3 – OS INIMIGOS NOS IMPEDEM DE SERVIR A DEUS
Amém! Uma boa noite! Que a paz, tão preciosa, tão importante na nossa vida, esteja com você, Igreja; porque sem paz… Todo mundo sabe que a coisa mais ruim, mais difícil de suportar, é quando nos falta a paz; então vamos conservá-la. Deus disse assim: “busque a paz, empenhe-se por alcançá-la” (I Pedro 3:11). Depois que você alcança, você tem que vigiar para não perder; guarde-a, porque ela é importante demais.
Amém! Quem gosta de inimigos? Quem quer tê-los? Ninguém gosta, ninguém quer ter inimigos. Quem acha que Deus vai falar mais alguma coisa conosco hoje? Vamos abrir a nossa Bíblia em Mateus capítulo 5, versículos 43 ao 48:
Ouvistes o que foi dito: amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.
Estávamos perguntando se alguém aqui quer ter inimigos; e ninguém quer ter inimigo. Na realidade, não somos inimigos, nós temos inimigos, é assim que Deus quer que façamos. Porque, no nosso caminho, a maneira pela qual nós vamos chegar à perfeição, nos tornar Filhos de Deus, como está escrito: “para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste”, para que possamos nos tornar Filhos de Deus, nós não podemos ter inimigos; inimizade é coisa que não pode existir entre nós. No nosso meio, as pessoas podem nos considerar inimigos, podem ser nossas inimigas, sabemos que elas são nossas inimigas, mas nós não podemos ser seus inimigos. Não sei se vocês conseguem ver a diferença disso.
Vamos abrir em Lucas capítulo 1, a partir do versículo 75:
E nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo, como prometera desde a antiguidade, por boca dos seus santos profetas, para nos libertar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam; para usar de misericórdia com os nossos pais e lembrar-se da sua santa aliança e do juramento que fez a Abrão, o nosso pai, de conceder-nos que, livres das mãos de inimigos, o adorássemos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias.
Nós vimos aqui: “para nos livrar dos nossos inimigos”, então, quando isso estava escrito lá nos profetas, todo mundo esperava que Deus ia vir e ‘fazer um limpa’; que destruiria, mataria todos os inimigos do Povo de Deus. Ali surgiu a grande salvação; quem estava esperando, esperava que isso acontecesse, que os inimigos do Povo de Deus fossem eliminados; “o juramento que Ele fez a Abraão de conceder-nos que, libertados das mãos dos nossos inimigos, etc.”, então, estava ali a grande esperança do povo, a grande salvação estava ali; só que não foi isso que aconteceu. Será que Jesus pôde servir a Deus? Aqui fala o seguinte: “De conceder-nos que libertados fôssemos das mãos dos nossos inimigos”; Jesus estava incluído no Povo de Deus? Então, preste atenção. Tinha aqui o Povo de Deus e Jesus estava incluído. Ele veio de cima como uma salvação para o povo, e entrou no meio do povo. Por que o Povo de Deus não conseguia servir a Deus? Por causa dos inimigos, por causa dessa dificuldade. E hoje é diferente? Não, não é diferente. Não conseguimos servir a Deus como gostaríamos por causa dos nossos inimigos.
Nós não vemos os espíritos; eles acabam usando as pessoas e, aí, temos a pessoa como inimiga, e isso nos atrapalha muito; um inimigo pode ser qualquer pessoa, o importante é que esse inimigo vai querer, de alguma forma, impedí-lo de servir a Deus. Você vai ter que ficar livre para poder servir a Deus. Jesus conseguiu servir a Deus? Conseguiu. Então, é sinal que Ele conseguiu se livrar dos inimigos.
Por que temos dificuldades para servir a Deus hoje? Por causa dos inimigos. Não aprendemos ainda a nos livrar dos inimigos, e é o que precisamos aprender. Toda vez que caímos em tentação, ficamos oprimidos, abatidos. Por que a nossa vida espiritual é prejudicada? Por causa dos nossos inimigos. O inimigo vem de alguma forma e oprime você; ele vem vestido de ovelha; inimigo que se preze não se declara, ele vem camuflado de alguma forma; e qual é a finalidade? Impedir você de servir a Deus, porque Ele sabe que se você servir a Deus, você vai se tornar Filho de Deus.
