3 – Apresentar todo homem perfeito diante de Deus
Às vezes, com uma imposição de mãos, uma oração, a pessoa consegue alcançar muitas graças. É bom que a igreja busque alcançar os dons, infelizmente nós vivemos uma época difícil que está profetizado que viveríamos, uma época em que o poder do Povo de Deus seria tirado.
Você vê, a igreja já tem muita dificuldade para poder viver vendo as curas e os milagres; e se ela viver única, e exclusivamente pela fé uma vez que ela não vai ter poder, força para realizar sinais e maravilhas como foi feito no início. Fica difícil, mas está profetizado que a igreja, o poder do Povo de Deus será tirado.
Às vezes, você fica procurando ver um sinal e não vai ter. Jesus mesmo falou: “Geração incrédula pede um sinal” (Lucas 9:41), quanto mais aproxima o tempo da apostasia mais incredulidade, mais sinais queremos ver. Se você quiser conferir, vê em Daniel 12: 7.
Vamos ler em Colossenses 1:24:
“Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;
da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus;
o mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;
aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;
a quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo;
e para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.” (Cl 1: 24-29).
Vamos ler Gálatas 6:
“Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus. Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.” (Gálatas 6:15-17.)
O que importa para Deus? É que a igreja O obedeça, que a igreja seja perfeita, a igreja tem que ser perfeita. Não sei se foi hoje de manhã que falamos ou ontem a noite: que Deus tem que tirar o nosso pecado.
Quem lembra de um pecado que foi falado hoje de manhã?
– Igreja: ciúmes, avareza, inveja, cobiça.
Esses defeitos não vão fazer parte da igreja, do corpo de Cristo. Então se uma pessoa tem inveja, Deus vai tirar a inveja da pessoa; ela não vai para o céu, fazer parte da Igreja, do corpo de Cristo sendo uma pessoa invejosa, que cobiça as coisas dos outros; que tem pecado, qualquer que seja o pecado.
Paulo diz assim: “Que em Cristo não importa outra coisa a não ser que sejamos uma nova criatura”. Em Cristo, o que significa isso?
Nós já falamos algumas vezes aqui que a igreja é o corpo de Cristo, então, “em Cristo” quer dizer: na igreja. A igreja é corpo de Cristo. Se você quer fazer parte da igreja, você quer fazer parte do Povo de Deus, você quer ser salvo pela graça. Você acredita em Deus, acredita no inferno, você acredita nos demônios, no mal, no bem; você acredita em Deus e quer fazer parte do Povo de Deus, ou do povo do diabo? Você quer fazer parte daqueles que serão salvos e vão habitar o céu com Deus, ou você já admite até ser um visitante lá do inferno?
Eu acho que não, acho que todos nós queremos ser salvos, todos nós queremos Deus, nós queremos ser de Deus. Quem não quer ser de Deus? Eu quero pertencer a Deus, quero ser de Deus. Sinceramente, eu quero fazer parte do Povo de Deus.
Então, o Povo de Deus é o corpo de Cristo, é aqui neste lugar; esse é um lugar onde o que que importa? É que você basta ser numa nova criatura, porque essa natureza, esse homem que aqui está cheio de maldade, de pecado, de defeitos não pode entrar no céu; “carne e sangue não herdarão o reino de Deus” (I Coríntios 15:50). Então, basta que você seja uma nova criatura, todos nós nos esforçamos para ser uma nova criatura, um novo homem, um filho de Deus.
Não tem jeito da pessoa fazer parte desse corpo se ela não for uma nova criatura, ou melhor, se ele não admitir, não aceitar que os seus pecados sejam tirados, arrancados dentro de você.
“Os filhos de Deus serão provado como se prova o ouro e a prata,” e Deus prova; como falei hoje de manhã, se a pessoa tem ciúme, Deus vai criar situações que permitam seu ciúme vir à tona, para que você admita que tenha ciúme e peça a Deus: ‘Senhor, tira esse ciúme de mim;’ e, se você realmente quiser, Deus vai e arrancar isso de você, para que você não tenha mais ciúme. Se você tiver inveja, a mesma coisa. Deus vai criar uma situação que faça com que você inveje, porque tem muita gente que é assim; não pode ver o outro bem sucedido, que tem inveja; inveja é uma coisa que quase todo mundo tem. Tem uns que invejam o filho do outro, se o filho do outro é inteligente, ele tem inveja porque o filho dele não é inteligente; aí um compra um carro, ele tem inveja daquele carro, gostaria também de ter um carro daquela forma; ele poderia desejar um carro daquela forma, mas sem inveja. Então, a inveja é uma coisa maligna, é um mal, e que precisa sair, ser tirado do nosso meio.
