Free songs

6 – O QUE É SOBERBA – Reuniões Digitadas Vol. VI – Reunião 21-06-2014 – O que é soberba

Reunião 21-06-2014 – sábado

 

E-mail: contatopovodedeus@hotmail.com

6 – O QUE É SOBERBA

Sábado, 21 de Junho de 2014

         Vamos abrir as nossas bíblias em Salmos capítulo 19… Pegue sua bíblia, leia, preste atenção, creia, julgue, analise, pense para ver se está certo. Escute o que será ministrado. “9) O temor do Senhor é limpo e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. 10) Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. 11) Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa. 12) Quem pode entender os próprios erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. 13) Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão. 14) Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Libertador meu”. Nós vamos falar especificamente do versículo 13: “Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão”. Então, a soberba, além de tudo isso que falamos, que é bom meditarmos em cada um desses versículos. O temor do Senhor é muito importante, porque uma pessoa que não teme a Deus não acredita que Deus pune, castiga; não acredita que Deus abençoa, que Deus cuida, que Ele é justo.

Se a pessoa não acredita em Deus, ela não teme a Deus. Ela fala o que quer, vai onde quer, faz o que quer; não acredita em Deus. Preste atenção nisso, porque depois a palavra irá exigir de nós um pouco de entendimento. Então, quando nós não tememos a Deus, fazemos o que queremos, não temos receio algum do que possa acontecer. Também, à hora que você precisa, você não pede a Deus, porque você se julga capaz de resolver seus problemas e, dessa forma, não precisa de perguntar a Deus, nem de falar com Ele; você só vai fazendo. Essa é uma característica de uma pessoa que não teme a Deus: a pessoa faz o que quer, não tem que dar satisfação para Deus, porque ela não receia nada, não tem temor, não acredita em Deus.

Quem tem esse temor, quem teme a Deus realmente, teme eternamente. Então enquanto a pessoa não teme a Deus, ela é senhora de seu nariz. Só no dia em que o vento soprar, que a casa cair, que Deus fizer alguma coisa, para abrir os olhos dela, para que ela possa temer. Caso contrário, não adianta você fazer nada com essa pessoa, porque ela é senhora de seu nariz. Não adianta nada, é jogar pérolas aos porcos, é desperdiçar a semente. Esse temor, esse juízo de Deus, os pensamentos de Deus, deveriam ser mais desejados por nós do que qualquer outra coisa. Isso mostra a importância do temor. O princípio de tudo é o temor. Neste Salmo está dizendo que ele deveria ser desejado por nós mais do que ouro, mais do que dinheiro, mais do que fama, mais do que tudo! Dada a importância que tem o temor em nossas vidas! Mas normalmente ele não é desejado por aqueles que não acreditam em Deus.

Aí vem descendo aqui e diz o seguinte: 12) Quem pode entender os próprios erros?”. Se a pessoa temesse a Deus, Deus a faria entender. Se a pessoa acreditasse em Deus, Ele a ajudaria a entender os seus próprios erros. Porque aqui está dizendo que ninguém pode entender os seus próprios erros. Normalmente ninguém admite estar errado. Normalmente nós não admitimos por causa de uma coisa que eu irei mostrar a vocês; uma coisa que existe em nós. Nós não admitimos erros. Ninguém acha que está errado, ninguém admite isso. Então, se temêssemos a Deus, se acreditássemos realmente, nós iríamos pedir ajuda: “Senhor, será que eu estou certo ou eu estou errado?”. Sabendo que se eu errar, por exemplo, quem chuta uma bola que não entra no gol, você errou. Não irão contabilizar o gol, porque a bola não entrou. Então, quando nós erramos, nós não usufruímos daquilo que nós fizemos, qualquer que seja o ato. “Eu errei! Eu não deveria ter feito isso!”. E se eu errei, eu não vou desfrutar de uma coisa sendo que foi um erro, um equívoco, uma falha. Qualquer coisa. Se você faz uma comida, se você acertou, a comida fica saudável, saborosa… Se você errou, tinha que colocar sal e você colocou açúcar, as consequências do erro não serão saudáveis, não são ideais.