Como foi que Jesus venceu os inimigos? Eu perguntei e volto a afirmar: Ele conseguiu? Conseguiu. Então, vamos observar; aqui fala: “para que você seja perfeito como o vosso pai.” Jesus conseguiu porque ele alcançou a perfeição. Porque Ele fez como o Pai queria que fizesse. É possível alcançarmos isso? Como? Fazendo do jeito que Ele fez. E eu deixo bem claro isso: o impedimento que nós temos são os nossos inimigos – é preciso vencer os inimigos primeiro, é preciso derrotar os inimigos para depois servirmos a Deus. Ele fala: “surgiu uma grande salvação, para nos livrar dos inimigos, das mãos de todos que nos odeiam, para usar de misericórdia com os nossos pais e lembrar do seu Povo, do juramento que ele fez e conceder-nos que, livres das mãos dos nossos inimigos…” (Lucas 1:71) Qual é o segredo? Não ter inimigos.
Você pode servir a Deus da melhor maneira possível, ser uma pessoa abençoada, desde que você não tenha inimigo. Esse inimigo vai arrumar um jeito de não deixar você servir a Deus. Então, qual é o segredo? Não ter inimigo. Quando é que o inimigo vai se manifestar, não é através de uma pessoa? Enquanto os inimigos forem os demônios, eu não me preocupo, a minha luta não é contra ninguém aqui, é contra os demônios; eu tenho uma maneira de vencê-los. O que Deus está falando é para eu não ter inimigos aqui, porque, se eu não tiver inimigos, como é que os demônios vão chegar em mim? É exatamente isso que Deus está querendo dizer. E é por isso que ele não chega em mim (Rossini). Se ele chega em você, é porque ele tem um jeito de chegar em você. E como ele chega em você? Através de alguém. Se eu não tenho nenhum inimigo, como é que ele vai chegar em mim? ‘‘Nossa, eu preciso chegar no Welmo, mas como eu vou fazer para chegar no Welmo? Através de quem? Eu não acho um jeito. No Danilo, como que eu vou fazer para chegar no Danilo?’’ Os demônios querem chegar em você, mas eles não podem chegar em você, por quê? Porque você não tem inimigos.
Surgiu uma salvação, foi assim que Jesus venceu, todo mundo queria pegar Jesus, mas como que pega o ‘Homem’? Todo mundo queria achar um jeito de acusá-lo, mas acusar como? Agora, se tem um jeitinho de pegar você, aí vem a cambada toda, e opressão, dor de cabeça, angústia, e você perde a comunhão com Deus, por quê? Porque ele arrumou um jeito de chegar até você.
Nós não lemos: “Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos?” Você vai amar o diabo? Não, aqui Ele está realmente falando das pessoas. “Se saudardes somente os vossos irmãos, o que fazeis de mais? Isso, não fazem também os gentios?” “Se amardes somente os que te amam, que recompensa tereis?” (Mateus 5:44-46). Eu só amo o capeta que me ama? Não, eu não amo capeta nenhum, eu não quero demônio nenhum me amando. Os demônios são os nossos inimigos; nossa luta não é contra a carne, nem sangue, é contra os demônios. Agora, nós estamos aqui, vivendo aqui, vamos tratar com as pessoas aqui; quem que o inimigo vai usar contra mim? As pessoas. Agora eu entendo isso, eu sei que o Danilo não pode ser meu inimigo, porque, se o Danilo for meu inimigo, eles vão chegar através dele; então o que Jesus fez? Ele entendeu isso, primeiro a minha luta não é contra carne, nem contra o sangue, é contra os demônios, os demônios estão aqui, nos lugares celestiais; agora, como os demônios vão chegar até mim? Eles têm que ter um canal, uma via de acesso para chegar em mim. Ele precisa chegar até o Nivaldo; através de quem ele vai chegar? Primeiro, através da Divina ou do Paulo; segundo, do Elinho que trabalha com ele; e terceiro, através de mim (Rossini), e por sinal ele já quis muitas vezes. E através do Ivam? O Ivam nem conversa com ele; se o diabo for querer entrar através do Ivam, ele vai perder tempo. Por isso que Deus diz: “Os seus inimigos são os da própria casa”; não que a Divina seja inimiga dele, mas ela é a pessoa ideal usada como inimiga.
