Free songs

2 – A necessidade do aprendizado – Reuniões Digitadas Vol. XII – Reunião 24-07-2019 – Quarta-feira

Reunião 24-07-2019 – Quarta-feira

2 – A necessidade do aprendizado

Reunião quarta-feira 24/07/2019

Amém! Deus abençoe, tenham todos uma boa noite que a paz do Senhor seja com todos.

Vamos abrir em Lucas 6:39-40

39) E dizia-lhes uma parábola: Pode, porventura, um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova?

40) O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. (Lucas 6: 39-40)

Então nós vamos falar hoje, eu creio que Deus quer falar hoje, é sobre o aprendizado, sobre a necessidade de aprender. Porque nós corremos o risco de passar a vida inteira e não aprender.

 A maneira como Deus achou para salvar o homem foi através do ensino, do ensinamento. Passar para o homem autoridade, passar para o homem a sabedoria, passar para o homem a capacidade dele mesmo, homem, se defender, porque não tinha outra forma, outra maneira.

 Porque quando o diabo venceu o homem, o pecado entrou no mundo, a gente fala pecado, mas você põe “espírito maligno”, a serpente. Então o espírito entrou no homem, o pecado entrou no mundo, é a mesma coisa de dizer que o espírito entrou no homem. O mundo somos nós e o pecado é o espírito maligno.

Agora, como que você tira o espírito maligno que está dentro de você? Ele entrou em você e ele mudou a minha cabeça. O problema todo do espírito maligno é que ele muda a sua cabeça.

 Então a própria pessoa é que luta contra, adquirindo o espírito superior àquele espírito que está em você. Então você precisa pensar, raciocinar, por isso que ele fala assim: Pode porventura um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova? Não vão cair os dois no buraco?

Então não tem como o cego guiar o outro cego, precisa que alguém enxergue melhor para ensinar, guiar o outro. Se você acreditar que a maneira como você se defende é através do seu pensamento, é da sua cabeça, é você, é o seu pensamento. Paulo fala: eu sofro dores de parto até que Cristo seja formado em você; essa formação, essa geração de Deus dentro de nós. Um dia o pecado entrou dentro de nós, o espírito não entrou? E nós passamos a fazer; todo pensamento é mal por causa do espirito que entrou.

Mas ele entrou e foi sujando de uma vez? Não, não entrou de uma vez e foi destruindo o homem de uma vez não. Foi contaminando progressivamente.

 Toda criança nasce saudável, sem problema, sem vício, sem malícia, sem ódio, ela tem só o pecado de ter nascido gente. Se ela chegar lá na frente e disser: Qual foi o meu mal? Foi ter nascido gente, ter sido filho do seu pai e da sua mãe, esse foi o seu mal.

 Mas aí, a criança inocente, pura, sem nenhum defeito, ela começa a aprender a fazer o mal, ela começa assimilar. Ela não inventa não, ela copia, vê em algum lugar.

Ela vê o adulto gritando, chorando, ela vê o adulto agredindo um ao outro, ofendendo um ao outro, a criança vê as coisas acontecerem e elas aprendem e vai sujando cada vez mais.

Eu me lembro quando eu comecei a fumar, eu não fumava, eu tinha 15 anos, eu não fumava. Mas eu via os meus amigos, meus companheiros fumando e eu achava aquilo bonito, bom, interessante. Parece que o sujeito que não fumava, não era homem, naquela época, no meu tempo ali, todo jovem fumava.

A carteira de cigarro no bolso parece que tornava a pessoa mais ousada, mais capaz. Naquele tempo tinha o isqueiro, cada um mais luxuoso do que o outro, igual hoje tem o celular e etc, lá era o isqueiro. Aí você chegava no lugar para mostrar para as moças e tal, você pegava, tirava o cigarro, acendia o cigarro e fumava, todo mundo fumava. Por quê que a gente fumava?

 Por que que eu quero dizer isso? Porque não tinha coisa pior do que fumar, os primeiros cigarros que eu fumei… eu vomitei os primeiros cigarros que eu fumei e me deu dor de cabeça, tontura, etc. E foi uma insistência para aprender a fumar.

 A mesma coisa são muitas coisas que hoje se fazem, que a primeira vez não é fácil, não é fácil a primeira vez. Mas aí você vai e é levada pelo espírito que está em você, é levado a fazer aquilo.

