Free songs

5 – Reuniões Digitadas Vol. X – O Reino de Deus – Parte II Reunião 23-09-2018 – Sábado

Reunião 23-09-2018 – Sábado

5 –  O Reino de Deus – Parte II

Dia 23/09/2018 domingo de manhã

Amém, Deus abençoe, tenham todos uma boa manhã, um bom dia, que a paz do Senhor seja com todos. Amém. Vamos abrir nossa Bíblia, continuar, Lucas cap. 12, vers. 22. A partir daí, Renata, lê por favor.

22 E disse aos seus discípulos: Portanto, vos digo: não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. 23 Mais é a vida do que o sustento, e o corpo, mais do que as vestes. 24 Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? 25 E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado a sua estatura? 26 Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? 27 Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. 28 E, se Deus assim veste a erva, que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pequena fé? 29 Não pergunteis, pois, que haveis de comer ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. 30 Porque os gentios do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. 31 Buscai, antes, o Reino de Deus, e todas as coisas vos serão acrescentadas. 32 Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino. 33 Vendei o que tendes, e dai esmolas, e fazei para vós bolsas que não se envelheçam, tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão, e a traça não rói. 34 Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.

Nós estamos falando sobre o Reino de Deus. Ontem, inclusive, o pessoal estava perguntando como que a gente sabe quando é que Deus reina… alguém fez essa pergunta? O Luismar. Como você sabe que Deus reina? Como você sabe quem está reinando? A diferença do Reino de Deus… o contrário do Reino de Deus, o que é? E o reino do diabo, onde é que ele está? Como é que você sabe que o reino é do diabo? Quando você faz a sua vontade, a vontade da carne e do pensamento é o reino do diabo.

Nós somos escravos do pecado. E Deus quer nos libertar do poder de Satanás, Ele quer nos tirar, nos libertar. Ele falou: “Vai e abre os olhos desse povo, das trevas os converta a luz, do poder de Satanás a Deus”. Se não tirar você do poder de Satanás, você vai viver a vida inteira na terra sob o poder de Satanás. Esse é o reino do mundo. A nossa salvação se resume nisso: Deus nos tirar do poder de Satanás. Então a gente, às vezes, fica envolvido com o reino do mundo e passa o tempo todo, a vida inteira na terra, fazendo a vontade do mundo. E será que nós queremos, nós gostaríamos que Deus reinasse? Será que nós realmente gostaríamos? O Reino de Deus é muito diferente do reino do mundo.

Se nós acreditarmos realmente no Reino de Deus, nós vamos buscá-lo. O que seria isso? Se esforçar para que a carne não reine, se esforçar para que o Diabo não leve vantagem sobre nós. As escrituras dizem assim: que tudo que tem na terra hoje é terreno, animal e diabólico, tudo. Então, nós temos a natureza (animais, plantas etc.), e temos o reino do mundo, que é constituído, presta atenção para você ver, tem a natureza, que não tem nada a ver com isso, e o reino do mundo, que é a carne. Ninguém vê o Reino de Deus, mas o reino do mundo todo mundo vê. Ou você vê o Reino de Deus? Então, ele não existe? Existe ou não existe? E o reino do mundo? Vamos deixar bem claro isso. E o reino do mundo? Por que é que ele existe, você sabe que ele existe? É mais fácil a gente perceber o reino do mundo ou o Reino de Deus? Do mundo. Aqui está falando assim: “Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comer, pelo vosso corpo, sobre o que vestir”. Você conhece alguém que não está nessa situação?

Porque, às vezes, nós chegamos, cantamos, tal, e etc., a gente é iludido, nós somos iludidos e achamos bom ser iludidos. É como se a gente tivesse Deus, fica tudo assim, é como se nós fôssemos reinados por Deus. Aí, nós ficamos na ilusão. E conformamos. Aí você se conforma porque você fica na ilusão de que você é reinado por Deus. Porque se você já é reinado por Deus, você vai buscar o Reino de Deus?

“Reunimo-nos aqui para te adorar”. Dá a impressão que todo mundo é reinado, todo mundo é reinado por Deus, todo mundo fazendo a vontade de Deus. É uma ilusão. E se eu já acho, penso, imagino que sou reinado por Deus, por que eu iria buscar o Reino de Deus? É tudo que o inimigo quer! Porque nós temos o amigo e o inimigo. Tudo que o inimigo quer é que a gente seja enganado, que a gente seja iludido, que a gente viva como se estivesse no Reino de Deus. Aí eu fiz a pergunta: você conhece alguém que não esteja nessa situação? Apreensivo pela vida? Preocupado com o que comer, preocupado com o que vestir? Você conhece alguém? E aí, como é que fica então? Como que fica, Carlinhos? Como que fica então?

Então, nós aqui, qual é a nossa situação? Em qual dos reinos nós nos encontramos? Então Deus falou assim: “Vai e abre os olhos desse povo”. Abrir os olhos da gente seria fazer o quê? Abrir os olhos da gente seria dizer para você: “Ó, ainda… ainda…” Mas, aí, nós podemos falar, não tem problema não, eu estou sabendo disso, mas, vamos levando assim mesmo. Vamos de novo. “Vai e abre os olhos desse povo, das trevas os converta a luz, do poder de satanás para Deus”. Tirar… vai e abre os olhos. Abrir os nossos olhos seria dizer para nós: “Ó, cuidado, porque esse reino onde você se encontra, não é o Reino de Deus”. Amém?

