Free songs

Reunião 21-07-2012 – A nossa visão é de que nós seriamos a Igreja Santa, Justa, Perfeita. sábado – 1 – Reuniões Digitadas Vol V.

Música: Como Jó eu não podia entender

Reunião 21-07-2012 – sábado

Digitada

1 – A nossa visão é de que seríamos a Igreja Santa, Justa e Perfeita.

Deus abençoe. Que a paz do Senhor seja com todos.
Cantávamos: “Pra ser um soldado, eu mesmo um dia pedi. Eu nem imaginava o que ainda havia por vir”. Se eu imaginasse, não teria pedido para ser um soldado. Depois me armei, me vesti. “Cingidos” … nos vestimos. Mas não contávamos com a dificuldade, com a tribulação. Não contávamos com a luta que viria depois. Não imaginávamos que viria tanta dificuldade.
A tendência é não suportarmos a tentação, a perturbação, a dificuldade, a luta, e desanimar, perder o ânimo, disposição, temor, a fé. Com isso, você começa a pecar, a negar a Deus.
Crer não é tão difícil, o mais difícil é permanecer.  “Eu nem imaginava o que ainda havia por vir”. Quando vem a tribulação, a perseguição e a dificuldade é que, muitas vezes, negamos a Cristo, como aconteceu com Pedro. Na hora da dificuldade, do aperto, ele negou Jesus. Aquilo o entristeceu muito, o feriu. Ele ficou muito contrariado com sua posição. Ele pensou: “Não era para ser desse jeito”.
Quando cremos, imaginamos uma igreja que permanecesse, trabalhasse, lutasse, repartisse; uma igreja que fosse diferente das outras. O diabo ouviu e se armou contra nós, se armou contra a igreja. Ele luta, peleja de todas as maneiras para que não alcancemos o nosso objetivo.  Então vêm escândalos, muita coisa que você não espera, não imagina.
Jesus não imaginava que um dos apóstolos que Ele escolheu viesse fazer o que fez com Ele. Jesus não imaginava que Ele, vindo ao mundo, pudesse ser tratado por seu povo da forma como foi tratado. “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam” (João 1:11).  Quer dizer, o seu povo o tratou daquela maneira. Se Ele quis fazer alguma coisa, teve que procurar com os gentios, com o povo que não era povo de Deus, e as coisas não são diferentes hoje.   Às vezes, você encontra mais fidelidade, mais compreensão, mais amor, mais companheirismo em uma pessoa que não é do nosso meio. Ou aquilo que não esperamos da igreja, vamos encontrar exatamente na igreja. Você não esperava que ocorresse isso. Por isso que Ele disse: “os seus inimigos serão os da sua própria casa” (Mateus 10:36).  Pai contra filho, filho contra pai, divisão. Os maiores problemas existem entre nós; onde não esperávamos que acontecesse é onde acontece.
Lucas 8: “E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança” (Lucas 8:15). Ele está falando de semente.   A palavra de Deus é a semente.  “Esta é, pois, a parábola: a semente é a palavra de Deus.” (Lucas 8:11).
A palavra de Deus foi semeada. Há muito tempo, vem sendo semeada aqui no nosso meio. Começou na casa da Dona Jaci, na casa da Dona Zefa e chegou até aqui. A palavra de Deus vem sendo semeada. Passaram por nós muitas pessoas diferentes. Essas pessoas são como a semente e a terra.
No versículo 15, fala que a semente caiu numa terra boa e a pessoa ouviu e guardou aquilo em um coração honesto, bom, que deu fruto com perseverança. Perseverar significa continuar, permanecer. Permanecer dando fruto. A árvore era boa, semente boa, terra boa, não tinha como não dar fruto! O coração era honesto, bom, então não tinha como deixar de dar fruto.
Muitas dessas pessoas, cujo coração não era bom nem honesto, ou seja, a terra não era boa, não entendiam; nem sequer sabiam por que estavam aqui. Então, elas não deram fruto, não perseveraram. Talvez dessem os primeiros frutos, mas a terra não era boa, o coração não era honesto, não tinham compromisso, e aí pisaram na bola, deixaram, e não permaneceram.