Então, que mal aconteceu com a humanidade? Ela aprendeu a fazer o mal; começou por uma pessoa, e o mal entrou no mundo dessa forma. Entrou em Eva, passou para Adão, não sei para quem Adão passou, eu sei que ela passou para Adão, e foi por um homem que entrou o pecado no mundo.

Por quê é que vai ficando cada vez pior? O quê é que vocês acham que vai ficando cada vez pior?

Então está sujo, todos os dias alguma coisa pior, mais suja, entra dentro da gente se nós não tivermos muito cuidado. Você ouve uma notícia, aquela notícia influencia você, você assiste um pouco de televisão e aquilo influencia você.

 Então, o mundo nos influencia de modo geral, então nós somos contaminados, sujos, como está falando ali, o sujo cada vez vai ficando mais sujo, porque você aprende, escuta, e querendo ou não aquilo influencia.

 Nós estamos hoje com curso superior disso, curso superior daquilo, mestrado, doutorado, PhD, tudo isso é para quê? Para melhorar a situação de te colocar mais perto de Deus? Quanto mais curso, quanto mais aperfeiçoamento, mais coisa, é para te colocar mais perto de Deus? Não, é para te afastar de Deus, pode ter certeza que é para te sujar mais. Porque naquelas coisas ali não tem como você fazer e não ser influenciado, por quê?

 Porque o mestre, o professor disso aqui não é Deus. Para nos salvar, Deus, que é o nosso mestre, que nos ensina, faz o quê? Põe água aqui dentro, ensinamentos para poder limpar o interior do copo. A água limpa vai entrando e água suja vai saindo, é a maneira de limpar. E os cristãos de um modo geral, nós de modo geral, a gente dedica quase o tempo todo a quem aqui? A Deus ou ao diabo?

 Por isso que a nossa situação vai ficando cada vez mais difícil, porque nós dedicamos a maior parte do nosso tempo a sujar e não a limpar. Você tem que aprender, aí eu vou perguntar para você o que você aprendeu hoje com Deus?

Porque às vezes você fala: eu aprendi uma coisa boa hoje, mas boa do ponto de vista de quem? O que você aprendeu hoje é do ponto de vista de Deus ou foi o outro mestre que te ensinou? Hoje você aprendeu a negociar melhor, hoje você aprendeu a fazer, construir, edificar alguma coisa que você não sabia fazer, você aprendeu. Eu quero saber o que você aprendeu com Deus, o que Deus te ensinou? Você fala, hoje Deus não me ensinou nada não. E ontem? E antes de ontem? E o que Deus nos ensinou no encontro? Aí você fala: não, aquilo lá eu já esqueci, o passarinho já levou. Quer dizer, muita gente já esqueceu, alguns não, mas muitos esqueceram.

O que Deus te ensinou hoje que você fala: não, isso eu aprendi hoje.

Vamos abrir a Bíblia, nós lemos agora: O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre.

Então a vontade de Deus não é que nós sejamos como ele? Que nós sejamos um discípulo, alguém que foi ensinado por Deus? Sejamos alguém que aprendeu com Deus? É um esforço, é uma luta que você vai ter nesse sentido.

Qual é o nosso mestre, quem é o nosso mestre, de quem nós somos discípulos? De satanás, do diabo, é com ele que nós devemos aprender? Ou qual é? Não, eu não aceito isso, o meu mestre… Será que o nosso mestre é realmente Jesus Cristo? Nós cremos em Jesus Cristo? O que nós aprendemos com Jesus Cristo? O nosso mestre é Jesus? Aí fica a pergunta.

Hebreus 5. Sabe o que eu aprendi ontem e hoje? Nós saímos do encontro e domingo ainda estávamos até à noite envolvidos, mas segunda-feira… Será que eu paro ou eu tenho que aprender alguma coisa a mais? Cheguei no encontro então pronto, ótimo, agora eu não preciso aprender mais nada? Paro de cavar a minha cisterna, paro de fazer, de procurar a pedra, paro de buscar a Deus, paro de edificar? Não, o que eu aprendi depois do encontro? Eu aprendi que eu tenho que aprender.

Eu aprendi que eu tenho que aprender, mas você falou com tanta autoridade, propriedade, foi um encontro empolgante, você vai ver que realmente foi muito empolgante.  Coisas novas, coisas reveladas, etc.

 Aí você sai do encontro e entende que precisa aprender, por quê? Você não sabe?