Você errou? Errou. Quando? No dia em que você fez isso, no dia em que você fez aquilo, no dia em que você tomou determinada decisão. Agora, por que nós somos assim? Por que nós não entendemos os nossos próprios erros? Ele pede aqui no versículo 12: “Expurga-me tu desses erros”. Ou seja, “não me deixe errar!”. Prestem atenção, gente. Vocês concordam que você não pode errar? Se você tomar um remédio e errar, se você tomar uma decisão e errar?! Nós não podemos errar! Porque o erro irá atrasar, dificultar e prejudicar a minha vida. Eu não posso errar. Ninguém pode errar.

Você vai comprar um carro, não pode errar! Você vai comprar uma casa; não pode errar! Tudo o que você fizer, não pode falhar, porque a falha será um problema em sua vida, irá trazer danos para a sua vida. E permanecer no erro durante muito tempo é ainda pior. Então, ali está dizendo assim: “Tira de mim, expurga de mim aqueles erros que eu estou cometendo sem ver”. Porque às vezes, Fabrício, você está em uma coisa errada e vai afundando cada vez mais, vai enfiando o pé na ‘coisa’ e vai afundando cada vez mais, porque você nunca percebe que está errado. É um mal; é um defeito que nós temos. Sabem por que nós temos esse defeito? Por causa de uma coisa chamada soberba. É uma doença que todo mundo tem, não é só você; é todo mundo. A bíblia diz: “Soberba da vida”. Essa vida aqui tem isso.

Mas o que é soberba? Às vezes nós falamos esse nome, ‘soberba’, mas se não analisarmos, não pensarmos… Está dizendo aqui no versículo 13: “também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão”. Ou seja, “tenha misericórdia de mim!”. Preste atenção. Por que a soberba é tão desastrosa? Por que a soberba é tão ruim? Vamos ver em outro lugar aqui. Provérbios capítulo 16: “16) Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E quanto mais excelente, adquirir a prudência do que a prata!”. Esses dias Deus falou conosco a respeito da sabedoria, a respeito da prudência, sobre ser uma pessoa prudente… “17) O alto caminho dos retos…”. Quem são os retos? Aqueles que temem a Deus. Então eles não erram, porque temem a Deus. “17) O alto caminho dos retos é desviar-se do mal…”. Deus tira os seus pés do mal, Deus o livra do mal, porque ele teme a Deus. “17) … o que guarda o seu caminhos preserva a sua alma”. Olhe aí, uma alma tranquila, alegre, feliz, esperançosa; uma alma boa! Uma alma misericordiosa, justa. Uma coisa vem dando lugar a outra coisa, ou seja, o temor me livra do mal e uma vez andando no caminho reto, minha alma descansa, eu tenho paz. Por que a soberba, faz muito mal? “18) A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda”.

Então, quando você vê uma pessoa agindo soberbamente, você já sabe o que virá a acontecer. Porque a soberba precede a ruína. Lá na frente, você pode sentar e esperar! A pessoa está agindo soberbamente e lá na frente você verá o estrago; a ruína. Por isso a soberba faz tanto mal. Porque quem é soberbo, com certeza, todos os seus atos precedem a ruína.

Mas então, o que é soberba? Alguém sabe? Arrogância, orgulho, altivez? Vamos explicar melhor porque ficou a mesma coisa. Porque não se sabe o que é altivez, arrogância; fica a mesma coisa. Soberba seria o que? Altura… Eu gosto de explicar o ‘negócio’ para a pessoa entender e nunca mais esquecer. É A ALTURA DE UMA COISA EM RELAÇÃO A OUTRA. Então, isso que é soberba. Podem notar que quando uma pessoa faz uma coisa e fala para a outra: “Nossa, isso ficou soberbo!”. “Ficou maravilhoso!”. “Ficou espetacular!”. Ou seja, ficou melhor do que os outros, ficou mais bonito do que os outros. Quando um engenheiro constrói um prédio maravilhoso, luxuoso… Tem um lugar que tem um prédio de 150 andares, aí vem o outro e constrói um de 158 andares. O prédio de 158 ficou mais alto do que o outro, ficou mais soberbo do que o outro, mais potente, mais maravilhoso.

