3 – Encontro 2006 – A IMPORTÂNCIA DO QUE ESTÁ ESCRITO
Vamos abrir nossa Bíblia em Mateus capítulo 24, versículo 35: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão”. Na primeira reunião foi falado sobre isso: “Passa o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.” Então, aquilo que Deus já determinou, aquilo que está escrito é porque Deus viu, porque Ele vê lá na frente; Deus tem esse poder, não é que Ele quer que a coisa aconteça, é porque Ele vê o futuro. Por exemplo, se eu tivesse esse dom de ver o que iria acontecer no futuro, se eu tivesse um dom de saber que, durante uma viajando, o meu carro iria capotar no final da viagem, eu não iria à viagem; eu a evitaria.
Não é que Deus queira que as coisas aconteçam, é que Ele já viu, antecipadamente, tudo acontecer. Ele já sabe até quantas pessoas estarão com Ele no final. Quando Ele disse: “Eu escolhi doze, mas um vai me trair” (Mateus 26:21). Por que Ele antecipou isso? “Um é demônio, um não vai converter não”. Por que Ele disse isso? Ele adivinhou? Não. Ele estava contra aquela pessoa? Não. É porque Ele tem esse dom, esse poder de ver o que acontece depois.
Se Ele pudesse antecipar para nós, se pudéssemos perguntar a Ele: “Senhor, desse Povo que está aqui, quem vai ser salvo? Quem realmente vai estar com o Senhor no final?” Ele responderia. Deus, tem esse poder, por isso é que nós O consultamos, é por isso que nós O invocamos; por isso é que precisamos sempre estar perguntando a Ele, em vez de fazer as coisas pela nossa própria cabeça, pela nossa própria maneira de ver. Se tivéssemos o cuidado de perguntar as coisas para Deus, de consultá-Lo, erraríamos muito menos.
Foi falado sobre a questão da encruzilhada. Por que a pessoa vai até uma encruzilhada? Porque está confuso, não sabe se as coisas vão dar certo na vida dele; então, ele fica ali na encruzilhada, sem saber para que lado vai. Mas, se ele perguntasse a Deus, certamente Deus responderia.
Tem muita coisa escrita, que foi escrita com qual finalidade? Foi escrita para que creiamos, foi escrita para nos ajudar. Porque, senão, as coisas que Paulo fez, que Pedro fez, que Jesus fez, teriam passado, e nós estaríamos totalmente perdidos. Seguramos ainda em alguma coisa que ainda está nas Escrituras.
Começamos assim: “Passa os céus, mas as minhas palavras não passarão”. Por que Jesus sofreu daquele jeito? Já estava escrito. Não era Deus mandando-o sofrer, é que Deus já tinha visto: “Olha você vai lá, mas vai ser assim, assim, assado… O SEU POVO VAI TE REJEITAR”. Vamos pensar, colocar nossa cabeça para pensar. Você já imaginou se alguém viesse e dissesse a você: “O seu filho vai te matar”. O que você faria? Matava o seu filho antes dele te matar? Não. Se você tivesse certeza, você iria se preparar: “Não, eu não posso matar o meu filho, eu não posso jogar o meu filho fora, então, eu vou me preparar”. Para que? “Para que quando o meu filho vier me matar, eu morra em paz, feliz. Que hora que vai ser, meu filho? Agora? Certo?” Foi isso que aconteceu. Deus viu que quando Ele chegasse aqui, seria rejeitado pelo seu povo, seria crucificado pelo seu povo. Isso não é ruindade, não é maldade, não é masoquismo, não é nada disso. É que Ele viu, e mandou escrever para que quando Ele tivesse passando aquilo, Ele segurasse no que estava escrito.
Precisamos CRER NO LIVRO, no que está escrito, porque, quando tivermos cambaleando, onde vamos segurar? Você pega um salmo, você pega uma carta de Paulo e segura para você não cair. Porque Deus viu o estado em que a Igreja estaria nos dias de hoje, Ele viu e escreveu. Ele disse: “dois estarão no campo, mas só um será levado” (Lucas 17:34). “Eu vi um ficando”.
