4 – Encontro 2006 – A IGREJA VAI VESTIR DE BRANCO
A Bíblia diz que Deus vai cumprir a sua palavra, que Ele cumprirá cabalmente a sua palavra sobre a Terra, sobre tudo que existe e sobre tudo que está acontecendo. Deus tem controle, tem domínio sobre tudo. E Ele vai cumprir a sua palavra.
Na primeira reunião que tivemos, foi enfatizado o cumprimento da palavra, a força que tem aquilo que está escrito, aquilo que Deus determinou que fosse cumprido. É só uma questão de acompanharmos.
Quando Jesus esteve aqui, nos dias da sua carne, Ele se preocupou com isso, se preocupou com o que estava escrito. “Isso aqui está escrito a meu respeito. Nas escrituras está escrito tudo o que vai acontecer comigo”(Hb. 10:7) (Lucas 24:46). E hoje podemos dizer a mesma coisa: “está escrito a nosso respeito”. A respeito de quem? Da Igreja. Nesses dias, Deus está falando conosco sobre a Igreja. Muitas coisas você irá saber sobre Ela. Uma das coisas que sabemos e que vimos nesses dias, foi que a Igreja vai estar vestida de branco. Talvez seja para você uma novidade. Deus não vai admitir a Igreja, a não ser que ela esteja vestida de branco. A Igreja vai estar vestida de branco.
O que significa a veste? São os nossos atos. A VESTE BRANCA SÃO OS ATOS DE JUSTIÇA. Isso significa que qualquer injustiça que praticamos, suja a nossa roupa. Se os atos de justiça é o que nos veste de branco, qualquer injustiça suja a roupa. E vocês observem que é muito difícil viver no mundo de maneira justa. É muito fácil cometer uma injustiça. E qualquer injustiça que cometermos vai sujar a roupa. A veste branca é que vai distinguir o Povo de Deus.
Nós estávamos cantando aqui uma música muito bonita. Você poderia pensar assim: “Mas você não disse hoje que poderia estar começando através de nós? Que Deus poderia estar fazendo sua Obra através de nós?” Muitas pessoas já me perguntaram assim: “Mas uma música bonita como essa nasceu aonde? Quem foi que inspirou? E nós não estamos cantando aqui”? E aí? Eu disse que Deus poderia estar começando através de nós. E como que fica isso, Junior? A música bonita, maravilhosa, veio de onde?
[Júnior] Eu vejo assim: é uma música? É! É inspirada por Deus? Eu acredito. Mas eu acho que o vestir de branco está mais para frente. Então, eu acho que o que aconteceu que saiu essa música lá, foi um chute.Quando o povo estava no Egito, envolvido com o Egito, eles não podiam servir a Deus ali. E o povo orava, pedia, clamava a Deus no Egito. Então Deus, longe do Egito, preparou Moisés para ele ir lá e tirar o povo.
No Egito, o povo estava fazendo a vontade de Deus? Não. No Egito, o povo estava servindo a Deus? Não, não estava servindo a Deus. Ele disse: “vai e tira o meu povo. Deixa meu povo sair para que me sirva”(Êxodo 9:1). E o povo foi tirado do Egito. Deus está ouvindo a oração, o clamor de alguém, independente de onde ele estiver. Não importa se ele esteja aqui ou ali. Eu não tenho dúvida nenhuma de que alguém que esteja nesses lugares, quaisquer que sejam, clamando por justiça, clamando pela verdade, clamando pelo livramento, pela manifestação da Glória de Deus… Na música dizia assim: Vem a nós o teu Reino, Senhor. Às vezes, a pessoa que recebeu a inspiração para fazer a música, não entende o que significa o Reino de Deus. Mas ela está pedindo: Vem a nós o teu Reino, Senhor. Mas ela não sabe o que ela está pedindo. Mas Deus ouviu a oração dela, e o que Deus faz? Ele vai preparar a salvação daquele povo lá no meio daquele povo? Não, Ele vai preparar longe, para depois alcançar aquele povo. Ele não podia fazer a obra no Egito. Ele ouviu o clamor do povo no Egito, mas foi preparar Moisés longe do Egito.