Agora pergunta, agora vocês vão perguntar. Lembra que nós falamos que nossas reuniões não podem mais ser assim sentadinho, bonitinho, falando, vai embora e continua todo mundo sendo reinado por satanás. Mas foi na reunião, cantou, para quê mais? As nossas reuniões, a reunião da igreja é para conversar, é para ter comunhão, aqui está colocada a mesa da comunhão. Então, nós estamos lançando a ideia, nós estamos lançando o assunto, e aí, a igreja vai conversar. Esse negócio de deixar vocês quietinhos e falar, falar, falar, isso é coisa do diabo. Pode perguntar pra Deus, se Deus não mostrar que é coisa do diabo… É coisa do diabo, por incrível que pareça. Parece que não é, mas é. Então o que nós estamos falando? Em qual reino nós ainda nos encontramos? Eu não sei se é todo mundo, é o que eu falei. Pode ser que tenha alguém aqui, pode ser… Porque, aparentemente o que a gente vê, o que nós vemos? Nós vemos um povo inquieto, ansioso, preocupado com? Preocupado com essas coisas, com o que comer, com o que vestir. Abre a porta ali pra você ver, já sai todo mundo… Amém?

Aí você poderia dizer assim: “Ah, então chuta o balde, então larga de mão disso, e tal, sabe, eu não quero saber”. Tem gente que apela! Mais um sinal, como o Luiz está falando aqui, que é reinado por Satanás, é que apela, “não, desse jeito eu não dou conta, etc., larga de mão.” Fala, Sérgio Henrique, pega o microfone.

[Sérgio Henrique] Amém, eu vejo dessa forma que o senhor está falando, o que é visível é isso, como o senhor falou, quando Jesus Cristo apareceu pra Paulo, “vai e abre os olhos”, porque eu acho que é dessa forma, não tem outro jeito. Se Deus não fizer isso, que é mostrar nossa situação, não iludir… eu, particularmente, Deus mostrar pra mim, me convencer que eu sou reinado pelo diabo, que eu estou sob o poder de Satanás, porque, senão, eu nunca vou sair dessa situação. Então, assim como veio falando ontem, acho que vai depender de um esforço muito grande da gente, e não continuar como o senhor falou, entra aqui, assiste a reunião, vai embora e continua da mesma forma.

Amém. Então o que nós estamos falando, pode ser que alguém aqui seja reinado por Deus, pode ser que alguém esteja sendo reinado por Deus, mas, a princípio, o que a gente vê? O Luiz quer falar.

[Luiz] Como o senhor está falando, pode ser que tenha alguém sendo reinado por Deus, mas a princípio, não. Por quê? Todos nós estamos apreensivos.

Não é o que a gente vê, né, Luiz? Ninguém está criticando ninguém não. Nós não estamos jogando pedra em ninguém não. E também você não precisa cair o semblante, ficar triste. Realmente o que a gente precisa aqui é dar a mão à palmatória e dizer: “Senhor, tem misericórdia de mim!” Não é isso?

[Luiz] Ou então o pessoal chegar e dizer, “realmente eu não estou preocupado com o que comer, com o que vestir, não estou preocupado com as contas.”

Ou então é, você chuta o balde logo.

[Luiz] Eu vejo que, na verdade, todo mundo está desesperado, não é só preocupado não, é desesperado.

Com o quê?

[Luiz] Com o dia de amanhã. Não é só preocupado não, eu acho que nós já passamos da preocupação para o desespero com o dia de amanhã, com o que comer, com o que vestir, com o trabalho, com a saúde, com o futuro. Está todo mundo desesperado! O cenário político, a gente passa nos lugares e estão todos falando de Bolsonaro, ou do outro, e isso, e aquilo, e aquela coisa. E, realmente, um povo reinado por Deus é um povo que passa sobre as águas, que não é influenciado pelo dólar, que não é influenciado pela inflação, que se for Bolsonaro ou se for aquele outro é a mesma coisa, é um povo que não quer nem saber desse mundo. E não é a nossa situação. O empresário está desesperado, e aqui no nosso meio o que mais tem é empresário. Todos arrancando os cabelos da cabeça. E essa é a verdade.

Então, é melhor você ‘rasgar o verbo’, você ‘rasgar a chita’ e dizer: “A nossa situação é grave”, porque o que a gente vê não é um povo reinado por Deus não. O que a gente vê, né, Luiz, como o Luiz falou, é um povo quase 100 % preocupado com o dia de amanhã, preocupado com a política, preocupado com… Todo dia quer saber a posição das coisas, quer saber como é que está lá… Eu estava ouvindo um comentário, eu gosto muito do comentário dele, acho muito interessante, do Arnaldo Jabor. Então, ele estava falando de uma frase, ele sita uma frase, aí ele pega um outro, Mário Henrique Simas, uma frase interessante, aí ele foi citando várias frases interessantes. “O Brasil nunca perde a oportunidade…” de uma frase citada por alguém. Achei muito interessante, ele disse que “o Brasil nunca perde a oportunidade de perder a oportunidade.” (Risos). Que quando ele tem uma oportunidade ótima de sair da situação dele, diz que ele nunca perde a oportunidade de perder a oportunidade. Aí ele foi citando várias frases interessantes, e, no fim, ele cita uma frase, ele fala assim: “Que Deus tenha misericórdia de nós!” A última frase que ele cita é essa, ele fala: “Então eu vou citar uma frase interessante – que Deus tenha misericórdia de nós”, quer dizer, ele não vê saída em lugar nenhum, ele não vê.