Tudo o que precisamos é disso, de observar, pois, caso contrário, quando terminar o encontro, vamos esquecer o que Deus falou conosco; vamos esquecer qual foi a Palavra que Deus nos deu.
Estamos aqui, em primeiro lugar, para observar, para ver, o que é que Deus quer falar conosco, depois vamos voltar para nossa casa, para o nosso trabalho etc. Na segunda reunião “seguramos” em um trecho que está em Apocalipse 19, mas antes disso falamos sobre o quê? Da importância das parábolas, porque as parábolas foram escritas exatamente porque Ele viu. E Deus disse: “eles vão ter que pensar e vão ter que colocar a cabeça para funcionar naquele tempo, eles vão ter que raciocinar”, e Oséias já tinha dito isso. Foi Deus quem disse através de Oséias, foi o Espírito Santo que falou através de Oséias, dizendo o quê? “O meu Povo sempre se perde por falta de entendimento”. Sabe por que você briga com sua mulher? Sabe por que você se enrola financeiramente? Sabe por que você, às vezes, se veste mal? Por que a Igreja sofre, bate cabeça? Por falta de entendimento, falta de compreensão, você fica sem saber. Porque, se você soubesse, você não faria.
Com relação aos nossos pecados, se soubéssemos quais as suas conseqüências… “Eu não faria isso, se eu soubesse eu não teria feito”. Então, todos os nossos erros, injustiças, males, é por falta de entendimento, compreensão, sabedoria. Se eu soubesse as conseqüências que viriam em conseqüência daquilo, eu não faria.
Precisamos demais de Deus. Por quê? Porque fica uma Igreja fazendo festa daqui, festa dali, “hoje nós vamos assar carne ali, hoje o churrasco vai ser na casa do fulano”, festa não sei do que etc., mas quando chega na hora de dizer: “Será que eu bebo ou não bebo este cálice?” Aí meu filho, o churrasco não vai ajudar; não tem nada que vai te ajudar; naquela hora você vai estar só, você vai precisar decidir. As ofertas em cima de você, “não, faço em 10 pagamentos, sem entrada, entrada só em Abril”, aí você vai falar: “não dou conta”. Claro que eu vou comprar, “entrada quando? É em Abril. Mesmo? Mesmo! Sem juros? Sem juros”. Aí você pensa: “eu ganho x, vou pagar tanto, não tem problema”; e você passa a mão no carnê e vai para casa.
O mês de Abril chega, você pode ter certeza que chega, e ele vêm arrastando Maio, junho… Deus viu lá na frente que você teria outros problemas, outras aflições, Ele estava avisando para você: “Não faz isso”. Mas você não estava preparado, você não estava andando com Deus, não estava sendo guiado por Deus, não estava em sintonia com Deus e fez. Culpa de Deus? Não. E você pensa assim: “Mas o que está valendo? Vou à reunião e esse sofrimento todo, o que esta valendo, ó meu Deus. Deus esqueceu de mim, vou mudar de Igreja, Deus me livre de ficar nessa Igreja”. Não foi isso que aconteceu, você esqueceu de Deus, você resolveu fazer as coisas, resolveu andar em seus próprios caminhos, resolveu não consultar Deus. Você vai pagar um preço enorme, quem vai ter que pagar as prestações? Você. Aí traz para Deus: “Senhor, o Senhor não me avisou direito, não me explicou direito, não quero isso não, não vou pagar isso não”. Você vai pagar e vai pagar muito mais; e além de pagar, vem a ‘encheção de saco’, vem problema, vem isso, vem aquilo. Todo esse sofrimento poderia ser poupado.
Então, o que Deus começa a falar conosco? “Olha, passa o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”. O mundo está tão enrolado, tão envolvido, que hoje não tem alternativa, ou você faz a coisa certa, ou imediatamente já começa a pagar um preço. É assim, antigamente ainda demorava um tempo, mas agora não, você dá uma mancada aqui, ainda bem não virou as costas, já caiu. Está difícil, está muito difícil.