Quem vai salvar aquele povo? Quem vai salvar o povo que estiver longe? Vamos considerar dessa forma. Nós não estamos querendo criticar A, B, C ou D, mas dizer, quem vai salvar o povo que está longe? Moisés foi lá buscar. No livro de Atos diz o seguinte: Que Deus vai levantar um profeta semelhante a Moisés (Atos 3:22). E quem Deus levantou? Jesus Cristo. Então, quem vai salvar aquele povo? Jesus Cristo, Ele é o salvador. Alguém clamou lá não sei aonde, pode ter certeza que Jesus Cristo vai salvar essa pessoa. É Ele o Moisés que vai ao Egito tirar o seu povo. Mas como Ele vai salvar? Tem uma maneira. Moisés teve uma maneira. E Jesus Cristo vai salvar aquele povo. Como Ele vai fazer isso? Através de quem? ATRAVÉS DA IGREJA. Não estamos falando sobre denominação, não estamos falando sobre religião; estamos falando sobre a Igreja, sobre um Povo do qual nós estamos querendo fazer parte. Não estamos falando de uma religião, não estamos falando de uma instituição e nem denominação; estamos falando da Igreja, do Povo de Deus. Povo que recebeu a incumbência de reconciliar os que não estão reconciliados com Deus. Recebeu a incumbência de salgar.
Como que Deus vai salvar o mundo, os que estão perdidos, os que estão clamando por justiça? Deus vai pegar o Wenil, o Franzé… Deus vai pegar um que tenha sabor e vai mandar até lá, vai fazer essa pessoa chegar até lá. Como chegou a vocês em Fortaleza, como chegou em Palmas, como chegou em Pires do Rio. Nós não conhecíamos ninguém e hoje nós nos conhecemos. A luz, o sal, a verdade chegou em você. E SERÁ ATRAVÉS DE NÓS QUE SIÃO SERÁ RESGATADA. Deus vai mandar alguém do nosso meio ir lá. Fazer o quê? Para resgatar. Você vai naquele meio tirar. Mas, de que maneira? Se você não for sal, se você não for luz, você não vai resgatar. Deus, eu creio, está realmente fazendo essa obra.
Se aumenta o veneno, você tem que aumentar o remédio. Na medida em que aumenta o veneno, você aumenta a dose do remédio. Não adianta você chegar hoje em uma igreja, em um lugar, qualquer que seja (Igreja é povo), e dizer: “Você crê em Deus?” “Sim eu creio.” “Mas o povo fala em línguas.” “Eu também falo.” “Eu curo.” “Mas eu também curo”. Quem disputou com Moisés? Quem disputou ‘pau’ a ‘pau’ com Moisés? O diabo. Moisés fazia, ele ia e fazia também. “Mas nós trabalhamos com a recuperação de drogados.” “Nós também recuperamos”.
Mas tem uma coisa que ninguém vai ser capaz de imitar; tem uma coisa que ninguém vai ser capaz de esconder: SÃO OS SEUS ATOS (a veste). Ele esconde, esconde, e, de repente, ‘solta a franga’. Não tem jeito, ninguém consegue esconder por muito tempo o seu caráter, o seu verdadeiro caráter.
Essa é a última arma que Deus reservou para a Igreja: “Foi-lhe dado vestir-se de branco” (Apocalipse 19:8). Aí você vai dizer: “veste diabo, veste de branco”. “Tudo você fez, expulsou demônios, você curou enfermos, pois agora, vista-se de branco, diabo”. Tem jeito? Não tem. E a Igreja será resgatada de onde ela estiver. Resgatar significa ir lá e BUSCAR; ir lá e TRAZER. De que maneira? Um justo vai buscar outro justo. Um santo vai buscar outro santo. Você colocou o sal no cantinho da panela, e ele salga todo o feijão que está ali. Se colocar, como Jesus Cristo, uma luz ali naquele lugar… “O povo que andava em trevas viu uma grande luz” (Mateus 4:16). Jesus disse o seguinte: “não tem como você esconder”(Mateus 5:14-16). Você vai entrando aqui e vai vendo quantas lâmpadas têm acesas, não tem como esconder. Não tem como você esconder o seu verdadeiro caráter. E é assim que Deus vai fazer.
Deus tem que levantar primeiro lá no cantinho. Num cantinho dessa Terra, Ele teve que levantar uma Igreja. O que é Igreja? É um povo. O Povo de Deus estava no Egito. Moisés também era Povo de Deus, só que estava em outro lugar. Deus chama Moisés, arruma, prepara Moisés primeiro. E, assim, Moisés foi. Mas ele sabia o que Deus queria; ele sabia o caminho pelo qual ia levar o povo, que era pelo deserto.
Deus levantou ali aquele povo, aqueles que se ajuntaram a Moisés (e que não foram muitos), para que pudessem entrar na Terra que Deus havia prometido. E isso, eu creio que está acontecendo. Deus está chamando você, preparando você, lavando as suas vestes, tirando os seus pecados, ensinando para você o caminho que deve andar. Um cego não pode guiar outro cego, mas você pode, pois você enxerga. Um cego não pode ser guia para ninguém, mas você pode, pois você conhece. Mas quem fez isso com você? Deus separou você, Deus tirou você, ensinou, abriu os seus olhos. E Ele não fez isso para colocá-lo escondido, não acendeu a luz para colocar debaixo do alqueire. Como eu estava dizendo para o Franzé, e vocês de Fortaleza são testemunhas, eu não fui à Igreja de Cristo para tirar ninguém de lá, ou fui? Fui Walfredo? Não, muito pelo contrário, pois era mais cômodo para mim que vocês ficassem lá. Ou não? Por que seria mais cômodo para mim?
