Free songs

Os cristãos são do Dia

Os cristãos são do Dia (Consultar gráfico p. 11)

“4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda;
5 porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas;
6 não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios.
7 Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite…”.

O apóstolo Paulo afirma textualmente: “porque vós sois filhos da luz e filhos do dia” (Glória a Deus!) Quando nos recorremos aos dias da semana, por exemplo, é apenas uma linguagem para que a igreja entenda. Mas o que temos que compreender mesmo, é que não somos das trevas nem da noite. Guardar o Dia é fazer as coisas corretas, justas, enfim, fazer o bem. Quem estiver fazendo o bem, fique de consciência tranqüila. E quem estiver fazendo o mal que se cuide! Aproveite enquanto é tempo e mude o seu comportamento.
Faça o que é direito, o que é bom. “Tudo o que é justo, amável e de boa fama nisto pensai e Deus será convosco”.39 Mas se não for nem justo, nem amável, nem de boa fama, nem sequer pense, quanto mais faça. Seja onde for: em casa, no trabalho… Não altere a balança. Se você trabalha por dia e chegou atrasado, fale para o seu patrão. Se ele quiser descontar, tudo bem, é um direito dele. Fale a verdade, não minta, mesmo que as conseqüências sejam desagradáveis. Treine, seja honesto, seja direito. Se você sentir alguma dificuldade, confesse ao Senhor, como fez Paulo: “Senhor, o bem que eu quero não faço; mas o mal que eu não quero, esse faço”.40 Não é por força, não é! Mas é uma vontade, um desejo, uma aliança! Eu quero ser justo! Eu quero ser santo! Mas é preciso que eu dê o passo de fé. Vamos continuar a leitura.

“8 mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;”

Para que se revestir da armadura? Vamos nos revestir da armadura porque o diabo, nosso adversário, vai fazer de tudo para que não entremos no Dia. Entrar no Dia, para nós, é um descanso. Quem pensa que é ruim está enganado! É um descanso! Infelizmente, ainda estamos presos em muitas coisas, mas só teríamos a ganhar se fizéssemos isto. Deus, então, nos aconselha a revestirmos da armadura exatamente porque a luta não é fácil; é uma verdadeira guerra!
A couraça simboliza a justiça; o capacete, a salvação; o calçado, o Evangelho de Jesus Cristo. A espada na mão é saber manusear a Palavra, examinar as Escrituras com entendimento. Além destas, ainda temos a verdade (cinto) e a fé (escudo), duas importantes peças que irão compor a nossa armadura.
Com essas armas é que vamos lutar, senão o inimigo nos vence. Qual é a vitória dele? Tirar os nossos olhos do Dia. Se ele conseguir isto, acabou! Ainda por cima, ficaremos na ilusão de que estamos agradando a Deus. Ore e vigie sem cessar; converta-se ao Senhor hoje, enquanto é dia. O Senhor disse que trabalhava enquanto era dia; em trevas ninguém pode trabalhar para Deus. “Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar”.41
Vai chegar um momento em que a tribulação será tão grande que se tornará difícil alguém entrar no Dia. Mesmo hoje, conforme o nosso envolvimento com o mundo, podemos perceber essa dificuldade. Vai ser mais difícil ainda! Por quê? Porque as trevas estão tomando conta! Os homens amaram mais as trevas do que a luz e se envolveram demais com elas. Como uma verdadeira praga, os espinhos sufocaram a planta que até então era boa. Para desfazer o acordo com as trevas sempre se paga um preço e, às vezes, muito alto. (Ajuda-me, Senhor!)

“9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo,
10 que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele”.

Nós somos do Dia! Ele nos destinou para a salvação. Amém? Deus nos dará as armas. Que coisa tremenda! Deus nos destinou para a salvação e não para a perdição, para a ira. Se o Senhor voltar e nós estivermos vivos, seremos transformados. Mas, se morrermos antes, morreremos no Dia. (É isto o que importa!)
Não podemos morrer fora dele. Pedro, Paulo, os apóstolos, vários discípulos, estão todos lá. Se a igreja de Tessalônica deu ouvido ao que Paulo falou, certamente que todos foram transportados para o Dia. Tanto faz estarmos dormindo – isso naturalmente – ou estarmos acordados, vivemos com Cristo, estamos no Dia. Versículo 11.

“11 Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo.”