“Regozijo-me agora no que padeço por vós,…” (Cl 1: 24).
Presta atenção, toda a igreja padece, sofre, padecer significa sofrer, mas sofrer com alegria. A gente sofre… é um sofrimento misturado, contentamento, por exemplo: Paulo falou assim: “eu me alegro em trabalhar para Deus, eu me alegro em servir a Deus.” Qual é o trabalho de Deus, qual é a obra de Deus? Tirar o pecado das pessoas.
Levar as pessoas para esse lugar, esse é o nosso trabalho e você precisa fazer esse trabalho, porque Deus vai nos recompensar por esse trabalho. Quem não salvar uma alma… Como você salva uma alma? Tornando aquela pessoa perfeita, e uma pessoa perfeita, é uma pessoa sem pecado. Na prática, é fácil fazer isso? Por exemplo: é fácil você pegar um viciado em droga e ajudá-lo a se ver livre daquela droga, é fácil? Não, mas por que, às vezes, conseguimos fazer isso?
Um viciado em bebida… hoje em dia o pecado tem se tornado tão violento que essas coisas ficaram até fáceis, bebida, cigarro ficou assim segundo plano, tendo em vista que hoje tem pecados mais violento que estão dominando, estão estragando… as trevas ficaram cada vez mais poderosa.
Então, o nosso trabalho é arrancar a pessoa, tirar a pessoa das mãos do diabo, do poder de satanás e trazê-la para Deus, de que forma? Tirando o pecado daquela pessoa, fazendo com que a pessoa não peque mais.
Temos que imitar a Cristo, trabalhar para Deus, dar a vida pelo irmão que peca, que está errado; você dá a vida por ele. Não é acusá-lo, não é apontar os defeitos dele, não é pesar o fardo dele mais do que já está pesado, não é aumentar a dor daquele irmão, mas ajudá-lo a se ver livre daquele pecado.
Você sabe que com aquele pecado, tem um demônio, um espírito maligno junto com aquele pecado habitando aquele corpo?
Todo mundo que fazer esse trabalho vai padecer; pois não é fácil, por isso que ninguém quer fazer, por isso que as pessoas fogem dos pecadores, afastam-se dos pecadores e os pecadores estão aqui entre nós, na verdade, nós somos.
Deus disse que veio salvar senão os pecadores, as pessoas que entram para nosso meio, que vem para cá, as pessoas estão aqui conosco são as pessoas que querem ser salvas.
Vocês acham que as pessoas gostam de ajudar o pecador oi fugir dele?
– Welington: Fugir dele, porque o pecador traz dificuldade, dá trabalho, você tem que perder tempo com ele, você tem que orar com ele, dar a sua vida por ele, como Jesus deu. Então, da trabalho, e todo mundo já tem os seus problemas e ainda vai pegar os problemas do outro? O que acontece no mundo é assim.
Então, a pessoa quer distância do pecador.
Alessandro: A gente realmente corre, quando a gente vê um pecador, a gente quer distância dele, porque já temos tanto problema…
Qual é o trabalho da igreja? Apresentar todo homem perfeito, esse é trabalho da igreja. Toda igreja tem esse mesmo trabalho: apresentar todo homem perfeito, sem pecado.
Eu tenho 3, 4, 5; o Alisson, a Ivanilde tem 3, 4, 5 por quem você padece, sofre; por que você sofre? Porque não é fácil. Ninguém quer ter problema com os pecadores. São pecadores, por quê? Ajuda uma prostituta, ou um prostituto, largarem de prostituir para você ver que não é fácil; ajuda uma pessoa largar de beber; ajuda uma pessoa largar de roubar, ladrão. Põe no seu coração: “Eu vou ajudar aquela pessoa, eu sei que é ladrão, eu sei que ele rouba, vou ajudá-lo a deixar o roubo. Se você salvar aquela pessoa do roubo, você pode estar levando aquela pessoa para o céu, mas é um trabalho difícil.
Alisson: A primeira vez que ele te roubar você larga ele.
Como o Alisson está falando, ele pode roubar de você e você não deve largar.
