6 – Encontro 2006 – AS CARACTERÍSTICAS DA IGREJA
Bom dia! Deus abençoe. Espero que todos tenham descansado e dormido bem. Vamos em frente.
A Igreja é comparada a uma mulher. E encontrar a igreja aqui no mundo, é a mesma coisa que você chegar no metrô de São Paulo procurando uma mulher. Se você não tiver bastante informação a respeito dela, você não vai encontrá-la. A informação é para que? Para que você possa encontrá-la. Estamos falando sobre a Igreja, para que você possa identificá-la. Deus sabe da dificuldade que teríamos hoje.
Quanto mais aproxima a volta de Cristo, vai existir mais luz sobre a Terra? Vai existir mais conversão? Aparentemente o que vemos são mais igrejas, são mais portas abertas. O que impede uma pessoa de abrir uma igreja? Nada. Não tem nada que impede; e a prova é a nossa aqui. Nós estamos aqui; também somos uma igreja. Agora o que nos resta saber é se somos A IGREJA. E nós estamos falando é sobre A IGREJA, não estamos falando sobre uma igreja.
Quando Jesus veio, a Terra estava em trevas, e a luz veio e iluminou, clareou muita coisa. Mas Jesus voltou (para o céu), os apóstolos morreram, e a Igreja, o Povo de Deus, o Evangelho, a Palavra foi, aos poucos, voltando novamente a que lugar? Novamente às trevas. E a volta de Cristo se dará, não em um tempo como muita gente pensa: “Que vai converter o mundo. O Evangelho será pregado…” Na verdade, o Evangelho é pregado, mas não diz que todos vão se converter. Diz que os presidentes serão Cristãos? Que os governos serão Cristãos? Negativo. A Terra vai estar mergulhada em trevas. O que vamos precisar? De luz, de muita luz, de muita orientação. Então, Deus vem e manda o Apóstolo Paulo e diz: “Paulo vai e abre os olhos desse povo” (Atos 26:18), e isso é luz. “Abre os olhos desse povo, mostre-se para esse povo.” E estamos precisando é disso.
Estamos falando sobre a Igreja, apontando suas características, apontando como ela deve ser, como ela deve proceder, como ela deve acontecer; para que saibamos se fazemos ou não parte dela, se estamos ou não inseridos nela. Porque só um povo será a Igreja. Só um Povo será o Povo de Deus. Cabe a nós a preocupação com estas características. Será que eu estou enquadrado nessa Igreja? Será que eu pertenço a ela? Quando as Escrituras nos fala que: “Dois estarão no campo e um será tomado e o outro será deixado” (Lucas 17:33), isso me preocupa muito. Mostra que a Igreja não é um bolo. Ela é muito diferente disso que estamos pensando. Não é aqui, fechou aqui dentro e está a igreja. Aqui dentro está um povo, aqui dentro pode ter várias igrejas, dentre elas a de Cristo, Igreja de Cristo.
Eu queria que vocês acompanhassem as palavras dessa forma: “a primeira falou sobre isso, a segunda sobre aquilo”, e assim você vai observando. Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas. Quem tem ouvidos, ouça, quem tem olhos, veja. Estamos apontando, mostrando as características da Igreja, falando sobre a Igreja para ajudar você a se encontrar.
Por exemplo, ontem vimos em Malaquias 4:6, que haveria um ministério semelhante ao ministério de Elias, semelhante ao ministério de João Batista, e que teria uma função. E qual seria essa função?
Converter o coração dos filhos aos pais. Por que precisa converter o coração dos filhos aos pais? É porque os filhos esqueceram dos pais. Ou seja, somos filhos de quem? De Davi, de Abraão? Não, nós não somos filhos de Abraão, nem de Davi. Nós não somos daquela árvore genealógica. Quando Jesus veio, Ele derrubou a parede que separava.