[Everardo] Por causa da responsabilidade. Ela só aumentou.Concordam?
Eu não fui para tirar ninguém de lá. Eu queria que vocês ficassem lá. Incentivava o Walfredo, a Jaciara e etc. Queria que vocês ficassem lá. Era menos trabalho, era muito menos trabalho. Menos responsabilidade. Mas eu fui e falei como se estivesse falando em qualquer lugar, como se eu estivesse falando na casa da dona Jaci. Falei com vocês, não escondi nada, não fui hipócrita, falei com o maior amor, com o maior carinho, e, de repente… Não fui eu quem armou a confusão lá dentro, não fui eu quem armou tudo que aconteceu. E vocês saíram. Não foi assim?
[Fatinha] Fomos expulsos.Eles foram expulsos de lá. Mas por Deus que está no céu, Paulinho, não fui para tirar ninguém. Eu fui para ajudar, para ensinar.
Deus está levantando, Ele está tirando um Povo. Eu me lembro que um dia a Joana e o Godoy me chamaram lá, e eu fui. O certo é que fui a um lugar, e fui à reunião da mesma forma, falava com todo entusiasmo, com toda vontade, com toda dedicação. Tinha que colocar uma gravata, eu coloquei, tinha que colocar um paletó, eu coloquei, e falei.
Em qualquer lugar que formos chamados, em qualquer lugar que tivermos que ir, que você tiver que ir, você vai falar aquilo que Deus colocar na sua boca, no seu coração. E de uma coisa tenha certeza: se houver um Filho de Deus ali, ele irá acompanhá-lo, ele vai segui-lo. Não que ele esteja com vontade, mas é como eu disse para vocês: não tem como ele ficar, não tem mais espaço para ele, não tem mais ambiente, pois quando ele ouviu e creu, acendeu uma luz no seu coração. Então, ele fica sem espaço ali. Ele vai querer falar para as outras pessoas lá dentro. Não foi assim com vocês (referindo-se ao pessoal de Fortaleza)? Você vai querer, lá dentro, levantar essa bandeira, e aí vai ser a hora de você sair; pois, você vai ser posto na rua. Foi assim comigo e será assim com todos nós. Por quê? Porque a sua luz vai começar a brilhar ali, vai incomodar as trevas. Ou as trevas saem e você fica, ou você sai e deixa as trevas. Está escrito que quem sai é a luz, vocês sabiam? Está escrito? É a luz que sai e as trevas permanecem, pois Deus vai julgar quem fica.
Apocalipse capítulo 18 está escrito: “Sai dela Povo meu” (Apocalipse 18:4). Por quê? “Pois eu vou julgar os que ficarem”. Não é injustiça da parte de Deus. Estamos falando da Igreja, estamos falando dos que saíram, do povo que saiu. E agora? Agora você saiu, e eu pergunto: não aumentou a nossa responsabilidade? O povo quando saiu do Egito, Deus falou para eles: “Agora vocês não podem reclamar, pois faraó não está pesando o fardo. Vocês não podem reclamar, pois não tem nada cobrando de vocês. O calçado no seu pé não estraga. A roupa no seu corpo não estraga. Você quer comer e eu te dou. O sol está quente? Eu coloco uma nuvem cobrindo você. Está fazendo frio? Tem uma coluna de fogo na sua frente para te esquentar”. Reclamar de quê?
Não aumentou a nossa responsabilidade? Aumentou, porque nós saímos, porque nós ouvimos; porque dissemos que podíamos ser santos, ser justos; falamos que haveria uma veste branca, e agora? Agora você tem tudo para ser. Não tem ninguém cobrando de você; você não tem carteirinha de membro; não vai ficar sob prova; não vai ficar suspensa da ceia, mas você tem que ser uma boa esposa.
O seu juízo não é mais humano. É Deus que está julgando a Igreja. Quem for pai, vai ter que ser um bom pai; quem for filho, tem que ser um bom filho; quem for esposo, tem que ser um bom esposo. Agora, cada um tem que prestar conta dos seus atos. Por quê? Porque Deus libertou você. De onde? Do jugo que você reclamava, do peso que você reclamava. Mas, por incrível que pareça, ficou mais difícil. “Que saudade eu tenho do Egito” (Risos).
A perseguição continua, só que Deus lhe dá toda a garantia. Ele abriu o mar e você passou. Mas ficou mais difícil. Por quê? Porque cada um, individualmente, dará conta dos seus atos. Acabou o peso do jugo da lei. Agora, cabe a você, exclusivamente fazer a vontade de Deus e garantir o seu lugar entre nós. Deu para entender? Ficou melhor ou não ficou?