Então, uma pessoa inteligente como é… Eles vão crescendo e vão adquirindo conhecimento, cultura. E vai passado 10, 20, 30, 40, 50, 60 anos, 70. Aí, onde que eles vão chegar? Eles chegam ali entre 70 e 80, e qual é a conclusão que eles chegam? É essa que o Arnaldo Jabor estava falando. Esse Henrique Meireles, inteligente, foi presidente do Banco Central, ele tem uma influência no mundo inteiro sobre a economia, muito capacitado. Mas onde ele vai chegar? Ele vai chegar aí também, “que Deus tenha misericórdia de nós”. Amém?

Mas os jovens, nós aqui, nós, que eu digo, vocês, enquanto tem 20, 30, 40 anos, pensa, até ele chegar à conclusão, ele gastou a vida dele todinha, ele se arrebentou até chegar à conclusão que não adianta. Então, foi isso que Jesus Cristo fez. Ele, novo, morreu com 33 anos, foi isso que Jesus veio… Ele entrou no mundo, quando Ele começou a pensar, com 12 anos já começou a discutir, falar sobre as coisas de Deus. Por quê que ele fez isso? Porque ele entrou no livro, Ele entrou pra valer, Ele entrou pra pensar. Ele entrou pra pensar em Deus, Ele começou pensando em Deus. Busca as coisas que são de cima, só tem uma maneira de você alcançar as coisas de Deus, só tem uma forma de você ser reinado por Deus, é você olhar pra cima. E buscar aquilo que é de cima. Então vamos dar uma ideia de como é que você faz.

Você levanta cedo, o que você faz cedo? Eu vou perguntar uma pessoa pra ver como é que ela faz. Você levanta cedo, Carlinhos? Que horas você levanta? 6 horas da manhã. Aí o que você faz? Lava o rosto, aí todo mundo lava. Toma café. Também quase todo mundo toma, né? Então, você levanta, lava o rosto, toma café e sai correndo. Pra onde você vai? Pra escola. O que ele tem na cabeça? O que ele está pensando? A aula que ele vai dar, a matéria que ele já tinha normalmente preparada. E depois da escola? Você sai da escola que horas? Fica o dia inteiro? Não almoça não? Então para pra almoçar, uai. Então parou, almoçou. Almoçou meio correndo, porque já está pensando, ele não pode vacilar porque senão, se ele vacilar, nem almoçar ele consegue. Ele vai almoçar, depois do almoço ele pega o período da tarde, aí 5 horas da tarde o que você vai fazer? Sai cansado, ele está cansado fisicamente, ele está cansado, cabeça, tal, e etc., já preocupado com as aulas de amanhã, com o que ele vai fazer amanhã, já está preocupado, torcendo pra vir um feriado no meio aí. Então, sai 5 horas da tarde e vai pra casa. Você caminha? Faz uma caminhada? Tem que ser correndo para poder fazer a caminhada. Você tira um pouquinho pra fazer uma caminhada, porque é bom, realmente é bom, ajuda, tira o estresse, é uma série de coisas. Que mais? Às 07 horas está em casa ou 07 horas terminou a caminhada? Terminou a caminhada. Você é quem sabe, vai falando pra nós! Depois da caminhada? Assiste o jornal. Aí depois do jornal, vem a Deuzira. Como que chama, o que a Bíblia fala? Para a pessoa não faltar com a… é. Aí então tem a parte da Deuzira. Que horas que é parte da Deuzira? Aí, que horas que ele busca o Reino de Deus, que horas? É como a Lucilda está falando aqui, só se for no sonho.

Hein, Léo, e você, Léo? E você, Suzane? Levanta cedo, cada um… Você vê às seis horas, sete horas mais ou menos, dificilmente você consegue andar na cidade, porque o povo está todo correndo, cada um pra poder bater o seu ponto e fazer os seus negócios, etc., e etc.

Então, essa ansiedade é o que a gente vê. Dá tempo para você parar e olhar pra cima? Não dá. Então esse é o reino do mundo, a escravidão. Nós somos escravos dessa situação. Quem manda aí é o pecado. O pecado, entre aspas “Satanás”. O reino do mundo está no poder de Satanás, e ele consegue reinar a gente, ele consegue, exatamente por causa… Ele explora a minha fome, a concupiscência dos meus olhos, a ilusão. Ele explora os sentidos, é isso, a concupiscência, todo mundo tem a concupiscência, todo mundo tem. E ele, mais do que ninguém, sabe que essa concupiscência é a nossa fraqueza. Agora mesmo eu conversava com o Tião. Conversa com o Tião pra você ver o que ele fala, do que está cheio dentro dele, ele e a Amanda, né, Tião? Você não tira outra coisa de dentro dele não. Você vai tirar coisa lá de cima? Pra onde é que ele está olhando? Daqui quantos anos vocês acham que o Tião e a Amanda vão olhar pra cima? Quando a filha dele começar a namorar. Aí, meu filho, já foi embora o boi com a corda. A hora que você olha pra cima é depois que já arrebentou tudo, já foi embora o boi com a corda.