Alisson: aí eu não vou nem arrumar ele pra não ter que não largar, não vou nem vou arrumar. Deixa-o longe de mim mesmo porque realmente os problemas da gente já são uma confusão. Então, a gente não quer saber de ajudar ninguém. Você até quer, mas é bonito falar enquanto não começa ajudar, quando você começa, eu penso eu nunca tentei ajudar ninguém, mas a hora que você tenta ajudar deve ser uma dificuldade danada.
É uma dificuldade danada, mas você tem que pegar assim, você tem que ter fibra, fé, coragem…
Alisson: Deus principalmente.
Ousadia e, acima de tudo, ter Deus. Porque, se você for ajudar, se você for fazer esse trabalho primeiro, Deus já vai ficar alegre com você, ele vai estar com você pode ter certeza que ele vai estar com você, você pode enfrentar.
Quando Davi enfrentou Golias, quando ele propôs no coração em ajudar o povo de Israel, que tinha Golias como inimigo e estava vindo para arrasar com o povo de Israel; quando Davi se propôs a ajudar quem era com ele? Deus foi com ele.
Se você colocar, propor no seu coração como Jesus Cristo fez: “Pai, eis me aqui,” não tinha ninguém para ajudar, para salvar o mundo, “eis me aqui, envia-me.” Humilde, simples, cordeiro. Amém! “Faz em mim a tua vontade.” Deus vai com você Alisson, não é você sozinho que vai fazer não! Não é você. Isso que, às vezes, acontece com a igreja, porque a igreja ela se acomoda, se omite quando muitas pessoas estão necessitadas, às vezes, até, entre nós, precisamos de ajuda. Por quê? Porque o Alessandro só serve para Deus de que maneira?
Alguém: santo.
Sem Pecado, sem defeito, “apresentar todo homem perfeito” (Colossenses 1:28). O Humbertinho só serve para Deus?
Alisson: perfeito. Impossível.
O Fernando só serve para Deus? O Alisson só serve para Deus?
Alisson: também impossível, ai é certeza.
Só serve para Deus perfeito. Amém! Todos nós precisamos de alguém para nos ajudar, ninguém vai se não tiver alguém ali para nos ajudar. É como a árvore que tem um tronco de onde você recebe, os galhos, as folhas recebem as seivas, os nutrientes na terra que vem para alimentar aqueles galhinhos pequenininhos que estão lá em cima.
Uma pessoa que não está sendo santificada, aperfeiçoada que não está assistindo seus pecados saírem, uma pessoa que não está percebendo que os pecados dela estão saindo, ela não está sendo preparada para céu, ela precisa sentir que cada dia ela está melhor; sentir que cada dia é mais santo. “O santo santifique-se cada vez mais” (Apocalipse 22:11).
Você tem que perceber que está cada dia melhor, mais santo, mais perfeito; cada dia você consegue se ver livre de um mal graças a Deus. Eu matava, eu roubava, olha o verbo, eu bebia, eu fumava, eu brigava, eu irava, tinha inveja, cobiça etc… e cada dia eu me vejo livre de alguma dessas coisas. Amém!
É uma pessoa que realmente tá olhando para o céu, é uma pessoa que realmente quer Deus. Essa carreira que nos está sendo proposta. Deus quer você perfeito, sem pecado;
Agora, nós não podemos brincar, se você acha que não está conseguindo, pede ajuda; se você pedir ajuda… se não tiver nenhum entre nós para poder ajudar, Deus vai fazer o quê? Vai mandar um anjo do céu para te ajudar, ele vai mandar um anjo, escolher um anjo e vai dizer: ‘Vai lá, ali está uma pessoa necessitada e não tem ninguém ali que possa ajudá-lo.’ Deus vai mandar um anjo do céu pra te ajudar. Mas é preciso que você queira que você tenha vontade, que você deseje.
Jesus, nos dias da sua carne, queria ser santo, perfeito, fazer a vontade de Deus, o que ele fez? Orações e súplicas, ele pediu ajuda para o céu. (Hebreus 5:7).
Cabe a nós, se quisermos vencer o diabo, vencer esse mundo tenebroso, esse mundo violento, esse mundo de pecado, você tem que ter arrependimento, você precisa ter vergonha de ser um pecador e dizer: ‘Não quero mais’. “Senhor, ensina o que eu tenho que fazer, me dá uma ajuda, se não há alguém entre nós, mande, Senhor Deus, um anjo do céu”. Você sabia que os anjos de Deus estão ao nosso serviço? Eu duvido que uma pessoa carente, uma pessoa que precisa e que quer, ore e não receba de Deus ajuda.