Se você quer servir a Deus, você tem que ter esse cuidado; qual cuidado? Cuidado com os inimigos. Eu tenho que vigiar em relação ao Welmo o tempo todo, porque é a pessoa com quem estou tendo contato; eu tenho que vigiar em relação a minha casa o tempo todo; aí sim, você tem que vigiar o tempo todo, porque você tem contato ali o tempo todo; funcionários, patrão, pessoas com quem você está sempre relacionando; mãe, pai, porque é através dessas pessoas que o inimigo vai entrando. Definitivamente, essas pessoas não podem ser seus inimigos.
Vamos ver com quem nós vamos fazer a comparação; marido e mulher; pai e filho; dois irmãos dentro da mesma casa. O tempo todo você vê o inimigo tentando jogar um contra o outro; “não, foi ele”; “não, foi ele”; “o senhor só faz isso pro fulano.” Com irmão de fé; o inimigo sabe que nós estamos sempre nos relacionando um com o outro; ele sabe que se jogar o Marquinhos contra mim, e eu contra o Marquinhos, nem o Marquinhos nem eu vamos poder servir a Deus. Se ele jogar uns contra os outros, ele sabe que essas pessoas não podem servir a Deus. Mas tem uma forma, uma maneira de nos defendermos disso? Tem, mas é muito difícil, porque, se você não estiver preparado, com cuidado o inimigo chega… Primeiro que a pessoa não participa das reuniões direito, a maioria não está em todas as reuniões, não escuta a Deus, não alimenta bem, chega em casa e não estuda; vive de peito aberto; aí é um prato cheio para o inimigo, porque ele vai chegar e buzinar na cabeça da pessoa. O que ele vai fazer? Vai jogar uma pessoa contra a outra, vai criar uma inimizade entre as duas pessoas, e as duas ficam impedidas de servir a Deus, ficam presas. Aqui fala: “Para que, livres dos nossos inimigos, possamos servir a Deus.” Ah! Por isso é que se o inimigo o obrigar a andar um passo, você anda dez; se o inimigo o obriga a uma coisa, mesmo que você perca tudo, tenha que morrer se for o caso… Por isso que Jesus falou que quando você for ao juiz, entra em acordo, porque, se chegar ao juiz, vai ser julgado, vai ter que pagar; é melhor resolver isso agora.
Olha, isso é fundamental; eu falo isso não é só em relação a servir a Deus não; é por isso que Deus diz: ‘‘Se ferir de um lado, dá o outro; dói, sacrifica, mas passa” (Mateus 5:39); às vezes, você vai ser criticado porque levou um tapa no rosto, porque esse tapa no rosto não quer dizer só a mão não; muitas vezes você é levado a esse tipo de coisa. É melhor para você se conseguir passar por essas coisas sem criar inimizade, sem permitir que o inimigo estabeleça ali uma defesa, um lugar para ele ficar; porque tem muita gente, eu conheço aqui entre nós, muitos irmãos que passam um pelo outro assim, mas são inimigos, e se eles são inimigos, quem que está ali? Aí entra a figura dos espíritos, porque os espíritos vão aproveitar essa situação para ficar ali, e, dessa forma, você não pode servir a Deus, porque não podemos servir a Deus e aos demônios ao mesmo tempo; porque, se eu estou cultivando a inimizade, é porque eu estou servindo ao diabo; o diabo ainda quer que eu seja inimigo seu e eu estou fazendo a vontade dele e não a de Deus.