Agora a veste tem que ser branca, pois Deus viu o estado em que a Igreja estaria. Ele viu que a única salvação nossa é fazermos a coisa certa. Agora não tem mais jeito; antigamente o sujeito fazia um punhado de coisas e ficava por isso mesmo, ia levando: “não, eu creio em Deus”,; e ia levando; mas agora, você entra em depressão; hoje, o pecado está tão forte que você não suporta fisicamente, entra logo em estado de depressão.
Às vezes, a pessoa liga para mim; “irmão eu estou desesperado”. E observamos que a coisa não é tão grave assim. Mas ele está assim porque era a gota que faltava. Aquilo que ele está passando não é tão grave, é porque o copo já estava cheio, e faltava uma gota, e aquele problema era a gota que faltava para derramar.
A IGREJA PRECISA, MAIS DO QUE NUNCA, VESTIR A VESTE BRANCA. O que significa isso? ANDAR REALMENTE COM DEUS. Segura mais do que nunca nas mãos de Deus. “Eu não vou fazer isso”. Por quê? “Porque está escrito”. Vamos apelar para aquilo que está escrito: “Passa o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”. É assim que Deus quer. Ele quer que saiamos da dificuldade em que nos encontramos.
Agora vamos abrir nossa Bíblia no Livro de Atos, no capítulo 7, versículo 47 ao 51:
47) Entretanto foi Salomão quem lhe edificou uma casa; 48) mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: 49) O céu é meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual o lugar do meu repouso? 50) Não fez, porventura, a minha mão todas estas coisas? 51) Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; como o fizeram os vossos pais, assim também vós.
O que tem haver isso com o que estamos falando? Raciocinem comigo. Existem a Assembléia de Deus, a Batista Renovada, Batista meio Renovada, Batista renovada por inteiro, aí vem Universal do Reino de Deus, Igreja de Cristo, Igreja de Jesus, Igreja de Deus, Igreja dos Últimos Dias e muitas outras, e eu lhe pergunto: quem é que está certo? Ministério isso, Ministério aquilo, e eu lhe pergunto: quem é que está certo? Alguma coisa esta errada, numa cidade pequenininha, numa rua, você encontra várias igrejas. Outro dia, nós estávamos observando que, daqui da Cooperativa até o Jaó, existem várias igrejas no caminho.
Eu poderia encostar na primeira para não andar muito. Por que você não fica na primeira? Por que temos que vir aqui, e por que o vizinho sai daqui e vai lá na igreja tal? E por que não fica aqui? Alguma coisa está errada, pois A não concorda com B, B não concorda com C, C não concorda com D e assim vai indo. E Deus? “Olha meu filho, se vocês me escutassem, Eu poderia fazer alguma coisa por vocês, mas vocês não me escutam, cada um resolve estabelecer a sua própria justiça”. O que Deus pode fazer se você resolveu fazer aquilo? O que Deus pode fazer se você assinou e resolveu comprar o negócio em dez pagamentos? O que Deus pode fazer? “Ah se o meu Povo me ouvisse, ah se o me Povo me escutasse!” (Salmo 81:8). Agora, por causa disso Ele não vai construir a Igreja Dele? Ou vai? Por causa disso Ele não vai ter um Povo? Claro que vai.
Por causa dessa confusão Ele desistiu de ter um Povo? Não, Ele vai ter um Povo; Ele já está edificando esse Povo; concluindo a Obra. Ele vai aparecer com uma Igreja; e haverá uma só fé, um só Povo, um só Senhor, um só Deus, e não está escrito isso? E não era tempo para pararmos e pensarmos? Ele vai aparecer a qualquer hora com uma Igreja, e nós? Vamos ficar aí com ‘cara de tacho’?
Deus vai aparecer com uma Igreja. E Ele viu que no fim ia ser de que jeito? Um dos sinais do fim é a Grande Babilônia. O que é a Babilônia? Geralmente não pensamos nisso, ficamos pensando no namorado, na namorada, no ‘trem’ que tem que comprar, no carro novo, etc., e não meditamos na palavra de Deus. Não gastamos tempo na nossa Salvação, gastamos muito pouco tempo com ela; investimos muito pouco; edificamos muito pouco no céu. “Edifica para você um tesouro no céu, põe o seu coração no céu”. Temos muito pouco tempo para fazer isso. Porque se eu for fazer isso, minhas coisas vão para o brejo, não vou ter tempo para nada. E a minha escola? E a minha faculdade? E a minha empresa? E os meus trabalhos? E as minhas coisas? E a minha vida?