[Rita] Tirou o jugo, mas a responsabilidade é bem maior.Você estava lá tranqüila, sentada. Chegava e sentava no seu lugarzinho lá atrás. Você não era Igreja, estava ali em uma instituição, presa a ela. Não tinha responsabilidade nenhuma. Quem tinha responsabilidade? Era o pastor quem ganhava.
O Walfredo, coitado, quando ele foi para Araguaína, quase que ele morre de fome. O Mardoqueu ficou triste, preocupado com o pai dele. Aí eu falei para ele não se preocupar, pois Deus sabe o que faz.
Ficávamos com medo dele precipitar e fazer alguma bobagem lá. Mas graças a Deus que tudo ocorreu sem briga e sem confusão, sem contenda e sem nada; continuamos amigos de todo mundo; continuamos abertos. Graças a Deus que nós somos assim.
[Irmã de Fortaleza] Depois da reunião, o pessoal lá ficou dividido em banda A e banda B. Então a banda A se junta com a banda B para tomar sorvete depois do culto e depois da reunião.E aí? Ou a banda B retorna para a banda A, ou a banda A vai para a banda B. O certo é que a Igreja, o Povo de Deus só existe um. Só existe um Povo de Deus. E a forma que Deus usou agora, nesses últimos dias, pois Ele foi esgotando tudo, Ele guardou a arma final: VESTIR DE BRANCO.
Ele põe a pele de ovelha, mas não tem jeito, ele mostra o casco, deixa o rastro. Vocês têm que observar. Dá uma olhadinha no pé. Normalmente, a pele de ovelha que ele coloca, não tem jeito de cobrir o casco. Por isso que arma essas coisas no nosso meio: irmão querendo engolir o outro e o pau cai a folha. Aí eu fico tranqüilo, pois a qualquer hora, pode ter certeza, ele vai mostrar o casco, fico só esperando.
Estamos falando da Igreja, estamos falando de você que não está imitando e sim se tornando um Filho de Deus; você não está escondendo os seus pés, você está diante de Deus dizendo: “Senhor, eu sou isso aqui… Tenha misericórdia de mim. Deixa-me nascer de novo. Transforma-me. Regenera-me. Eu sou isso aqui… Senhor. Tira o meu mal. Tira o meu pecado”. E assim você faz parte da obra. Fique quietinho no seu canto, pois no dia da manifestação dos Filhos de Deus, onde você estiver… Se você estiver morto, aliás, sepultado, pois morto você nunca mais vai ser; se você estiver sepultado em algum lugar, por exemplo, no mar, no fogo, na terra, onde você estiver, vai dar conta do seu corpo. Não desse corpo aí, mas um novo corpo.
E se você estiver vivo nesse corpo ainda, não interessa quem estiver em volta de você, pois você será transformado. Nós estamos falando de quem? Da Igreja, do Povo de Deus; estamos falando de você, Filho de Deus. Amém?
Vamos curvar as nossas cabeças e fazer uma oração.
ORAÇÃO: Tu és Santo, só tu és Santo. Venha a nós o teu Reino, Senhor. Reina sobre nós. Dirija-nos. Ensina a cada um de nós o que devemos fazer. Ponha luz em nossas trevas, tira o nosso pecado.
Pai querido, que está nos céus, santificado seja o teu nome, Senhor, glorificado seja o Senhor entre nós, seja exaltado, Senhor, entre nós. Pai, tu és o nosso Deus, nosso único Deus. Não temos outro Deus, não temos a quem reclamar, a quem pedir. Tu és o nosso profeta. Só o Senhor tem palavras de vida; só o Senhor, Deus, pode nos tomar das mãos do inimigo; só o Senhor pode, com todo amor, com toda bondade, com todo carinho, nos receber em tua casa com festa, com alegria e nos assentar ao lado dos nossos irmãos que, com toda paciência, cuidará das nossas feridas, das nossas machucaduras; cuidará, Senhor Deus, com certeza, das nossas angústias.
Venha a nós o teu Reino, Senhor, o teu Reino de Justiça, o teu Reino de Bondade. Queremos do Senhor as boas vindas. Queremos do Senhor, ó meu Pai, o direito. Perdoa, se pecamos contra ti. Que toda palavra da nossa boca, que todo meditar do nosso coração sejam gratos diante de ti. Que não haja mais em nós, nenhum ato que possa macular, ó Deus, a tua palavra e, se assim acontecer, e se assim for, perdoa-nos, pois não será voluntariamente. Não será mais, Pai, do nosso agrado, te ofender, não será mais do nosso agrado, pecar contra o Senhor. Aleluia! Aleluia! Amém!
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Povo de Deus