo ao tempo de hoje também? Por hoje chega.
Depois nós vamos dar sequência falando sobre?
[Igreja] Reino de Deus.Então, se você não perder as próximas reuniões, a gente vai continuar falando do Reino de Deus, se Deus quiser, se Deus não mudar, porque Deus muda, a espada muda. Se Deus perceber que não convém, ele muda, ou não muda?
[Igreja] Muda.E a gente?
[Igreja] Vamos ter que acompanhar.Você vai ter que mudar também.
As considerações, vamos ver.
[Carmem] espera aí, ela não quer falar, eu quero falar, (risos). Eu fiquei preocupada.Preocupada? Amém. Graças a Deus
[Carmem] Demais.Mas, você concorda?
[Carmem] Eu concordo demais, e eu estou me vendo nessa situação, como se, eu quero reagir, eu sei que não está boa do jeito que está e não estou dando conta de reagir, como leu aqui a situação do povo, com o coração duro. Eu fiquei muito preocupada.
Amém, graças a Deus! Se a igreja não se preocupasse, aí eu ficaria mais preocupado, mas se tocou o coração da gente, é o que Deus quer. Porque a verdade vai sempre reinar. Seria uma hipocrisia da minha parte chegar aqui e não falar a verdade pra vocês. Falando a verdade, eu corro o risco de perder todos vocês, mas eu prefiro perder e ficar com a minha consciência tranquila em relação a Deus. Porque no dia que eu conheci o evangelho, eu entendi que a minha vida seria fazer o que eu faço, evangelizar.
[Luismar] Eu também fiquei preocupado, irmão, na verdade eu queria fazer uma pergunta. Como eu vou saber se eu sou ou não reinado por Deus?As coisas não são difíceis de responder, não são difíceis de entender. Você tem ideia de uma pessoa na terra que foi reinada por Deus? Então, imita-o, siga os seus passos.
[Luismar] Mas Jesus conseguiu cem por cento e eu sei que eu nunca vou conseguir cem por cento.Cola Nele, amém? Ele foi reinado por Deus, ele foi dirigido por Deus, ninguém tem dúvida que Jesus Cristo foi reinado por Deus, foi dirigido por Deus. Então, o que ele fez? Nós vamos procurar… por isso que o evangelho é interessante pra nós, porque o evangelho vai nos ensinar, ele vai nos dar… Deus tem nos dado tudo que diz respeito a salvação. A salvação é ser reinado por Deus. Então Jesus, nos dias da sua carne, fez orações e súplicas, o que você vai fazer? Começa por aí, Jesus, nos dias de sua carne, fez orações e súplicas a quem o podia livrar dessa morte aqui. Porque, Deus não nos reina, não nos governa, porque nós estamos no corpo da morte, nós estamos sem vida, e Jesus veio para que nos tivéssemos vida. Então eu vou fazer orações e súplicas, eu vou insistir. Ele falou, Luismar, bate na porta, bate, “batei, batei e abrir-se-vos-á”.
Insista! Essa insistência… se você pensa que já alcançou, continua. Paulo fala assim: Não que eu tenha já alcançado, mas eu continuo, prossigo. Você pensa, por exemplo, vocês imaginam que eu sou reinado por Deus?
[Igreja] Sim.E eu faço orações e súplicas, eu tenho uma preocupação muito grande, eu continuo tendo a mesma dúvida que o Luismar tem, eu continuo fazendo orações e súplicas.
Paulo falou, não que eu já tenha alcançado, mas onde cheguei eu continuo, por quê? Ao que tem se dará e terá… Uma pessoa reinada por Deus é a que mais quer ser reinada, uma pessoa que tem Deus é a que mais sente falta de Deus, viu, Luismar? Então, meu filho, ele é uma fonte inesgotável, quanto mais você tem de Deus, mas você vai querer ter.
Deus já fez assim, Valdete, para que ninguém se ensoberbeça. Porque, senão, eu poderia chegar aqui, “eu tenho Deus!”, então eu vou sentar porque eu tenho Deus? Eu vou descansar porque eu tenho Deus? Aí, minha filha, que eu tenho que buscar a Deus. Guarde o que você tem para que ninguém tome a sua coroa, não dê as suas pérolas aos porcos, edifica pra você um tesouro no céu.
Dá lá pra Suzi.
[Suzane] Não, pai, eu nem vou falar nada, senão vai estragar, porque foi muito bom, tanto a parte de preocupar, aquilo que a Carmem e o irmão falaram; essa preocupação, é importante que tenha essa preocupação, é um sinal bom. Eu também estava triste, e pensei, não, é um bom sinal, depois que o senhor respondeu, eu falei que bom, é um bom sinal, a gente está sentindo ainda. E outra coisa muito importante que eu gostei muito foi, eu gostei de toda reunião, mas essa resposta foi muito boa, porque, assim, como ele fez? Orações e súplicas. Então o meu esforço, eu estava comentando com a Jussara aqui do lado, quando que nós vamos saber que estamos fazendo certo ou estamos fazendo errado, estamos sendo reinados. Se nós cremos que temos um rei, o rei não é rei sozinho, ele é rei porque ele reina, porque ele tem um povo. Então, como vamos saber que estamos sendo esse povo, que somos reinados? A gente tem certeza que ele está aqui, mas não são todos reinados, mas a preocupação é em saber se eu estou sendo reinada.Mas, só pra você ver como são as coisas, Jesus Cristo não é o caminho? Então você vai seguir Jesus. Jesus Cristo é o exemplo, ele é a salvação. Por isso ele é a salvação, ele, sendo Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Humilhou-se, foi lá embaixo, não é isso? Eu vou te ajudar ainda, quanto mais de Deus uma pessoa tiver, mais pequeno ele quer ser, mais simples ele quer ser.