O que Deus espera de nós é uma igreja que permaneça dando fruto até o fim, o que é o mais difícil! A igreja permanecer até o fim! Se ela não permanecer até o fim… “Eu nem imaginava o que havia por vir”. Nem imaginava que iria ser tão difícil fazer o que foi proposto no começo.
O que foi proposto no começo? Lembra, Roberta? O Paulo Junior não lembra, pois era muito menino. O Toninho já estava no meio do caminho, o Humbertinho não estava. Acho que não tinha ninguém aqui, só eu mesmo. Será que o Silvano sabe? O que esperávamos da igreja? Por que você deixou uma denominação, um jeito? Você era um crente, por que deixou isso e veio para cá, Silvano?
Silvano: Primeiro, porque a proposta é que nós não sejamos uma denominação. Queria nos provar que a igreja somos nós, as pessoas.
Repete isso.
Silvano: Não somos uma denominação. A Igreja somos nós.
Em uma denominação, você defende um nome. Por exemplo, o time de futebol: “Goiás, Vila Nova, Vasco”, você defende o escudo. O jogador, quando faz o gol, beija o escudo do time que está em seu peito. Você entende aquilo.
Em uma denominação, qualquer que seja, é natural que ela defenda… ela vai defender o nome, o título. Por exemplo, uma igreja presbiteriana tem um nome a zelar, que é Presbiteriana. Aí tem a Adventista, a Deus é Amor… “Eu sou da igreja Deus é Amor”. Se ele tivesse uma camisa e fizesse um gol, beijaria a camisa e diria: “Deus é amor”. Naturalmente a pessoa defenderá o escudo que está escrito lá na porta. Quando você pergunta à pessoa: “qual é sua igreja?”, o que ela fala? “A minha igreja é fulana, é sicrana, a minha igreja é tal”.
Nós tínhamos dificuldade para servir a Deus, porque Deus não tem um título, não tem uma denominação. Ele não tem uma igreja que Ele prefira. Que a camisa seja de uma cor, de outra cor, que o escudo seja assim, assado. Deus não tem uma igreja, uma denominação que tenha preferência, seja católica, batista ou presbiteriana.
Entendemos claramente que isto estava escrito aqui, que a igreja sou eu, somos nós. Então, se quisermos ser uma igreja boa, temos que entender que nós somos o corpo de Cristo, a igreja. O POVO É A IGREJA E A IGREJA É O POVO.
Nossa visão… O objetivo na época era ser assim. Se a igreja somos nós, o povo seríamos nós. A Igreja, a Jerusalém celestial, a noiva, o Povo de Deus seríamos nós. Deus iria esperar de nós. Tudo seria através de nós.
Olhando as escrituras, vimos que tínhamos que ser um povo. Éramos nós. E a igreja tinha que ser Santa; esse povo tinha de ser um povo bom, justo, honesto. Lembro de dizermos que poderíamos deixar o cofre aberto. Se fosse um irmão, você poderia deixá-lo dormir em sua casa que não tinha problema; você poderia deixá-lo viajar com sua esposa que não haveria problema.
Falamos isso para o Silvano e ele largou a denominação e veio fazer parte desse povo. Mas ele nem imaginava o que havia por vir. Quando vieram as tribulações, as tentações, as provações, o vento soprou e ele foi provado. “Vou te provar para ver se você é bom, se você é honesto, se você é realmente justo”. Aí vimos coisas absurdas, coisas terríveis acontecer em nosso meio.
Chegamos à conclusão que para ser esse povo de Deus tínhamos que caminhar muito, que fazer muito; teríamos que prosperar, fazer muita coisa. E muitos foram pegando a sua sacola e indo embora. Foram deixando, largando ali sua cruz, deixando ali sua mala e indo embora por acharem que isso não seria possível. Alguém já chegou para mim e disse que isso é uma utopia, que não existe.
Pode ser utopia, pode ser difícil, mas é uma verdade.
