6 – Encontro de Casais 2018
Segunda reunião – sexta de manhã
Jesus disse o seguinte: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que fazem a vontade de Deus”. A família, já ficou bem claro o surgimento do líder, do governo, da cabeça. Nada nesse mundo funciona se não tiver uma direção. Vocês podem observar até mesmo no mundo, se tem cinquenta diretores, tem um diretor presidente. No Superior Tribunal tem o presidente, o chefe.
“Minha mãe e meus irmãos são aqueles que fazem a vontade de Deus”. A liderança, o governo de Deus é a maneira como Ele governa. Se Deus, que tem a última palavra, disse, “que seja feita a sua vontade”. Nós não podemos de maneira nenhuma estabelecer a nossa justiça. Muitas vezes a coisa não está sendo feita do jeito que a gente pensa, que a gente acha. Mas o juízo, o julgamento pertence a Deus. Ele é quem vai julgar a causa de cada um.
Só temos a certeza de uma coisa, que a bênção é para a casa, a família que estiver de acordo com Deus. Arruma uma forma então de encaixar a sua casa, a sua família na Árvore da Vida. E como eu falei, volto a dizer, nós não podemos estabelecer a nossa justiça. A nossa justiça, muitas vezes, nos maltrata. Deus diz: “Você vai dar ouvidos ao seu coração, se o seu coração te condena?”. Experimenta tentar falar com Deus, insista.
Eu estava lembrando, por que Deus mandou que Abraão saísse da sua casa? Enquanto Abraão estivesse lá, haveria interferência de outras cabeças. Ali onde ele estava, tinha os parentes, os irmãos, haveria sempre influência de terceiros. “Deixará o homem a sua casa e unir-se-á a sua mulher”. E os dois vão constituir a sua casa. Fica bem claro que Deus não quer que haja interferência. E o que observamos é que tem muita interferência. Quanto menos interferência, melhor.
Exemplo: O Theo fica noivo, casa e vai formar a sua casa. Se ele não sair do meio da sua parentela, ele não vai ter a casa dele. “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de seus pais”. Caso contrário, não teria a casa de Abraão, ia sempre ficar ali dependendo… O homem, às vezes, até acostuma a depender, se acomoda. Enquanto Abraão não assumiu a responsabilidade dele, estava sempre dependendo. Qual era o nome do pai de Abraão? Tera. Tinha outros ali, Naor, Milca, Arã… Tinha muita gente. Deus tirou Abraão. Como Deus poderia mandar em Abraão se ele desse ouvidos a todo mundo?
A pessoa acomoda e a casa acaba não existindo. “Sai daí”. Você tem que se desligar. Sair não é abandonar o povo, excluir. É sair, assumir a sua casa. Se tudo o que você vai fazer, você depende dos outros, não vai ter a sua casa. E quando a casa da gente fica caracterizada, quando assumimos os problemas, as aflições que normalmente vem, ao invés de recorrer a terceiros, de ir buscar ajuda em terceiros, eu vou recorrer a Deus, vou dobrar o meu joelho, falar com Deus. A tendência é descansar nas pessoas, levar o problema para as pessoas e não para Deus. O problema é meu, sou eu que tenho que resolver.
Deus tira Abraão e ele fica sozinho. Mais na frente, Abraão teve um problema com Ló e tiveram que separar. Naquela situação, certamente ele pensou: Se meu pai estivesse aqui, se a minha irmã estivesse aqui, pediria opinião a eles. Não é assim que fazemos? Pedimos opinião pra um, pra outro. E você resolve fazer de acordo com a opinião de alguém. E a sua opinião, o que você teria que fazer, você não faz.
O que Abraão fez? Ele teve que decidir. Estava sozinho. Ló não queria continuar. Abraão disse: Está aqui a direita e a esquerda. Já foi uma decisão sábia, inteligente, abençoada, orientada por Deus. Abraão fez de acordo com o que ele entendeu. “Faz conforme a sua fé”. Muitos irmãos me perguntam: “Irmão, o que o senhor acha? Queria uma opinião”. É muito difícil, porque, o que eu gostaria que ele fizesse, ele não é capaz. Ele vai ouvir a opinião de um, de outro, e vai fazer exatamente aquela que ele não deveria fazer.