Nos dias dos Apóstolos, quantas vezes a pessoa chegava e dizia: ‘eu vim te ajudar! O que você precisa?’
Isto aconteceu conosco, já falamos aqui, mas não custa falar de novo, quando eu passava perto da casa da Lázara, e ela estava orando com Ramiro. O Ramiro estava bêbado, e a Lázara estava orando, pedindo a Deus que mandasse uma pessoa para ajudá-la e eu estava passando na porta, na rua, achei por bem parar, e fazia muito tempo que eu não tinha contato com eles. Achei por bem parar e pensei comigo: ‘vou dá um alô para Lázara, quem sabe…’ Eu ia para casa da dona Jaci, parei toquei a campainha, ela falou: quem é? Eu falei, o irmão Rossini. Ela respondeu: ‘Oi irmão sobe aqui pelo amor de Deus, eu estava te esperando, já estava te esperando.’
Eu subi e foi, a partir desse dia, que eu assumi a Lázaro e o Ramiro. Quanto tempo eu fiquei lutando com vocês, pelejando depois daquele dia? Umas duas semanas?
– Lázara: o irmão peleja até hoje.
Não foi um mês, dois meses, foi muito tempo. Eu lembro, quando eu estava no quartel, eu lembro que eu saia para rua e era difícil o dia que eu não passava na casa do Ramiro. ‘Lazara, como é que está o Ramiro?’
– Ramiro: A semana toda o senhor passava lá em casa. Na terça senhor ia na casa do Sirlei, do Wellington, na dona Filó, onde o senhor ia passava lá em casa. No dia que eu não queria, eu escondia no lote vazio e, na hora que o senhor ia embora, eu saía.
Foi uma perseverança eu não tinha preguiça de ir lá no Parque Atheneu, onde você morava Homilde? Maísa, eu não ia atrás de você? Atrás do Chagas? Pois é, eu pelejo com você até hoje não é Homilde?
O que eu quero dizer para vocês… todos os lugares onde eu podia, lá na Ivanilde… Por quê? Porque nós temos que apresentar a pessoa a Deus sem pecado, perfeita.
Eu vou chegar para Deus e dizer: ‘Eu lavo as mãos. Senhor, eu lavo as minhas mãos com a consciência tranquila de que eu fiz, corri, pelejei e me esforcei.’ Amém!
Nós não podemos ter uma igreja para assistir reunião; nós queremos uma igreja que trabalha… hoje eu já perguntei o César, César como é que você está? Está precisando de alguma coisa? Aí, você respondeu pra mim o quê?
– César: mais ou menos, estou tentando.
Se precisar de qualquer coisa, Cesar, não faça cerimônia pode pedir que tem qualquer um desses irmãos aí estão ávidos para te ajudar. Amém!
Eu lembro, ele não está no nosso meio, mas eu lembro de um rapaz Amilce conhece, o Alisson deve conhecer, chamava-se Vanderlei, trabalhava no Adauto Botelho, mas ele bebia; o Vanderlei bebia que chegava feder, dava até mau cheiro de tanto que ele bebia, e a mãe dele era uma velhinha de cabeça branquinha, ela gostava demais de mim e o Vanderlei bebia. Ela pegava mandava atrás de mim quando não telefonava ela mandava recado pra mim, me chamava de irmão, ‘irmão Rossini o Vanderlei tá sumido, tá bebendo.’
Eu insistia com Vanderlei, nós só conseguimos encontrar quando ele vinha para casa trazido, às vezes, pela policia, pessoas que traziam o Vanderlei semi morto e o jogavam na cama. Agora, você já imaginou, pregar o evangelho para uma pessoa desse jeito? O que você poderia fazer para uma pessoa desse jeito? O que você poderia fazer?
Eu vou resumir para dizer o seguinte; Amilce, o Vanderlei bebe hoje? Wolmer, você conheceu ele, ele bebe? Ele foi curado da pinga? Foi! Não sei se ele crê, se é crente, ou o que ele está fazendo, eu só sei de uma coisa, ele não bebe mais.