Aí você não tem mais saúde, você não tem mais tempo, você já está totalmente compromissado, você já está totalmente preso às ‘cadeias que nos prendem’. “Livra-me, oh, Deus, das cadeias…” Você já está literalmente de um lado. E agora? Como é que você pega a sua empresa e joga fora? Você não pode porque você tem mulher, você tem filho, você tem neto, você tem marido. Como você faz? Amém? Nós estamos nessa situação, presos, amarrados. O aluguel, quem vai pagar o meu aluguel? Quem vai pagar minha prestação Como é que o Carlinhos faz, se ele vive da escola? Por quê que ele não fica só com um período e… deixasse o outro período pra buscar a Deus!? Pois é, dava pra ele viver com um período?  Daria, mas ele não quer. Aí nós estamos sempre adiando, Celinho, mas quando acontecer isso, aí, eu vou buscar a Deus. Aí não tem mais jeito, não tem mais tempo.

Buscar enquanto se pode achar. Vai chegar um momento que vai ser mais difícil. Então as escrituras estão abrindo os nossos olhos. Aí nós vamos sair daqui e vamos buscar o Reino de Deus? Vamos! E é isso que nós estamos insistindo, nós estamos insistindo que nós vamos buscar, se Deus quiser, nós vamos buscar. Está tudo contra, tudo é contra, tudo quer atrapalhar, mas nós não vamos permitir. Amém, gente? Amém. Nós vamos buscar o Reino de Deus. Naturalmente, tudo está contra, viu, Tião? Eu tenho até dó do Tião na situação em que ele está, não queria estar na situação que ele está. A Amanda está lá encostada. Como que busca o Reino de Deus? A Amanda não deixa, casamento não deixa, as coisas não deixam, e assim vai indo. Mas nós vamos fazer isso, nós vamos deixar, nós vamos lutar contra isso, por isso que o Reino de Deus é alcançado com muito esforço. No meio de tudo isso! Não tem jeito, todo mundo está preso, amarrado e escravo. Aí, no meio de tudo isso, você vai fazer o seu esforço. Põe o relógio pra despertar de madrugada… é tirar leite da pedra. Amém?

Não adianta eu falar, seria uma hipocrisia dizer pra vocês que eu não tenho problema. Nem se eu quisesse, eu não podia mais. Mas se nós não esforçarmos, se você não fizer uma resistência muito grande, o diabo vence.  “Ainda não resististes até o sangue…” Olha, gente, lutar contra essa situação é a luta contra o pecado, isso é o pecado, esse é o pecado. Nós estamos nessa situação exatamente por causa do pecado. Meu pai e minha mãe me jogaram nessa situação; meu avô e minha avó jogaram meu pai nessa situação, e assim vem vindo. Amém?

E é o caminho dos nossos filhos, dos nossos netos, dos nossos bisnetos, e assim vai indo; é o caminho. O reino de Deus tem que ser tirado no meio disso. Muito, muito esforço! Oração e súplica, olhar para o céu, de onde vem nosso socorro. É reconhecer que, como Paulo fala: “eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não…” Se depender da minha carne, eu quero o que o Tião quer. É a concupiscência dos olhos, é a concupiscência da carne, é a ansiedade. Se depender da minha carne, essa é a nossa situação. Aí eu olho para o lugar de onde vem o meu socorro, para o meu Salvador: “Jesus Cristo, tenha misericórdia de mim! Jesus Cristo, salva-me!” O que é salvar? “Eu vim buscar o que estava perdido”. Nós estamos perdidos. Então a salvação é segurar na corda, porque nós estamos irremediavelmente perdidos.

Então ele está dizendo aqui, Ele fala assim: “Qual de vós, sendo solícitos, pode acrescentar um dia…”, você pode acrescentar? O que atrapalha então a gente a buscar a Deus? É eu mesmo, “o bem que eu quero eu não faço, o mal que eu não quero, esse eu faço, maldito homem que sou”. O que atrapalha sou eu mesmo. Amém? Aí você fala: Por que que é você mesmo? Por que você não larga sua mãe, por que você não larga seu pai, por que você não larga seus filhos, seus netos? É fácil falar, mas larga, larga? Como, gente? Como que nós vamos deixar?

Vers. 30.

Porque os gentios do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. 32 Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino.

Deus deu a nós o Reino. O Rei veio, agora é o Reino. Então Deus deu a nós, à igreja, o direito de ser filhos de Deus. Deus deu a nós o Reino de Deus, deu a nós, à igreja, o direito de ser o Reino de Deus, então não temas. Mas para eu não temer, o que eu preciso? Acreditar, confiar, aí que está o problema. “Senhor, não tem jeito da gente fazer parte do Reino de Deus sem crer não?” Sem acreditar? Esse é o problema. Deus deu a nós o Reino, o Rei já está pronto, só falta o reino. Aí vem o Sérgio Henrique, vem a Virgínia, fazer parte do reino, “espera aí, Senhor, eu vou, mas primeiro eu tenho que fazer…” Aí, Deus vem e fala pra você o quê, Luiz? “Eu não posso esperar”. “Mas morreu, eu tenho que enterrar”, “deixa que os mortos enterrem os seus mortos, larga isso pra lá e vem.”

