Free songs

4 – LIVRAR DAS PAIXÕES MUNDANAS – Reuniões Digitadas Vol. II – Reuniões 18-04-2004 domingo manhã

Reuniões 18-04-2004 domingo manhã

4 – LIVRAR DAS PAIXÕES MUNDANAS

Se colocar na mesa vários pratos, exemplo: pequi, sopa de pequi,  arroz com pequi; se a pessoa não gosta de pequi, ela não vai ter motivação para fazer o prato; mas  o outro que gosta de pequi  enche o prato e vai comer com uma vontade tremenda; ele vai fazer uma coisa que  tem prazer, que ele gosta. Outro exemplo: imagine você casando com uma pessoa que você não gosta  e foi obrigado(a) a casar com ela. Agora inverte a coisa: imagine você casar com uma pessoa que você gosta; tudo dá certo, tudo é feito com alegria, com prazer, com gosto.  É isto que é o louvor; você precisa gostar.  Não tem como você fazer uma cara boa comendo aquilo que você não tem prazer.  Você não vai fazer aquilo com prazer, porque você não gosta.  Não adianta mandar cantar, fazer isto, fazer aquilo, levantar a mão, olhar para o outro.  Você está fazendo uma coisa que você ainda não descobriu o prazer, você ainda não gosta. 

Quando é que, na prática, nós vamos fazer um louvor agradável a Deus?  Quando você descobrir Deus e gostar de Deus. Você gosta de Deus, você tem prazer, encontrou e gostou. Aí, a coisa é feita o dia inteiro, porque você faz aquilo com gosto, com prazer.  Aí, quando está cantando você está pensando em Deus.  As pessoas ofereciam sacrifício, e cada um queria oferecer o sacrifício mais agradável; porque eles sabiam que, quanto mais agradável a Deus, melhor.  Não é assim quando gostamos de alguém, quando temos prazer em alguma coisa?  Só vamos agradar a Deus, quando fizermos as coisas para Ele com prazer.  Será que Deus sabe quando a coisa é feita com prazer?  Claro que sabe. 

Eu (Rossini) gosto muito de ver o testemunho dos nossos irmãos do passado, totalmente por fé, pois tinham bem menos recursos do que nós; quando Mesaque, Sadraque, e Abede-Nego foram jogados na fornalha, eles andavam, cantavam lá dentro,  faziam aquilo ali com prazer, não estavam aborrecidos, reclamando, não tinham receio, não tinham medo.   O dia que descobrirmos a importância que Deus tem em nossa vida, teremos gosto em nos relacionar com Deus, andar com Ele.  Não importa se os outros não gostem, importa é que você gosta. Levantar pela manhã… pois normalmente a pessoa já levanta azeda. Será por que a pessoa já levanta azeda?  Eu acredito que é porque nós já deitamos oprimidos, despreparados, ou então, deita preocupado, aí você levanta oprimido. Geralmente não deita muito satisfeito, por isto não levanta muito satisfeito.

Vamos abrir nossa Bíblia em Tito capítulo 2, versículos do 11 ao 15: 

11) Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, 12) ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, 13) aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, 14) que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras. 15) Fala estas coisas, exorta e repreende com toda autoridade. Ninguém te despreze.

Também no capítulo 3, versículos do 1 ao 6:

1) Adverte-lhes que estejam sujeitos aos governadores e autoridades, que sejam obedientes, e estejam preparados para toda boa obra,  2) que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas moderados, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.  3) Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros. 4) Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, 5) não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, 6) que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador;

Aqui está uma maneira de louvar a Deus.  Vocês não acham que é isto  que agrada a Deus?  Será que cantar, cantar, cantar, vai agradar a Deus, se Ele sabe que nós não temos prazer Nele?  O verdadeiro louvor, a verdadeira adoração será vista, não apenas na hora que estamos cantando não, pois é um somatório que vem desde a hora que nós nos levantamos até a hora que deitamos. Quem gosta do arroz com pequi, gosta o tempo todo, qualquer hora que chegar nele com arroz com peque, ele vai querer.   Quando aprendermos a gostar de Deus, começar a adquirir este espírito, na medida que você for sendo regenerado, for adquirindo o espírito de louvor, for adquirindo um espírito capaz de agradar a Deus,  não só o que você canta, fala, mas suas atitudes, seu comportamento, no seu trabalho… “Renunciando as paixões mundanas, vivamos no presente século…” (Tito 2:2).  O que são paixões mundanas? Novelas, filmes, bebida alcoólica, etc.  