Nós somos gentios. Tem preto, branco, japonês, colorido… Não é assim? Somos gentios. Não somos filhos de Abraão e nem filhos de Davi; somos aqueles que queriam comer as migalhas que caiam da mesa. Agora nos foi dado ser filhos de Deus. Melhor ainda. Só que os filhos esqueceram de seus pais. Tem uma música da Suzane que diz: “Esqueceram de seus pais, buscam no Egito abrigo e paz. Em terra estranha não podem me ouvir”.
A Igreja, o Povo de Deus esqueceu de seus pais, esqueceu dos fundamentos dos Apóstolos, esqueceu do Evangelho. E foi buscar no mundo, abrigo; foi buscar no mundo, apoio. E aí a Igreja está no mundo, está envolvida com o mundo, está no mundão, longe do Evangelho, longe da Doutrina de Cristo, longe do fundamento dos Apóstolos. Vocês concordam? E agora nós temos uma missão muito difícil. Qual? Converter o coração dos filhos aos pais.
É fácil? Mudar o coração do Nilton, mudar o coração do Rossini, mudar o coração do Humbertinho, se estamos impregnados e envolvidos com o mundo? Envolvidos com a política? Envolvidos com os ganhos e com as riquezas? Vai ser muito difícil converter o coração desse povo. Tem milhões aí que dizem: “Eu sou cristão, sou filho de Deus; Deus me livre de ser filho do diabo. Eu tenho um pai que é Deus”.
A Igreja está tão perdida no meio dessa bagunça, que você não sabe onde ela está. Você chega aqui: “está escrito que ela tinha que estar vestida de branco, mas aqui eu não estou vendo. A roupa desta aqui está um escândalo ‘danado’. Uma característica dela é que ela seria reta e justa, mas não estou vendo isso”. Então, o povo vai à Casa de Deus, vai procurar a Casa de Deus, mas onde fica a Casa de Deus? É um trabalho difícil para nós; estamos crendo nisso, que Deus está revelando a nós este mistério, esta visão. Mas é um trabalho difícil, converter o nosso coração.
Não adianta só ler: “Converter o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais”. E ficar por isso mesmo? Não sabe nem quem são os pais. Só leu, igual o papagaio (converter o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais). Não é isso, é preciso entender, é preciso saber o que eu preciso fazer. É o nosso trabalho agora. Quando você estiver com alguém, você não vai ser enganado. Em uma das reuniões falamos que você vai encontrar lobo vestido com pele de ovelha. Mas você não vai ser enganado. É isso que Deus está mostrando.
A Igreja, o Povo de Deus não vai ser enganado. Os Filhos de Deus não vão ser enganados. Por quê? Porque terão os olhos abertos. Quando vê o lobo vestido de pele de ovelha, não vai ficar só olhando para a pele, mas também vai olhar para o casco; vai olhar para as unhas do lobo; ele vai olhar dentro do olho do lobo, e vai ver que é lobo. Mas é preciso dar ouvidos a voz de Deus. Tem que prestar atenção, porque senão você vai comer gato por lebre. Por que eu perguntei ao Dmitri o que está dentro do seu coração? Porque a hora que você chegar diante do lobo, não vai dar tempo para você pegar o livro e ver onde é que está escrito. Isso precisa estar em nosso coração. Quando você chegar diante de alguém, você não irá precisar dizer nada para ele, o seu coração já disse para você: “olha no pé dele, olha nas unhas dele, olha o jeito dele, repara o rabo dele”. O seu coração irá dizer para você: “O jeito dele não é de ovelha, tem muito mais jeito de lobo”. Só que você não precisa brigar, porque senão ele fica bravo com você, e ele é lobo e você ovelha, ele vai partir para cima de você, e você vai estar perdido.
