Free songs

Os fundamentos da Terra serão abalados.

OS FUNDAMENTOS DA TERRA SERÃO ABALADOS

Vimos que Jesus Cristo é a pedra que os edificadores rejeitaram. Edificadores não são apenas aqueles que estão compromissados com o ensino da Palavra. Individualmente somos um construtor, posto que temos o livre arbítrio de rejeitar ou não o ensino dos profetas e dos apóstolos. Ou seja, ao mesmo tempo em que somos edificados, edificamos também o nosso irmão, ou não.
“Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo.
Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam;
e que os tenhais em grande estima e amor, por causa das suas obras. Tende paz entre vós”.(1 Ts 5:11-13)

“Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
E apiedai-vos de alguns que estão na dúvida,
e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericórdia com temor, abominação até a túnica manchada pela carne”.(Jd 1:20-23)
Basta olhar a história e ver que ela está repleta de exemplos de pessoas que realizaram grandes feitos por causa da sua fé. Assim é o homem quando ele quer alguma coisa. Consegue sempre o seu intento, a menos que algo o prejudique ou uma força maior o impeça.
Portanto, a fé não está relacionada apenas a Deus, santo ou religião. Basta acreditar em alguma coisa para perceber a presença da fé. Podemos afirmar, então, que no mundo existem diferentes crenças, mas apenas uma é capaz de nos levar a vencê-lo: a fé em Jesus Cristo.
“Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;
porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”. (1Jo 5:3-5)
Já que fé tem sentido muito mais amplo do que normalmente empregamos, podemos dizer que tudo o que o mundo faz é por influência da fé que possui. Se crer que é capaz, faz; caso contrário, não. Um dia, o homem creu que era possível ir à lua, e foi; creu que era possível clonar um animal, e clonou; Hitler, por sua vez, quis ser o homem mais poderoso da terra. Fazia parte de seus planos a constituição de uma raça de homens que, segundo a sua fé, seria superior às demais. Ninguém pode dizer que ele não foi um homem de fé. Certo ou errado, esperamos chegar a essa conclusão logo mais.
Então, a fé em Jesus Cristo é apenas uma das muitas bases que existem. Veja se essa não é a grande diferença: podemos edificar nossas vidas sobre fundamentos terrenos, ou se você preferir, fundamentos naturais, humanos; mas resta ainda uma outra opção, qual seja, edificar sobre uma doutrina cuja origem é do céu, de fundamentos espirituais, e não somente por isso, mas por ter sido exaustivamente provada.
Entretanto, enquanto os primeiros serão abalados, os últimos, nos garantem as Escrituras, permanecerão firmes. Pensemos na quantidade de idéias (princípios filosóficos, doutrinários ou políticos), em quantas maneiras de pensar diferentes não existem. Todas elas oferecem solução para o mesmo problema, cada qual, no entanto, defendendo o seu ponto de vista. Ora, se são alicerces, são sobre eles que muitos edificam suas vidas.
No exato momento em que concordamos com uma determinada maneira de pensar, automaticamente, aceitamos aquele fundamento. E a prova de que cremos, de que alimentamos aquela idéia é que passamos a proceder da maneira como fomos aconselhados.
Muitos chegam a ser verdadeiros absurdos, mas sempre existem aqueles que crêem. É impressionante a facilidade como somos levados a crer no que não devemos. Quem ficaria muito feliz com tudo isso? Satanás, o deus deste século, é claro. Assim, quando ele investir contra as nossas casas, é para não sobrar nada. Não ficará pedra sobre pedra! Observem como o Senhor nos alertou a este respeito:
“Porque dias virão sobre ti em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te apertarão de todos os lados,
e te derribarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem; e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo da tua visitação”. (Lc 19:43-44)
Entenda esta parábola! A humanidade tem sofrido as conseqüências de ter rejeitado os fundamentos dos apóstolos e dos profetas. Fomos alertados porque o Senhor sabia que os inimigos do homem (os principados e as potestades) seriam implacáveis, não teriam misericórdia. Não é contra carne e contra sangue que estamos lutando. Mas o homem insiste em procurar soluções humanas para problemas espirituais.
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;
pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes”.
Pois bem, cada religião também se constitui num fundamento: o budismo, o espiritismo, o islamismo, o ecumenismo e o próprio cristianismo. Às vezes, chega-se a confundir uma com a outra. Dificilmente elas ignoram a pessoa de Jesus Cristo. Pelo contrário, são capazes, inclusive, de citar palavras, frases que por Ele foram ditas.
São parecidíssimos, portanto. Isso contribui para maior confusão. Muita atenção, muito cuidado! Esse é o sentido da babilônia descrita no Apocalipse: confusão, balbúrdia, tumulto. Não se trata apenas de religiões; como se não bastasse, existe ainda o conhecimento humano, a ciência humana, que também não deixa de ser um fundamento de fé: a psicologia, a psiquiatria, a pedagogia, a sociologia, a filosofia, a economia, o direito etc.
Todas elas são ciências que buscam e oferecem soluções para os problemas humanos. A pior delas, a meu ver, é a teologia que, por não aceitar a justiça de Deus, ensina os homens a estabelecer a sua própria justiça, como se fosse dona da verdade.
Então, o que acaba acontecendo? Pessoas seguem essas doutrinas e baseiam suas decisões, suas atitudes, de acordo com o que esses diversos saberes orientam. Em outras palavras, edificam suas vidas sobre elas.
Constantemente, alguma coisa está sendo acrescentada. É impressionante o número de informações que recebemos diariamente. É impossível alguém permanecer, no mundo, principalmente no de hoje, sem sofrer sua influência.
A todo instante surge uma nova idéia, uma nova informação, que não raramente é absorvida quase que inconscientemente. Ela está no trabalho, no outdoor, no livro, no jornal, no modo de vestir, na música, na revista, na política, na televisão, na alimentação, enfim, em todos os lugares possíveis de causar influência na vida humana.
Essa, talvez, seja a grande dificuldade dos cristãos nos dias de hoje, de não se deixarem seduzir por esses fundamentos que, por vezes, constituem-se em verdadeiras tentações. É lamentável que nem todos são capazes de entender o que estamos falando. É digno de dó ver pessoas que amamos edificando suas vidas em lugares que, quando menos se esperar, serão abalados.
“Eles nada sabem, nem entendem; andam vagueando às escuras; abalam-se todos os fundamentos da terra”.(Sl 82:5)
Qual seria, então, a recompensa para quem está se esforçando para não se escandalizar e nem tropeçar nessa Pedra? O Senhor garante que um dia todos os fundamentos da terra serão danificados. Uma vez abalados, quem edificou sobre eles também perderá seu equilíbrio, ficará completamente desestruturado, perturbado, inquieto. É a oportunidade que Satanás está esperando para dar o golpe final!
Não temos prazer na ruína de ninguém, mas é maravilhoso perceber o quanto a Palavra de Deus é fiel. É com ela que nos alegramos, não com a desgraça alheia. Quem edificar de outra forma, com certeza, cedo ou tarde, irá desabar.
Quem observar e fazer da maneira como Jesus Cristo ensinou está edificando a Sua vida sobre a Rocha. Quem semear hoje colherá depois, mesmo que no momento da semeadura esteja chorando.
“Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre.
Como estão os montes ao redor de Jerusalém, assim o Senhor está ao redor do seu povo, desde agora e para sempre”.(Sl 125:1-2)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

PovodeDeus.org
Enviar via WhatsApp