Geralda, enquanto a Nicole for viva, você está no ‘pau da goiaba’. Concorda? Só tinha um jeito de você ficar livre da Nicole, era o quê? Não ter tido a Vanessa. E pra não ter a Vanessa, não deveria ter casado, não deveria ter conhecido o Osni. Imagina se o Fred e a Cássia imaginassem, o Gustavo e a pequenininha aqui, Isadora, imaginassem o ‘rabo de foguete’ que eles estão arrumando. Mas ninguém vê isso não. Então a Nicole, a neta da Geralda, ela é o problema da Geralda, atualmente ela é o problema da Geralda. Então não tem, nós estamos no mundo, maldito homem que sou. Por quê que a pessoa, depois, vai desejar a morte? Por quê que a pessoa, no fim, vai querer a morte? É que eles não veem, realmente… nossa, você pensa assim: “nossa, mas será que a gente veio ao mundo só pra sofrer, será que nós viemos ao mundo só pra sofrer?” Então, gente, quem está no mundo, prepare-se para sofrer! “Mas isso é… então eu vou pra universal”. Vai! Se você quiser ir pra universal, pode ir. Eu duvido que a universal vai evitar, eu duvido que a universal possa evitar o seu sofrimento.

Então Jesus chegou e disse: o mundo é mau. E ele vai deixar de ser mau um dia? Não. O mundo odeia uns aos outros. O mundo somos nós, o mundo é mau, o mundo é egoísta, o mundo é vaidoso, o mundo é soberbo, o mundo somos nós. O mundo é mau. Então você pensa: o mundo é mau, então aqui, é mau. Nós somos maus. Jesus falou, “vocês que são maus sabem dar boas coisas aos seus filhos”. Nós somos maus, a raça, a espécie humana. Então isso aqui é uma coisa que não tem conserto. Por isso é que eu preciso, agora, reconhecer essa situação. Porque a gente vai naquela ilusão, “eu vou me casar!” 

Lembra da visão da Suzane, que a pessoa entrava na fila, tinha um tabuleiro de xadrez, e lá estava o diabo sentado de um lado, e a gente entrava na fila pra jogar xadrez com ele. Era uma fila enorme, tinha que passar e jogar xadrez com ele. Aí a pessoa chegava e começava a mexer as peças, mexia com o pião, mexia com o cavalo, mexia com a torre e tal, de repente: “Xeque-mate”. Aí a pessoa levantava. Xeque-mate, uai, não tem jeito mais, tem? Não. Aí a pessoa levantava e dava o lugar para outro. Aí a pessoa levantava e em vez de falar: “É, realmente não tem jeito”, sabe o que ela fazia? Ela entrava na fila de novo, Celinho! Aí o que ela estava pensando? A Suzane disse que ela ouvia o pensamento, ela pensava assim: “Ah, foi aquela jogada, eu devia ter feito assim”. Aí ela entrava na fila de novo e falava: “Não, dessa vez eu vou… dessa vez eu não vou perder”. Então, é a pessoa que casa, fica viúvo e entra na fila de novo. Pra levar o quê? Pra levar outro xeque-mate. “Mas dessa vez, não! Dessa vez, não! Agora eu vou tratar minha esposa desse jeito, eu vou fazer desse jeito, agora eu não vou mais comprar nada a prazo, eu não vou fazer isso, eu não vou fazer aquilo”. E vai levar o quê? Xeque-mate.

Então é isso que nos falta, olhar pra cima, meditar e conversar com Deus, falar: “Senhor, realmente é desse jeito, é assim!” Amém? Que dia que a gente vai chegar a essa conclusão? Isso é o reino de Deus. Você acha que a gente quer o reino de Deus? Qual o reino que nós queremos? Deus me abençoou, eu comprei; Deus me abençoou, eu casei; Deus me abençoou, eu fiz um filho, está uma maravilha! Amém? Deus me abençoou e vou fazer outro. E Deus vai abençoando e nós vamos ‘enchendo o balaio’ de menino; e Deus vai abençoando e nós vamos comprando. Comprei uma fazenda, agora comprei outra, e agora não sei o quê etc. E Deus vai… Abençoando.

 [Virgínia] “No início da pregação, o senhor falou que a igreja precisa fazer as perguntas, aí eu tive vontade de perguntar para o senhor assim: Como então que a gente vai buscar o reino de Deus? Porque era quase impossível! Aí o senhor respondeu tudo. Graças a Deus, o senhor respondeu enquanto o senhor foi explicando, porque nós estamos numa situação que não tem saída. Agora é buscar a Deus, é fazer um esforço, é tirar o leite da pedra mesmo, como o senhor falou, porque o pecado não deixa a gente fazer, não deixa a gente continuar, ter um seguimento certo.”

A Bíblia nos fala assim: um alegou que tinha comprado uma junta de boi e foi cuidar da junta de boi; o outro não tinha problema com boi, mas tinha problema com outra coisa. Às vezes o problema seu… Você fala: “eu, graças a Deus eu não tenho…”, mas se não tem esse, tem outro. Um tem a saúde perfeita, o outro não tem. Para um, falta isso e para o outro, falta aquilo. Então, não tem ninguém nesse mundo que não está preso, amarrado, que não está debaixo do jugo. Não tem ninguém que não esteja debaixo do jugo. Tem gente que fica na ilusão de que é livre, fica na ilusão que não tem problema e que é livre. Enquanto neste corpo… Eu vou dar uma esperança boa pra vocês. Enquanto você estiver neste corpo, você está no exílio, você está longe… É ilusão, é ilusão, só, e mais nada. Mas como a gente gosta de ser iludido, a gente gosta sempre de ouvir uma coisa que nos iluda!