Como vou louvar a Deus, como vou ter prazer em Deus, se ainda estou preso pelas paixões mundanas.   O que é paixão?  O que é paixão mundana? Nós pensamos logo em bebedeira, mulher, homem. Mas o significado de paixão é: “sentimento forte, sentimento doentio, prolongado”; que faz com que a pessoa não tenha domínio; este sentimento forte entrepõe entre você e Deus.   Às vezes, é a sua natureza, o seu ponto de vista, o seu trabalho, mulher, homem. Mas o trabalho passa a ser um problema entre você e Deus.  Nós precisamos é ter um sentimento forte por Deus. 

Se eu deixo Deus por um jogo de futebol, de quem eu gosto mais?  Eu gosto tanto de alguma coisa, e por esta coisa eu largo Deus. É o ego, o amor próprio,  a vaidade, qualquer sentimento mundano.  O que é mundano? É o que é deste mundo.  Se existe alguma coisa que está colocando Deus em segundo plano em sua vida;  uma paixão mundana,  um sentimento,  o diabo, sabendo disto, vai colocar alguma coisa que venha  separar você de Deus.  Porque a partir do momento, que ele separa você de Deus, ele vai procurar distanciar você de Deus.  Alguma coisa foi colocada entre você e Deus, e aquilo dividiu você de Deus.

Daniel, o profeta, estava ali servindo, trabalhando com o rei Dario, e foi escolhido, pois o rei gostava muito dele; porque Daniel era um homem íntegro, direito, era um homem apaixonado por Deus, ele colocava Deus acima de tudo. Deus não vai tirar de você o prazer de gostar das coisas, gostar de uma pessoa, gostar do pequi, o que não pode, é aquilo  separar você de Deus.   Mas, então, Daniel era aquela sumidade, e os outros príncipes descobriram isto.  E pensaram que só conseguiriam derrubá-lo através do Deus dele. Os príncipes chegaram  ao rei e falaram: “Vamos fazer um decreto: qualquer pessoa que consultar o seu Deus, sem antes consultar o rei, será jogado na cova dos leões” (Daniel 3:10). Certamente, Daniel tomou conhecimento deste decreto, mas continuou consultando a Deus.     

Daniel tentou justificar, entrou em atrito com os príncipes? Não, ele confiava em Deus.  Para ele não fazia diferença entrar na cova dos leões.  Ele ficou na cova até os leões ficarem com preguiça dele; cheiravam, passavam por ele.   “Então o rei deu ordem, e trouxeram Daniel, e o lançaram na cova dos leões. Ora, disse o rei a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, Ele te livrará”. (Daniel 6:16). Até o Rei sabia que Daniel era fiel a Deus. Vocês acham que este rei temia a Deus? Colocava alguns de nós aqui para trás?  O Rei ficou triste. Antes Daniel não quis se justificar.  “E o rei deu ordem, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e esmigalharam todos os seus ossos”. (versículo 24). Não que desejamos o mal para alguém; Daniel desejou o mau para eles? Não.  Não precisa desejar que o leão coma o seu inimigo, é só ser fiel a Deus. Deus vai julgar a sua causa.  Ele sabe o que vai fazer dos seus inimigos, é ele que sabe.

Então, o que é que Deus quer de nós? Que  vivamos de uma maneira justa.  Às vezes, ficamos querendo saber se estamos, ou não agradando a Deus, porque Deus não está olhando por nós; nós não temos que ter outra preocupação; quem agradar a Deus vai ser visto por Deus.  Não adianta baixar nenhum decreto. Deus é justo, Ele é direito,  sabe se eu tenho inimigo, se tenho amigo, se o que eu faço agrada ou não agrada. Se eu quiser realmente me achegar a Deus, ser como Daniel era com Deus, o que eu vou fazer? Vou viver uma vida que agrade a Deus. Exemplo: “Não vou por esta roupa, porque eu acho que não agrada a Deus”; “Não vou falar mal de ninguém porque eu acho que não agrada a Deus”.  Esse “eu acho”, é a minha justiça.  O que Deus vai fazendo?  Na medida que eu vou encontrando aquilo que agrada a Deus, o que vai mudando?   A minha justiça.  Eu descobri que Deus não agrada disto, então, eu vou deixando.  Então, a minha justiça vai igualando com a justiça de Deus.  Não é só Deus que não gosta, eu também não gosto; não é só Deus que aprendeu isto, eu também aprendi. Eu passo a adquirir esta justiça, este entendimento. Vou sendo justificado, vou adquirindo a justiça de Deus, a medida em que me disponho a agradar a Deus. 