Então, soberba é quem é mais orgulhoso? Esse ou esse? [Exemplo no quadro] Vocês não acham que esse prédio humilhou a esse? Esse prédio diminuiu esse. Uma pessoa construiu um avião para cem lugares, aí veio outra empresa e construiu um avião para duzentos lugares. Aquele avião de duzentos lugares humilhou o outro, diminuiu o outro; tornou o outro desprezível. Imagine, hoje, um [avião] ‘teco-teco’ para dois lugares e aí vem um jatinho! Um carro que anda a quarenta quilômetros por hora e outro que anda a duzentos! Estão vendo o que é soberba? Porque às vezes nós ficamos achando que é arrogância e tal, mas não é bem isso. É uma coisa em relação a outra. Eu posso dizer que esse piso aqui ficou soberbo em relação a granitina do outro lado ali, coitada. Ele humilhou a granitina. Aquela parede ali ficou soberba em relação a outra. Mas aí, de repente, alguém faz outra coisa mais luxuosa e humilha a minha ‘coisa’.

O ser humano tem essa mania de humilhar os outros! O ser humano já tem na sua própria natureza essa arrogância, essa coisa de ser mais bonito, mais imponente. Um fala assim: “Eu falo uma língua!”. Aí o outro responde: “Eu falo duas!”. Aí vem outro e diz: “E eu falo três!”. Aí vem mais outro e fala: “Pois eu falo cinco línguas!”. Aquele que fala só uma fica humilhado. O que é soberba? Grandeza, altivez, orgulho, vaidade. Essas coisas todas fazem parte da soberba da vida. O ser humano é soberbo.

Aí então, ele pede lá: “Senhor, me guarde da soberba!”. Vocês concordam que todo mundo é soberbo? Agora nós estamos entendendo que todo mundo é soberbo. E isso é um mal terrível. Senhor, me livre da soberba, tenha misericórdia de mim! Porque ninguém imagina que é soberbo: “Não! Eu não sou arrogante! Eu não sou altivo! Então eu não sou soberbo”. Não! Todos nós somos soberbos. Isso faz parte da carne. A alma do ser humano tem esse problema. Por isso que tudo no mundo é disputado. Tudo tem o juiz… Tem aquele programa das bandas, SuperStar, aí chega uma banda e quer ser melhor do que a outra, aí sobe o percentual lá e quem ganhou menos sai com a cabeça baixa, triste, humilhado. É o ‘sobermômetro’, é o que mede a soberba! (Risos). No mundo é assim. O maior, o que tem mais vantagem… A mulher sofre muito com esse problema (Risos). Ela é facilmente humilhada, é explorada demais nessa questão; é usada pelo diabo nessa questão. Qualquer coisa abate, humilha. O homem nem tanto, mas em outras questões. Vocês entenderam o que é soberba? Está lá [no quadro], é a grandeza de uma coisa em relação a outra.

Vamos ver aqui em outro lugar. Provérbios capítulo 16: “19) Melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir o despojo com os soberbos”. O soberbo é assim: ele é arrogante, prepotente, não tem misericórdia; ele é excessivamente orgulhoso, tira dos outros até aquilo que sobrou da guerra, os despojos; ele ainda pega da pessoa. O soberbo, por exemplo, um agiota, é excessivamente arrogante, não tem misericórdia, porque ele empresta o dinheiro para a pessoa e tira tudo dela sem nenhum constrangimento. A soberba é um mal terrível, nós pensamos que não, mas é. Melhor é ser humilde, porque a pessoa humilde anda com os mansos e o soberbo não tem lugar no meio dos mansos, ele não fica com os humildes de espírito. O soberbo quer mostrar sua grandeza, quer vender o seu peixe. O soberbo gosta de aparecer. Então, “melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir o despojo com os soberbos”. Despojar é privar uma pessoa de ter as coisas. O político de um modo geral é altivo, arrogante, não tem nenhum constrangimento de privar a pessoa daquilo que ela tem direito, ele reparte os despojos do povo; o que sobra de nós, eles ainda querem para eles. A população simples, a população humilde… A população é extremamente sofrida na mão dos soberbos. Entendeu? O maior está sempre humilhando o menor.