Vamos abrir em nossa em Mateus capítulo 3, versículo 12: “A sua pá, ele a tem na mão e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível”. Essa é uma característica do ministério de quem? Quem foi que falou isso? João Batista. É uma característica do ministério de João Batista. Qual? Passar a mão por cima? É uma característica do ministério de Elias, ficar ensaboando? Ficar passando a mão por cima? Qual é a característica do ministério de Elias? Falar o que tiver que falar. Elias foi assim. E por isso os reis tinham horror de Elias. Queriam ver o diabo, mas não queriam vê-lo. E João Batista não foi diferente. Pelo fato de que João Batista falava. Tinha o rei que estava com “rolo” com a cunhada, mas ele queria agradar João Batista para ver se ficava tudo em casa. E João Batista aceitou? E isso custou o que? A cabeça dele. Mas João Batista não passa a mão na cabeça. João Batista disse: “Eu não quero saber, eu não ganho de vocês e não quero nem saber”. Ele falou, ‘soltou os cachorros’: “Raça ruim, raça de víboras”. Foi assim que ele dirigiu ao povo. E ele errou? Não!
Por que ele acertou? Porque aquela raça pendurou Jesus na cruz. Para provar que João Batista estava certo, aquela raça pendurou Jesus na cruz. Vocês querem gente pior do que isso? João Batista chegava e falava; ele disse aqui ainda: “Ele vai ser pior do que eu”. João Batista estava se referindo a quem? Você acha que Deus vai incluir uma pessoa na Igreja só porque levantou a mão? Deus vai incluir uma pessoa na Igreja só porque ela diz que é crente? O que João Batista deixou bem claro ali é que “Ele é pior do que eu.” Só que isso, normalmente, não é falado. O que falam é: Jesus é misericordioso. Deus é bom, Deus é amoroso, Deus é tremendo. Eu não discordo disso, tudo isso que eu falei Ele é; mas Ele é fogo devorador; Ele é justo; Ele não vai incluir ninguém, Ele não vai batizar ninguém com ou no Espírito Santo, sem que a pessoa esteja realmente qualificada.
Por isso que ele disse: “Ele (Jesus) é pior do que eu. Eu não sou digno de amarrar o sapato Dele. Ele é muito mais difícil do que eu”. Engana quem pensa que Ele vai passar a mão. Eu não passo a mão e Ele é pior do que eu. Isso que João Batista estava dizendo. Ou não era assim? Ele disse: “Ele tem a pá na mão e limpará bem a sua eira”. Ele vai limpar com a pá, Ele vai tirar o lixo. Quando falamos sobre o LIXO, o povo acha ruim. Já pensou quando Ele entrar na Marquez de Sapucaí e começar a passar a pá ali, haja caçamba. Ele não vai passar a mão não, Ele vai passar a pá, com certeza. Por isso que Ele disse: “Como foi nos dias de Noé, será os dias do fim” (Mateus 24:37). Engana quem pensa que o fato de ficar amontoado ou reunido em um lugar, lhe dá o direito de ser Filho de Deus. Mas não dá mesmo. Vocês ficam bravos comigo? Quem fica bravo comigo? O Walfredo disse que o capeta é quem fica bravo comigo . Eu concordo. É melhor sermos francos, falarmos. Estamos mostrando para você, estamos abrindo os seus olhos.
É como falamos esses dias a questão do entulho: quando não servir mais para colocar na Casa de Deus; quando Ele estiver edificado a sua Casa; quando Ele estiver concluído a Obra, o resto é lixo. Ou não é isso? Estamos falando sobre A IGREJA, sobre O POVO DE DEUS, e que a igreja está sendo edificada no céu. E por que eu digo que ela está sendo edificada no céu? A Igreja não está sendo edificada aqui, ela está sendo edificada no céu. Aqui é o lugar onde, por exemplo, o Nivaldo vai pegar alguma coisa que ainda pode aproveitar na construção, mas a Igreja está sendo edificada no céu, longe das vistas do inimigo. Por quê? Porque Ela descerá do céu; a Igreja vai descer do céu, não vai subir como muitos pensam. Alguns que estarão aqui na época em que Ela estiver descendo, se tiverem uns quatro ou cinco eu acho que será muito, esses vão rapidamente ao encontro Dela; eles vão e pegam uma carona com Ela; pois Ela vem do céu.