Eu não vou vestir esta roupa… não é uma lei, pois a lei não reflete o que está no meu coração; a lei me obriga, mas Deus não quer assim.  Com o nosso pacto, Deus quer que isto esteja em nosso coração, que tenhamos prazer, e não que sejamos forçados a fazer.  E, com certeza, se você tiver que ir para a cova dos leões, eles não vão  comê-lo.  O nosso Deus não vai ser visto apenas por nós, mas também pelos outros, como o rei Dario viu o Deus de Daniel.  Mas se a pessoa chegar e perguntar: quem é o seu Deus? Ou só descobrir que você é crente porque viu você com a bíblia na mão…  Se o seu testemunho depõe contra você…  Não seria muito melhor se alguém lhe dissesse que o seu Deus é um Deus tremendo?  Qualquer hora que Daniel cantava, orava a Deus. E isso impediu Daniel de trabalhar?  Não impediu.  Que benção!  Que o seu Deus seja o Deus vivo. O que quer dizer Deus vivo? Deus que responde, Deus que fala, Deus que anda com você, que vai, que vem, Deus que senta à mesa com você, que vive com você, trabalha com você.

ORAÇÃO: Amém Senhor! Que nós possamos alcançar isto. Será que eu já o tenho alcançado? Será que eu já vivo isto que falo? Será que eu já te conheço? De uma coisa eu tenho certeza: como Daniel te conhecia, eu não te conheço, Senhor.  De uma coisa eu tenho certeza: realmente eu não sou digno do testemunho dado por estes irmãos.  Longe, eu creio, a minha vida está de poder comparar com a vida que eles viveram. A fidelidade invejável destes homens, colocaram a sua confiança…   Nós temos medo, temos horror. A morte nos assusta, a fome nos assusta, a pobreza nos assusta, o mundo nos assusta, a solidão nos causa medo.  Nos sentimos sós, às vezes, sem Deus.  E isto certamente não te agrada; e isto certamente não nos convém.  Revela-te a nós, Senhor… Revela-te à Igreja que está buscando o Senhor.  Ensina-nos a nos aproximar de ti e não nos afastar de ti, Senhor.  Que cada esforço que fizermos nos una mais ainda ao Senhor.   É bom saber que ainda é tempo; é bom saber que o Senhor é misericordioso e que tua mão continua estendida sobre esta Igreja. Obrigado ó Pai, porque a tua palavra nos consola, nos anima, nos corrige, nos dá força… e sobretudo, a tua palavra diz que o Senhor é o nosso Deus.  O Deus de Daniel eu posso dizer que é o meu Deus também.  Amém Jesus…

MÚSICA: “Eu nasci para ser uma morada para Deus 

                                   Um lugar para a presença do Senhor

                                   Deixa agora minha vida ser

                                   Separada para Ti

                                   Para cumprir o plano que tens para mim”

ORAÇÃO: Amém! Eu tenho certeza que esta separação, esta consagração, esta vida separada para Deus, ela é feita quando nos aproximamos Dele. Ela não é feita por força ou bruscamente; mas será feita na medida em que você se aproxima de Deus; na medida que você vai conseguindo agradar a Deus com sua vida, você vai sendo separado para Deus.  Na medida em que tudo o que você quiser, seja querendo agradar a Deus.  Isto vai para dentro do seu coração e separa você do mundo, consagra você para Deus. Amém!

MÚSICA: “Eu nasci para ser uma morada para Deus 

                                   Um lugar para a presença do Senhor

                                   Deixa agora minha vida ser

                                    Separada para Ti

                                   Para cumprir o plano que tens para mim”

ORAÇÃO: Que bênção é saber que Deus tem um plano, que bom saber que Deus te quer. Deus tem uma vida para você ,  uma vida santa, separada.  Não por força, não por violência, mas na medida em que você se aproxima Dele, sua vida vai sendo, naturalmente, separada, consagrada para Deus. Abraça o seu irmão, e estamos encerrando em nome de Jesus.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

4 comments

  1. quero muito ter uma mente eum coração convertido de verdade, mais até esses dia eu era católica,e, consequentementre, vivia no mundo, me batizei á dois anos mais me afastei por não conseguir me libetrar, sinto um vazio e uma vontade enorme de andar em santidade com Cristo, mais não sei, será que eu consigo? não sei por onde começar, eu queria mudar já e pegar nojo de (finais de semana sair para beber com os amigos e conseguir parar de fumar, faz 10anos que fumo), é oque eu preciso de um milagre! como conseguir??

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

PovodeDeus.org
Enviar via WhatsApp