Está escrito que você vai ter que lutar contra isso, você vai ter que fazer alguma coisa; eu volto a dizer: e a sua faculdade? E o seu curso? E as suas coisas? E o seu dinheiro? E os seus negócios? “Espere aí Senhor, eu vou me ajeitar, porque depois que arrumar isso direitinho, eu vou buscar a Deus, mas eu vou buscar ‘com gosto de gás”. Eu pensava assim, pensava que quando saísse do quartel e fosse para a reserva, eu iria buscar mais a Deus, e uma das coisas que eu mais gostava era de ler as Escrituras.
Depois que eu saí do quartel, piorou, e depois que eu fui pra reserva, piorou, mas piorou consideravelmente, porque agora não tenho que obedecer Coronel, não tenho que obedecer ninguém, faço o que eu quero. E o que eu quero eu não faço. Lá eu tinha que ir cedo para o quartel, não podia ficar deitado mais um pouquinho, quando chegava dez ou onze horas da noite eu ia deitar, porque tinha que levantar cedo; o Coronel ia me prender se não chegasse cedo. Lá eu comia na hora, e tinha muito mais tempo para ler as Escrituras. Agora não, eu posso ficar até duas ou três horas da manhã conversando fiado, por quê? Porque no outro dia posso levantar a hora que eu quero. Eu levanto dez horas da manhã até meio tonto com a labirintite. E hoje é assim: não vou ler agora, vou almoçar primeiro, pois não estou me sentindo muito bem. Depois do almoço o estômago está muito pesado, dou uma recostadinha; um irmão liga: “vem cá, vamos lá, olha, etc.” E passa o tempo e eu não faço aquilo que eu quero.
Deus viu que no fim ia ser muito difícil porque os homens se tornariam muito mais amantes de si mesmos do que no começo, seriam vaidosos, etc., Aí, Deus não vai edificar, construir a Igreja? Vai. Ele já está construindo a Igreja; Ele previu o seguinte: “No fim, vai ser muito difícil eu achar um que enquadra no Evangelho”. “Que casa edificareis vós?” (Atos 7:49)”.
Ele está construindo, está edificando a Igreja; e quando Ele terminar de construir a Igreja? Aí terminou a construção. Ele não vai precisar mais de você. Ele termina a Igreja. Aí Deus vai construir outra? Uma filial? Vai ser assim? Não vai. Se não entrarmos nessa Igreja, a única Igreja que Ele está edificando… “Vós sois pedras vivas” (I Pedro 2:5), cada um de nós é uma pedra; e você só pode ser colocado na construção se der certo, se houver casamento. Ele vai colocá-lo na Igreja, pois Ele está edificando-a.
Mas você poderia pensar assim: “E o resto”? Você poderia pensar que eu estou exagerando. Mas, as escrituras falam sobre o resto? Falam. Quando Deus terminar a construção, o que Ele vai fazer como resto? Ele vai ligar para o ‘Disque Entulho’. O que você não usa na obra, você joga fora, joga dentro da caçamba, você descarta, pois é o resto, é o restolho. E está escrito que “o resto se fará cinzas debaixo dos pés daqueles que herdarão o Reino de Deus, daqueles que alcançaram o céu” (I Coríntios 15:25).
Mas, e se você não quer fazer parte da Igreja, não quer fazer parte do Povo de Deus, não quer ser Santo? A Igreja vai ser constituída pelos Santos, pelos justos. “Não, mas eu não posso, preciso resolver isso primeiro, preciso cuidar da minha vida primeiro”. Eu não estou brigando com vocês não, só estou abrindo os seus olhos, dizendo para você o seguinte: “Quem quiser, pega a sua cruz e siga-me; eu quero, eu vou, eu sou a porta dessa construção, e quem quiser vai comigo, os santos, os justos, os perfeitos, os que alcançaram a natureza divina, a regeneração”. E o resto? As escrituras dizem: “Eles se farão cinzas debaixo dos vossos pés”. O restolho, Malaquias fala sobre isso.