Então, quando você sobe um pouquinho, já quer humilhar o menor. Um pouquinho que você cresce, já ensoberbece, já quer oprimir, desprezar, achar que você é melhor, achar que é maior; isso é soberba. Então “guarda-me da soberba! Se eu crescer, se eu evoluir, que eu não me ensoberbeça!”. “Evoluindo, ficando bonita, ou bonito, que eu não me ensoberbeça!”. Porque a soberba será um mal! Irá levar a ruína!

A soberba assenhoreia da pessoa, ela passa a mandar, passa a ser um governo; ela toma conta. Preste atenção. Às vezes a pessoa está ali humilde e tal, aí cresce um pouquinho e já está soberba. Por exemplo, uma dona de casa quando contrata uma secretária, ela pode até ser humilhada no serviço dela, mas quando chega em casa, humilha a secretária. No serviço dela o soberbo é outro, aí ela é humilhada, mas na casa dela ela ensoberbece e humilha empregada.

A soberba é uma coisa perigosa! E às vezes a pessoa acha que não tem, mas em relação a outro, você pode estar sendo soberbo. Então, que a pessoa seja humilde no trabalho, humilde em casa… Eu já vi muita gente humilhando os outros, e isso é ruim demais! Nos constrange! Não é bom ser humilhado, e muito menos humilhar.

Vamos ler em outro lugar interessante aqui… A soberba sempre está despojando alguém de alguma coisa. Era um direito que a pessoa tinha, mas foi despojado pela soberba do outro… Jeremias capítulo 13: “1) Assim me disse o Senhor: Vai, e compra um cinto de linho…”. Preste atenção. Tem uma coisa aqui muito complicada, mas se você observar direitinho, eu vou te ajudar e você vai marcar os versículos que você precisa pensar. Pode ler. “1) Assim me disse o Senhor: Vai, e compra um cinto de linho e põe-no sobre os teus lombos, mas não o metas na água. 2) E comprei o cinto, conforme a palavra do Senhor, e o pus sobre os meus lombos. 3) Então veio a palavra do Senhor a mim, segunda vez, dizendo: 4) Toma o cinto que compraste, e trazes sobre os teus lombos, e levanta-te; vai ao Eufrates e esconde-o ali na fenda de uma rocha. 5) E fui e escondi-o junto ao Eufrates, como o Senhor me havia ordenado. 6) Sucedeu, pois, ao cabo de muitos dias, que me disse o Senhor: Levanta-te, vai ao Eufrates e toma dali o cinto que te ordenei que escondesses ali. 7) E fui ao Eufrates, e cavei, e tomei o cinto do lugar onde o havia escondido; e eis que o cinto tinha apodrecido e para nada prestava. 8) Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 9) Assim diz o Senhor: Do mesmo modo farei apodrecer a soberba de Judá e a muita soberba de Jerusalém. 10) Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo o propósito do seu coração, e anda após deuses alheios, para servi-los, e inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada presta”.

Olha, Judá e Jerusalém eram povo de Deus. Nós aqui também somos o povo de Deus. Preste atenção. “Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras. Assim eu farei apodrecer! Assim como fiz com o cinto! Assim eu farei apodrecer o seu orgulho!” Amém? “Eu vou fazer apodrecer a sua vaidade!”. Por quê? Porque você não escuta a Deus! Como nós falamos no começo, você não teme! Você é uma pessoa presunçosa! Extremamente soberba! Aqui está dizendo exatamente isso. “Eu vou fazer apodrecer o seu orgulho, porque você não escuta! Porque você não teme! Porque você é uma pessoa extremamente soberba!”. Não é isso o que está dizendo aqui? Estou dando ênfase. Deus está falando, falando, falando, e a pessoa… Porque cada um de nós tem um pouco disso, mas nós pensamos: “Eu não tenho isso. Não é comigo que Deus está falando. Não é para mim. Eu não humilho a ninguém. Eu sou simples, humilde”. Mas as escrituras estão mostrando que somos todos nós. Era o povo de Deus. Deus estava ali contrariado exatamente com o povo Dele. Com a soberba, com o orgulho! Senta no banco cheio de vaidade, de orgulho! Altivo! E não admite! E não dá ouvidos a Deus! E não escuta!