A igreja, o Povo de Deus é um só. Só tem um povo. Deus não tem dois corpos; só tem uma cabeça e um corpo. Só existirá uma igreja, só irá existir uma árvore da vida, assim como só existe uma árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus guardou a árvore da vida, a protegeu. A árvore da vida é a igreja cujo tronco é Cristo, aquele que alimenta os galhos, que alimenta as folhas. Só tem uma árvore.
Continuar é fácil? Não é. O que faremos? Largaremos de mão? Não. Às vezes pedimos a Deus: “Senhor, ou mande minha morte, ou me tire logo, ou venha logo, porque temo não aguentar”.
Vocês não temem, não? Não estão com vontade de chutar o balde? Muitos já fizeram isso, já largaram de mão. Muitos dos que estão aqui não sabe nem porque estão.
Você não sabia que tinha que ser santo? Você tem que ser santo, meu filho, para fazer parte desse povo! Tem que ser bom, bom mesmo. Tem que ser honesto, justo, perfeito. Aí, você pensa: “Mas isso é impossível”. Não interessa! “É difícil demais”. Problema seu! “Deus me livre desse caminho, não vou conseguir”. Mas essa é a visão da igreja, foi por isso que o Silvano deixou a denominação.
Quando foi proposto para o Silvano, ele viu e disse: “Isso é verdade, vou tentar”. Não sei se ele falou que iria tentar ou se iria ser tentado, mas o certo é que ele veio. Muitos vieram quando viram a proposta da igreja. Viram claramente que aquilo era verdade. A Rosimar é uma delas, é daquele tempo. Ela era uma menina, mas ao longo do tempo foi percebendo que era essa a proposta da igreja. Você tem que ser, não tem esse ‘negócio’ de: “eu posso ser, se der certo”. Não! Você tem que ser!
O machado estaria posto à raiz da árvore e toda árvore que não produzisse fruto seria arrancada e lançada fora (Mateus 3:10). Deus iria arrancar toda planta que Ele não plantou (Mateus 15:13). Nós falamos tudo isso, que o ‘negócio’ iria ser sério, e foi, e é sério!
Tenho um sonho dentro minha gaveta que é particular. Alguém sonhou e me deu e eu disse para deixar o sonho comigo e não falasse nada. Nele vejo o quanto é grave e séria a nossa situação. E nós falamos: “quem dirige e julga a igreja é Deus. Ninguém vai passar na frente dele, com Deus não se brinca, não se zomba. Ninguém vai passar por este caminho sem que seja provado”.
Acho que muitos de vocês que estão aqui vieram depois, ou eram crianças, não entendiam e cresceram no nosso meio, talvez tivéssemos que voltar atrás e explicar tudo de novo.
Achavam que nós também fôssemos uma [igreja] que defendesse o escudo. Que não tivéssemos compromisso, que não éramos obrigados a ser bons, a ser justos, santos.
“Não, isso eu não posso; não posso fazer isso, eu não posso dar esse passo”. Isso é cada um, individualmente.
Lembram-se de uma palavra que tivemos esses dias aqui? Que falava “Ora por você, porque sua situação é grave”. Ore por você, não ore pelo seu irmão, não ore por seu filho, não perca tempo. Deixe que eles orem por eles. Ore por você, porque sua situação é grave.
Como vou ajudar uma pessoa, orar por uma pessoa, salvar alguém se minha situação é grave? Eu não consigo. É mesma coisa do avião. Se tiver um problema, desce uma máscara. Em quem você coloca primeiro? No bebê ou em você? Em você! Ponha sua máscara e deixe a do bebê lá. A nossa tendência é querer pôr primeiro no bebê. Aí você vai ficando afobado e, daqui a pouco, você desmaia por falta de oxigênio, e a criança morre. A orientação é: “Ponha sua máscara primeiro e dará tempo de você socorrer seu filho”. Vai dar tempo de pôr a sua, pegar a outra e colocar no bebê. Você está bem, respirando direitinho, e coloca a do bebê.
A pessoa quer salvar alguém quando ela está perdida. Você quer ensinar o caminho a alguém, mas não sabe o caminho. Você quer levar uma pessoa a Deus quando você não conhece Deus. Então, tem muita coisa para pensarmos.
“E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.” (Lucas 8:15). O seu coração tem que ser honesto e bom. A vida inteira!