Enquanto eu estiver fazendo a vontade do diabo, estou servindo a ele; se estou fazendo a vontade de Deus, estou servindo a Deus. Às vezes, a pessoa não conversa comigo, passa de longe, não gosta de mim, mas eu não sou seu inimigo, ela não consegue fazer inimizade comigo; eu olho, abraço, sorrio, vou à casa dela, tomo café. Nós temos que trabalhar nesse sentido, romper essa barreira; não podemos ficar de longe só achando que não existe, quando existe; então, nós temos que romper isso.
[Welmo] Eu aprendi duas coisas muito importantes: que o Filho de Deus pode até ter inimigos, mas ele não é inimigo de ninguém; as pessoas podem ser inimigas dele, podem desejar mal a ele, mas ele não deseja mal a ninguém; aqui no versículo fala: “Amai os vossos inimigos, orai pelos que vos perseguem.” Ele é perseguido, mas a ninguém persegue. Ele está numa situação que não tem inimizade com ninguém. Outra coisa é que os nossos inimigos são da nossa casa.Foi falado aqui em uma reunião para não concordarmos com o diabo, não estar de acordo com ele, porque se você ficar de acordo com ele, você vai andar com ele; isso é um perigo. É assim que nós vamos poder servir a Deus e nos tornar Filhos Dele. Se uma pessoa vem e eu incentivo aquela pessoa a não fazer aquilo que ela está querendo fazer, não apóio o erro, assim não apóio o inimigo, porque ali não é a pessoa e sim o inimigo.
Um exemplo: eu sei que o Lucas é meu inimigo, mas eu não sou inimigo do Lucas; eu sei que o Lucas quer me prejudicar, me atrapalhar, mas eu não quero nada disso para ele; então, como vou vencer o Lucas? Amando o Lucas; se ele tiver fome, eu vou dar de comer a ele; se ele tiver sede, vou dar a ele de beber; vou dar ao Lucas o que eu gostaria de ter; o que ele precisar é o que eu vou tentar fazer, porque, com isso, o diabo que estiver aqui, cai fora; e, aí sim, pode ser que ele venha se tornar meu amigo, um verdadeiro companheiro, porque eu venci o inimigo. Jesus venceu o inimigo que estava em Pedro, em João, em Paulo, e ficou com os amigos; Ele disse: “Eu não vos chamo servos e sim amigos” (João 15:15). E ficou tendo amigos; mas primeiro Ele precisou vencer o inimigo, para depois ganhar um amigo.
E é muito melhor você viver sem ter inimigo, isso quer dizer que você tem acesso a todos nós, não tem barreira com ninguém. E a melhor maneira que temos de servir a Deus é não termos inimigos. Interessante que na hora que Jesus falou para satanás: “satanás chegou a sua vez, agora o que você tem que fazer, pode fazer” (João 13:27), o inimigo estava ali, mas não tinha como chegar, existia uma barreira, existia um muro de proteção; enquanto Jesus não disse para ele: “agora, satanás, você pode me prender; não é porque você quer não, é porque eu estou mandando, agora chegou a minha hora.” E assim é conosco também; o inimigo não pode tocar em você, isso é uma palavra de Deus.
Agora, se você deixou uma brecha e fez inimizade com ele, aí ele pode. Olha, quantas experiências eu tive! Os inimigos me rodearam, mas, graças a Deus, não conseguiram que eu fizesse inimizade com eles, não puderam me tocar. Tocar na gente como eles fazem, criam para você inimizade, confusão, por quê? Porque você deixou uma brecha, uma margem, você deixou que ele fosse seu inimigo.