Mas eu garanto que no fim da reunião vocês não estão assim, derrubados assim, igual vocês estão. 40%, 50% do pessoal que está aqui chegou depois das 8 horas, mas nós vamos dar um jeito e no fim da reunião, antes de soltar vocês para comer, espiritualmente vocês vão estar melhor. Quem duvida? Está vendo? Já começou, não dá pra ver uma coisinha mudando? Está quase dando sinal de vida.

 Hebreus 5:7

O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. (Hebreus 5:7-8).

Será que Jesus precisava aprender? Será que Jesus precisava aprender? Você não né? Nós não! Agora Jesus precisava porque ele não estudou, não fez nenhum curso, filho de um carpinteiro e etc. Eu também concordo que Jesus precisava aprender. Nós não, a gente passou no vestibular, não precisa aprender. Não! Aqui está dizendo que Jesus APRENDEU, aprendeu, por quê ele aprendeu? Todo discípulo, de Jesus…. Será que não precisa também aprender? Quando é que nós vamos entender que nós precisamos aprender? E que o aprendizado, e que o entendimento, é que vai nos ajudar realmente a vencer o diabo.

O cego não vai conseguir de forma nenhuma andar por suas próprias pernas. O cego não vai, mas depois que Deus abrir os seus olhos, você anda por suas próprias pernas. É isso que nós começamos a falar, começamos a falar o seguinte, o pecado entrou no homem e ele está no homem e que o jeito do pecado sair, é você que vai tirar o pecado de você, é você que vai mandar o pecado embora.

Sabe por que o pecado está na gente? Não é porque a gente gosta não, é porque ele entrou. Por que é que o cachorro entra na igreja? A porta aberta, não é assim? E por que ele sai? O diabo entrou na sua vida porque a porta estava aberta, você estava aberto, disposto e ele entrou. Se você não pôr para fora, a porta estava aberta e o cachorro entrou. Mas alguém tem que por esse cachorro para fora, resistir o diabo e ele fugirá de vós. Aí eu pergunto como é que o diabo vai sair de nós. No começo eu falei, o único jeito que Deus achou para salvar o homem foi fazendo o quê? Ensinando o homem, ensinando através do Evangelho. Deus falou: você mesmo é que vai, eu vou te ensinar, eu vou mostrar pra você como é que se faz.

Deus ensinou Jesus. Todo poder foi dado a ele para quê? Para ele expulsar o Satanás, Jesus falou: eu expulso o Satanás. Amém? Então o reino de Deus chegou para mim, por quê?

Porque eu expulso Satanás. E quando é que o reino de Deus vai chegar para você? Quando é que o reino de Deus vai chegar para você?

Igreja: quando expulsar Satanás.

Ah! Mas Satanás não está em mim. Se não está, então você não precisa buscar, fica do jeito que você está. Aí você não vai lutar, não vai pelejar, você não acredita que Satanás está em você. Você não precisa lutar, agora Jesus precisava porque ele acreditava que ele não podia permitir que Satanás entrasse nele e que tudo o que Satanás queria fazer era entrar nele, como entrou em nós.

Foi o primeiro homem que não deixou o diabo entrar na vida dele, vocês concordam? O que é que eu estou fazendo aqui?

Estou ensinando vocês, aprendam se quiserem. Jesus Cristo foi o único homem que não deixou o pecado (Satanás), a serpente não entrou em Jesus, Ele nasceu sem pecado, viveu sem pecado, não entrou nele, mas pelejou para entrar, pelejou.

 E a serpente, ela não encontra dificuldade para entrar em nós não, ela não encontra dificuldade para entrar em nós não, ou encontra? Atenção gente! Ilusão sua pensar que ela não entra.

Quando você pensa que não, você deixou uma brecha, por essa brecha… Amém? Você pensa que não, nós estamos falando aqui é isso. Como é que nós vamos fazer para que isso não aconteça, como é que nós vamos fazer para resistir isso, para eliminar isso da nossa vida? Nós mesmos, Deus vai fazer, nós mesmos, todo poder me foi dado.

Esses dias falando sobre o povo de Deus, por que o povo vai ser o povo de Deus? Porque ele venceu Satanás. Porque vai ser aquele povo que venceu satanás. Jesus falou: eu venci e você vai vencer também, nós somos mais do que vencedores porque nós vencemos.

 Se todo poder foi dado a cabeça, todo poder também foi dado ao corpo. Jesus falou: se o discípulo for perfeito será como seu mestre. Eu faço e você vai fazer também, por isso é que muitas vezes a igreja… não reage, ela fala assim: ora por mim irmão, ora por mim, eu estou fodido. Ora por mim, eu não estou aguentando nada.