Mas eu me ajoelhava na cama. Eu não sei se eu sou capaz de fazer isso mais, e eu chorava como se ele fosse alguém meu. Chorava por ele ali, pedindo a Deus para libertá-lo daquilo, tirar aquele mal. O Vanderlei não bebe mais.
Eu andava em Pires do Rio, e eu sabia que tinha um senhor que bebia e era marido da Dona Adília, chamava-se Jesuíno. Eu nem conhecia ele, ai um dia passei pela calçada, e alguém dizia: coitado do Jesuíno olha a situação que ele está.
Eu perguntei quem é Jesuíno? É o marido da Dona Adília.
Eu não sabia, eu não conhecia o Jesuíno… lá na calçada, onde ele estava, eu sentei com ele, você sabe o tanto que é difícil o bêbado. Resumindo, o bêbado Jesuíno deixou de beber; abandonou a bebida.
O marido da Onilia, Leôncio. Eu ainda estava na comunidade, quando a Onilia me pediu para ajudar o Leôncio que bebia, mas bebia mesmo de tal maneira que tudo que ele tinha ele gastava com bebida e depois que ele bebia e perdia o dinheiro, as pessoas roubavam dele, tiravam dele.
Então, eles viviam uma vida de miséria, ele era funcionário da rede Federal, mas, quando ele estava dispensado do serviço, ele ia para pinga e ele bebia, e eles não tinham nada, porque ele estragava tudo na bebida. Eu passei ajudar o Leôncio. Às vezes, eu tinha que ir na casa do Leôncio três vezes por dia, às vezes a Onília me chamava de noite, altas horas da noite. “Rossini, o Leôncio e tal …”, também, para resumir; o Leôncio não bebe mais. Depois disso, ele adquiriu muita coisa, prosperou na vida etc. Amém! Ele reuniu conosco algum tempo e depois foi embora.
Deus não quer saber, meu irmão, se aquela obra que você fez se a pessoa vai permanecer, se a pessoa não vai permanecer. Deus quer saber que você fez!
Eu lembrei aqui de algumas pessoas na área da bebida, mas eu tenho também nas outras áreas também e eu não preciso aqui ficar falando para vocês o que eu já fiz.
Wilmar: igual o Ramiro falou, eu também já fugi do Senhor muitas vezes e tudo. Mas foi através da perseverança da Cora, e Deus que abençoou, e o senhor que todo tempo toda vida eu sei que o senhor orou por mim, pela minha casa. Graças a Deus, já tem 11 anos que eu não bebo e, pra mim, foi como se não existisse a bebida. Eu tô aqui pensando senhor tá falando e eu tô aqui lembrando de mim também. Igual o outro já tirou um e eu sei que ainda vai sair o resto que precisa sair.
Amém! Isso que é o nosso trabalho, salvar vidas, tirar vidas do poder de satanás, e você pode tirar qualquer um. Mas não é isso? Em todas as áreas, eu encontrei esse moço aqui, a primeira vez que eu encontrei …
Josias: igual o senhor estava falando, eu me sinto orgulhoso quando Senhor fala quando lembra eu fico olhando para trás naquela época eu comecei a reunir aqui, e realmente é o que o senhor tá falando.
Eu não conhecia o Josias, aí uma festa na casa do Godoy, aí o Godoy falou assim: “eu queria que você conversasse com um irmão, tem um conhecido aí, gente boa e tal” …Eu não conhecia, e o Godoy me levou lá para conversar com ele. Nós fomos pra uma sala, para um canto e conversar com Josias, não foi Godoy?
Gente, a gente não pode ter preguiça, medo, receio, a nossa luta não é contra carne é contra os demônios.
Josias: Engraçado, que, quando o senhor falou comigo aquela vez, eu estava tão possuído, carregado, que você tá com a cabeça para fazer besteira, até suicídio. Na época, eu estava já a ponto disso, pensar besteira, porque você fica tão perturbado…, eu estava na escuridão mesmo. O dia estava escuro não estava enxergando nada.
Então, apresentar todo homem perfeito em Cristo. Claro que eu não posso ficar o dia inteiro atrás do Vilmar, do Ramiro, mas você encaminha. O Josias, depois disso melhorou em todos os sentido a vida dele.
Josias: alguma coisa vai fazendo. Com certeza, eu estava possuído de muita coisa: bebida, prostituição… eu poderia estar envolvido nela hoje, porque a minha cabeça estava para explodir. Então, eu estava disposto a fazer qualquer tipo de coisa.