Aí você tem uma dor de cabeça, ora, e Deus vai curar a sua dor de cabeça. O que ele fez? Curou a sua dor de cabeça, você está pronto para ter outra dor de cabeça. Você estava ali com um problema para pagar um negócio, orou e Deus te ajudou, tal, e etc., você foi lá e pagou o negócio, você está pronto pra fazer a dívida de novo, fazer o negócio de novo. Não é que Deus não nos ajuda, não é que Deus não tenha misericórdia, não é que Deus não abençoa. Mas Ele falou: “vai e não peques mais”. O leproso foi curado da lepra, mas continuou na escravidão do pecado. O leproso foi curado da lepra, isso não quer dizer que ele… Então a gente pensa: “Ah, mas porque Deus faz isso, Deus faz aquilo, nossa, Deus foi uma bênção pra mim”. Foi. Mas você ainda… Amém? Continua tendo que buscar a Deus, você ainda está no mundo. Jesus fala, em João 17: “Não vos peço, Pai, que os tire do mundo…” Porque só tem um jeito de te tirar do mundo, é dando uma cacetada em você pra você não levantar nunca mais, é assim.

Aí, o que acontece? Deus abençoa você, arruma, e você deita? E para? E fica esperando!? Aí a Nicole nasce, cresce e pronto. Quando você menos espera, você está totalmente… Amém? Deus abençoa? Abençoa. Mas, meu filho, a cruz, você não pode tirar a cruz das costas hora nenhuma. Então, Vitor, por isso que tem dia que você está desanimado, por isso que tem dia que você fala: “Ah, meu Deus do céu, então não tem jeito, então eu vou jogar a toalha”. Não vai jogar a toalha não, pega a cruz e põe nas costas. Essa é a verdade. A verdade vai sempre reinar, não é isso?  É a verdade. Contra a verdade não tem nada, pronto. 

Paulo falou: “Eu vou para tal lugar assim e assim, mas eu sei, Deus me revelou que não vai ser fácil para mim lá”. Não é o que normalmente a gente pensa, a gente busca Deus é pra resolver os nossos problemas. Aí você vai, e tudo bem, você resolve os problemas, Deus ajuda e você resolve os problemas. Só que a gente continua tendo que orar e vigiar, nós continuamos tendo que lutar contra o pecado. O diabo anda ao nosso redor, ele nunca vai deixar de fazer isso não. Não tem nenhuma parte do evangelho que você pode excluir da sua vida não. Qual a parte do evangelho que você já pode excluir? “Não, esse aqui eu não tenho mais problema com ele, esse aqui eu não tenho”. Não, meu filho, todo jeito que você pinta… Ou vocês querem que eu iluda vocês? Ou que diga pra vocês: “Não, oh, vai ajeitar!” Não vai, gente, o mundo vai ficar cada vez pior, as coisas vão ficar cada vez piores. Não tem como.

Então é fazer do jeito que Jesus falou, olha pra cima, busca o Reino de Deus. Não andeis ansiosos. Isso está vigorando na minha vida hoje, com 72 anos. Deus está dizendo para mim, “não andeis ansiosos por essa vida”. É! Está falando pra mim. Amém, Silvio? Agradou a Deus nos dar o Reino, esse é o Reino de Deus, é um povo que luta, um povo que não se deixa levar por nada nesse mundo, é um povo realmente pronto, esse é o Reino de Deus. E é por isso que ele não é visível, mas ele está no meio de nós aqui. Da lá pra Fernanda.

No versículo 34, Fernanda. No versículo 34 fala assim: “34 Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração”. Edifica pra você um tesouro no céu. Versículo 33 “Vendei o que tendes e dai esmolas, e fazei para vós bolsas que não se envelheçam, tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão, e a traça não rói”. Amém? São coisas que realmente só vão estar no seu pensamento, no seu coração, guardado ali. Essa é a fé, essa coisa que para o mundo é loucura. Pensar como Jesus é loucura.

[Fernanda] Amém, é assim, é realmente abrir os olhos, né, porque a gente está preso, está no reino do mundo aqui, não tem jeito, tem muita coisa aqui que prende a gente, mas que eu tenho que dar um jeito, arrumar uma hora pra buscar a Deus, pra olhar pro céu, pra clamar pra Jesus ter misericórdia de mim. Colocar a cruz no ombro mesmo e…

Libertar, né, Fernanda? Soltar… Realmente é muita lágrima, muita coisa pra que você… Então dá pro Vitor.

(Vitor) – Amém. Eu não tenho como não concordar com essa palavra, basta olhar pra nossa vida, tudo o que o senhor falou depõe contra nós, contra mim, não é diferente comigo. Mas, graças a Deus, igual o senhor falou, tem ainda uma chance, igual o senhor acabou de ler, agradou a Deus nos dar o Reino, então já é um privilégio, muito motivo da gente pôr o relógio pra despertar, de pelo menos se esforçar pra tirar o leite da pedra. O que é tirar o leite? É buscar Deus, é falar com Deus, igual o senhor falou da visão da Suzane, quem aqui não poderia dizer que não está ali naquela fila também?! Então, é só pedir, “Senhor, tem misericórdia de mim, me ajuda, eu quero ser reinado pelo Senhor”. É isso que eu entendi.

Amém. Vai lá, fala, Danilo.