O Rhudá e o Chico não sabiam disso. A Suzane talvez não soubesse disso. Acho que a Amilce não sabia disso. Pouca gente sabia da visão da igreja. Concorda, Silvano? Aí fomos levando assim em festa, amigo irmão, etc. Festa daqui, churrasco dali e quando menos nos demos conta, as coisas começaram acontecer. Começamos a ver que o povo não era tão bom como pensávamos. Vimos gente ruim no nosso meio, fazendo ruindade; coisas que nem o diabo faz. Vimos que as pessoas não eram tão justas assim. Nossa! Cada injustiça… Ficamos até com medo de estar no meio povo. Passando com muito cuidado para não ofender o povo que morde. O povo não é fácil, não.
Percebemos que honestidade passava longe, perfeição então nem se fala. Fidelidade? Não era um povo fiel. Isso nos assustou, e chegamos à seguinte conclusão: a igreja seria realmente como Deus previu. Como foi nos dias de Noé, será a volta do filho de Deus. Enquanto o pessoal espera muita gente convertida… tem muita gente convertida, mas não com essas características. Como foi nos dias de Noé, a arca simboliza Cristo. Cristo simboliza a cabeça, a arca é Cristo. Quantas pessoas tinham na arca? Oito. Como foi nos dias de Noé, será a volta filho do filho do homem (I Pedro 3:20).
Na volta de Cristo, teremos pouca gente. Oito pessoas, para o tanto de gente que tem hoje no mundo, seria muito pouco; poderia ser muito pessimismo da nossa parte. Mas vamos multiplicar. Por quanto você acha que devemos multiplicar? Quantos no mundo inteiro?
No apocalipse diz o quê? “E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles” (Apocalipse 7:14-16).
Quem é esse povo? Esse povo é um povo que foi sendo salvo através dos tempos. Nenhum deles foi salvo sem tribulação. Nos últimos dias haverá grande tribulação, como nunca houve, mas sempre houve tribulação; nenhum filho de Deus foi salvo sem tribulação.
Esses que vieram da grande tribulação foram para o seio de Abraão. Esses oito são os que estiverem vivos. “Nós, os que estivermos vivos, seremos transformados” (I Coríntios 15:51-52).  São esses os oito. Quantos vocês acham que estarão vivos? Nos dias de Noé tinha oito. Quantos estarão ainda nesse corpo sendo honestos, direitos, santos, justos? Mulheres santas, justas… Onde vamos arrumar mulheres de Deus? Homens de Deus, onde vamos arrumar isso?
Nos dias de Noé tinha oito na arca; quantos vocês acham que estarão nesse corpo nos dias da volta de Cristo em condição de serem transformados?
Queria que vocês dissessem: “Deus me considerou santo, justo, perfeito. Deus não viu pecado em mim”.
Quantos estarão, naquele dia, naquela situação?  Se brincar só os oito. Eu acho que será mais de oito. Eu acredito. Iremos multiplicar isso por um número bem maior, se Deus quiser. Vai ter muita gente, e eu espero que seja dessa igreja. Foi isso que eu vi.
“Eu nunca imaginava o que havia por vir”. Eu pensava que as pessoas iriam ser boas, que iria ser fácil, fácil. Pensei que não teria perseguição, pensei que o diabo iria dar sossego para a gente. Eu nunca imaginava que seria tão difícil. Você imaginava que seria tão difícil?
“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.” (Efésios. 6:1)
Tem que ser obediente. E aí, Daniel, como é que vai fazer? Tem que ser obediente aos pais, porque isto é justo. Como fazer, Rhudá? Você vai conseguir? Você prefere perder a salvação do que se esforçar, se humilhar, andar a segunda milha, sofrer o dano? Você prefere passar pelas dificuldades e ser justo, ou perder a salvação só porque precisa obedecer? Você não acha que é muito pouco? Trocar o inferno por… “Eu vou obedecer”. “Não, não; sim, sim.” Irei obedecer, irei me esforçar. Graças a Deus que eu não tenho mais pai, mas quem tem pai, tem que obedecê-lo; é um mandamento de Deus.