O que vamos dizer uns para os outros para nos edificarmos mutuamente? Vejamos alguns exemplos: não é tempo de fazer a nossa vontade! Não podemos nos desviar do sábado! Guarde o Dia do Senhor! Amém! O Senhor está voltando! Adianta ficar ajuntando bens, fazendas, tesouros na terra, sabendo que Jesus está voltando? Cuidado, muito cuidado! Se tiver tudo isso, saiba como possuir.
Precisamos estar todos prontos, firmes! Se morrermos hoje, o nosso tempo na terra acabou. Se sairmos do corpo e não tivermos feito por merecer o Dia, para onde iremos? A luz, nos dias da igreja primitiva, foi tão forte que eles passaram a viver o Dia do Senhor há cerca de dois mil anos atrás, como se Jesus voltasse na semana seguinte. Graças a Deus que o que temos ainda é luz, mesmo que não seja preciosa. Um pouco de luz faz muita diferença na escuridão em que se vive hoje.
– Sirlei, agora você entendeu? Então explique para nós. Fale assim: “Agora eu entendi!”.
– Agora eu entendi! Eu estava pensando aqui, como o senhor fez a pergunta no início do encontro, a minha resposta, a do Júnior, a do Silvano, a do Walfredo, a do Godoy foram parecidas. Estávamos vendo o Dia do Senhor como algo que ainda ia vir. Já sabíamos mais ou menos isso, mas não tínhamos esse entendimento. Não é, Júnior, você concorda? Ou vamos ser hipócritas? Então, para não ficarmos com vergonha, preferimos não assumir que não sabíamos porque já têm quinze anos que estamos ouvindo este Evangelho. Mas não é assim. Acho que é melhor ser franco diante de Deus, porque é Ele quem nos justifica. Hoje, o pastor Walfredo estava falando que o senhor tem a revelação, e nós temos visto isso. Deus tem dado uma Palavra, uma revelação, e nós nos alegramos muito com isso porque não são todos que têm uma Palavra dessas. Jesus disse: “A vocês é dado conhecer a revelação, o mistério do Reino de Deus”. Então, o entendimento que o senhor tem, a revelação deste mistério está sendo passado a nós. Deus vai usar uma pessoa para transmitir a idéia, o pensamento, o ponto de vista Dele. E eu me alegro de fazer parte desse Dia. E me sinto também honrado, não me sinto envergonhado de chegar aqui e dizer que eu não sabia, que eu não via desse jeito. De fato, o Dia do Senhor começou com Jesus porque estava escrito lá em Isaías que Ele não iria profanar o Dia do Senhor. Então, Ele começou a guardar esse Dia porque entendeu isso. Depois veio Pedro, Paulo, e assim por diante. Então, esse Dia está acontecendo. É um Dia santo, porque Deus O santificou, e nós já O vivemos. Por isso fazemos, ou pelo menos deveríamos fazer o bem. Por quê? Porque esse Dia é santo, e quem vive nesse Dia é santo também. Para mim foi muito bom. Quando saímos de Goiânia, eu juntei minha família e falei: “Nós não estamos indo lá para passear; queremos voltar sabendo que Deus falou conosco”. Então, eu fico satisfeito de sair daqui convencido, tranqüilo, certo de que Deus falou conosco. Eu não quero estabelecer jamais o meu ponto de vista e sim o de Deus. É tudo o que importa para nós, ver como Ele vê. Amém. (Aplausos – Ed.)
Amém! Eu concordo e bato palmas realmente para o Sirlei. Eu fico feliz quando a pessoa realmente entende. Eu sinto como se não tivesse cumprido minha obrigação se não fizer vocês entenderem. Vamos curvar nossas cabeças. Amém, Senhor Jesus, permita-me chamar-Te Senhor. Permita dizer que Tu és o nosso Senhor e que há disposição de Te obedecer, há disposição em nós de fazer a Tua vontade, de andar nos Teus caminhos de santidade, de Te ouvir, Senhor, receber a Tua palavra em nosso coração e não só na nossa mente, no nosso entendimento. Mas dizer: “Eu amo o Senhor. A Tua palavra achou lugar em meu coração”. Eu entendi, Senhor, o que o Senhor quis dizer para mim hoje. Eu entendi que os filhos de Deus, embora vivendo neste corpo, estão salvos do fogo do inferno, da maldição, do pecado, se permanecerem dando ouvidos à Tua voz, se permanecerem ligados à Tua casa, à árvore da vida, guardando esse Dia tão precioso no qual nós queremos descansar, entregando ao Senhor toda a nossa aflição, toda a nossa dificuldade. Pai, assim Te chamamos porque sabemos que de nós o Senhor tem feito os filhos de Deus. Amém, Jesus! Amém, nós estamos encerrando em nome de Jesus. Abrace seu irmão. Apesar do tempo, da hora, eu tenho certeza de que você vai ficar agradecido a Deus por esses dias aqui em Pires do Rio. Amém? Deus abençoe, nós estamos encerrando em nome de Jesus.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

PovodeDeus.org
Enviar via WhatsApp