Então espera, porque assim como Deus fez com Judá e Jerusalém ele fará, também, conosco. Ele não fará apodrecer a nossa vaidade, o nosso orgulho, a nossa soberba?! Ou Ele nos levará para o céu com isso?! Ele nos levará para o Reino de Deus cheios de arrogância?! “Deixa estar! Eu vou fazer apodrecer essa sua soberba, essa sua vaidade, esse seu orgulho!”. “Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo o propósito do seu coração”. Lembram do que falamos no começo da reunião? Aquele que não teme, anda de acordo com o seu… e vai fazendo! Porque Deus não falou com ele! “10) Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo o propósito do seu coração, e anda após deuses alheios, para servi-los, e inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada presta”.

Deus chamou o profeta Jeremias e falou com ele, porque eles não entendiam direito as coisas, disse a ele na maior paciência: “Venha cá, Jeremias. Pegue esse cinto. Leve lá. Esconda o cinto”. Aí ele foi: “Deus mandou, então eu vou lá”. Voltou e passou uns dias esperando o que aconteceria. Aí Deus falou de novo com ele: “Jeremias, venha cá. Se lembra daquele cinto que te mandei esconder na beira do rio? Vá lá e pegue”.  E ele foi lá, como o bom profeta que era, tudo o que Deus mandava ele fazia, foi lá e pegou o cinto já todo arrebentado, todo estragado e traz o cinto todo apodrecido: “E aí, Senhor? O que significa isso? O que o Senhor quer dizer com isso?”. “7) E fui ao Eufrates, e cavei, e tomei o cinto do lugar onde o havia escondido; e eis que o cinto tinha apodrecido e para nada prestava”. Não prestava para nada! De que serve o cinto que não presta? O cinto não pode ser podre! Eu coloco ele na cintura e ele tem que apertar! Não pode ser podre. Aí Deus respondeu: “Do mesmo modo farei apodrecer a soberba…”. Agora imaginem como Jeremias falava isso para o povo: “Ó, Deus me mandou guardar um cinto e o cinto apodreceu, e Deus falou: o que eu fiz com o cinto, farei com vocês”. Por isso que eles queriam matar Jeremias! Por isso que eles queriam ouvir todo mundo, mas não queriam ouvir Jeremias. Até hoje as igrejas não gostam de falar de Jeremias. Igreja nenhuma prega Jeremias. Chamam de ‘Jeremiada’. Porque falou em Jeremias o ‘pau já canta’. Mas Jeremias não tinha medo de falar o que Deus estava dizendo. E ele falou: “Deus irá fazer com vocês o mesmo que ele fez com esse cinto!”. A arrogância precede a ruína, a soberba precede a ruína. Então se você quiser experimentar, permaneça na sua arrogância, na sua soberba e não tema a Deus, não seja humilde.