Se seu pai disser: “tem que chegar à reunião às 18h”. Se o pai falar, você vai ter que estar pronto 20 minutos antes, para chegar na reunião às 18h. Tem que obedecer, precisa obedecer. Tem que ser obediente. “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.” (Efésios. 6:1)
Você tem que ensinar o seu filho a te obedecer e ele tem que ser obediente. “Mãe, pai, me perdoem porque eu…”, “Ah! Mas minha mãe está errada, meu pai está errado”. Tem certeza de que seu pai está errado? Você pode julgar seu pai, sua mãe?
Temos que orar muito. Ore por você, porque se seu pai e sua mãe forem errados, você ora, põe o joelho no chão, clama. “Como vou obedecer a um pai, a uma mãe que não dão bom exemplo, que não merecem?”. Então vou ter que orar, pedir a Deus, clamar, porque está em risco a minha salvação. Será que Deus, por causa da sua oração, não ajudará a sua mãe? Será que Deus, por causa sua oração, não salvará sua mãe? “Eu não posso obedecer a meu pai, porque meu pai é alcoólatra”. Ore, ore muito por você. “Senhor, tenho que obedecer a meu pai”.  Por isso que é difícil, pois o diabo fala: “Eu vou meter pinga nele e quero ver o filho dele se salvar, quero ver o filho dele obedecê-lo”.
Nossa luta é violenta. “Não posso viver com essa mulher, pois ela não vale nada”. E aí, como você vai fazer? Se você tiver uma mulher, um marido que não presta? O que você vai fazer? Porque o mundo é desse jeito, e nós estamos no mundo. Aí você descarta seu pai, descarta sua mãe, descarta o marido. Você é o único bom e o resto é tudo ruim. Não é assim?!
Você tem que orar muito por você. “Eu não posso desobedecer a minha mãe!”. Você vai obedecer. Deus dará um jeito de você obedecer a sua mãe, obedecer a seu pai, porque Deus provê, Deus salva, Deus arruma um jeito para nós.
Jesus agradou a Deus em tudo e não foi necessário trair ninguém, ser mau com ninguém; não foi necessário desobedecer aos pais, Ele foi obediente até a morte.  “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” (Efésios 6:2-4).
Eu tenho certeza que o pai que criar o filho dessa forma, criar o seu filho na doutrina do Senhor, vai ter um filho que o obedeça. Se o pai souber criar o filho, ele não vai ter um filho desobediente.  “Vós, servos, obedecei a vosso Senhor segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo” (Efésios 6:5). Temos pessoas no nosso meio (que para mim não fazem parte), entrando na justiça contra outras pessoas, às vezes, até do nosso meio mesmo; cobrando direito que, às vezes, não tem. Preferem, de uma forma desonesta, tirar dos outros com a maior naturalidade do mundo. Preferem fazer essas coisas.
“Vós, servos, obedecei a vosso Senhor segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo.” (Efésios 6:5).
Você entra na justiça contra Cristo?
Hoje é difícil arrumar uma pessoa que obedeça, que trabalhe. Você põe uma pessoa para trabalhar e já tem medo, receio. Isso pode acontecer no mundo, mas com povo Deus não pode acontecer.
Temos que ser honestos! Não é justo fazer isso! “Mas ele me passou para trás”; então deixe ele te passar para trás! “Mas ele fez isso comigo!” Deixe-o fazer isso com você; mas você não pode fazer, porque você quer ser salvo, quer fazer parte do povo de Deus. Você quer estar aqui. Você quer ser uma daquelas almas que vieram da grande tribulação. Pois o corpo não virá, é a alma que virá.
“Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus” (Efésios 6:6).
Tenho que fazer da melhor maneira possível. Por quê? Estou fazendo para o homem? Para as pessoas? Não, estou fazendo para Deus. Não é para agradar a ninguém. Faço para agradar a Deus. Mas agradou você, ótimo! Se agradou você, foi bom demais, mas tenho essa consciência de fazer as coisas para agradar a Deus.
Estou falando sobre a visão da igreja. Nós não imaginávamos que ia ser tão difícil o caminho que iríamos passar. É para quem perder essa vida. Temos que perder pra poder ganhar.  “Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens, sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.” (Efésios 6:7-8).