[Suzane] É justamente isso que eu ia falar, mas eu ia completar com uma frase, mas ele sente falta de Deus. Então isso foi muito bom, porque é buscando a Deus que a gente sente falta de Deus, por quê? Porque está pouco. Quanto mais… Ele é inesgotável. Então, assim, o esforço foi o que mais me chamou a atenção, eu não posso parar, eu não posso deixar de me esforçar. Se eu errei, eu vou ver, eu estou sendo reinada. Então o resultado vai mostrar, eu vou levantar, vou persistir, eu vou continuar. Mas, essa luta é que vai me permitir ser reinada por Deus.Amém. Eu tenho uma dica importante também, ele falou assim: entre vocês, quem…? O reino de Deus, como você vai entender o reino de Deus? O maior vai ser o menor. Então, já é uma característica, é uma dica muito interessante, muito boa pra você perceber a sua situação, porque, seria mais o ou menos assim, numa escala, aí do outro lado, quanto mais… está assim, mais ou menos isso. Então, quanto mais, aqui vem natural, e aqui espiritual, se eu cresço espiritualmente, então eu estou aqui embaixo. Quando eu estou aqui embaixo, naturalmente eu estou aonde? Orgulhoso, soberbo, arrogante, prepotente, sem educação, grosso, sem afeição natural, desobediente aos pais, às mães (está lá escrito), e assim vai indo, não tem humildade.
Naturalmente… espiritualmente… aí vai crescendo, ele vai, à hora que você estiver lá embaixo, levando, sendo humilhado, andando a segunda milha, sendo injustiçado; à hora que você estiver lá embaixo, chorando, clamando (tudo vai acontecendo, não preocupa não que acontece direitinho), mais cresce espiritualmente, desce naturalmente. O melhor sinal é este, o apóstolo Paulo falou: se eu não estiver fazendo certo, porque então eu estou sendo perseguido? Porque, uma característica do meu crescimento é a perseguição, é a característica do crescimento espiritual, é uma coisa boa, não pensa que é coisa ruim não. Por isso é que a gente tem medo de ser espiritual. É uma coisa boa, você vai dar graças a Deus, Senhor, que coisa boa! Amém? Deus falou conosco?
[Igreja] Amém.
Então vamos curvar as nossas cabeças e agradecer a Deus.
Como é bom o Reino de Deus, não é, Celinho? Amém, Ramiro?
ORAÇÃO: Amém, Senhor! Obrigado, Jesus! Obrigado, Senhor Deus, porque o Senhor tem insistido conosco. Se o Senhor tem insistido com a gente, é porque a terra ainda está correspondendo, a terra ainda dá esperança de que o fruto seja agradável. Eu tenho certeza, meu Deus, que o Senhor falou conosco bastante, eu tenho certeza que o Senhor nos alegrou, trouxe a nós uma esperança, porque nós estamos sentindo nesse momento que a palavra está fazendo efeito, que a palavra está falando conosco. Na verdade não se cumpriu o que disse o profeta Isaias, o nosso coração não endureceu, nós entendemos, ó Pai, que isso é verdade, que a verdade é essa, o que nos agrada é ser o menor, o que na realidade estamos querendo é ser o menor, o mais simples, o mais humilde. O que na realidade estamos desejando é diminuir para que o Senhor cresça, é entregar ao Senhor Deus, a direção da nossa vida, porque isso pra nós é melhor, nos dá realmente uma paz, uma esperança, nos dá, Senhor Deus, uma forca, porque sempre que nós chamamos ao Senhor, o Senhor se mostrou ao nosso lado, o Senhor Jesus, se mostrou amigo nosso, nosso companheiro, não seria realmente agora que nós iríamos resistir aquele que nós temos certeza ser o nosso amigo, o nosso Deus, o nosso companheiro. Obrigado, Pai, que realmente esteja entre nós o reino de Deus. Que realmente o Senhor Deus possa contar com as nossas vidas, com as nossas casas, com a nossa família, com o nosso povo, Jesus. Ó Pai, como é bom sentir isso dentro de cada um de nós! Louvado seja o Senhor!
Nosso Deus é um Deus maravilhoso
Reina aqui em mim
Com poder saber e amor
Esse é o nosso Deus
Nosso Deus é um Deus maravilhoso
Reina aqui em mim
Com poder saber e amor
Esse é o nosso Deus
Reina aqui em mim
Com poder saber e amor
Nosso Deus é um Deus maravilhoso
Reina aqui em mim
Com poder saber e amor
Esse é o nosso Deus
Amém, Deus abençoe, abrace o seu irmão, nós estamos encerrando em nome de Jesus.