Free songs

10 – A IGREJA TEM QUE SER ESPIRITUAL – Encontro 2006

10 – A IGREJA TEM QUE SER ESPIRITUAL – Encontro 2006

Deus abençoe. Bom dia! Nós estávamos ali ouvindo, sentindo a presença de Deus; sentindo e ouvindo a alegria da Igreja.  Então, dando continuidade àquilo que Deus vem falando conosco… Deus tem falado conosco a respeito de que? A respeito da Igreja.

[Ir. do Tocantins] Mesmo antes de  chegar aqui, Deus já tinha me mostrado alguma coisa em sonho. Ele me falava das vestes que Ele ia dar. No meu sonho, uma pessoa me falava que ia me dar umas vestes novas, uma roupa nova. E essa pessoa falava que eu tinha que tomar banho. É como se eu estivesse aqui. E isso foi umas duas semanas antes. Aí, então, tinha uns banheiros aqui mais na parte da frente e nesses banheiros saiam água. Eu decidi ir mais na frente; mas ao chegar naqueles banheiros estavam lacradas as portas. Desta forma, eu teria que tomar banho aqui na frente.  Depois que eu cheguei aqui, eu acreditei que essa era a palavra que eu precisava ouvir a respeito das vestes.

Amém!  Interessante… Passa o microfone para um e conta logo um sonho (risos), aí leva para o outro, conta uma visão, quer dizer que Deus cuida de todos nós. Não importa onde a pessoa esteja. De norte a sul, de leste a oeste. O mesmo Deus que falou com o irmão lá em Tocantins é o mesmo Deus que fala com outro em Fortaleza, Ceará, em Pires do Rio, Mineiros. Interessante que é a mesma linguagem. Falamos sobre a veste,  sobre a água,  sobre o lavar da regeneração.

A Igreja está aí, animada, pois Deus tem falado com ela;  falado através de sonhos, visões, palavra, comunhão; Deus usa muitas formas para falar conosco. E Deus tem nos passado as características da Igreja. Por que será? Por que passar as características da Igreja? Por que estaria Deus fazendo isto? Eu creio que é para nos lembrar, pois a nossa tendência, a tendência do homem natural é, ir aos poucos, ir esquecendo. Vamos esquecendo do propósito de Deus para nós. E a tendência da Igreja é desviar, para direita, ou para a esquerda. E nenhum dos dois lados é bom. A Igreja não pode desviar nem para um lado, nem para o outro. Mas é muito normal e natural que a Igreja faça isso;  Ela tem muita facilidade de se desviar. Vai indo muito bem e, de repente, toma rumos diferentes.

Para que isso não aconteça, é necessário o quê? Que não percamos o governo de Deus; pois a única pessoa que pode impedir que a Igreja saia para um lado ou para o outro, é Deus.  Pois Ele vê e é Ele que cuida. Como que  vamos cuidar de tantas Igrejas, mesmo que seja quatro ou cinco pessoas num lugar, quatro ou cinco pessoas em outro lugar? Até mesmo na cidade de Goiânia que tem  mais de um milhão de habitantes; como  vamos fazer para vigiar todo o povo, todas as pessoas? Não tem como. É preciso que seja Deus.   Então, o governo, o Reino é de Deus,  sempre será Dele: O Rei é Jesus.

Deus sabia disto: que o mundo ia superlotar de gente. Deus sabia que o mundo ia se tornar insuportável. É preciso que Deus reine,  é preciso que Ele governe; todos precisam ser dirigidos por Deus.

Geralmente, costumamos descansar, ficar folgados, por quê? Porque tem alguém tomando conta, tem alguém tocando para frente. Mas ali no Pará, onde só tem a Virgínia e mais três, quatro ou cinco, não têm para onde correr. Se você tiver um sonho, você mesma é que tem que se virar e discernir;  se você tiver uma visão e ver o diabo, você vai ter que dar um jeito.