De quem vamos receber a recompensa?  “…sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.” (Efésios 6:8).
Não é receber na Justiça, querer passar os outros para trás, usurpando; fazer coisas com maldade, querer aproveitar. Tem gente que aproveita a situação, deixa tudo por conta dos outros, pesa o fardo de uns, a carga sobre alguns e não apoia, não é um corpo.
Sabemos que o galho recebe seiva do tronco e ele distribui para todos os galhos menores até chegar na folha. Temos que ser amigos uns dos outros, companheiros. Tem gente que fala mal dos outros, que deseja mal para os outros. Então não é igreja, não é povo de Deus. Tem que ter aquele esforço para agradar a Deus, aquela disposição de orar, de buscar.
Vamos abraçar esse escudo. Não podemos fazer nada errado. Amém? Se tiver um imposto para pagar, temos que pagar. Se chegar multa, temos que pagar. Ou vamos recorrer? Tem muita gente recorrendo. “Não, eu não aceito pagar isso e tal”. Recorre, é um direito dele.  Qual é o nosso direito? É não ter direito. Se chegar multa na sua casa, o que você faz, Silvano? Paga a multa. “Ah! Mas tenho certeza que não fiz isso”. Não interessa. “Mas já paguei isso…”. Paga de novo.
Esses dias, veio uma conta nossa e foi para o cartório. Recebemos um comunicado do cartório. A Juliana ligou para mim preocupada e disse: “eu não vi esse boleto aqui”. “Tenho certeza que esse ‘negócio’ não passou por aqui, não estamos devendo”. Eu disse: “manda que eu vou pagar”. Fui ao cartório e paguei.
Depois a empresa ligou e pediu mil desculpas porque já tínhamos pagado e não era para ir para o cartório. Passaram-se dois meses, quando, essa semana, a mesma empresa veio do cartório com uma duplicata. Essa eu não sei se estava devendo ou não, só sei que foi para o cartório. Vamos pagar antes, porque se protestar é como se estivesse protestando a igreja, fazendo um mal para a igreja. Eu faço de tudo para que a igreja não seja difamada, prejudicada. Eu faço de tudo para que a igreja seja exaltada. “Olha, o irmão lá da sua igreja é gente boa para ‘danar’. Aquele pessoal seu lá, nós tiramos o chapéu, só tem gente fina”. Não é melhor assim?
Eu dou graças a Deus. Amém! “Graças a Deus que o seu povo está dando testemunho, glorificando ao Senhor na terra com o seu procedimento. Graças a Deus, Senhor, que estamos Te glorificando na terra. Como o Senhor disse: Pai, eu te glorifiquei na terra”, ou seja, “não fiz nada de errado, nada de mal.” Você sabia que todo pecado que cometermos nós machucamos a Deus até hoje? Temos que glorificar a Ele como Ele glorificou o Pai. De que maneira? Que em nós não encontrem nada de errado.
Ele mesmo dizia: “julga, aponta meu pecado. O que eu fiz? Curei enfermo, expulsei demônio, reparti com os pobres. Aponta o meu pecado”. Não tem! Isso que nós temos que fazer, porque queremos ser esse povo. Você quer ou não quer? Ou quer voltar à denominação, um lugar onde você não tem esse compromisso? Lá tem bandeira, mas aqui não tem bandeira, não tem escudo. Aqui ou você é bom ou não é bom. Ou você é honesto ou não é. Você precisa ser assim para fazer parte da igreja. “Senhor, eu faço parte do seu povo?”. Pergunte para Deus. “Senhor, se por acaso hoje eu for levado para o Reino do Senhor, eu estarei apto? Eu sou uma pessoa de Deus?”. Pergunte para Deus.
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo, porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da Justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo tempo com toda oração e suplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.” (Efésios. 5: 10-20).
Missão de Paulo ou obrigação da igreja? Obrigação de Paulo ou da igreja?