Josias: eu estava com a cabeça cheia de coisa, dali para frente, você não esperava nada de mim não. O final poderia ser um suicídio. Eu ia prejudicar meus filhos, minha esposa, meu irmão. Isso que o senhor tá falando ajuda muito, a reunião que senhor está falando é isso ai, ajuda demais; porque hoje eu sei onde eu estou pisando, eu não vou sair fora porque sei que vou ser esmagado..
Amém!Um dia ele traz um irmão, outro dia ele traz um outro irmão, outro dia traz uma irmã, outro dia ele traz uma filha porque por que ele….
Josias: vejo o bichinho sofrendo, você tá lá vendo o bichinho sofrendo e você diz: Deixa eu levar esse homem para reunião, que lá ele vai ver o que tá acontecendo com ele, porque na verdade ele não sabe o que que tá acontecendo. Aí, de longe você, vê e diz: oh! meu Deus, igual o senhor falou quantas vezes o senhor chorou? Eu também choro. Nossa, aquele coitado você chega igual o senhor tá falando pregar para um bêbado, se pregar pra um sadio é difícil e pra um bêbado?
Doente mental, a pessoa pode ser doente mental, pode ser o que for. O bêbado não está ouvindo nada do que você tá falando não, mas você tá orando, você está ali intercedendo por ele, clamando por ele, chora para quê? Para que nós vamos salvando um daqui, outro dali etc. A Nossa alegria, Paulo falou, eu me regozijo, eu fico feliz, alegre de ver o resultado do meu trabalho.
Quando Josias não está aqui, eu sinto falta, quando você não vem a reunião eu sinto falta. Amém! Por quê? Porque eu temo perder você, porque eu sei o quanto você é precioso para Deus, o quanto é importante você para Deus.
Estou vendo aqui o Lucas e a Dani. Se o Lucas faltar, e a Dani aparecer, vou perguntar para ela: cadê o Lucas? Aí, o Lucas está pescando, tá bom pescando, por enquanto tá bom. No fim de semana seguinte, cadê o Lucas? Pescando, aí já me assusta, porque pescando toda semana?
Então, nós vigiamos uns aos outros, cuidamos uns dos outros. A ovelha acompanha uma a outra, quando Jesus chegou no aprisco ali ele falou: Chamou pela ovelha, ele disse: “As minhas ovelhas ouvirão a minha voz” (João 10:27). Todas nós somos ovelhas de Deus, e quando ele chama uma, todas as outras se apresentam.
Então, nós olhamos aqui de cima, aqui de baixo estou olhando vocês, eu sei quem está prestando atenção, eu sei que não tá prestando atenção. A gente deveria cuidar. Às vezes, vocês acham um exagero quando eu falo o fulano, beltrano, traz aquele que está lá fora, aquele que você vê que tá faltando a reunião.
Ora por ele, clama por ele, invoca a Deus por ele. Amém! Por quê? Porque o trabalho da igreja é apresentar todo homem sem pecado, perfeito. Às vezes, nós estamos vendo a pessoa e viramos as costas. Estamos vendo a pessoa pecar, estamos vendo a pessoa sendo tomada pelo inimigo, e nós viramos as costas, fazemos de conta que nós não estamos vendo. Isso não está certo. Se você viu, vai, enfrenta, mesmo que você seja maltratado, mesmo que você não seja recebido, vai.
Como o Wilmar falou, quantas vezes o Wilmar se escondeu de mim, o Ramiro se escondeu de mim. Quantas vezes, eu já, muitas vezes, fui posto para fora de casa, mas eu dou graças a Deus pelo que eu faço pela igreja.
Então, presta atenção. Se Paulo disse: “regozijo-me agora”, eu também posso dizer isso. E eu tenho certeza de uma coisa, em Mineiros, tem que existir alguém, em Pires do Rio, tem que existir alguém. Amém? Em Araguaína, tem que existir alguém fazendo o quê? Por que, às vezes, eu chegava em Brasília e falava: “aqui em Brasília não tem igreja”, os meninos ficavam bravo comigo, por quê?