E nós, os que estivermos vivos, seremos transformados e iremos ao encontro daquela que vem descendo (I Ts 4:15-17). Muitas vezes ficamos pensando: “o arrebatamento da Igreja”. E todo mundo pensa que a Igreja está sendo edificada aqui. O arrebatamento da Igreja será aqui, mas a Igreja que vai ter aqui nesses dias, vai ser pequenininha. Por isso que temos que nos esforçar, não passar a mão na sua cabeça, abrir os seus olhos para que você, individualmente, queira, deseje a salvação: “eu quero ser, se for quatro, eu quero ser um, se for três, eu quero ser um e se for só um, esse sou eu, vem Senhor”.
Naqueles dias, a Igreja vai estar sofrendo muito, pois ela vai estar espremida no meio dos outros e ela vai dizer: “ Vem Jesus, vem Senhor, nós não estamos agüentando mais”. Estamos falando sobre a Igreja, sobre o Povo de Deus. Eu poderia mudar o tom do discurso e ficar bem com vocês, mas isso não resolve.
Malaquias capítulo 4 no versículo um, outra característica importante está neste capítulo, mostrando claramente como será.
Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. (Malaquias 4:1)
“Graças a Deus que eu não sou palha”. Ele disse que vai recolher o trigo e vai por fogo na palha. Nós vimos isso em Mateus capítulo 3, e o profeta está dizendo que realmente vai ser assim. E disse: “Ele recolhe e põe fogo no resto”. Põe fogo em quem? Vai botar fogo em que? Nos soberbos. E o que tem de gente soberba nessa terra. O que é soberbo? Ajuda aí Welmo, os estudiosos, ajuda aí Celinho.
[Walfredo] Arrogância, orgulho.Soberbo é um espírito de altivez. É um espírito assim: “Eu sou e o boi não lambe”. O que tem de gente com esta característica no mundo; o que tem de sobra hoje é gente soberba. É muita gente, e é muito difícil encontrar uma pessoa humilde.
Esses soberbos e esses orgulhosos herdarão o Reino de Deus? Não. Você que quer herdar o Reino de Deus, trate de afogar o seu orgulho, trate de acabar com a sua soberba. Jesus, nos dias da sua carne, se preocupou com isso; e fez orações e súplicas; porque Ele viu que se fosse soberbo e orgulhoso, não herdaria o Reino de Deus. É uma luta particular; é o que mais temos que nos preocupar, pois temos visto o quanto é difícil. Até mesmo entre nós aqui. Não podem ajuntar cinqüenta, sessenta pessoas que é uma dificuldade enorme. Por quê? Porque vemos muito orgulho, muita soberba. E a Igreja não é assim.
Em qualquer lugar que seja, se você percebe ali a soberba, o orgulho e a acepção de pessoas, você já olha aonde? A pele pode parecer com a de ovelha, mas o casco é de lobo.
Humildade nunca é muito. O santo santifique-se ainda mais. O justo, quanto mais justo… Humildade, bondade, temperança e domínio próprio nunca sobram.
O Reino de Deus é essa Igreja. Reino é povo. O Reino dos Céus. Você faz parte do Reino dos Céus e não do mundo. E essa Igreja, esse reino é alcançado de que forma? Com esforço. E que esforço você vai fazer?
[Suelma] Esforço para não ser orgulhosa, para não ser soberba, para fazer a vontade de Deus.Fazer morrer a sua natureza terrena é o esforço que você vai fazer. Você consegue. Resista o diabo e ele fugirá de vós, você consegue; você consegue amar, você consegue ser simples. A nossa conversão é isso, o que vai mudar é o nosso coração. Converter o coração. Fazer uma pessoa mudar o coração. A pessoa que era orgulhosa e soberba se tornou humilde, simples.