Abraão toma a decisão: “Escolhe a direita ou a esquerda, você escolhe um lado e eu fico com o outro”. Ló escolheu. Separaram. Ló continuou fazendo parte da família de Abraão.
Não é que eu deixei de ser o pai do Alysson, o mais velho da família. A minha casa é tudo que vem abaixo de mim. Acima de mim é a casa do meu pai. Mas não quer dizer que o Alysson, para resolver as coisas, não possa vir até mim. Eu vou ter que ter sabedoria, entendimento, ter Deus comigo para ver como resolver a questão do Alysson. Eu não posso chegar e dizer para o meu filho ou para a minha filha: “Você tem que fazer assim, você tem que me obedecer!” Cada um tem a sua casa. O pai inteligente, a mãe inteligente não vai se meter na vida do filho, não. Senão, ela pode criar um problema. “Meu filho, faça conforme a sua fé”.
Você está ligada diretamente à qual casa? Você não saiu da minha casa e fez a sua? Agora cuida da sua, você vai ter que fazer de acordo com a sua fé. “Eu queria do senhor, um conselho, uma orientação”. Vou dizer: “Está escrito aqui meu filho…” A minha opinião tem que ser a de Deus. Mas sempre alguém vai ficar responsável. Então, não é melhor que a responsabilidade fique ligada diretamente a casa, a família? Porque quem vai viver, conviver, passar pelos problemas é a família.
O Fred está querendo a casa dele. Por enquanto, ele entra na casa do pai dele e não tem nenhuma preocupação. O pai dele paga a energia, a água, o imposto. Ele não está nem aí. Para o Fred, é muito confortável. Se ele quiser fazer filho dentro da casa do pai, ele pode. Mas não é o ideal. De repente, até o filho dele ali vai crescer de uma forma ilegal, de uma maneira errada, o filho não vai saber quem é o dono da casa, quem manda. Por isso é que tem que sair, separar. Quer construir no mesmo lote? Põe muro, cerca, separa energia, água, tudo independente. Os problemas da casa dele, ele vai ter que resolver, lamentar, chorar.
O testemunho da gente mesmo não serve, mas, com quinze anos eu sai de Pirenópolis, vim para Goiânia, eu já me responsabilizava por tudo que fazia. E eu passei muitos problemas sozinho. E hoje eu dou graças a Deus. Quando eu fui enterrar os meus filhos, um foi o gêmeo do Daniel e a outra foi a que viveu vinte dias, eu me lembro (não podia colocar no carro e levar, tinha que ser a funerária) que fui só, a funerária na frente e eu atrás. Arrumei um carro emprestado e fui sozinho. Viver sozinho me ajudou muito.
Deus chamou Abraão e tirou ele do meio da parentela, do contrário, ele nunca teria a casa dele. Ficaria esperando, dependendo dos outros. E a gente conforma, aceita o governo dos outros, e você não governa, não dirige. Não era assim com Abraão.
Deus quer a casa Dele. Devemos imitar a maneira como Deus dirige a sua casa.
“Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi-se a Harã; E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por sua cabeceira, e deitou-se naquele lugar. E sonhou: e eis uma escada era posta na terra, cujo topo tocava nos céus: e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque: esta terra, em que estás deitado, ta darei a ti e à tua semente”. Gênesis 28: 10 – 13
Deus já não tinha dado a terra a Abraão? Como podia dar a mesma terra a Jacó? Ele se esqueceu de Abraão? Não! Se Deus não falasse daquela forma, Jacó não teria a responsabilidade que ele teve.
Abraão passou o jeito de ser para Jacó. Deus falou com Isaque da mesma forma com que falou com Abraão, com Jacó. Agora a minha aliança é com você, você está com a responsabilidade na mão. Às vezes eu me sinto só, aqui, gostaria de passar a responsabilidade para os outros. Mas sinto que eu preciso assumir a minha responsabilidade em relação a minha casa, em relação à igreja. É a casa de Deus, a família de Deus. Jacó, quando acordou, ele estava deitado com a cabeça em uma pedra, Deus falou: “A terra que você está deitado foi do seu pai, do seu avô, agora é sua. A responsabilidade agora é sua, mesmo que seu pai esteja vivo, agora a minha aliança é com você. Eu não desfiz a aliança com seu pai, mas agora é com você”. Se Deus atribuiu a nós a responsabilidade, nós não podemos passar, jogar para ninguém. Assim é a sua casa. “Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque: esta terra, em que estás deitado, ta darei a ti e à tua semente”. À tua semente, referindo-se a Jesus Cristo. Essa terra pertence a Deus.