Cada um de nós, onde estivermos, é, individualmente, a Igreja.  Coletivamente somos a Igreja. A Igreja está espalhada no mundo inteiro. Quem realmente fizer parte dela, a linguagem que ele vai ouvir é a mesma. O mesmo Deus vai falar com todos nós. Então, se você ligar lá do Maranhão contando um sonho, a linguagem dele é a mesma: é a veste, é a água, é o banheiro, é a sujeira… Nós já sabemos: a palavra é a mesma, o Espírito é o mesmo.

Deus está dando as características da Igreja, para quê? Para que não nos desviemos nem para um lado, nem para o outro.  A Igreja não pode ser carnal nem aqui e nem em lugar algum; nem aqui e nem na China;   Ela não pode ser carnal em lugar nenhum: “ah, eu vou lá para a igreja fulana, pois lá a gente pode ser carnal”. Pode? Não. “Então eu vou mudar para a igreja lá não sei aonde, pois lá, a igreja é uma benção, lá já pode ser carnal”. Não pode.  A Igreja não pode ser carnal, Ela tem que ser a mesma Igreja em qualquer lugar.

Na hora que você chega, a Igreja é espiritual, na hora que você vira as costas, a Igreja é carnal? Não pode.  Na nossa presença, somos espirituais, virou as costas, somos carnais?  Deus está vendo a hora que você é espiritual e a hora que você é carnal. Se quisermos alcançar as promessas de Deus, teremos que ser espirituais.

Eu estava ouvindo quando o Godoy estava orando: “a Terra é nossa, as promessas são nossas, as coisas de Deus são nossas. Nós somos Filhos de Deus, etc.”  Precisamos  herdar isso,  precisamos tomar posse disso, precisamos alcançar isso. E, às vezes, não alcançamos, não temos mais, não aproveitamos mais, porque somos carnais. Pois a promessa de Deus não é para a carne, e sim, para o espírito. Não é para uma igreja carnal. É para uma Igreja espiritual. Então, temos que ser espirituais.

Uma característica muito importante da Igreja: É SER ESPIRITUAL.  Quando você encontrar com um irmão, onde for, se ele realmente for um Filho de Deus, ele é espiritual. Não adianta você chamar ele para locar um filme pornográfico que ele não vai; não adianta você querer,  ele não gosta,  não faz o feitio dele. Aí, você vai passear na casa do irmão lá não sei aonde,  chega lá  o irmão o convida para tomar uma cerveja, para ir ao um baile. Se o irmão que foi visitar for espiritual irá dizer: “não irmão eu prefiro deitar”.   Que tipo de irmão é esse? CARNAL! Ou ser espiritual não é uma característica da Igreja? Com certeza é uma característica da Igreja.

Quando você encontrar com um irmão, com uma pessoa, você vai olhar o ‘casco’. Quando você chegar e conversar com ele, você percebe o quê? Às vezes, não precisa nem olhar o casco, basta você conviver com ele uns cinco ou dez minutos. E você não vai falar para ele por questão de educação, pois o Filho de Deus é muito educado, mas você já percebe. Conversou com ele cinco ou dez minutos, às vezes não precisa nem disso e você já percebe o quê?

Está escrito: “Faz o que ele…”.

[Zé Alves] Faz tudo o que ele fala, mas não faz o que ele faz (Mateus 23:3).

É uma característica do carnal. Para você conhecer o espiritual, você tem que conhecer o carnal. Como é o carnal?

[Zé Alves] O carnal fala muito, mas não faz nada. Fala muito das coisas espirituais, mas não faz nada.

E aí, qual é a orientação para o espiritual?

[Zé Alves]  Faz tudo o que ele fala, mas não faz nada do que ele faz.

Você não precisa brigar com ele e nem entrar em contenda, pois se você fizer isso, você não é espiritual; aí você parte para a carne também. Normalmente o carnal tem muito de Deus;  só que é aquela história que já falamos: ele não esconde o sapato;  ele não consegue amar e não consegue praticar os atos de justiça.  Mas ele fala,  prega, ensina, quer orientar todo mundo. E essa é uma característica do carnal. E a outra é uma característica do espiritual.