O que Jesus disse: “Quem quiser ser o maior, que seja o menor”. Porque Jesus sabia que o contrário era a soberba. Então, o evangelho ensina exatamente isso, quem entre nós quiser ser grande, a regra é essa: que seja o menor. Você quer ser o mais bonito? Então seja o mais feio. Então é isso. Depois leiam o resto em casa. Foi o Senhor quem mandou dizer a vocês que vai… Leia, por favor. Jeremias capítulo 13: “15) Escutai, e inclinai os ouvidos; não vos ensoberbeçais, porque o Senhor falou. 16) Daí glória ao Senhor, vosso Deus, antes que venha a escuridão e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, ele a mude em sombra de morte e a reduza à escuridão”. Tema a Deus, tenha humildade, busque a Deus, faça orações, antes que venha a ruína. Pedro fala: “Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus” (I Pedro 5:6). Humilha antes que venha a escuridão, a ruína. “Escutai, e inclinai os ouvidos; não vos ensoberbeçais”, porque o seguinte, de repente Deus começa a abençoar, a ajudar, a agir no nosso meio como tem agido, mas aí vem o problema, que é a soberba. Aí envaidece, aí vem a presunção, aí acha que não precisa mais ser humilde, que não precisa ser mais simples, já começa a fazer acepção de pessoas, divisão, a deixar os caminhos do Senhor pelo caminho de outros deuses. E você que é simples, humilde, continue a sua humildade, na sua simplicidade, porque isso é importante. Você crescer, cresça aos olhos de Deus. O MAIOR CRESCIMENTO PARA NÓS É SER O MENOR. Por isso que em Salmos o salmista dizia: “Senhor, guarda o teu servo da soberba”, porque é perigoso demais. Está dizendo aqui: “Eu farei apodrecer o seu orgulho”. Meu Deus! Tenha misericórdia de mim. Amém?

         O que Deus falou conosco, Alysson?

Alysson: Concordo, pai. Mais uma vez o senhor está de parabéns. Grande pregação, nós entendemos. Porque eu entendi e se eu entendi, acho que o pessoal também entendeu. Nós chegamos a nos envergonhar quando paramos para refletir e vemos o quanto isso é impregnado em nós. Em nós que eu digo não é a igreja, não é o crente, é o ser humano em si. Se você for fazer uma análise… Não quer dizer que somente o rico é soberbo. O cara pode ser pobre, mas quando chega perto de um mais pobre ele vira rico, ele quer ser soberbo sobre aquela pessoa.

         Às vezes é até exigido, sabia? É exigido pela empresa que a pessoa seja… “Não, você é muito humilde. Você não serve para isso. Você é muito simples…”

Alysson: Mas quando ela é exigida eu acho que Deus passa um pano, porque pelo menos não foi culpa dela. Ruim é aquele que não tinha… Lá na gráfica eu já devolvi cartão de visitas porque nós escrevemos debaixo do cartão de visitas uma função que a pessoa não era. A pessoa para devolver e fazer o cartão de novo. Aí ela perguntou: “Quem foi que pediu para escrever isso?”. Sendo que a pessoa era uma diretora, algo assim. Então, nós… É de envergonhar. Não tem como uma pessoa dizer: “Eu não sou soberbo”. Essa competição que existe entre nós…

         Pois é. Então está aqui. Este é soberbo em relação a este [desenho do quadro]. O 1 em relação ao 2 e o 2 em relação ao 3. Então, isso que é soberba. Às vezes nós pensamos que o fato de nós termos um determinado grau de pobreza, menos favorecido, pensamos que por isso não somos soberbos, mas somos em relação ao que é menos, por exemplo, ao pedinte, ao morador de rua. Estamos sempre humilhando os que estão mais embaixo. O mais bonito humilhando o mais feio e assim vai. É um mal que faz parte do homem. É da nossa natureza sermos soberbos. Para sermos povo de Deus, temos que nos livrar dessa maldição que é a soberba. Deus fala ali: “Assim como o cinto é ligado ao lombo, o povo de Deus está ligado a Deus”. Então, o povo de Deus não pode ser soberbo. Então, ou Deus faz conosco como fez com Judá e Jerusalém tirando a soberba deles ou Deus ficará sem povo. Ou Deus tira a nossa soberba, ou nós não seremos povo de Deus.

Alysson: E a soberba puxa um monte de defeitos. Porque o soberbo não humilha, não anda a segunda milha, não vira a face. Aí ele é vaidoso, é orgulhoso, mente; a concupiscência está em alta. Então, realmente, não tem como. Se for soberbo, o caminho é o inferno. Os soberbos vão todos para o fogo.

E como é verdade que a ruína… A soberba precede a ruína!

Passe o microfone para o Carlinhos.