Para que possamos, no abrir de nossa boca, falar a Palavra de Deus. Para que possamos fazer parte desse corpo que é vestido da armadura de Deus, esse corpo que tem os pés sobre o evangelho; esse corpo que tem a cabeça protegida pelo capacete da salvação; esse corpo que é justo e tem uma couraça justa; esse povo que você tem certeza que você pode virar as costas para ele que não te atingirá. Pessoas honestas, direitas, justas… ESSA É A IGREJA DO SENHOR, O POVO DE DEUS SOMOS NÓS. Amém?
“Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele” (I Coríntios 3:10). Veja cada um de nós como vive. Veja como você vive. Se você for excelente, ótimo; pois é melhor sobrar do que faltar.
“Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um” (I Coríntios 3:10-13).
A obra de cada um está sendo provada. Ou ela permanecerá, ou pegará fogo. Ou irá queimar, desaparecer, ou irá permanecer. Chegar diante de Deus com as mãos vazias, ou chegar diante de Deus trazendo oferta. “Senhor, está aqui o que tenho feito pelo Senhor”. “Está aqui o resultado do meu trabalho, o fruto do meu trabalho”. Fruto é resultado, resultado da minha vida. “Olhe o fruto do meu trabalho”. É Deus olhar e dizer: “Oh! Fruto bom! esse merece recompensa”. Deus recompensará a igreja pelo seu trabalho, pelo fruto, pela obra que ela realizou na terra para Deus, para glorificá-lo.
Se você fez para você, é diferente. Às vezes, nós vimos e sentamos no banco, e cada um faz para si mesmo. “Senhor, me ajude fazer isso, aquilo, ganhar aquele negócio”. “Senhor, meu filho está doente, sara meu filho”. “Minha barriga está vazia, encha minha barriga”. “Senhor, quero aquilo, mais isso. Estou comprando meu carro, dirige meu coração e o daquele que vai me vender o carro”.
Pedimos para nós mesmos e chegamos ao altar com as mãos vazias. “Senhor, aqui está a minha oferta, o que fiz para o Senhor está aqui. Não é boa coisa, não é muito. Eu sei que o Senhor merece muito mais, sei que tu és digno de muito mais. É muito pouco o que estou te oferecendo, mas quero que o Senhor saiba que é de coração; que o fruto do meu trabalho é de coração”. “Fique com isso aqui, amanhã trarei mais, me ajude, eu quero trazer mais”. Todos serão recompensados pelo fruto, pelo trabalho que realizaram para Deus. Não precisa contar para ninguém. Como o samaritano, passou e fez o ‘negócio’, ele fez e, na cabeça dele, já estava pensando: “eu fiz para Deus.”
Eu preciso fazer alguma coisa para Deus. Todas as vezes que você fizer uma bondade, pense nisso. Eu quero ser bom, não para agradar as pessoas, mas para agradar a Deus. Quero ser bom, que Deus me veja sendo bom, não para agradar as pessoas ou para ganhar dinheiro.
Quero ser bom, que Deus me veja. “Senhor, o Senhor me viu?”. Os olhos de Deus estão sobre nós, não cai um fio de cabelo sem que Deus saiba. Toda ruindade que fizermos, Deus vê. Mas Ele também vê toda bondade. Faça as coisas com amor, de maneira justa. Você sabe que a pessoa boa não tem coragem de fazer mal. Ou faz bem, ou mal. Deus diz: “ponho diante de vocês o bem e o mal, faz o bem” (Deuteronômio 11:16).
Vamos voltar a ser povo de Deus? Hoje estamos tomando conhecimento. Quem tem coragem de enfrentar isso? Ninguém tem, porque nós cansamos. Às vezes, cansamos de fazer o bem. A Bíblia nos diz para não nos cansarmos, você não pode se cansar.
“Senhor, renova minha força, me dê força, eu não posso me cansar. Quero conseguir, quero ser a menina dos seus olhos. Quero ser uma pessoa que o Senhor possa dizer: eu tenho prazer nele, eis aqui meu filho amado em quem tenho prazer. Ô Filho bom esse aqui. Apesar de ser meio escuro, queimado, deixado muito tempo no forno, mas é uma pessoa boa, justa, honesta, direita, que não reclama, não murmura. É uma pessoa que ama, inoxidável (risos)… é uma grande pessoa”.