Muitas pessoas pensam assim: “Deus faz a obra”. Fica sentado em um canto esperando Deus fazer a obra para você ver. Não se esforça não! Você não ora, não clama, não busca Deus não, para ver se você vai achar Deus. Deus não vai abrir precedente. Isso já está predeterminado. O Reino de Deus será alcançado pelo homem que quiser Deus. A porta está aberta. O chamado existe, a trombeta tocou, mas será alcançado por aqueles que querem Deus. Diz o Senhor: “Buscar-me-eis e me achareis” (Jr. 29:13).
[Welmo] O Senhor está falando aí e eu estava lembrando que Jesus disse que o Reino é dos humildes. “Bem-aventurados os humildes, porque deles é o Reino dos Céus” (Mateus 5:3). É impossível uma pessoa que não tem essa humildade alcançar o Reino dos Céus. Os soberbos e os orgulhosos ficarão de fora. Para alcançar o Reino de Deus, tem que ter muita humildade.E o inimigo entra no nosso meio, primeiro para encobrir essas coisas, e fazendo com que você pense de forma diferente, tapando os seus olhos para que você ignore a verdade. E como o povo é como o boi que está sendo levado para o matadouro, coitado do povo. Mas Deus diz: “paciência”. Fazer mais o que? Se Jesus deu sua vida por nós e nos deixou o Evangelho. Tudo o que Ele podia fazer, Ele fez. Agora nos resta dar ouvidos e abraçar essa fé.
[Welmo] O povo que hoje é humilde, nega a soberba e o orgulho, um dia vai ser honrado por Deus; enquanto os orgulhosos serão consumidos e se farão cinzas debaixo de nossos pés. É uma situação de humildade, de não querer passar na frente de Deus, ouvindo a Deus, pedindo a direção de Deus, para que um dia Deus nos exalte, para que um dia Deus reconheça essa humildade que alcançarmos.“E todos os que cometem impiedade…” (Malaquias 3:1). E você sabendo disso, não seja perverso, não seja mau. Jesus ensinou, deixou o Evangelho para nos ensinar: “Eu sou o caminho. E sabe como eu achei o céu? Eu me humilhei, sofri o dano, andei a segunda milha; me bateram em uma face e eu virei a outra. Foi assim que eu achei o céu, foi assim que eu encontrei Deus”. Jesus ensinou e deixou ali a cartilha prontinha para nós. E nos falou: “Siga-me e você vai chegar também”.
Tenho que me preparar, para que quando baterem em minha face, eu esteja pronto para virar a outra; eu tenho que estar preparado para sofrer o dano, para sofrer a injustiça, para andar a segunda milha; eu tenho que estar preparado para receber as pessoas que me procuram; aquelas que vêm para pedir, aquelas que vêm para me ofender, para me maltratar, para me amar; pois nem todas as pessoas que vêm para amá-lo é do seu agrado, você sabia? Às vezes, aquela que você queria que o amasse, não ama, e quem você não queria, ama. E como fica isso? Temos que estar preparados para não fazer acepção de pessoas.
O Reino de Deus não é fácil. Por isso dissemos: “Senhor vem logo, senão eu vou chutar o balde, não estou dando conta”. A cruz vai pesando; e o tempo vai passando, e nós só temos os dias da nossa carne. Não tem repescagem, não tem purgatório, não tem segundo tempo. O tempo que você tem é esse: O TEMPO DA SUA CARNE. Esse é o tempo que você tem para alcançar o céu.
Que Deus nos ajude, que Deus nos abençoe, que Deus nos dê graça; pois temos muito o que fazer. Você sabe que é muito difícil encontrar um Filho de Deus. E quando você encontrar um Filho de Deus, o que você tem que fazer?