E  a Igreja é espiritual; Ela não é carnal. Então, imagina assim: vamos passar na peneira a Igreja que está reunida aqui, vamos passá-la em uma peneira mais grossa, não pode ser uma peneira de fubá, tem que ser uma peneira mais grossa; vamos passá-la aqui na peneira, quantos realmente espirituais vamos tirar? Eu creio que muitos; pois essa Igreja é uma benção.     Vamos tirar muitos aqui. Graças a Deus por isso.   O resto, o restolho, joga fora? Não.  O resto ainda está aqui no nosso meio para ser aproveitado. Os espirituais não destroem os que não são espirituais.

O espiritual tem que ter muito cuidado com o carnal. O espiritual ame o carnal; tenha paciência com ele, muita humildade.  Pois o que nós queremos é que o carnal deixe de ser canal. O que diz as escrituras: “Você que é espiritual…” conclui aí para nós, você que é espiritual.

[Omilde] Vós que sois espirituais corrigi-os com espírito de brandura (Gálatas 6:1).

Você que é espiritual, corrija o carnal, mas se você for carnal também, os dois carnais vão se chocar e vão destruir um ao outro. Mas, numa Igreja existem: o carnal e o espiritual.  Quando a pessoa passa ali pela porta, quando ela entra pela porta ela é carnal. Quando uma pessoa vem para o nosso meio, de que forma ela vem? Carnal. Ela não vem espiritual, ela vem carnal,  vem natural; e quem que vai ajudá-la a se tornar espiritual? Os espirituais. Aí vem o irmão Zé que é espiritual, aí vem outro irmão, vem a irmã fulana que é espiritual,  e recebe o carnal, e cuida dele, e vai ajudá-lo. E aquela pessoa que era carnal se torna espiritual. O carnal vai estar no nosso meio.  Jesus Cristo quando chegou na Terra, quando habitou entre nós, quando começou o seu ministério, o que Ele encontrou em volta Dele? Só carne. E nós trabalhamos para Ele; trabalhamos para Jesus.

Interessante o seguinte: quando a pessoa se converte, ela fica com ódio dos carnais, não quer nem  saber dos carnais. É exatamente isso,  ela esquece. Converteu, pronto. O resto acabou, mas nós trabalhamos para Jesus. Quando Jesus começou a obra, espiritual era só Ele, o resto era carnal. E Ele foi com paciência, converteu Pedro, com paciência, converteu João; com muita paciência Ele esperou, esperou, esperou e trouxe Paulo. E se Ele não tivesse tido paciência?

O trabalho nosso, a obra nossa é uma continuidade daquilo que Jesus fez;  você trabalha para Jesus Cristo. Nós somos servos Dele. E qual é a obra Dele? Tirar os carnais do poder de Satanás, passar o carnal para o poder de Deus. O carnal no poder de Deus  vai deixar de ser carnal.  Mas é preciso que você tenha paciência. Se você não tiver muita paciência, se você não amar como Jesus amou, se você não tiver humildade, paciência, não tiver entendimento, não fica um, meu irmão; nós vamos destruir uns aos outros.

Os ‘espirituais’ destroem os carnais que queriam ser espirituais, mas como? Eles queriam ser espirituais. O Mardoqueu quer ser espiritual. Mas se não tivermos paciência, como vai ficar? Ajude o Mardoqueu. E o Mardoqueu vai ajudar o Walfredo; e o Walfredo vai ajudar a Dona Jaciara; a Dona Jaciara vai ajudar o Renan; o Renan vai ajudar… E assim por diante.

Queremos uma Igreja espiritual;  queremos que as pessoas sejam justas, que as pessoas sejam amáveis, temperantes.  Aí, quando junta na balança, vai ver que falta muito;  olha para um, olha para outro… Nós julgamos muito pela aparência. 

A Igreja que Deus quer ela é…

[Júnior de Palmas] Espiritual. Amém!

Na visão que você tem, falta muito ou falta pouco para a Igreja que está aqui? Para o nosso louvor? Para as nossas palavras? Para os nossos almoços e nossas jantas? Nossas reuniões? Para o nosso futebol?

[Júnior de Palmas] Falta muito.  A palavra, eu acho, é que falta pouco; mas o futebol falta muito. O almoço está uma delicia, mas o problema não é o almoço e sim as pessoas que comem o almoço.