Ora você! Reaja você! Esse negócio da gente ficar… é uma demonstração. Uma falta grande de entendimento. Tudo bem, aqui eu estou orando, eu estou clamando, estou buscando, mas eu não estou suportando. Você pode orar por mim? Podemos, vamos ajudar, mas você ajuda. Deus nos ajuda ou ele faz tudo para nós? É sinal que eu estou fazendo.

Então tem uma pessoa, eu estou aqui tentando arrumar isso, aí alguém fala: ajuda o velho, por quê? Porque não estou aguentando, mas eu estou pegando no chifre do boi, eu estou me esforçando, eu estou buscando, eu estou querendo. Porque senão o encontro, João Pedro, terminou ali e acabou. Já passou segunda, terça e quarta e o quê é que você acrescentou?

Você acha que o inimigo parou? Não. “Eles andaram um pouco e eu vou pegar eles essa semana”, e eu tenho certeza que muita coisa já deve estar acontecendo aí. O inimigo falou, “eles ganharam uns pontos aí e eu vou roubar esses pontos deles, não vai demorar”. O bicho é forte, vocês pensam que não. Por isso que nós estamos aqui. Olha, não tem descanso Rebeca, não tem! Ah, terminou o encontro e tal, aí a pessoa já programa uma ida lá em Porto de Galinhas, o outro programa uma ida lá não sei aonde, aí o outro já vai descansar e o outro já vai para Pirenópolis, passa. Quando você volta, só volta o caco.

Ao invés da gente aproveitar como é que foi, o que é que foi falado? Então nós vamos trabalhar em cima daquilo que foi falado, vamos entender melhor, vamos aprender mais. Não, a gente…

Então Jesus Cristo aprendeu por quê? Porque Ele “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.

O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. (Hebreus 5:7).”

 Por quê Jesus não dava moleza? Por que é que Jesus não dava lugar ao diabo, não deixava a brecha? Está vendo o versículo.

“O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. (Hebreus 5:7).”

Jesus temia, você não teme. Jesus tinha medo, você não tem, nós não temos. Jesus temia a morte, nós não temos medo da morte. Nós temos medo da morte física, mas nós não temos medo daquela morte que vai impedir você de ressuscitar, de participar da primeira ressurreição.

Aí nós mostramos no encontro que o povo de Deus era aquele povo que vai participar da primeira ressurreição, o povo de Deus é aquele povo que foi salvo pela fé, pela graça, que entre eles estavam Abraão, Isaque e Jacó. Nós, os que estivermos vivos, seremos transformados no dia que Jesus voltar, nós quem? Nós.

No encontro nós falamos: Nós, os que estivermos vivos. Eu que temo, mas se eu temo não posso brincar segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, não posso brincar dia nenhum, enquanto eu estiver nesse corpo eu não posso brincar, amém?

Eu não posso brincar, aí eu volto a dizer, senão o encontro não vai resolver nada, por quê? Porque você não aproveitou.

O assunto mais importante do encontro foi: o ser povo de Deus. E aí foi explicado, eu lembro bem disso, e muito bom, mostrando que Abraão, Isaque e Jacó fazem parte do povo de Deus? Fazem, e você, e nós aqui? Nós não podemos garantir o pacote, mas será dado àquele que estiver, na hora, no momento, vestido, pronto, de pé diante do filho do homem, vai ser dado àquele. Nós, os que estivermos vivos, nós que somos povo de Deus seremos transformados naquele momento.

 Então por que Jesus buscava Deus? Por que Jesus aprendeu? Aí todos os dias a gente tem que comer arroz, feijão e tomar café. Toma café, come, almoça e janta todos os dias. Da mesma forma espiritualmente todo dia você tem que aprender alguma coisa, acrescentar alguma coisa. Não sei se eu consigo explicar também, eu quero tentar explicar, porque o dia que eu morrer, pelo menos com a minha consciência tranquila de que eu me esforcei em explicar e ensinar.

 Você pega, tem uma pessoa com problema de infecção, bactéria, aí você pega e o médico receita para você o antibiótico, o que o médico fala? Você tem que tomar o antibiótico de 6 em 6 horas, por exemplo, e durante 7, 14 dias. Tem algumas bactérias que elas são tão violentas que é 28 dias, às vezes até mais, e às vezes não é só um antibiótico. Sabe por que é que a pessoa vai para UTI? É porque em casa a gente não faz a coisa como é feita na UTI, na UTI tem uma pessoa sentada lá, chegou na hora o paciente recebe do jeito que foi prescrito de 6 em 6 horas, de 7 em 7 horas.

