Quem é o Senhor que nos falou no Antigo Testamento? Tem alguma importância saber quem ele é? Quem seria o mais interessado na confusão que existe quanto á pessoa do Senhor? E, em conseqüência disso, quem seriam os prejudicados?
Estaremos, nesta seção, chamando a sua especial atenção para este importante assunto. Juntos vamos meditar e entender que esse mistério existe, sendo no entanto, revelado aos que crêem em Jesus Cristo: “Quando, porém, alguns deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado” (II Coríntios 3;16).
O apóstolo Paulo, em sua Carta aos Romanos, afirma ser ele (o Senhor) o nosso Salvador, a pessoa que nos livra de todas as situações nas quais julgamos necessitar de ajuda, socorro, auxílio, refúgio e salvação. Como está escrito: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão se não há quem pregue?” (Romanos 10:13-14). Podemos observar que a sua afirmativa é bastante abrangente, sendo confirmada, inclusive, por outras passagens bíblicas, e suas perguntas merecem bastante reflexão: Invocar o nome do Senhor? Crer no Senhor? Falar do Senhor?
Todavia, como vamos invocá-lo na hora de nossa aflição se não acreditamos nele? Se nos momentos de dificuldades, o que vem em mente são soluções puramente humanas e nomes através dos quais entendemos ser capazes de nos conceder livramento; de nos salvar daquela situação incômoda e, ás vezes, capaz de nos levar á morte? Não seria este o motivo pelo qual os inimigos de Deus não têm qualquer interesse em divulgar o nome do Senhor, uma vez que Ele deseja nos salvar, e os nossos inimigos não?
“Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Pois é como o junípero no deserto, e não verá vir bem algum; antes morará nos lugares secos do deserto, em terra salgada e inabitada. Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor” (Jeremias 17:5-7).
Disse ainda o Senhor por intermédio do profeta Isaías: “Anunciai e apresentai as razões: tomai conselho todos juntos. Quem vos mostrou isto desde a antiguidade? Quem há muito o anunciou? Porventura, não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e salvador não há além de mim. Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. Por mim mesmo jurei; já saiu da minha boca a palavra de justiça e não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua. De mim se dirá: Tão somente no Senhor há justiça e força. A ele virão, envergonhados, todos os que se irritarem contra ele” (Isaías 45:21-24).
A verdade, porém é que quando alguém conhece o Evangelho e aceita, sem nenhuma restrição, a doutrina de Cristo, do seu coração é retirado um véu, permitindo-lhe então enxergar com precisão as coisas escondidas dos sábios e inteligentes, os quais erram ao querer entrar no aprisco das ovelhas passando pelo muro e não pela porta.
Dessa forma, se quisermos obter uma resposta á pergunta inicial (Quem é o Senhor?), é imprescindível que saibamos quem é Jesus Cristo, pois tudo nos leva a crer ser ele o Senhor. Este é, necessariamente, o compromisso do Informativo Vereda. A cada edição estaremos trazendo até você uma matéria destinada a lhe ajudar a conhecer o Senhor. Sabendo quem é Jesus Cristo, de igual modo estaremos sabendo quem é o Senhor e a quem iremos invocar em nossas necessidades.
INFORMATIVO VEREDA: Ano 01 – número 01 – Goiânia, novembro de 1999.
O Informativo Vereda é uma publicação da Gráfica e Editora Vereda, rua das Acacias, Qd. 03, Lt. 06, Residencial dos Ipês, Goiânia Goiás. CEP: 74.740.000
Tel (062) 3205-3512
“Autorizamos o uso dos artigos desta edição, desde que citada a fonte”.