Carlinhos: Muito bem explicada a questão da soberba. É uma grandeza em relação as outras coisas…

         E isso aí, não cortando o seu raciocínio, não adianta dizer que soberba é orgulho se não explicar.

Carlinhos: Isso. Aí o exemplo: a pessoa alcançou um cargo maior em uma empresa e por causa disso, ela humilha os outros, porque a grandeza dela realmente é maior em relação aos outros e ela se aproveita disso para humilhar os outros. Vamos supor, uma pessoa canta melhor do que os outros. Aí ela aproveita que canta melhor que os outros e os humilha. Por que tem as brigas? Porque um acha que é melhor do que o outro… Se for ver a razão das confusões, um é mais soberbo… E o exemplo que o senhor deu agora, da humildade, de Jesus: se fosse pegar no natural, Jesus era maior do que todo mundo em qualquer coisa; em inteligência, em tudo, ele estava na maior posição, mas ele não foi soberbo. Ou seja, você pode estar em uma posição maior e não ter soberba. Pelo contrário, Jesus não humilhou a ninguém…

         É, infelizmente nossos políticos são soberbos. Infelizmente os nossos empresários são soberbos, os nossos comerciantes são soberbos e eles nos despojam de tudo. Despojar é nos tirar direitos, nos tirar até mesmo aquilo que sobra de nós. Por exemplo, tem uma frase interessante que diz que o vento despojou a árvore de suas folhas. As folhas eram um direito que a árvore tinha, eram uma coisa da árvore, mas o vento veio… A soberba vem e não quer saber, vem e arrebenta com você. Despoja você. Tira de você até aquilo que sobra. Arrebenta com tudo. A guerra, quando acontece, um rei com o outro, o mais soberbo, o mais violento, vem, destrói o outro e o que sobra, ele leva. Aquilo é o despojo, é só aquilo que sobrou do outro. É tão maldoso, é tão maldito… É tão maligna a soberba, que ela age dessa forma. Pode concluir.

Carlinhos: Só sobre a questão que a soberba é um erro. Eu gostei muito dessa questão. Tudo que nós cometermos e errarmos, lá na frente teremos a consequência desse erro. Se você fizer uma comida de forma errada, ela não ficará boa. Ou seja, é algo que lá na frente realmente… Deus tem falado, Deus fala justamente para evitar que lá na frente nós tenhamos problemas…

         O soberbo não escuta, não aceita conselhos, não admite erros. O soberbo é assim, e se ele erra, ele mesmo conserta o erro, mas não admite que errou.

Carlinhos: Amém. E as coisas dele sempre são melhores do que as dos outros, as opiniões dele são as melhores e por aí vai.

         Amém. Passe para a Priscilla.

Priscilla: Amém. Quando começou a pregação, eu reconheço que não achava que me encaixava tanto na soberba, e eu saio daqui certa de que sou soberba. Como o senhor falou e o Alysson ressaltou, é um fato que todo mundo é soberbo. É a soberba da vida. Então, realmente, parece que não tem uma área nossa, não só financeira, mas como ele falou, até pensamento. Parece que eu penso melhor do que o outro, o meu jeito de fazer é melhor do que o do outro. Como que Deus fala para nós e nós escutamos, se somos soberbos? Porque, uma coisa que é importante, quando Deus fala, é nós reconhecermos que estamos errados, mas a soberba nos impede disso. Então, é preocupante. Enquanto tiver soberba é preocupante, porque isso irá nos impedir de ouvir, principalmente de ouvir a Deus…

         Pois é, e é uma coisa, Priscilla, que é tão maligna, que você fica até com pena, porque você está vendo que depois da soberba vem a ruína. Deus disse, e Deus não erra. Ele fala exatamente aquilo que é verdade. Então, às vezes nós ficamos até com pena da pessoa, quando percebemos que a pessoa está ensoberbecida. É melhor se humilhar, é melhor que se curve, do que se exaltar. Aquele que exalta será humilhado. Aquele que se humilha, será exaltado. Não é aquele que humilha os outros, não. É muito melhor se humilhar. Então, não pague o mal com o mal, se te ferirem uma face, vire a outra, não te ensoberbeça. Estudem essa questão, porque se você estiver enquadrado nisso, já pode se preparar, porque o seu cinto irá apodrecer. Mais alguma coisa, Priscilla?