Já contei para vocês aqui que eu sofri pênfigo, e o médico falava para mim: você tem que passar essa pomada de 3 em 3 horas. Eu botava o relógio para despertar durante a noite. Aí eu acordava às duas para poder passar a pomada, eu acordava às 3 horas para poder tomar um comprimido, eu acordava às 4 horas para… mas eu tinha que fazer isso porque eu estava em casa e não tinha ninguém para me ajudar. Era só eu, estava na casa de uma tia minha e a tia não ia fazer nada, eu tinha que fazer isso.

 E eu fazia isso dia e noite, aí um dia eu ainda falei para o doutor Noá, eu passo… ele me colocava sentado e a hora que ele ia atender o paciente e o paciente estava chorando, desesperado, ele chamava: vem cá Rossini. Aí vinha eu e ficava sentado lá, eu era o primeiro que chegava no consultório dele e o último que saía, “vem cá, esse menino, ele se trata em casa sozinho, olha aí que ele está sarando, conta para ela o jeito que você faz”.

Aí uma senhora chorando toda estragada, ela estava bem estragada. Aí eu falava para ele, aí um dia eu falei para ele que eu passava a pomada de 3 em 3 horas, eu passava a pomada a noite toda. Aí ele falou: não Rossini, a noite também não precisa não. Eu falei: não, mas eu passo a noite toda.

Então o senhor está errado, o senhor não falou de 3 em 3 horas? Você não cortou a noite, eu vou passar a noite inteira.

O antibiótico, a bactéria se você pular um dia, “não, hoje eu não vou tomar o remédio, o antibiótico”, e você deixar, a bactéria vai se tornando resistente, e o tempo que você deixou de tomar o antibiótico ela se multiplica rapidamente de uma forma assustadora.

Então você não pode deixar o inimigo criar resistência, você não pode deixar ele se tornar senhor da sua vida. Quando você percebe que você às vezes perdeu o gosto pela leitura, perdeu o gosto pela oração, não é mais capaz de fazer uma vigília, não é capaz de fazer um jejum, o que aconteceu? O inimigo está criando resistência, a bactéria chamada Satanás está criando força, está dominando.

 Isaías 1:16-20.

“Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei… (Isaías 1:16-17)”

APRENDEI, você aprendeu porque tinha alguém te ensinando. “Aprendei a fazer bem; praticai o que é reto, ajudai o oprimido, fazei justiça ao órfão, tratai da causa das viúvas. (Isaías 1:17)”

Quando você está fazendo isso, você está ajudando. Quando, por exemplo, para eu trazer a você uma palavra, para eu vir aqui falar com vocês, eu preciso estar, no mínimo, melhor que vocês, ou não? Eu precisei fazer pelo menos um esforço. Eu poderia ter chegado depois do encontro e ter dito, agora eu vou dar uma descansada, etc. Não, meu filho, eu já estava segunda-feira preocupado com a quarta.

Domingo, meio-dia, eu já fiquei preocupado com a reunião da noite, eu sabia que eu ia chegar à noite e encontrar o povo animado como nós achamos, não foi?

Aí na segunda-feira eu posso descansar, eu posso me dar o luxo? Eu já me preocupo com a quarta, eu já me preocupo com o que os passarinhos vão está querendo comer, já vão estar todos com biquinho querendo comer. Amém? Mas não pode ser só eu, tem que ser você também. Ontem, foi ontem a gente fazendo oração aqui, até na oração a gente sentiu um certo baque. Alguns irmãozinhos destruídos, chorando, não era chorando porque estava na presença de Deus, era chorando, parece que estava sendo vencido. Tem aquele choro quando chora de prazer, e tem aquele choro quando você está sendo vencido, amém?

O que eu quero deixar com a igreja aqui é que você não pode descuidar. Tem as virgens néscias e tem as virgens prudentes, você não pode descuidar, achar que terminou o encontro, foi muito bom e etc.

Nós vamos passar uns 3, 4 meses longe do satanás, vamos? Não, meu filho, ele vai dobrar a carga, vai vir em cima, tentar de todas as maneiras, e aí o que é que nós vamos fazer? Tomar o antibiótico na hora certa, nós vamos fazer isso, resistir da maneira correta porque aí ele foge.