Porque em Brasília tinham as pessoas, mas não tinha…. ninguém padecia, ninguém queria assumir, ser o tronco onde as pessoas pisam para subir, onde você descansa, onde você se esconde do sol; é preciso que haja, Deus disse: em cada cidade… estabeleça um ou dois em cada cidade. Nós precisávamos fazer isso: lutar pela igreja, amar realmente a igreja, entender o que que significa igreja e trabalhar por ela. Amém?
A árvore que não dá fruto, a figueira que não dá fruto… como você pode avaliar o trabalho? Sentir que você… o prazer de salvar uma vida, tirar uma vida… se você não se propõe a isso, não se entrega, não se oferece a Deus? “Senhor, vê o que eu posso fazer”. Amém!
Com certeza, nós seríamos um povo mais bem sucedido.
“Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida.
No caminho da sabedoria te ensinei, e pelas carreiras direitas te fiz andar. Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás. Pega-te à correção e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.
Não entres na vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus. Provérbios (4: 10-14).
É isso que você vai fazer com a pessoa. Eu esqueci, também tem um outro aqui importante, tem uma outra pessoa importante do nosso meio que eu esqueci, o Assis.
A família do Assis é uma benção. Dona Zefa, mas não era uma judiação se o Assis continuasse a ser o que ele era no começo? Se continuasse, ele já teria sido expulso da corporação onde ele está, ele teria destruído toda essa família. Eu sei que talvez a Natiely não estivesse aqui bem casada, porque a gente está falando aqui brincando, mas eu acho o Fernando… é muito difícil você arrumar um rapaz, hoje, que não mexe com prostituição, droga, responsável, trabalhador, que chega em casa todos os dias. É difícil minha filha, é ganhar na loteria.
Se nós fossemos mostrar cada coisa que Deus fez, e por que você ainda não acredita? Por que você ainda é tímido? Por que que você ainda não dá um soco no ar e fala: “Senhor, manda os bêbados, os oprimidos do diabo, manda, Senhor Deus, os que tiverem problemas de prostituição, os coxos, aleijados”.
Estamos vendo que o poder do Povo de Deus está acabando, mas será que, se nós orarmos… vamos orar, se o coxo continuar coxo, nós carregamos ele. Amém! Muitas vidas, muitas casas tiveram o prazer… quantas vezes, Jesus falou: “a salvação chegou a essa casa!”. Quantas casas a salvação chegou!
Chegou na sua casa Dona Zefa? Não foi uma benção para a senhora? Amém! Cida? Quando a gente conheceu… Abadia? E assim por diante.
“Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras…”
Você é meu filho, minha filha na fé. Não me desobedece não! Amém? Eu estava até comentando, a pessoa não pode me desobedecer, porque é meu filho, minha filha Amém!
Paulo falou: “vocês podem ter muitos aios, mas pai fui eu que gerei vocês” (I Coríntios 4:15). Estamos aqui… foi a palavra em Pires do Rio, de 15 em 15 dias, a palavra que está, graças a Deus, hoje, através dos cd’s chegando… a pessoa que rejeita essa ajuda… eu não posso hoje, humanamente, não posso! Eu tenho 64 anos, não posso mais fazer o que eu fazia com 30. Amém? Mas a pessoa que rejeita a ajuda que Deus está dando através de vocês, daquele que está ouvindo o CD, lendo o livro… nós temos suficientemente material para trabalharmos, vocês concordam?
Igreja: Amém!
Não trabalha só se não quiser fazer nada, porque nós temos material suficiente para trabalhar. Se Deus te ensinou, você vai ensinar, ensina; “dai e dar-se-vos-á”. Deus dá semente ao que semeia. Se você propor no seu coração: Deus eu quero. Uma vez, eu disse assim: é Deus, são os apóstolos, os profetas, os evangelistas, os mestres, os doutores, os pastores, etc. Esse povo tem que existir na igreja, Deus não sai da igreja, e precisa de apóstolo? Precisa de profeta, de evangelista, de mestre, e doutores pastores, precisa? A igreja precisa!
E quem se ocupa com trabalho de Deus, não tem tempo para pecar, quem se ocupa com a obra de Deus não tem tempo para pecar. Amém! Para pensar em bobagem, para se envolver com o mundo, não tem. Muito pelo contrário, 24 horas é pouco para gente. E falta alguma coisa para nós? A nossa igreja não prosperou? A nossa igreja não ficou rica? Olha o pátio aí, a nossa igreja não ficou rica? Rica, próspera. Amém! O Humbertinho está rindo aqui, Humbertinho está de Tucson, você não tinha um cachorro; ele entrou aqui e não tinha um cachorro que puxava, não tinha nada.