Então, quer dizer que não é o almoço, mas sim durante o almoço (risos). Quando o irmãozinho espiritual vai arrumar o prato, aí você fala: “não é espiritual” (risos). Quando ele entra na fila você percebe que ele não é espiritual. E assim por diante. Você vê que realmente não é fácil. Escutamos a palavra e vamos, pois onde nós vamos demonstrar a nossa espiritualidade? Onde nós vamos mostrar que somos espirituais? Onde? Aqui dentro, sentado? Também, mas não muito. Mas na hora que entrarmos  na fila já começa; na hora que vai deitar, etc. 

Tem hora, quando você levanta da cama e fala a primeira palavra, você já irritou o companheiro que está ali, já irou o companheiro. Às vezes, você levantou com cuidado e tem quinze minutos que você está arrumando, aí o companheiro diz: “tem uma hora que você está arrumando aí; pára com essa barulheira”. E você com cuidado, quinze minutos, e você estava até olhando no relógio. E a tendência é reagirmos  de que jeito?

[Geralda] Com raiva também, irado.

A nossa tendência é fazer o que Everardo?

[Everardo] Chatear também. Irritar, responder, reagir.

Naquela hora, você não estava preparado, então, não vai conseguir sofrer o dano, sofrer a injustiça. “É uma injustiça, eu tenho certeza que é uma injustiça, pois tem quinze minutos que eu estou aqui e falar para mim que tem uma hora”. Então, é uma injustiça. Mas se você não estiver preparado você não sofre aquela injustiça. Você rapidamente se defende: “Uma hora! Têm é quinze minutos”. Acabamos apelando.

Então, uma  característica importante da Igreja é ser ESPIRITUAL; tem que ser ESPIRITUAL. Será que o Walfredo tem que ser espiritual? E se não for espiritual? Se nós não formos espirituais? “Carne e sangue não herdarão o Reino de Deus” (I Coríntios 15:50).

O Godoy estava orando, dizendo que as benções são para nós, as promessas de Deus são para nós. Mas Deus pode nos dar o  Reino, sendo nós ainda carnais? Pode Godoy? Deus poderia dar para nós, por exemplo, uma riqueza enorme, bens deste mundo mesmo. Deus poderia encher o nosso celeiro. Pode? Não pode. Por que não pode? Você não vai saber usar. Às vezes, você fica pedindo: “Senhor me dá isso. Senhor me dá aquilo”. E Deus gostaria até de dar, mas Ele não dá. Por que Ele não dá? Você é carnal, e se Ele der aquilo, Ele vai perder você; pois você não sabe usar, você vai usar mal. Pede, pede e não recebe, pois não pede para o bem e sim para o mal. Por quê? Porque você não sabe usar. Você não está apto para aquilo.

E por que a Jesus foi dado? Porque Ele era espiritual. Nada entrou na cabeça Dele, nada subiu na cabeça Dele; pois Ele era espiritual. Para uma pessoa espiritual, você pode dar as coisas. Para uma pessoa carnal, você não pode dar. Como Ele disse: “Como eu vou dar para vocês se vocês ainda são crianças”?

A menininha que estava ali; se ela fosse adulta não iria brincar com a bateria, pois ela estaria vendo que não é hora de brincar. Mas ela não quer saber se está tendo reunião, ela não quer saber se vai atrapalhar, ela quer é brincar com a bateria, pois ela é criança. E, às vezes, não queremos saber se vai prejudicar a Igreja; não estamos querendo saber se vai afetar a Igreja; não queremos saber que dano vai causar; e procedemos como se fôssemos crianças. “Eu não quero saber o custo que vai ter para mim, eu quero aquilo”. Aí, chora, bate o pé: “mas eu quero, eu gosto dele…”.

Só tem uma saída para nós: É SER ESPIRITUAL.  Pois no céu não entra carne, e nem sangue. Não vamos entrar no céu carnais; lá não é lugar para os carnais, é lugar para os espirituais. É, então, uma característica importante da Igreja: ser ESPIRITUAL.

…assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei… (Hebreus 5:5).