E nós aqui, o que estamos fazendo? Ajudando a Deus a constituir a sua família. A família de Deus é dirigida, governada por Ele. Quem dirige a sua casa? Deus. Você pertence a Ele, a família Dele. Ah! Mas o senhor não falou que agora temos que nos responsabilizar pelos nossos atos? Tem, mas isso não te impede de falar com seu Pai, pedir conselho para seu Pai. Ele vai dizer para você: “Faz conforme a sua fé, faz do jeito que Eu te ensinei”.
“E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra, porque te não deixarei até que te haja feito o que te tenho dito”. Versículo 15
Em que a minha casa vai servir para Deus? Em que a sua casa vai importar para Deus? Até que a vontade de Deus seja feita!
O que tem a ver a minha casa? O que a minha casa vai representar? Até que a casa de Deus seja feita, até que a casa de Deus se estabeleça. A sua, a minha… vai juntar as nossas casas e formar a casa de Deus. Eu vou ser com você. Faz do jeito que eu ensinei para seu avô, para seu pai, para você. Se fizerem desse jeito, a minha vontade será feita.
“Até que te haja feito o que te tenho dito”. Versículo 15
Jacó acordou, certamente assuntado com aquele sonho, sentindo a presença de Deus, ele disse: “Na verdade, o Senhor está nesse lugar”.
O Senhor está na família que estiver fazendo a vontade de Deus. Vai estar guiando, orientando, socorrendo, abençoando, dando força àquela casa, porque aquela casa, incluída na casa de Deus, contribui para que a casa Dele seja estabelecida. Cantamos: “Caiam por terra agora os inimigos de Deus, seja estabelecida a casa do Senhor”. A casa de Deus, onde Ele manda, governa. Se eu quiser estabelecer a minha justiça, eu posso, só que eu vou me tornar inimigo. Porque os inimigos de Deus não querem que a casa de Deus seja estabelecida. Os inimigos estabelecem a sua própria justiça e eles mesmos mandam na casa.
Estamos falando sobre família, a importância que tem uma família. Como que a casa de Deus pode existir se não existir a sua casa? Se a sua casa cair, não funcionar bem, como fica a casa de Deus? A casa de Deus é como se fosse uma árvore, tem o tronco e os galhos, e cada galho simboliza uma casa. O tronco é que segura os galhos. A minha casa é uma extensão, tem o tronco e os galhos, essa é a minha. Tem um galho, o Fred, por exemplo, resolve sair da casa do Toninho, ele vai pegar um galho que estava em outra casa e tira. Agora é o Fred e a Cássia. Essas casas, árvores, formam uma floresta.
Particularmente eu sou uma árvore, coletivamente nós somos a árvore. Aí, vem a casa do Ítalo e da Adriana, já tem um pedacinho aparecendo lá. Mais na frente, a tendência desse galho é sair e formar outra casa. A soma dessas casas constitui a casa de Deus. Não tem ninguém perdido, solto. De alguma maneira você está ligado a algum tronco.
Vou pedir o redator da mesa 18 para falar. Quais as observações que vocês fizeram?
“_ A principal delas foi a seguinte: tem uma condição para que a família exista e subsista e seja abençoada. Tem a casa, o pai, a mãe, os filhos. Deus falou para Abraão: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Eu quero que a minha casa seja abençoada, bendita. Como cumpriria na minha casa essa promessa de Deus? (Irmão Sílvio – Pires do Rio).
Quem poderia responder?
[Wilmar] Na nossa mesa a conversa também foi nesse caminho. A benção sobre a família. Hoje a família está perdendo o conceito de família. O mundo, a mídia estão fazendo com que a família deixe de existir.Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Povo de Deus