I Coríntios 15:25 e 26 “Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. O último inimigo a ser destruído é a morte.” Jesus tinha medo da morte? Tinha. Jesus tinha medo da morte, a morte era inimiga Dele e Ele precisava derrotar esse inimigo. Como? Como que Ele amava a morte, queria bem a morte, se Ele tinha medo da morte? Ele chorou, Ele suou sangue, Ele teve muita dificuldade, até que encontrou forças para fazer aquilo; com muita dificuldade, pegou na mão da morte. Não tem outra alternativa. Ele deu o braço para a morte. Paulo teve um medo terrível da morte quando estava lá no navio; mas depois ele disse: “estou indo para Jerusalém; é a última viagem que eu vou fazer.” E foi, tranqüilo. Porque o inimigo, você teme, você quer longe, você tem receio; o último inimigo que nós vamos vencer é a morte; na hora que você estiver em condições de dar o braço para a morte, acabou, …” até que todos os inimigos sejam colocados debaixo dos nossos pés” (I Coríntios 15:25). Como que eu coloco o inimigo debaixo dos meus pés? Temos a impressão contrária; pensamos que colocar o inimigo debaixo dos nossos pés é dar pescoção nele, chutar a canela dele; é assim que eu vou colocar o inimigo debaixo dos meus pés? Não.
Lucas, para não nascer no seu relacionamento com o Ramiro uma resistência do diabo, procure fazer tudo que você perceber que ele gosta. E o Ramiro da mesma forma, tudo que ele perceber que o Lucas gosta é o que ele vai fazer. Se o Ramiro não quer que você entre mais lá, você não entra; a maneira de vencer o inimigo é essa; ele pode penar muito, mas se ele criar uma inimizade com o Ramiro, mesmo que seja por causa da Daniele… qual é a maneira que o inimigo vai chegar mais fácil no Lucas, através da Dora ou da Daniele? Da Daniele. A Dora já ficou para trás, ele já gosta mais da Daniele do que da Dora, é assim que as coisas são feitas.
Se você vigia, você não vai permitir de jeito nenhum que o inimigo faça isso. E se não tiver cuidado, vai criando uma rusguinha entre ele e o Ramiro. Às vezes, o inimigo quer fazer uma coisa… O Ramiro quer que ele fique até as dez horas, ele fica até as dez horas; se você perceber que o Ramiro não quer que você fique até as onze horas da noite, você fica até as nove, aí o Ramiro vai dizer: ‘‘não vai agora não, são apenas nove horas’’; aí, você fica até as nove e meia; você está ali morrendo de vontade de ficar até a meia noite. É assim que você tem que agir para vencer o inimigo.
Paulo falou assim: “Que dia que eu vou ficar livre do corpo dessa morte?” (Romanos 7:1). Chegou um momento que a morte não era mais problema para ele. E a morte não é inimiga nossa hoje? É uma terrível inimiga nossa. Ela quer vir de um jeito, e nós não deixamos; ela quer vir de outro, e nós não deixamos; mas chegou um ponto que, para Paulo, ela não era mais problema; mas, às vezes, morremos até mais cedo de medo de morrer; por isso que o cristão precisa crescer, o cristão precisa se aperfeiçoar; por isso que o cristão precisa de santificação, até chegar a um ponto que até sobre a morte ele tem domínio; de tal maneira que Deus possa chegar e dizer: ‘‘olha, chegou a hora’’, ou então: ‘‘a hora chegou, vamos embora’’.
O ciúme é um tipo de inimigo, a inveja é outro, o orgulho, a soberba, a vaidade, são outros tipos de inimigos; essas coisas chegam até nós através das pessoas. Inimizade é um tipo de inimigo. O ciúme, por exemplo, como é que ele chega? Ele quer manifestar em você, você não tem ciúme; aí ele lhe dá uma coisa boa que você começa a gostar, a amar, e depois ele toma de você, toca naquilo. Então, é estar preparado para não permitir que haja nenhum tipo de inimigo na nossa vida, nenhuma pessoa, porque é através daquelas pessoas que virão os demônios, os impedimentos de você servir a Deus.
A mágoa… Você ficou magoada, às vezes a pessoa não está nem sabendo, e você está magoada; isso é uma barreira que a atrapalha servir a Deus, prejudica. Quando você resolver com a pessoa, a mágoa vai embora, e isso é sinal que esse inimigo foi vencido; vocês já não são mais inimigas. Examine você mesmo, vê se a palavra o lavou, o purificou. Aí, não tem mais mágoa, não tem mais isso, não tem mais aquilo, todos os inimigos foram colocados debaixo dos meus pés.