O que vocês vêem aqui de espiritual, e o que vocês vêem aqui que poderia ser carnal? Jesus não glorificou a si mesmo, Ele esperou ser glorificado. E qual é a atitude do carnal? Querer a glória imediatamente: “Eu fiz, eu quero o retorno. Eu fiz. A música é minha, a letra é minha, a palavra é minha. Deus fala comigo também, etc.” Esse é o carnal. Pois ele não espera. Não espera o quê? Ser glorificado. E isso é em todas as coisas. Nas pequenininhas coisas. Você faz um café e mesmo ele estando ruim, você quer que a pessoa fale: “Que café gostoso!”. Queremos sempre o reconhecimento. E  carnal com  carnal dá certo que é uma beleza, pois eles se tornam hipócritas. Ele não está gostando, mas quando ele virar as costas, ele vai encontrar com uma irmã e vai dizer: “Nossa irmã, que coisa mais horrorosa ficou, você viu?” (risos).  E aí só Deus para ter misericórdia de nós.

E Jesus Cristo sabia e viu que Ele era, mas Ele esperou um ano, dois anos, três anos, quatro anos, cinco anos: “Se realmente eu for, Deus vai me glorificar”. De que maneira Deus glorificou a Ele? Na hora que Ele chegou no túmulo e mandou Lázaro sair. E até hoje essa história é contada no mundo inteiro. Até hoje a glória Dele nunca apagou; e todo mundo sabe que Jesus Cristo ressuscitou Lázaro. Ele não precisou tocar a trombeta, Ele só mandou Lázaro sair e pronto. Na hora que Ele chegou no paralítico e falou para o paralítico: “Pega a cama e vai”. E todo mundo em cima do paralítico: “Quem fez isso com você?”. Ele respondeu: “Não sei. Foi um homem  que chegou e me mandou levantar. Se Ele é isso ou aquilo eu não sei, mas que Ele me mandou levantar e andar Ele mandou”.

O ESPÍRITUAL  ESPERA, e o carnal não espera; ele quer imediatamente ser reconhecido. Então, paciência, calma: “Você gostou, irmão?” O irmão responde: “Não muito, mas o irmão vai melhorar”. Se quisermos fazer a obra de Deus, temos que lutar dessa maneira: o espiritual, cuidado para não voltar a ser carnal e o carnal vai ser espiritual.   Você vai ser espiritual, nem que tenhamos que dar uma peia  em você, mas você vai ser espiritual.

…como também em outro lugar diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. (Hebreus 5:6)

Presta atenção para você ver. Olha que coisa fantástica! O que as escrituras estavam dizendo sobre Jesus?  O que as escrituras dizem sobre Ele? “Tu és sacerdote”. Aí, Ele podia sair e imediatamente mudar a roupa, pois sacerdote tem uma roupa boa, amém? O sacerdote não tem uma barbinha? No outro dia tinha que deixar a barbinha crescer, fazer um cavanhaque, tipo sacerdote. No outro dia tinha que sair com a roupa sacerdotal. Ele fez isso? As escrituras estavam dizendo: “Tu és sacerdote”. Ele viu e creu.

O qual nos dias da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua reverência… (Hebreus 5:7).

Foi isso que o sacerdote fez.  Depois você fica reclamando que ninguém deu bola para as suas coisas e que ninguém importou com você, que ninguém falou bem de você. Você fica reclamando que a Igreja não importa com você. Viu o que o sacerdote fez? Quando Ele viu que Ele era o sacerdote se preocupou, ainda mais, em ser espiritual.

E as escrituras estavam dizendo que Ele era Filho: “Tu és o meu Filho eu hoje te gerei. Você é meu Filho. Você veio ao mundo para isso. Você vai ser o Rei, você vai ser o Filho, você vai ser isso, você vai ser aquilo”. E isso está sendo falado para você também. Aí, você veste a roupa sacerdotal arrogando, ou você vai fazer como Jesus fez? Ser espiritual, esperar. Espera, pois Deus vai glorificá-lo. Espera que Deus vai recompensá-lo. A hora pertence a Deus. Ainda que era filho, ainda que era sacerdote, não trouxe para Si a glória. Que coisa fantástica! Que coisa tremenda! E como isso derrota o inimigo, E como isso faz realmente a destruição na obra do inimigo!