[Aninha] Segurar nele e não largar.Embola com ele (risos). Vai ser difícil você encontrar um Filho de Deus, alguém que realmente quer o céu. E quando você encontrar, faz feito o Eliseu. Jesus disse: “Eu tiro o meu pé e você põe o seu”. É difícil você encontrar um Filho de Deus. Se encontrar, você se junta e se embola com ele. Porque os outros filhos tem muito por aí, e desses, você tem que andar longe. Os pássaros de mesma plumagem andam juntos: periquito com periquito e urubu com urubu. “Sai de mim urubu. Amém?”. Filho de Deus no meio da bagunça? Alguma coisa está errada. Vamos curvar as nossas cabeças.
Amém meu Deus. Que o Senhor tenha misericórdia de nós, que o Senhor nos ajude a entender o seu propósito. Ajude-nos, Senhor, a aceitar com naturalidade aquilo que o Senhor está propondo para nós. Que os nossos olhos estejam voltados para onde está sendo edificada a Casa de Deus. Lá está o meu tesouro. Tenho colocado os meus valores. É para lá que eu quero ir: para um novo Céu, uma nova Terra, onde os meus irmãos, onde todos cantaremos juntos, onde não vai haver divisão, onde não vai haver separação, onde os pequenos sentarão com os grandes, onde todos cantaremos juntos, unidos em uma só fé, um só coração; onde haverá um só Deus, um só Pai; onde não haverá mais guerra; onde não tem sentido a soberba, porque tudo isso será consumido; tudo o que for contrário a Deus, tudo o que for contrário ao céu, será consumido.
O mal não herdará o bem, o mal não vai herdar a justiça; será, com certeza, eliminado. Eu preciso crer nisso e colocar todo o meu prazer em fazer aquilo que é bom, justo e direito. E me esforçar, porque o Senhor, Justo Juiz, saberá recompensar o esforço que a Igreja fizer enquanto estiver na carne, o Senhor, Justo Juiz, saberá retribuir à Igreja, tudo aquilo que ela fez enquanto esteve na carne.
Estamos aqui, Jesus, na carne, ainda estamos aqui, mas sabemos que não somos daqui. Estamos aqui, mas estamos só passando por aqui; o céu é o meu lugar, lá onde está o meu Deus.
Obrigado Pai, te agradecemos pela graça de entender o que o Senhor nos tem falado. Agradecemos Senhor, porque a tua palavra encontrou lugar em nosso coração, ela encontrou lugar em mim. Eu aceito, Senhor, fazer aquilo que o Senhor tem determinado, aquilo que o Senhor manda. Os mandamentos são para o meu bem, e não para o meu mal. Aleluia Jesus! Aleluia! Amém!
Louvor:
Cidade saqueada, muros caídos
Um deserto assolado
Despojos repartidos, corações feridos
Israel chora por seus filhos
Esqueceram de seus pais
Buscam no Egito abrigo e paz
Em Terra estranha não podem me ouvir
Amaram outros deuses
Me trocaram por riquezas
De Sião já nem se lembram mais
Chora Israel o teu Deus irá te ouvir
Teu arrependimento te libertará
Chora Israel tuas lágrimas eu vi
Tua dor posso sentir
Jesus vê as suas lágrimas. Não é um mal chorar. Bem-Aventurados aqueles que choram, porque assim como dos humildes é o Reino de Deus, assim é daqueles que choram, é também dos que lamentam o estado em que se encontra Jerusalém. É também daqueles que lamentam o fato de termos esquecido da Igreja, de Jerusalém, ter esquecido de seus pais, do Evangelho estar sendo pisado, da Doutrina de Cristo estar sendo rejeitada, estar sendo trocada por riquezas, por vaidade. Israel chora porque o teu Deus irá ouvir e ver as tuas lágrimas e irá te visitar. Amém! Abrace o teu irmão. Estamos encerrando em Nome de Jesus.
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Povo de Deus