Vamos então curvar nossas cabeças.
Senhor, meu Deus, ensina a Igreja a vencer os inimigos, pois é a falta de entendimento que acaba criando os inimigos; porque, se nós tivéssemos entendimento, não teríamos essa dificuldade; e é justamente pela falta de entendimento que os inimigos são formados.
Oração: Obrigado Jesus, obrigado Senhor, é bom saber que o Senhor tem aberto os nossos olhos, nos tem dado as armas celestiais; o Senhor nos tem ensinado a maneira correta; podemos vencer os nossos inimigos. Que não haja partidos entre nós, que não haja divisão, acepção de pessoas, que não haja nenhuma discriminação, inimizade, contendas, para que os nossos verdadeiros inimigos, que são os espíritos, os anjos malignos que aproveitam a oportunidade, a falta de entendimento, não venham causar impedimentos à nossa vida com Deus; causar dificuldade na comunhão dos santos. Pai nosso, que o Senhor possa nos ajudar a eliminar as barreiras; nos ajudar, Senhor, a por um fim em qualquer que seja o empecilho, obstáculo que o inimigo tenha criado para impedir que nós sirvamos ao Senhor, para dificultar a nossa vida com Deus. E, se temos essa dificuldade com o Senhor, certamente vamos ter com os irmãos; tenha misericórdia de nós! Pai, se é com entendimento que vamos encontrar as maneiras, nos dê esse entendimento agora, nos faça entender, porque, hoje mesmo queremos elevar aos céus as nossas vozes, as nossas orações; pedir ajuda, pedir força, pedir apoio, pedir entendimento, para que a luz que há em nós brilhe forte, dissipando as trevas, brilhe forte de tal maneira que leve para longe o poder que as trevas possam estar exercendo sobre as nossas vidas. Somos gratos ao Senhor porque temos vencido, porque temos alcançado muitas bênçãos; somos gratos ao Senhor porque é assim, dessa maneira, crendo na sua palavra, acreditando nos ensinamentos que o Senhor nos tem dado, que temos conseguido vencer; mesmo que o último inimigo seja a morte, que nós possamos chegar lá em condições de encarar; que possamos estar preparados, inclusive, para não ter nenhum medo de fazer como o Senhor nos ensina, sabendo que dessa forma, nem mesmo a morte será nossa inimiga.
Amém, procura pedir ao Senhor para que você possa colocar isso em prática na sua vida, e você vai ver o quanto a sua vida vai mudar. Elimine os inimigos da sua casa, do seu trabalho, da sua escola, do seu bairro; se você vai vencendo, a sua luz brilha mais, a sua vida será como o sol. Nos ajuda a renunciar a nós mesmos, a renunciar a todas as nossas vontades, para sermos vencedores, porque os nossos inimigos estão sendo colocados debaixo dos nossos pés. Aleluia! Com isto, estão indo embora os nossos orgulhos, todas as coisas pessoais, tudo isso está sendo destruído, colocado debaixo dos nossos pés. Deus é grande e tem feito isso em nossas vidas. Amém!
Música: Quanto mais eu conheço ao Senhor, me envolvo mais e mais com o teu amor, me aproximo com temor do teu altar, quase posso te tocar.
Toda minha vida entrego nesse altar, tudo que me poderia exaltar, eu aceito o compromisso de te amar e viver da minha fé.
Porque tenho conhecido o teu poder, sei que tua mão me poderá suster, só preciso de uma coisa receber, tua graça em meu viver.
Nenhum mal noturno me envolverá, e o inimigo não me tocará, como sacerdote subo neste altar, consagrando o meu ser.
Toda minha vida entrego nesse altar, tudo que me poderia exaltar, eu aceito o compromisso de te amar e viver da minha fé.
Porque tenho conhecido o teu poder, sei que tua mão me poderá suster, só preciso de uma coisa receber, tua graça em meu viver.
E-mail: contatopovodedeus@hotmail.com
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Povo de Deus