A Igreja precisa imitar Cristo, o caminho é assim. O diabo não suporta a obra espiritual. As armas espirituais são as que o diabo não suporta; as armas carnais só fortalecem o diabo. Quanto mais usarmos as armas carnais, mais forte o diabo fica no nosso meio. Então: “Ainda que era Filho aprendeu…”. Vendo escrito isso: “Tu és sacerdote, tu és Filho”, Ele disse: “Mais uma razão para eu buscar a Deus, para eu ter cuidado, para eu vigiar”.

ORAÇÃO: Amém Jesus! Pai nosso que está nos céus, que nos tem ensinado o caminho; Pai nosso que está nos céus, que tudo vê e que tudo sabe. Que pode nos guardar; que pode nos livrar; que nos tem ensinado a sermos espirituais, e que saibamos compreender o nosso irmão, que saibamos ajudar aquele que o Senhor coloca junto de nós. Na verdade, nós, os que somos espirituais, somos responsáveis por aqueles que ainda não alcançaram a espiritualidade, mas o Senhor há de nos ajudar.  O Senhor há de fazer que daqui saia uma Igreja. Que daqui saia um Povo que o Senhor possa enviar a outros povos, não para destruir outros povos, mas para salvar. Que o Senhor possa usar toda a nossa vontade, todo o nosso empenho e nos tornar espirituais e nos enviar.   Pois o mundo está sofrendo, o mundo está em agonia pela falta de pessoas espirituais, homens de Deus, mulheres de Deus, que saibam ter paciência, que saibam amar, que saibam ajudar.

Na verdade nós não estamos aqui buscando a nossa vontade, mas a vontade daquele que nos colocou aqui. A vontade daquele que nos uniu para que nós pudéssemos salvar os que ainda podem alcançar o céu. Obrigado Jesus. Louvado seja o Senhor. Que tenhamos muita paciência, pois o que importa é que o Senhor nos glorifique; o que importa é que o Senhor nos dê aquilo que nos pertence.  Como  o irmão orou. A Terra é nossa, tudo nos pertence, pois tudo é Seu e nós somos os teus herdeiros. Somos sacerdotes do Senhor, mas iguais ao Senhor, nós precisamos ser,  iguais ao Senhor nós devemos ser. Amém Jesus!

Louvor

Acreditar é esperar

Muitas vezes você me deixou

Tantas vezes você me trocou

Mas o meu amor nunca, nunca se cansou

Me fazendo esperar você voltar

Lembro de você perto de mim

O dia a noite não tinha fim

Acreditar é esperar. Amar é renunciar

Muito mais feliz será

Se nunca mais me deixar

O meu prazer é te ver feliz

O teu sucesso foi eu quem fiz

Nem podes imaginar

O que ainda tenho pra te dar,

Quando a minha graça em ti derramar

Desde o nascer eu te amei

O meu louvor eu te dei

Esperei você crescer

Pra você mesmo perceber

Que o meu sonho é você.

Que a minha glória é você.

A Igreja é a Glória de Deus. A Igreja é o sonho de Deus. Você é a promessa de Deus. Tudo o que Deus quer é para você. Amém! Que coisa tremenda. Está falando de você, da Igreja. Perceba o que é que Deus está falando com você. O importante é isso. Deus espera que você cresça; Ele está esperando que cresçamos. Deus tem muito para nos dar. Mas Ele está nos esperando crescer. Deus está falando conosco de muitas maneiras, e muito através da música. Tudo o que Deus quer é para nós. Nós somos os herdeiros de Deus. Não vamos jogar isso fora. Não vamos desperdiçar isso.

Não dê ouvido ao inimigo que quer tirar de você a graça de Deus. Amém? Faça do jeito que Jesus te mandar. Pode fazer que você vai vencer. Seja espiritual. Você pode ter certeza, que tudo Ele faz para nós. Amém!

Amém Senhor Jesus. Que nós saibamos esperar, crendo que o Senhor é Deus.

Aquietai-vos e sabeis que eu sou DEUS.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

PovodeDeus.org
Enviar via WhatsApp