Priscilla: Só lembrando que tem um título, em um livrinho, que diz: “Não te ensoberbeças, mas tema”. Acho que é um capítulo. Porque, como o senhor falou no começo, o temor é fundamental, também é outra coisa que acho que não podemos sair daqui sem lembrar. O temor é como se fosse uma prova de que nós estamos começando a tirar a soberba, porque você tem medo, então isso te faz ouvir mais a Deus.

         Amém. Alguém quer falar mais alguma coisa? Ramiro?

Ramiro: Só um detalhe: quem pode entender os próprios erros? Quem pode descobrir isso se não for Deus mostrando?

         Ó, o Ramiro está falando de um detalhe importante que foi falado durante a reunião. Se nós pudéssemos saber os nossos próprios erros… Mas quem pode, se Deus não mostrar?

         Deus abençoou Jerusalém, Deus abençoou Judá, fez com que eles vencessem guerras, fez com que eles se enriquecessem de bens, tudo o que eles plantavam dava certo. Mas o que aconteceu com eles? Eles se ensoberbeceram!

Ramiro: Na hora de servir ao Senhor, na hora de honrar a Deus, na hora de dar graças a Deus, se ensoberbeceram. Mas amém, muito tremendo…

         Aí veio a ruína, a decadência do povo de Deus. Deixou de ser povo de Deus. Quando Jesus veio, não tinha mais povo de Deus na terra. Aí começou a igreja. Começou então a edificar. O povo de Deus começa aí com Jesus, que é a pedra principal, a primeira pedra da igreja. Ali começa Deus a edificar, a construir novamente o povo de Deus. Agora, o que está acontecendo com o povo de Deus? Vocês estão vendo aí pela televisão, por aí a fora, a soberba sendo notada. Porque, não querem ser o menor, querem ser o maior. Então um faz uma coisa, o outro faz outra coisa, e isso está destruindo a própria igreja. Vamos ter muito cuidado, gente. Se nós quisermos ser povo de Deus. Caso contrário, assim como Deus não poupou os ramos originais, ele não irá nos poupar, nós também seremos apodrecidos. Vamos curvar nossas cabeças, agradecer a Deus, que falou conosco. Falou comigo! Não sei se falou com vocês.

ORAÇÃO

         Amém, Senhor Jesus. Que o Senhor tenha total liberdade para falar conosco, para nos corrigir. Na verdade, nós não levamos isso como sendo um mal, pelo contrário, é bom que o Senhor nos corrija, que o Senhor abra os nossos olhos, para que nós analisemos os nossos atos, nosso comportamento, a vida que temos levado.

Se alguém perceber que precisa de mais humildade, de se humilhar para que uma hora o Senhor possa nos exaltar, que nós façamos isso, para o nosso próprio bem. Se hoje o Senhor nos abre os olhos para nos mostrar, quem sabe nós estamos sendo soberbos em relação a outras pessoas? Em relação a irmãos mais simples, pessoas mais humildes que estão conosco, quando o senhor esperava da igreja mais amizade, mais compreensão.

Ajude-nos, Jesus, dá-nos do teu Espírito. Espírito de bondade, de humildade. Que nós não venhamos nos alimentar da soberba do mundo, da vida, cuja regra é vencer de qualquer maneira e privar as pessoas de seus bens para enriquecimento próprio; para se envaidecer.

Ajude-nos, Pai, a ter muito cuidado com esse mal que destrói a humanidade: a soberba. Só o Senhor, como disse o Ramiro, pode nos ajudar a perceber o erro que nós estamos cometendo, para que os nossos pés não venham reslavar na ruína. Ajuda-nos, nós te pedimos, em nome de Jesus, dá-nos um coração simples, humilde e bom. Amém.

LOUVOR

         Convertei-vos pela minha repreensão e derramarei sobre vós o meu Espírito…

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

PovodeDeus.org
Enviar via WhatsApp