Não é melhor ouvirmos isso de Deus do que Deus chegar e dizer que está triste, chateado, com esse povo? Porque o que vemos são contendas, murmurações, maus tratos, maus procedimentos, vaidade. Isso não agrada a Deus.  Vamos ser essa igreja? Não é uma proposta boa que Deus faz para nós?
Eu não quero ser ruim; há muito tempo já tomei essa decisão. Não quero mais ser uma pessoa má, quero ser uma pessoa boa, fazer o bem sempre; nunca fazer o mal.
“Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo” (I Coríntios 3:14-15). Se você estiver realizando a obra, pelejando para fazer, pode até ser que a sua obra não vá ser aprovada, mas só a boa vontade, o interesse, o sofrimento que você teve para realizar aquilo, será recompensado. Deus não é injusto. Ele considerará o esforço, a luta. A luta que o irmão teve para que toda a casa dele fosse de Deus e ele não conseguiu. A luta que ele teve para que todos os filhos fossem convertidos, a luta para que não houvesse nenhum irmão fazendo o mal. Lutou, lutou e não conseguiu. Foi salvo? Foi. Não conseguiu fazer as coisas, mas Deus viu o esforço, o fogo pelo qual ele passou. O sofrimento que ele teve.
“Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Coríntios (3:15-16).  ISSO QUE É A IGREJA. O espírito de Deus habita em você. Sabe por que o Espírito de Deus habita em você? Porque você é bom, abriu a porta. Ele bateu na porta e você abriu, você aceitou ser dirigido, guiado; você aceitou ser Casa de Deus. Muitos fecharão a porta, rejeitarão o Espírito de Deus, mas você não. Você é uma pessoa que ficou feliz quando Deus bateu na sua porta, ficou alegre e disse: “Senhor, o Senhor achou a pessoa certa, está aqui uma pessoa que queria encontrar o Senhor. O Senhor bateu na porta certa. Não retire de mim seu espírito, sua graça. Jamais, Senhor, aparte-se de mim, fique comigo! Senhor, não me deixe, porque o melhor da minha vida foi encontrar-te. Eu não quero mais te perder, ficar sem o Senhor. Se alguma coisa eu fizer que te entristeça, me perdoe. Não faço porque quero. Se alguma coisa eu fizer é por pura ignorância, por falta de entendimento, eu não sabia e eu pequei. Mas, Senhor, me perdoe”.  Ele te perdoará.
VAMOS SER ESSE POVO, SER ESSA  IGREJA. VAMOS DAR ESSA HONRA, ESSE ORGULHO PARA DEUS. VAMOS FAZER COM QUE O NOSSO DEUS SEJA FELIZ, E QUE ELE TENHA MAIOR PRAZER EM NÓS. Quando Ele chegar e ouvir nosso louvor, dirá: “aquele povo eu não posso deixar de amar, porque aquele povo luta, peleja para fazer a minha vontade”. Que a vontade de Deus seja feita entre nós!
Vamos curvar nossas cabeças e agradecer a Deus, porque não fomos nós que o achamos, mas Ele que nos encontrou. Não fomos nós que o escolhemos, mas foi Ele quem nos escolheu. Ele me viu um dia e teve misericórdia de mim, estendeu sua mão para mim. Ele me viu, um dia, na minha aflição, angústia, sem Deus, sem saber o que fazer, sem saber como decidir. O mal estava em mim e me dominava. A ira, o ódio, a vontade de vingar, de devolver todo mal que vinha sobre mim naquele tempo, me dominava.
Ele me viu naquela aflição, angústia e se compadeceu de mim, teve misericórdia, estendeu a sua mão, me tomou nos seus braços e começou a mostrar uma nova vida. Começou a mostrar para mim que havia Deus, havia um ser que eu não conhecia, que eu nunca havia falado com Ele. Ele me amou e me juntou a Ele com seu povo e jamais irá permitir a nossa perdição. Ajuda-nos, Senhor. Tem misericórdia da igreja, tem piedade de nós. Que possamos voltar onde caímos, onde te deixamos. E te querer, te buscar. Pai santo que está no céu!
Ao passar por ti compadeci….

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

PovodeDeus.org
Enviar via WhatsApp