A Igreja que está aqui quer, Ela viajou longe por isso; tem irmãozinhos que vieram de longe porque querem; por isso é que Deus está falando com você, é para lhe ajudar, não é para lhe atrapalhar; para lhe dizer o seguinte: “Olha, Eu estou acreditando, vim aqui para te ajudar, Eu estou acreditando que você vai conseguir”.
Deus pode falar sério conosco? Pode. É melhor do que ficar passando a mão por cima. “Tudo posso naquele que me fortalece, levanta a sua mão e você está salvo”. Não é bem assim. Cada um de nós, principalmente agora, tem que se preocupar com os seus atos, é lá na cozinha da sua casa, é lá no seu quarto, quando você tem que ‘engolir’ calado; às vezes, você tem que se humilhar, tem que sofrer o dano, por quê? Porque você quer a salvação, quer o céu, você não quer ficar entre aqueles que serão restolho. Diz as escrituras: “A palha não herdará com o grão, ou seja, o grão vai herdar; a palha, o fogo irão ser consumidos” (Mateus 3:12).
Estamos aqui para pensar, para todos nós pensarmos; não é festa. Estamos fazendo de tudo para tornar o ambiente o mais agradável possível, mas a finalidade é falar com a Igreja, a finalidade é: “Meu irmão, olha, nós estamos chegando no fim”. Eu não sei quantos dias eu tenho ainda, mas eu preciso me cuidar. “Muitos serão chamados, mas poucos escolhidos” (Mateus 22:14).
Vamos dar um exemplo: aqui dentro, ali no fundo, tem um depósito, e aí tem resto de cerâmica, de material hidráulico, elétrico, etc., quando você precisa de um interruptor, você vai lá no depósito e procura para ver se tem alguma coisa que ainda serve. O Nivaldo precisa de um pedaço de granito verde Ubatuba, chega lá, ele encontra um outro, serve o outro? Não serve. E ele pega no meu pé: “esse aqui não serve”; aí você tem que ir trocar. Aquilo é o resto da construção, para que ficar guardando aquele resto? Se você terminou a construção, ela está pronta, você vai ficar com um monte de entulho guardado? Não, aquele resto está ali ainda para ver se serve.
Nós aqui somos exatamente o quê? Resto! É, o que ainda pode ser aproveitado, somos aquele depósito, aquele almoxarifado que ainda pode ser aproveitado, porque Ele ainda está edificando a Igreja no céu. Salomão quando construiu a Casa de Deus, ele construiu perto dos materiais? Quem lembra dessa palavra? Salomão quando construiu o templo, o material estava muito longe e ele ia buscá-lo; mostrando que é assim que Deus faz. Ele não está edificando a Igreja aqui, Ele não vai fazer um Povo aqui; está nos preparando aqui, Ele está lapidando a pedra aqui: “Vós sois pedras vivas” (I Pedro 2:5).
Ele está lapidando. A hora que você estiver prontinho, Ele vai lhe colocar na Casa Dele, amém? O Apóstolo Paulo diz assim: “Olha, eu sinto que eu estou pronto, o justo juiz me dará aquilo que eu tenho direito, eu edifiquei um tesouro no céu, eu construí, eu fiz, então, sinto que estou pronto. Mas quando fulano morrer, será que vai para o céu, e cicrana… será que fulano alcançou a Salvação?” A preocupação nossa é com a manifestação dos Filhos de Deus (Romanos 8).
Você quer ficar definitivamente no resto? Não! “Eu quero que Deus me ache, que Deus encontre um lugar para mim na sua Casa, e no dia da Manifestação dos Filhos de Deus, quando a Casa de Deus, Jerusalém, for descer do céu, eu quero participar Dela”. Não vai ser bonito? Amém?
Vamos curvar as nossas cabeças…
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Povo de Deus