[Danilo] – Não, irmão, como o Vitor falou, não tem como falar que não é verdade não, porque a nossa vida se resume nisso. A gente acorda, trabalha, paga boleto, dorme, acorda, e vai, fica a vida inteira envolvido nisso aí, não sai disso aí. Essa semana eu até falei pra Deus, Senhor, queria um dia diferente na minha vida, porque todo dia é igual. Mas o senhor falou uma coisa que eu achei interessante, a gente precisa fazer esse esforço a mais, porque vai ser isso que vai fazer a gente animar, é o Reino de Deus, e a gente esquece disso.

Quem não quer viver bem? Quem não quer ter paz nesse mundo? Quem não quer ser bem-sucedido? Quem não quer? Até eu quero! Claro, uai! Quem que não quer deitar e dormir gostoso?  Plantar e colher. Quem não quer que a chuva venha na hora certa, que o sol venha na hora certa, quem por acaso não quer isso?

[Alguém] Todo mundo ansioso, eu estou ansiosa, eu estou contra o que o senhor está falando, porque eu estou ansiosa, a vida está contra, a conta está vencida, tudo está contra, aí o senhor fala, não esteja ansiosa. Eu estou ansiosa. Eu estou ansiosa porque o mundo de Deus não é visto, e as coisas do mundo falam, você está sendo boba, você está acreditando, e a gente está vendo a ilusão, é gasolina que não tem, e tudo é ao contrário. E igual o Luiz falou, a gente está num grau é de desespero, e vai mentir pra quê? Eu falei, não, Deus é tudo, eu acredito Nele, mas o corpo fala que é contra, por quê?  Porque nós estamos ansiosos. Os irmãos estão todos bonitinhos, mas chega em casa e todo mundo vê, eu estou um trapo, eu sou um trapo. Aí a gente entra no quarto e chora, clama, e cadê Deus na nossa vida? Porque tudo é contra. E eu estou contra, nesse sentido, porque eu estou ansiosa, eu estou num grau de desespero, e, ficar quieta, não faz nada, fica quieta? A gente fala assim: Eu quero correr, eu quero arrumar, igual o senhor falou, quem não quer ficar bem? Eu quero ficar bem em tudo, mas aí tem que ficar quieta, ser submissa, tem que ficar em casa, e tem tudo… E a gente quer arrumar algum jeito de suprir aquilo, que a carne está gritando, e a gente acaba que não concorda, porque eu falei: não, se eu ficar em casa, como é que eu vou conseguir tudo isso? É nesse sentido que eu não concordo, da carne não concordar, o espírito quer, mas a carne não, ela quer correr, ela quer resolver, ela quer tudo na força, ela quer tudo pra ontem, não é nem pra hoje, é pra ontem.

Se tiver alguma coisa doendo, a gente quer que alivie, se a gente tiver aflição, nós queremos que resolva.

[Alguém] E é que nem o Luiz falou, é pra ontem, no desespero já, a gente quer pra ontem. Então é nesse sentido, o não concordar. É isso mesmo, porque eu estou ansiosa, quero que resolva, e ter que esperar. É o que mais doe, aumenta a agonia, é esperar. Igual o sonho do Luizmar, a gente quer e só anda pra trás, por mais que a gente corra atrás do dinheiro e de resolver, a gente anda pra trás, porque Deus não está ali. Mas amém.

O caso dela aqui, por exemplo, então, na frente dela aqui está o Elderson; as contas, o que mais está afligindo a sua vida é?

[Alguém] Dinheiro.

Da mais ou menos quanto a sua dívida? O que a está afligindo lá, o Elderson poderia resolver tranquilamente. Poderia ou não poderia?

[Elderson] Dependendo de quanto.

Dependendo do tanto, o Elderson poderia resolver. O Elderson não poderia resolver o problema dela? Resolveria, aliviaria. Alivia e toca pra frente. Esse é o Reino de Deus. O Reino de Deus é assim, o Reino de Deus não é outra coisa senão a gente ajudar uns aos outros. A aflição das pessoas, o que ela está passando, ajudar, contribuir, orar com aquele que está… chorar com aquele que está chorando, e rir, eu não estou podendo rir, mas você tem que ficar feliz com aquele está feliz. Aí você vira pra cá e chora com aquele está chorando, entendeu? Com aquele que está com fome… Então vocês concordam que a gente fica só aliviando a situação? E, às vezes, dizendo, olha, não faz mais isso não, às vezes você está sofrendo porque você fez isso, então não faz mais isso. Então, a pessoa torna a fazer, a gente torna a ajudar, e assim nós vamos fazendo. Esse é o Reino de Deus. E esperando Jesus voltar.

Aí você vai daqui e roda o prato, e quando você coloca o prato pra rodar, quando um prato está rodando, o outro está caindo lá, e você vai, ajuda um na esperança de que ele ajude também os outros. Esse é o Reino de Deus. É socorrer os necessitados, porque todo mundo… Você chega num rico, você pensa que o rico não tem problema? O rico tem depressão, o rico tem aflição, aí o que nós vamos fazer? Ajudar o rico. Esse é o Reino de Deus. É socorrer o necessitado, é ir atrás dos que estão cansados; os que estão oprimidos, mandar embora livre. Você liberta ele pra quê? Pra ele fazer mais ‘merda’, mas você alerta. Fala, olha, não faz mais, chega, viu, mas se você fizer, tá!? Tem um irmão aqui que você fala pra ele, é a última vez que eu vou dar dinheiro pra você beber, mas você não bebe mais não. Então tá. Quer beber, bebe. Então tá aqui, mas não bebe mais não. Ele vai, faz a ‘merda’, vem, e o que você faz? Dá de novo.