 “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos…” e etc., aprender a fazer o bem. Tem muita coisa para fazer. Será que Jesus parava? Será que Ele parava alguma hora no dia? Eu acho que nós também não vamos poder parar não viu gente. Eu acho que nós não podemos parar.

Então um ensino que nós vamos levar para casa hoje é esse. Não pára, não descuida, não cochila, você não pode nem cochilar. Você aprendeu bastante no final de semana? Aprendeu, então você pode ter certeza que Deus tem mais para te ensinar, Deus tem mais para falar com você, Deus tem mais para mostrar. Aproveita aquilo apenas para você subir um pouco mais, pega aquilo, pisa em cima para você subir um pouco mais, eu quero mais, eu quero mais. Amém?

 É a criança que mamou de manhã e à noite. A criança mamou de manhã, três, quatro horas depois ela está chorando querendo mais. Amém?

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-29).”

APRENDEI de mim que sou manso e humilde de coração, aprenda comigo. Interessante o jeito que Jesus fazia para estar sempre bem, era ajudando os outros, era procurando servir a Deus, era um jeito que ele achava para estar sempre bem. Um exemplo que vocês têm aqui, dificilmente você me encontra de que jeito?

 Talvez o pessoal que vem aqui uma vez por semana, fica lá na arquibancada tal e etc, não me conhece, talvez você não entenda. Mas quem tem um pouco mais se aproximado de mim, sabe que dificilmente você vai me encontrar… Dificilmente. Agora eu pergunto: porquê? Eu aprendi com quem? Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, procura fazer como eu fiz, a gente leu agora mesmo. Jesus está sempre ajudando, ocupado com as pessoas, sempre ajudando a igreja, ajudando o povo. Jesus estava sempre procurando. A árvore dando fruto, produzindo gente, por que é que a pessoa não te procura? Para ajudar, para orar com ela, para dar um conselho, para visitar um enfermo. Por que é que a pessoa não te procura?

O discípulo não tem que ser como seu mestre? O discípulo não teria que ser ocupado também, o discípulo também não teria que ser procurado? Aí eu pergunto por que é que você não é procurado para ajudar? Por que você não é procurado para servir, para orar, para dar um conselho, para ajudar alguém, abraçar uma pessoa carente? Por quê? Será que você é como seu mestre? Mas por que não é como mestre? Porque não quis aprender. Porque não deu atenção.

Porque todo discípulo era para ser como seu mestre, eu acho que se nós, como igreja, entendermos isso, quem ganha é você. Por que é você que ganha? Porque o inimigo vai cada vez mais respeitar você, o inimigo não vai chegando e botando a mão em você não, ele não vai!

 Você acha que ele pode pôr a mão em alguém que está aqui? Nele eu sou forte, nele eu posso fazer, tudo posso naquele que me fortalece. Quem é que me dá essa força, quem é que me dá esse entusiasmo, essa sabedoria? É ele, mas é porque você está aqui, é porque você quer ser como seu mestre, você quer aprender como seu mestre, você quer fazer como ele.

 Senhor, abre os meus olhos. Senhor, me ensina. Senhor, me dá sabedoria, senão, meu irmão, o inimigo vai levar vantagem sobre nós. O inimigo vai levar vantagem. A diferença da religião, da denominação, é porque na religião, na denominação a pessoa não precisa. Aqui não, aqui eu quero ensinar você a ser maior do que eu. Eu quero que você seja maior do que eu, por que é que eu posso e você não pode?  O que é que eu tenho de melhor do que qualquer um de vocês?

Então você tem que ser no mínimo ou não? Ou eu estou errado? Você tem que chegar aqui e falar com entusiasmo, com o desprendimento que eu faço. Todos nós comemos do mesmo pão, todos nós sentamos na mesma mesa. Então você pensa por que é que eu sou fraco? Por que você acha que você é fraco ainda?

 I Coríntios 10, para não dizer que eu estou meio sem educação, faz o seguinte: você, hoje, ontem, segunda, terça, quarta, você se interessou por algo mais de Deus? Você buscou Deus, você quis acrescentar alguma coisa segunda, terça, quarta? Você foi lá e abriu as escrituras e pediu uma palavra de Deus? Você está preocupado? Você está entendendo que precisa mais ou a Bíblia ficou distante, ou a oração não teve? Segunda, terça e quarta, como é que foi?

 Teve um que buscou, teve um aqui que não descansou depois do encontro, outro que não descansou? Omilde disse que não descansou também. O Esdras também não descansou.