Humbertinho: o Senhor estava falando do Ramiro, do Wellington, fulano, beltrano, ciclano etc. Eu lembrei do Wender e lembrei de mim e assim como eu, como o Wender, quantos outros estão aqui. a Paulinha, Roberta, o Júnior… eu lembro quando eu cheguei lá no Vera Cruz uma vez.
Eu saí do Vera Cruz com a intenção de fumar um, como diz o outro. Foi em 1996, eu sai um domingo lá do Jardim Olímpico e fui para o Vera Cruz, peguei o ônibus e fui para lá. Quando eu cheguei lá, estava o Wolmer, Paula, Roberta, nem existia Dairel, nem Rafael ainda. Eu cheguei lá, o povo brincando de bola, etc e tal. Eu fui com a intenção, foi em 1995. Quando eu vi aquilo tudo, eu achei diferente, e, depois daquilo, eu fui embora, mas eu fui embora com uma visão; fui embora sabendo que aquele povo era diferente. E, quando eu voltei, foi em 1996, eu decidi eu cheguei numa reunião de sexta-feira, acabei com a reunião do Wolmer, porque eu falei para o Wolmer. naquele dia Wolmer sabe disso, Janeiro de 1996 eu falei assim: Aqui eu deixo a minha vida, aqui eu sei que tem um povo de Deus, que busca a Deus e esse povo eu vou ser, e depois desse dia nunca mais eu saí.
Para nós encerrarmos:
“Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida.
No caminho da sabedoria te ensinei, e pelas carreiras direitas te fiz andar. Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás. Pega-te à correção e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.
Não entres na vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.” (Provérbios (4: 10-14).
Então, vamos dar ouvido à Deus, vamos acreditar, vamos trabalhar para Deus. Eu quero que você pense nisso, apresente aquela vida que você tem certeza que foi salva pela sua palavra, foi salva pela sua ajuda. Amém? E sinta-se como Paulo: “eu me regozijo”, sinta-se feliz, alegre “eu ajudei a edificar a casa de Deus. eu ajudei a construir o povo de Deus”. Amém?
Você quer o seu nome lá na placa? “Eu ajudei a edificar a casa de Deus, eu ajudei a construir o povo de Deus”. Amém? Tem muitos que vão se perder, tem muitos que nós vamos conseguir. Muita sementes que nós vamos jogar vão ficar pelo caminho, passarinho vai comer, mas, meu filho, se você não semear, você não vai colher nada. Semeia, e eu tenho certeza que alguma semente vai cair em terra boa, alguma semente vai salvar muitas vidas. Amém!
Deus abençoe você, vamos curvar nossas cabeças
Oração:
Amém Jesus, meu Deus, eu dou graças ao Senhor Jesus. Ninguém pode dar testemunho de si mesmo, porque quem dá testemunho de si, é falso seu testemunho. Na verdade, o que nós estamos querendo, nessa noite, é, da mesma forma como nosso irmão lá pode se alegrar, eu também quero, Senhor, me alegrar. Eu quero regozijar, lembrando das vezes, dos momentos difíceis pelos quais nós passamos. Mas, hoje, quando nós vemos o resultado, nós sentimos, lamentamos não fazer mais. Lamentamos, Senhor Deus, porque nós esquecemos, às vezes, de que é assim que se faz a obra de Deus, de que é assim que o Senhor quer nos ver.
Ajuda-nos, Senhor, a voltar aos nossos primeiros passos, primeiro amor, as primeiras obras… crendo que, às vezes, basta uma oração, basta uma mão misericordiosa estendida a um doente, a um oprimido, a uma casa em aflição, basta uma mão ser estendida para que o Senhor possa visitar, para que o Senhor possa realizar o seu trabalho. Que nós possamos ter compaixão, misericórdia para que, da mesma forma, o senhor tenha misericórdia de nós.
Obrigado Jesus! Ajuda-nos, ajuda a produzir muito mais do que eu tenho produzido, a fazer muito mais do que eu tenho feito. Eu sei que eu sou capaz, eu sei que eu posso, tudo eu posso naquele que me dá força, naquele que me dá sabedoria, naquele que me ensina eu posso. Aleluia Jesus!
É dando que se recebe. Amém! Jesus te louvamos.