Então o que é o Reino de Deus? É isso, é ajudar as pessoas que estão no mundo. Esse é o Reino de Deus. Então, minha filha, se você falar, o problema é a conta de luz, manda pra nós, porque o Reino de Deus… aqui não vai faltar quem paga a sua conta de luz. Pode ter certeza, não vai faltar aqui quem paga a sua conta de luz. Vai ser uma briga, todo mundo vai querer entrar na frente. E o seu problema, qual é? Faculdade? Tá tendo algum problema lá? Então continua do jeito que tá, não tá tendo problema. Mas quando a faculdade trouxer problema pra você, vem cá, porque o Reino de Deus somos nós, nós somos pra te ajudar. Isso é edificar no céu. Eu estou edificando no céu, eu estou construindo no céu. Se todo mundo pensar dessa forma, todos vão construindo no céu, todos vão edificando no céu. Amém, Geralda? Qualquer coisa, liga pro Ramiro. Qualquer problema, liga pro outro, é isso. O que eu quero pra mim eu faço para os outros. Se tiver alguém cansado, fala comigo, se está alguém oprimido, fala comigo. Eu estou edificando no céu, eu estou construindo no céu. É isso que me dá força, é isso que me anima, é tão bom fazer para os outros, é tão bom servir, é tão bom mandar embora livre o oprimido, o cansado, o que está com depressão, vem e eu te aliviarei. Amém?

Todo mundo estava cabisbaixo, sabe por quê? Estava cada um pensando no seu. Não pensa no seu, meu filho, pensa no do outro, alguém vai pensar no seu. Esse é o Reino de Deus. Amém? À noite tem mais, sobre? O Reino de Deus. Vocês concordam? Não havia ali, no começo, quando Jesus tinha acabado de pregar, quando a igreja estava ali acesa, não havia doente, não havia necessitado. Por quê que tem muitos doentes entre nós? Não é falta da igreja? Não é falta do Reino de Deus? Por que tem muitos aflitos, angustiados? Não é falta do Reino de Deus? Porque cada um pensa só no que é seu, por isso é que caiu o semblante, porque a pessoa só preocupou com o dela. Aí, a mulher não tinha nada, ela tinha uma moeda, ela pegou a moeda dela e… pronto.

Deus está vendo isso. Então nós falamos, o Carlinhos levanta cedo e vai pra escola, e não sei o quê, corre daqui, corre dali, faz caminhada e tal e etc. Ele está fazendo pra quem? Pra ele, somente pra ele, não é assim? E o Toninho? A mesma coisa. E o outro? A mesma coisa. E assim vai indo. Esse é o Reino de Deus? Não é, meu filho? Não é? Então, vamos buscar realmente o Reino de Deus, vamos colocar em prática aquilo que Jesus nos ensinou, e as outras coisas nos serão dadas. Se cada um entendesse dessa forma, aí nós teríamos o Reino de Deus. Amém? Amém. Vamos curvar nossas cabeças.

ORAÇÃO: Amém, Jesus, Pai nosso que está nos céus, Senhor, estreito é o caminho, apertado, porque realmente é difícil ver como o Senhor viu, é difícil entender como o Senhor entende. Se preocupar com o que é seu, se preocupar com os seus problemas é coisa do mundo. Quando o Senhor fala, não andeis ansiosos pela vossa vida, procura ser um pouco ansioso pela vida dos outros, procura se preocupar mais com os outros do que com a sua própria vida. Enquanto nós nos calamos, enquanto nós edificamos pensando somente no que é nosso e não no que era da igreja, realmente Deus não pôde reinar, não pôde dirigir. Talvez esteja aí o grande mal, continuamos fazendo a vontade da carne e do pensamento, esquecendo que o Reino de Deus estava tão próximo, tão perto de nós. Mas eu tenho certeza, Senhor, que um dia nós ainda vamos encontrar a verdadeira razão de viver e entender que o repartir, que o dar, o ajudar, o cooperar, são coisas que o mundo não sabe fazer. São coisas que só a igreja, só o Reino de Deus é capaz de fazer. Certamente o Senhor há de nos ensinar, certamente o Senhor há de nos ajudar. Esse é o sal da terra, essa é a luz do mundo. Obrigado, Jesus! Abra bem os nossos olhos, nos faça entender os seus mistérios. Louvado, exaltado seja o teu Reino. Deus proverá, Deus proverá! Amém!

No amanhecer vou te buscar

Por todo dia me lembrar

Que te quero no meu ser

Pode a vida me custar

Vem junto ao rio me plantar

Junto a ti é o meu lugar

Sejas Pai meu meditar

Meu sentir e o meu falar

Sei que posso em ti confiar

Abrirás um caminho em meio ao mar

Fiz em mim a minha alma aquietar

Contigo até o deserto florescerá

Amém, amém! Nós vamos dar sequência, depois, a esse assunto, porque não esgotou ainda não. Quem sabe, no final, a gente entenda o que é fazer parte do Reino de Deus, o que é estar no Reino de Deus! Abrace o seu irmão, nós estamos encerrando em nome de Jesus.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

PovodeDeus.org
Enviar via WhatsApp