Não pode descansar, você não pode descansar, entendeu? Logo de manhã, quero te buscar. Como é a música? Logo de manhã, meu Senhor Jesus. Logo de manhã gente, quando o dia nasce às vezes tudo aquilo que você tinha pode ter ficado na noite. E aí logo de manhã é como se você tivesse que vestir a armadura de Deus, botar farda e dizer: vou enfrentar o dia, os dias são maus.

 Você, com certeza, tem que, naquele dia, talvez vigiar mais do que no dia anterior, logo de manhã. A gente já mostrou isso aqui que, quanto mais limpo a roupa, mais fácil de sujar.

                                               “Portanto, meus amados, fugi da idolatria.

                                               Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.

Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?

Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.

Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar?

Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?

Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.

Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.  (I Coríntios10:14-21).”

Eu não vou explicar versículo por versículo, também você não vai estar em condições de entender agora versículo por versículo, mas quero explicar só o último versículo. Ele falou, falou, falou, e tudo que ele falou tem sentido e é importante, mas ele resume no último versículo. O que ele diz no último versículo? “Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.”

Então terminou o encontro nós estávamos participando de qual mesa? Nós estávamos tomando cálice, por isso que estava tudo bom; ia lá, jantava, almoçava, vinha para cá e tal, se a gente pudesse ficar naquela situação que estava aqui, tão boa, por mais um pouquinho a gente voava. Estava começando a sentir aquela presença de Deus boa, agradável, e a palavra saía com facilidade, os irmãos estavam entendendo com facilidade, a participação era outra, porque nós estávamos participando da mesa e nós estávamos bebendo o cálice de Deus. E a situação que a gente… segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, porque nós não vigiamos o suficiente, nós não nos cuidamos o suficiente, e de alguma forma a gente acabou sentando na mesa dos demônios. Como é que a gente passa o dia inteiro nesse mundo que está do jeito que está, e não sentar na mesa dos demônios?

 Não podemos participar das duas mesas, quando eu saio de uma mesa e vou para outra, eu vou me alimentar daquela mesa. Lembra que nós começamos a falar que você aprende com a televisão, com rádio, com a política, você aprende. Essa mesa do mundo, reino do mundo é a mesa dos demônios. Negócios, situações que a gente vive, é muito difícil para os cristãos nos dias de hoje. Por isso que Deus falou: que se não abreviar ninguém se salva, por quê ninguém se salva? Porque a mesa dos demônios hoje é muito farta.

Comer o pão asmo, sem fermento, comer o pão de Deus, querer aprender de Deus é muito difícil. É muito melhor, é muito mais fácil sentar na mesa da ciência, sentar na mesa da prosperidade, sentar na mesa do mundo, é muito mais tranquilo. O pão sem fermento, chegar aqui e ouvir o que nós estamos ouvindo, falar sobre o Reino de Deus, falar sobre as coisas concernentes ao Reino de Deus, essa mesa é muito difícil.

 Não estou dizendo que você está na mesa do demônio não, só estou dizendo que a mesa do demônio existe e que você precisa vigiar muito. Quanto mais eu tomar um antibiótico na hora certa, mais eu vou ter chance de curar a bactéria. Eu vou orar dobrado, se for o caso, eu vou meditar, eu vou ler, eu vou fazer isso, vou fazer aquilo, porque se eu tomar o remédio na hora certa, eu tenho mais chance de curar essa enfermidade. Amém. Tem que aprender? Por quê aprender? Porque você mesmo é que vai se defender.

A palavra vai estar na sua boca, a fé vai ser sua, a palavra vai estar na sua boca, julga você mesmo se você pode, se você não pode, se você deve, se você não deve. Então por que você tem que aprender? Por quê revestir da armadura de Deus? Por que eu preciso aprender? E aí nós perguntamos no começo: você aprendeu alguma coisa hoje antes de chegar aqui? Se não aprendeu pelo menos agora você aprendeu. O que você aprendeu hoje aqui?

Eu preciso aprender mais de Deus, tem uma música assim?

Para finalizar provérbios 4:4-8.

“E ele ensinava-me, e dizia-me: Retenha as minhas palavras o teu coração; guarda os meus mandamentos, e vive. Adquire a sabedoria, adquire a inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.
Não a desampares, e ela te guardará; ama-a, e ela te conservará.
A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o conhecimento. Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.

Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.

Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos da tua vida. (Provérbios 4:4-10).”

Saúde, multiplicarão os anos de vida. Continua.

“No caminho da sabedoria te ensinei, e pelas carreiras direitas te fiz andar.

Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás. (Provérbios 4: 11-12).”

Quantas vezes você não pegou esse versículo e ficou satisfeito? Pelas carreiras direitas te fiz andar. Não tem esse versículo na caixinha de promessa? Mas se você fica só com versículo e não vai pelas carreiras direitas te fiz andar. Deus me fez andar pelas carreiras direitas, Deus me deu sabedoria e é por isso que ele está falando comigo aqui: pelas carreiras direitas te fiz andar. Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.

Filho meu, Deus nos trata como filho, mesmo a gente não sendo filho. Então todo dia vamos fazer um pacto aqui, todos os dias queira aprender, o dia que eu encontrar com irmão eu vou me lembrar de perguntar para ele, o que é que Deus te ensinou hoje? Ou então às vezes eu vou ligar e vou perguntar: o que Deus te ensinou hoje?

Eu já falo muito isso, eu chego lá na Elma, todos os dias eu tomo café lá, e falo: Elma e aí, o que é que Deus falou com a irmã. O que a Elma responde? Nada, mas todos os dias eu chego lá: o que é que Deus falou com você? Pergunto para o Fábio: o que é que Deus falou com você. Pergunto à Priscila: e aí o que é que Deus está falando com a irmã? Todos os dias a gente…

 Não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás. Amém! Ele fala: pega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida (Provérbios 4:13).

O Versículo seguinte ninguém leu, eu li, eu quero mais pega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida todos os dias. Alguém vai perguntar para mim qual foi a mensagem. Nós vamos dizer o quê? Por que é que eu preciso aprender? Ficou claro por que é que você precisa aprender?

Por que você precisa aprender? Porque sou eu mesmo, eu tenho que vencer, eu vou vencer. Deus falou: em breve vou colocar Satanás debaixo dos teus pés. Tem dias que eu estou assim tal, etc., está difícil e lutando querendo aprender, querendo entender. Senhor, abre os meus olhos, me dá sabedoria, renova minha fé, etc., e aí vem aquela palavra. Em breve Deus vai botar Satanás debaixo dos seus pés.

 Gente, aonde Satanás vai estar? Mas por que é que ele vai estar debaixo dos meus pés? Porque eu venci! Todos que vencerem terão o inimigo debaixo dos seus pés, todos. Todos precisam vencer.

Rafael, não desanima não! Nossa, eu pensei que já estava bom, agora eu pensei que já estava tranquila, agora que o negócio apertou. Eu preciso aprender porque eu vou ter que usar aquilo que eu aprendi.

Eu preciso usar aquilo que eu aprendi, eu preciso imitar a Cristo para que isso aconteça. Eu preciso dizer: Senhor, como foi que o Senhor fez? Eu vou imitar o Senhor. Como foi que o Senhor fez para colocar o inimigo debaixo dos seus pés? Como foi que o Senhor fez para vencer? Ensina, eu quero aprender, eu preciso aprender.

 Vocês concordam que melhorou a igreja do jeito que ela chegou, não melhorou?

 Mostrando para você por que você precisa aprender. Porque se você não aprender, não for como o mestre… porque o mestre venceu. Eu preciso ser como o mestre. O caminho é esse, Deus nos tem dado poder para nós nos tornarmos filhos de Deus. Deus nos tem dado tudo que diz respeito à salvação.

Então vamos aprender, procurar saber o que é que a gente precisa fazer, Agora você vai comer com muito mais prazer.

Oração: Vamos curvar nossas cabeças. Amém, Jesus, o Senhor tem toda razão, realmente quanto mais nós aprendermos, quanto mais compreendermos parece que a fé aumenta, parece, oh Deus, que a disposição aumenta, a gente sente mais força para lutar.

Quanto mais, um pouco, o pão da vida renova, renova a minha esperança de entender, de colocar debaixo dos meus pés. Imitar o Senhor, e me tornar realmente um vencedor, me tornar, meu Deus, um filho de Deus forte, renovado, esperançoso, crendo que maior é o que está em mim, maior é o que me ajuda, maior é o que me dá força, maior é o que me salva, maior é o Senhor Jesus. Que não retira de mim a tua graça, que não retire de mim o teu Espírito Santo. Maior é o Senhor Deus. Aleluia, aleluia!

 Obrigado, Senhor, e é com essa fé que eu quero viver, com essa fé que eu quero andar com o Senhor cada dia mais, amém!

Louvor

Abraça seu irmão, estamos encerrando em nome de Jesus.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

PovodeDeus.org
Enviar via WhatsApp